{"id":1658,"date":"2019-06-17T00:00:00","date_gmt":"2019-06-17T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/gestao-multicanal\/"},"modified":"2024-04-30T16:11:04","modified_gmt":"2024-04-30T19:11:04","slug":"gestao-multicanal","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/gestao-multicanal\/","title":{"rendered":"Como fazer uma gest\u00e3o multicanal para seu neg\u00f3cio?"},"content":{"rendered":"\n
Fazer uma gest\u00e3o multicanal para seu neg\u00f3cio \u00e9 uma forma de planejar as vendas de sua loja f\u00edsica, e-commerce<\/em> e marketplace<\/em> de forma integrada para oferecer a melhor experi\u00eancia ao cliente final e mais resultados para seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n A integra\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es ajuda muito a manter uma vis\u00e3o global dos canais de venda e ao mesmo tempo entender o desempenho detalhado de cada um. Al\u00e9m de gerar economia de tempo, voc\u00ea aumenta a efici\u00eancia de sua opera\u00e7\u00e3o e cria estrat\u00e9gias mais assertivas.<\/p>\n\n\n\n Veja alguns pontos que n\u00e3o podem faltar em uma gest\u00e3o multicanal.<\/p>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n Lojas f\u00edsicas t\u00eam um potencial muito grande para criar relacionamento com o cliente e tornar a venda mais pessoal. E-commerces<\/em> e marketplaces<\/em> s\u00e3o excelentes para dar liberdade ao cliente de fazer o pr\u00f3prio caminho na hora de comprar, selecionar itens variados e comparar entre as melhores ofertas.<\/p>\n\n\n\n Estes s\u00e3o apenas alguns exemplos de como cada canal pode auxiliar os clientes e ter uma vis\u00e3o aprofundada sobre eles ir\u00e1 ajud\u00e1-lo a entender melhor como \u00e9 poss\u00edvel usufruir da virtude de todos eles para criar a melhor experi\u00eancia para o consumidor.<\/p>\n\n\n\n Embora cada canal tenha uma caracter\u00edstica, eles funcionam muito bem juntos, de forma que um pode auxiliar com os desafios que o outro costuma enfrentar. Por exemplo: o cliente pode querer visitar sua loja f\u00edsica para ver e manusear o produto e depois optar por comprar online, onde pode comparar facilmente os canais de venda, formas de pagamento e etc.<\/p>\n\n\n\n Perceber como os canais podem se complementar \u00e9 interessante para estruturar sua estrat\u00e9gia comercial. Voc\u00ea pode fortalecer os canais aprimorando os pontos fortes de cada um e tendo em mente toda a jornada de compra do cliente.<\/p>\n\n\n\n Na hora de controlar os resultados dos canais, \u00e9 importante manter uma gest\u00e3o integrada, pois isso ajuda a ganhar tempo e efici\u00eancia na an\u00e1lise de dados. Com as informa\u00e7\u00f5es centralizadas em um \u00fanico local, voc\u00ea perde menos tempo operacional e pode focar na estrat\u00e9gia geral do neg\u00f3cio, evitando erros comuns, que podem ocorrer, quando os dados est\u00e3o dispersos.<\/p>\n\n\n\n Por outro lado, \u00e9 importante que mesmo tendo uma vis\u00e3o geral do neg\u00f3cio e com a possibilidade de desempenhar fun\u00e7\u00f5es rapidamente que reflitam em todos os canais, voc\u00ea ainda consiga entender os resultados individuais de cada canal. \u00c9 essa vis\u00e3o que ir\u00e1 ajud\u00e1-lo na hora de entender o que est\u00e1 funcionando e pode ser replicado para outros canais e o que precisa ser ajustado.<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 preciso para uma boa gest\u00e3o multicanal?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
1 – Entenda os pontos fortes e desafios de cada canal (e o que o cliente espera de cada um)<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
<\/p>\n\n\n\n2 – Entenda como os canais comunicam entre si (e como se comunicam com o cliente final)<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
<\/p>\n\n\n\n3 – Gerencie os canais de forma integrada (mas mantendo uma vis\u00e3o espec\u00edfica do desempenho de cada um)<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
<\/p>\n\n\n\n