{"id":1624,"date":"2019-07-01T00:00:00","date_gmt":"2019-07-01T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/consumidor-4-0\/"},"modified":"2024-04-30T16:11:03","modified_gmt":"2024-04-30T19:11:03","slug":"consumidor-4-0","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/consumidor-4-0\/","title":{"rendered":"Consumidor 4.0 e a import\u00e2ncia de buscar novos canais de venda"},"content":{"rendered":"\n

O cliente tem mudado seus h\u00e1bitos de consumo e o varejista precisa se adaptar. Conhe\u00e7a o consumidor 4.0<\/strong><\/em><\/h2>\n\n\n\n

Com os avan\u00e7os da tecnologia e dos servi\u00e7os, de maneira geral, o cliente tem se tornado cada vez mais criterioso com as lojas onde compra: ele quer experi\u00eancias diferenciadas, al\u00e9m de ofertas exclusivas e personalizadas. Nesse cen\u00e1rio de mudan\u00e7as, esse perfil de p\u00fablico ficou conhecido como consumidor 4.0<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

O consumidor 4.0 \u00e9 mais reflexivo que o de outras gera\u00e7\u00f5es. Hoje o cliente trilha uma jornada mais pessoal, levando em conta a opini\u00e3o de outras pessoas, como amigos e familiares, al\u00e9m de pesar a experi\u00eancia pessoal que ele deseja com o produto. <\/p>\n\n\n\n

Na compra de um celular, por exemplo, al\u00e9m das fun\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas, ele pode tomar a decis\u00e3o final por uma marca, ao pesar algum fator essencial para si pr\u00f3prio, como design<\/em>, usabilidade, espa\u00e7o de armazenamento, tamanho da tela, custo-benef\u00edcio ou at\u00e9 mesmo um valor social gerado pelo item, como status e prest\u00edgio.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, o consumidor 4.0 tamb\u00e9m procura liberdade para escolher entre lojas diferentes, marcas diferentes e canais diferentes, como lojas f\u00edsicas, e-commerces<\/em>, apps <\/em>de celular, site mobile<\/em> e etc. \u00c9 poss\u00edvel que ele v\u00e1 a uma loja f\u00edsica para examinar o produto, como um aparelho celular por exemplo, e depois entrar na internet para procurar pela melhor oferta do produto para finalmente comprar.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, quanto mais canais sua loja utiliza, maiores as chances de atingir esse cliente cada vez mais tecnol\u00f3gico, informado e criterioso sobre o que deseja adquirir. Isso d\u00e1 a chance do cliente transitar entre canais na hora de escolher o produto, buscando a melhor experi\u00eancia e tendo certeza que o produto \u00e9 exatamente o que ele precisa. Algo muito importante no comportamento do cliente 4.0.<\/p>\n\n\n\n

\"consumidor<\/figure>\n\n\n\n

Novos canais de venda e adapta\u00e7\u00f5es em sua loja para atingir o consumidor 4.0<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A principal atualiza\u00e7\u00e3o que sua loja deve fazer \u00e9 aumentar o n\u00edvel de informa\u00e7\u00e3o sobre os clientes, usando an\u00e1lise de hist\u00f3rico de compra, geolocaliza\u00e7\u00e3o e outros dados anal\u00edticos que possam ser usados para personalizar a experi\u00eancia de compra.<\/p>\n\n\n\n

Para ficar mais claro, imagine que voc\u00ea venda livros e tenha um sortimento diversificado, que inclui biografias, fic\u00e7\u00e3o, auto-ajuda, livros de idiomas e etc. Se voc\u00ea consegue entender que um cliente X sempre vai \u00e0 sua loja ou site e compra livros que ensinam ingl\u00eas, por exemplo, pode entender que vale a pena ofertar promo\u00e7\u00f5es segmentadas de livros similares para essa pessoa.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, \u00e9 essencial pensar em novos canais de venda preparados para atender o consumidor 4.0. Um exemplo disso s\u00e3o os marketplaces<\/em> – grandes e-commerces<\/em> que oferecem espa\u00e7o para outros lojistas serem seus parceiros e venderem seu estoque ali.<\/p>\n\n\n\n

Uma grande vantagem dos marketplaces<\/em> \u00e9 que al\u00e9m de serem uma op\u00e7\u00e3o extra para o cliente comprar, estes canais podem auxiliar muito no atendimento do consumidor 4.0, sem exigir nenhum investimento inicial, apenas uma comiss\u00e3o por venda. Mas, como s\u00e3o grandes e-commerces<\/em>, eles costumam ajudar em fatores como:<\/p>\n\n\n\n