{"id":1624,"date":"2019-07-01T00:00:00","date_gmt":"2019-07-01T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/consumidor-4-0\/"},"modified":"2024-04-30T16:11:03","modified_gmt":"2024-04-30T19:11:03","slug":"consumidor-4-0","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/consumidor-4-0\/","title":{"rendered":"Consumidor 4.0 e a import\u00e2ncia de buscar novos canais de venda"},"content":{"rendered":"\n
Com os avan\u00e7os da tecnologia e dos servi\u00e7os, de maneira geral, o cliente tem se tornado cada vez mais criterioso com as lojas onde compra: ele quer experi\u00eancias diferenciadas, al\u00e9m de ofertas exclusivas e personalizadas. Nesse cen\u00e1rio de mudan\u00e7as, esse perfil de p\u00fablico ficou conhecido como consumidor 4.0<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n O consumidor 4.0 \u00e9 mais reflexivo que o de outras gera\u00e7\u00f5es. Hoje o cliente trilha uma jornada mais pessoal, levando em conta a opini\u00e3o de outras pessoas, como amigos e familiares, al\u00e9m de pesar a experi\u00eancia pessoal que ele deseja com o produto. <\/p>\n\n\n\n Na compra de um celular, por exemplo, al\u00e9m das fun\u00e7\u00f5es b\u00e1sicas, ele pode tomar a decis\u00e3o final por uma marca, ao pesar algum fator essencial para si pr\u00f3prio, como design<\/em>, usabilidade, espa\u00e7o de armazenamento, tamanho da tela, custo-benef\u00edcio ou at\u00e9 mesmo um valor social gerado pelo item, como status e prest\u00edgio.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, o consumidor 4.0 tamb\u00e9m procura liberdade para escolher entre lojas diferentes, marcas diferentes e canais diferentes, como lojas f\u00edsicas, e-commerces<\/em>, apps <\/em>de celular, site mobile<\/em> e etc. \u00c9 poss\u00edvel que ele v\u00e1 a uma loja f\u00edsica para examinar o produto, como um aparelho celular por exemplo, e depois entrar na internet para procurar pela melhor oferta do produto para finalmente comprar.<\/p>\n\n\n\n Por isso, quanto mais canais sua loja utiliza, maiores as chances de atingir esse cliente cada vez mais tecnol\u00f3gico, informado e criterioso sobre o que deseja adquirir. Isso d\u00e1 a chance do cliente transitar entre canais na hora de escolher o produto, buscando a melhor experi\u00eancia e tendo certeza que o produto \u00e9 exatamente o que ele precisa. Algo muito importante no comportamento do cliente 4.0.<\/p>\n\n\n\n