UGC: o que é e como funciona no e-commerce?

por Americanas

14 de agosto de 2023

Descubra como o UGC, Conteúdo Gerado pelo Usuário, pode ser uma forte estratégia para sair na frente da concorrência e alavancar o marketing do seu negócio. 

Quando o assunto é e-commerce, pensar em estratégias eficazes que levem o marketing do seu negócio a outro patamar e ainda ajudem a destacar a sua loja das demais do mercado é essencial. Por isso, a busca pelo engajamento e as melhores práticas de interação e conexão com os clientes é constante. Entre as várias abordagens, o Conteúdo Gerado pelo Usuário, UGC, tem ganhado destaque. 

Isso porque, é uma ferramenta poderosa para atender as vendas e fortalecer a presença de uma marca no mercado digital. Basicamente, ela representa toda e qualquer forma de conteúdo, como texto, imagens, vídeos, comentários, resenhas, entre outros, criados e compartilhado pelos próprios clientes. 

Neste artigo, exploraremos o que é o UGC e como ele funciona no e-commerce, além de trazer dicas valiosas para você inserir essa estratégia no seu negócio online e alcançar os melhores resultados. 

O que é UGC? 

O Conteúdo Gerado pelo Usuário refere-se ao conteúdo criado e compartilhado pelos próprios usuários de um determinado produto, serviço ou marca. De forma mais popular, é um marketing boca a boca que faz com que o próprio cliente, se torne um promotor da sua loja e dos produtos que você vende. 

Mas como assim? 

Bom, sabe aquela avaliação após a compra com fotos dos produtos, depoimentos de uso e um bom feedback? Pois é, esse é um bom exemplo de um conteúdo criado pelo usuário, ou nesse caso, pelo próprio cliente e que pode influenciar, seja de forma positiva ou negativa, outras pessoas que pensam em comprar com você. 

Por isso dizemos que o UGC é uma ferramenta poderosa para o e-commerce, pois permite que os clientes se tornem embaixadores da marca e compartilhem suas experiências genuinamente, o que desperta mais uma vez a necessidade de garantir uma experiência e um atendimento de excelência.  

Ao incorporar estrategicamente o User-Generated Content em suas campanhas de marketing, as empresas podem fortalecer a confiança do cliente, apoiar as vendas e construir uma comunidade fiel em torno de sua marca, em um cenário digital altamente competitivo e com muitas possibilidades. 

Quais os benefícios do UGC para o e-commerce? 

Atualmente, um dos hábitos mais comuns entre os consumidores é consumir conteúdos que demonstrem experiências e resenhas sobre o uso de determinado produto. Isso acaba trazendo mais transparência para os processos e sendo um ponto fundamental durante a tomada de decisão. 

Segundo pesquisas realizadas no mercado, acompanhar os comentários, publicações em redes, resenhas em blog ou até mesmo vídeos em plataformas como o TikTok são pontos importantes para a maioria dos clientes antes de decidir se comprarão ou não um produto. 

Um estudo realizado pela Statista em 2022, mostra que 38% dos consumidores consideram as resenhas críticas um fator decisivo para a aquisição e 36% gostam de ler as opiniões de outros consumidores para se decidir antes de efetuar uma compra. 

De forma prática, bons comentários e avaliações deixadas pelo cliente no anúncio do seu produto, podem ser aquele toque que faltava para que a compra seja ou não realizada. Incentivar que os clientes deixem suas opiniões ao mesmo tempo que a melhor experiência é oferecida é uma forma estratégica de atrair e fidelizar clientes em um mercado tão competitivo como esse. 

Mas além disso, existem três fatores primordiais que mostram o quanto o UGC pode ser o que faltava para aumentar as suas vendas: 

Autenticidade 

O UGC é genuíno e imparcial, o que torna a mensagem mais confiável para os consumidores em comparação com o conteúdo produzido pela própria marca. Isso faz com que muitas vezes esse tipo de conteúdo seja mais buscado. 

Fortalecimento da comunidade 

Ao incentivar os clientes a se envolverem e compartilharem suas experiências, a marca cria uma comunidade de fãs leais e engajados, o que aumenta o posicionamento digital, a autoridade no mercado e a conexão com seus clientes. 

Influência nas decisões de compra 

As estimativas e taxas dos clientes podem influenciar outros compradores em suas decisões de compra, aumentando as taxas de conversão. 

Como funciona o UGC no e-commerce? 

Agora que você já sabe o que é UGC e quais os benefícios que isso pode trazer para a sua atuação no e-commerce, vamos te mostrar o passo a passo para gerar esse tipo de conteúdo com a sua loja online: 

Avaliações e comentários 

As estimativas e comentários dos clientes são uma das formas mais comuns de UGC no e-commerce. Ao permitir que os compradores expressem suas opiniões sobre um produto ou serviço, as empresas fornecem aos clientes informações potencialmente valiosas para tomadas de decisão.  

Comentários positivos podem influenciar outros compradores a confiarem na qualidade do produto, enquanto feedbacks negativos oferecem oportunidades de melhorias, mas também dificultam que novas vendas sejam realizadas. 

Por isso, estar sempre de olho nos comentários e avaliações recebidas é essencial para que os feedbacks sejam direcionados e solucionados. Ter uma boa equipe de atendimento faz toda a diferença, mas caso isso não seja a realidade da sua loja, aqui na Americanas Marketplace oferecemos alguns conteúdos sobre atendimento e SAC que vão te ajudar a trilhar esse caminho da melhor forma. 

ugc - interna

Fotos e vídeos de clientes 

Quando os clientes guardam fotos ou vídeos deles mesmos usando os produtos adquiridos, isso cria uma conexão emocional entre a marca e o público. Essas postagens demonstram os produtos em ação no mundo real, tornando-os mais tangíveis para os demais consumidores.  

Além disso, as redes sociais amplificam o alcance dessas postagens, aumentando a visibilidade da marca e também demonstrando uma usabilidade real dos produtos, já que um story ou uma publicação no feed do Instagram de forma genuína, sem ser uma publi ou parceira, acabam gerando um sentimento de confiança na marca e aumentam a credibilidade. 

Hashtags de marca 

O uso de hashtags específicas para uma marca é uma maneira eficaz de acompanhar e compartilhar o UGC. As empresas podem incentivar os clientes a marcar suas fotos ou publicações com a hashtag da marca, criando uma coleção de conteúdo gerada pelos usuários que pode ser compartilhada em seus próprios canais de mídia social ou site. 

Concursos e campanhas interativas 

Organizar concursos e campanhas que incentivam os clientes a criar e compartilhar algum conteúdo relacionado à marca é outra estratégia popular de UGC. Ao oferecer prêmios ou reconhecimento aos participantes, as empresas aumentam o engajamento dos clientes e a visibilidade da marca, além de oferecer uma experiência única ao consumidor. 

Sabe aquelas campanhas que convidam o cliente a postar uma foto com uma hashtag, a pensar em uma frase criativa do tipo: “se o prêmio fosse meu, eu faria…”? Pois é, mesmo parecendo clichê, isso movimenta as redes sociais e ainda garante um marketing gratuito, o que é uma ótima estratégia para atrair novos clientes, aumentar as vendas e a notoriedade da marca no mercado. 

Como investir em UGC? 

Basicamente, para que esses conteúdos cheguem até a sua loja através dos canais de comunicação, é necessário que existam espaços para que esses “feedbacks” cheguem.  

Mas como assim? 

No final desse texto, por exemplo, existe um campo de resposta que você pode deixar dúvidas, comentar sobre o conteúdo e interagir com a marca. Outra forma é incentivar que seus clientes deixem avaliações sobre o produto e a experiência com a compra, isso desperta confiança em outros consumidores e dá credibilidade para a sua loja. 

Além dos conteúdos em formato textual, os clientes também podem criar vídeos em plataformas como o TikTok, por exemplo, mostrando um tutorial ou review de uso do produto e também contando sobre a sua experiência. Aqui, é legal ficar sempre de olho nas redes para acompanhar esse tipo de publicação e engajar com os consumidores, isso faz toda a diferença. 

Por que eu devo investir em UGC? 

Além de todas as facilidades e benefícios que mostramos até aqui, investir em UGC significa ter um olhar mais estratégico para o seu negócio sem precisar ter um custo com isso, nem um gasto elevado de tempo. Basta que a conexão seja construída e que o profissional responsável pelo atendimento e pelo contato direto com os clientes esteja no mesmo feeling que a empresa promove. 

Isso vai gerar um alcance maior para as redes sociais do seu negócio, afinal, quando buscamos e nos interessamos pelas publicações e informações apresentadas, é comum compartilhar com a rede, o que faz com que a sua marca chegue ainda mais longe. 

O Conteúdo Gerado pelo Usuário, UGC, é um forte aliado para garantir uma boa reputação e um marketing orgânico, ocasionado apenas pela experiência vivida pelo cliente, seja através do contato com a marca ou testando os produtos adquiridos. Ao permitir que os clientes se tornem defensores da marca e compartilhem suas experiências, você cria conexões reais e duradouras com o seu público-alvo. 

Agora você já sabe como o UGC pode ser uma estratégia interessante para o seu negócio e pode investir em um marketing atrativo, de baixo custo e que desperte credibilidade no mercado.

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