{"id":1658,"date":"2019-06-17T00:00:00","date_gmt":"2019-06-17T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/gestao-multicanal\/"},"modified":"2024-04-30T16:11:04","modified_gmt":"2024-04-30T19:11:04","slug":"gestao-multicanal","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/gestao-multicanal\/","title":{"rendered":"Como fazer uma gest\u00e3o multicanal para seu neg\u00f3cio?"},"content":{"rendered":"\n

A gest\u00e3o multicanal ajuda a centralizar informa\u00e7\u00f5es de seu neg\u00f3cio e traz insights estrat\u00e9gicos<\/strong><\/em><\/h2>\n\n\n\n

Fazer uma gest\u00e3o multicanal para seu neg\u00f3cio \u00e9 uma forma de planejar as vendas de sua loja f\u00edsica, e-commerce<\/em> e marketplace<\/em> de forma integrada para oferecer a melhor experi\u00eancia ao cliente final e mais resultados para seu neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

A integra\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es ajuda muito a manter uma vis\u00e3o global dos canais de venda e ao mesmo tempo entender o desempenho detalhado de cada um. Al\u00e9m de gerar economia de tempo, voc\u00ea aumenta a efici\u00eancia de sua opera\u00e7\u00e3o e cria estrat\u00e9gias mais assertivas.<\/p>\n\n\n\n

Veja alguns pontos que n\u00e3o podem faltar em uma gest\u00e3o multicanal.<\/p>\n\n\n\n

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O que \u00e9 preciso para uma boa gest\u00e3o multicanal?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

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1 – Entenda os pontos fortes e desafios de cada canal (e o que o cliente espera de cada um)<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Lojas f\u00edsicas t\u00eam um potencial muito grande para criar relacionamento com o cliente e tornar a venda mais pessoal. E-commerces<\/em> e marketplaces<\/em> s\u00e3o excelentes para dar liberdade ao cliente de fazer o pr\u00f3prio caminho na hora de comprar, selecionar itens variados e comparar entre as melhores ofertas.<\/p>\n\n\n\n

Estes s\u00e3o apenas alguns exemplos de como cada canal pode auxiliar os clientes e ter uma vis\u00e3o aprofundada sobre eles ir\u00e1 ajud\u00e1-lo a entender melhor como \u00e9 poss\u00edvel usufruir da virtude de todos eles para criar a melhor experi\u00eancia para o consumidor.<\/p>\n\n\n\n


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2 – Entenda como os canais comunicam entre si (e como se comunicam com o cliente final)<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Embora cada canal tenha uma caracter\u00edstica, eles funcionam muito bem juntos, de forma que um pode auxiliar com os desafios que o outro costuma enfrentar. Por exemplo: o cliente pode querer visitar sua loja f\u00edsica para ver e manusear o produto e depois optar por comprar online, onde pode comparar facilmente os canais de venda, formas de pagamento e etc.<\/p>\n\n\n\n

Perceber como os canais podem se complementar \u00e9 interessante para estruturar sua estrat\u00e9gia comercial. Voc\u00ea pode fortalecer os canais aprimorando os pontos fortes de cada um e tendo em mente toda a jornada de compra do cliente.<\/p>\n\n\n\n


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3 – Gerencie os canais de forma integrada (mas mantendo uma vis\u00e3o espec\u00edfica do desempenho de cada um)<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Na hora de controlar os resultados dos canais, \u00e9 importante manter uma gest\u00e3o integrada, pois isso ajuda a ganhar tempo e efici\u00eancia na an\u00e1lise de dados. Com as informa\u00e7\u00f5es centralizadas em um \u00fanico local, voc\u00ea perde menos tempo operacional e pode focar na estrat\u00e9gia geral do neg\u00f3cio, evitando erros comuns, que podem ocorrer, quando os dados est\u00e3o dispersos.<\/p>\n\n\n\n

Por outro lado, \u00e9 importante que mesmo tendo uma vis\u00e3o geral do neg\u00f3cio e com a possibilidade de desempenhar fun\u00e7\u00f5es rapidamente que reflitam em todos os canais, voc\u00ea ainda consiga entender os resultados individuais de cada canal. \u00c9 essa vis\u00e3o que ir\u00e1 ajud\u00e1-lo na hora de entender o que est\u00e1 funcionando e pode ser replicado para outros canais e o que precisa ser ajustado.<\/p>\n\n\n\n


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\"gest\u00e3o<\/figure>\n\n\n\n

4 – Invista em ferramentas inteligentes (elas podem gerar mais insights<\/em>, tempo e resultados)<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Algumas ferramentas para a gest\u00e3o multicanal s\u00e3o muito produtivas para quem deseja ganhar tempo gerencial, ter vis\u00e3o micro e macro do neg\u00f3cio e analisar relat\u00f3rios de resultados para aprimorar o neg\u00f3cio. O integrador de marketplace<\/a> \u00e9 um exemplo nesse sentido.<\/p>\n\n\n\n

Com o integrador de marketplace, \u00e9 poss\u00edvel integrar dados de uma loja f\u00edsica (por meio de um ERP, por exemplo), de um e-commerce <\/em>(por meio de uma plataforma ou ERP<\/a>) e de marketplaces <\/em>(vinculando os canais). Essa integra\u00e7\u00e3o de todos os canais ajuda os lojistas a terem mais insights <\/em>sobre o neg\u00f3cio, poupando tempo com an\u00e1lises de dados e tomada de a\u00e7\u00f5es, j\u00e1 que estar\u00e3o centralizadas na mesma plataforma, e melhorando os resultados.<\/p>\n\n\n\n


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Por que o uso do integrador de marketplace vale a pena?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n