{"id":1746,"date":"2019-07-22T00:00:00","date_gmt":"2019-07-22T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/vendas-no-mercado-varejista\/"},"modified":"2024-04-30T16:11:14","modified_gmt":"2024-04-30T19:11:14","slug":"vendas-no-mercado-varejista","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/vendas-no-mercado-varejista\/","title":{"rendered":"Iniciando as vendas no mercado varejista: dicas e pontos de aten\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"\n

Conhe\u00e7a os principais pontos de aten\u00e7\u00e3o ao vender no mercado varejista<\/strong><\/em><\/h2>\n\n\n\n

Para algumas pessoas, empreender no varejo \u00e9 uma realiza\u00e7\u00e3o pessoal desejada desde sempre. J\u00e1 para outros, esse mercado \u00e9 uma forma de abrir portas mesmo em momentos de dificuldade, recome\u00e7ando a vida e descobrindo afinidade e oportunidade em uma nova \u00e1rea.<\/p>\n\n\n\n

Em todos os casos, o in\u00edcio das vendas \u00e9 quase sempre um exerc\u00edcio de paci\u00eancia, persist\u00eancia e aprendizados constantes at\u00e9 que o lojista entenda melhor seu p\u00fablico-alvo<\/a>, o comportamento do seu mercado, e as formas de administrar o pr\u00f3prio or\u00e7amento.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Bruno Mendes, 27 anos, \u00e9 formado em desenho industrial e, diante da frustra\u00e7\u00e3o com o ambiente corporativo e o desemprego, ele decidiu apostar na venda de canecas como forma de conquistar uma renda por conta pr\u00f3pria. Hoje \u00e9 dono da microempresa Helloart, vendendo em diferentes departamentos como Beb\u00eas, Brinquedos<\/a> e Utilidades Dom\u00e9sticas.<\/p>\n\n\n\n

Para Bruno, uma das maiores dificuldades ao come\u00e7ar a vender online era a falta de recursos para investir em sortimento e estoque. Outra, foi de conquistar um p\u00fablico relevante para a compra de seus produtos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cComo eu tenho um capital baixo, eu n\u00e3o posso ter uma gama de produtos muito grande. Eu tenho que ter poucos produtos (…), ent\u00e3o qual era minha t\u00e1tica: conseguir atingir um p\u00fablico maior\u201d, diz ele.<\/p>\n\n\n\n

Neste in\u00edcio, ele apostou em vender na Americanas Marketplace<\/a> para atingir mais pessoas e manter pouco estoque e sortimento, preferindo fazer reposi\u00e7\u00f5es constantes dos produtos nos grandes centros comerciais de S\u00e3o Paulo, assim que surgia a necessidade. \u00c9 uma t\u00e1tica que pode ser replicada por muitos lojistas que est\u00e3o come\u00e7ando e n\u00e3o possuem muito dinheiro para investir no neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo assim, \u00e9 importante estar atento \u00e0s datas com maior volume de compras no mercado varejista, como a Black Friday, por exemplo. Como a demanda \u00e9 grande, um estoque pequeno pode esgotar rapidamente e o lojista deixar de aproveitar todo o per\u00edodo positivo para os neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n

No caso de Bruno, que come\u00e7ou as vendas no marketplace durante a maior data de vendas do varejo, a experi\u00eancia com rela\u00e7\u00e3o ao estoque foi sentida na pr\u00e1tica. \u201cEu tive a primeira experi\u00eancia na Black Friday. Eu cheguei a vender em praticamente 1 a 2 dias tudo: tudo o que eu tinha\u201d, conta ele.<\/p>\n\n\n\n

\"mercado<\/figure>\n\n\n\n

Pontos de aten\u00e7\u00e3o ao iniciar suas vendas no varejo<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Olhando para a experi\u00eancia de Bruno, podemos destacar alguns pontos que contribuem na trajet\u00f3ria de todo varejista que est\u00e1 come\u00e7ando:
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1) Marketplace<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

O canal pode ajudar os varejistas a conquistarem um p\u00fablico maior. \u00c9 uma forma do lojista encontrar uma plataforma pronta, com investimento em marketing e sem ter nenhum custo inicial: pagar apenas uma comiss\u00e3o por cada pedido.
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2) Adapta\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Para quem tem pouco capital para investir, pode ser dif\u00edcil encontrar um bom espa\u00e7o de armazenamento e grande quantidade de itens em estoque. Por isso, a t\u00e1tica de Bruno, em fazer a reposi\u00e7\u00e3o conforme o fluxo de vendas \u00e9 uma boa estrat\u00e9gia. S\u00f3 vale ficar atento para n\u00e3o ficar sem estoque em datas estrat\u00e9gicas para vendas, como a Black Friday<\/a>, Dia das M\u00e3es, Natal: nestas horas a dica \u00e9 comprar uma quantidade maior do que a de costume.
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3) Persist\u00eancia<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Bruno enfrentou o desemprego em sua \u00e1rea de forma\u00e7\u00e3o, iniciou uma carreira nova e foi descobrindo o potencial do mercado varejista com as vendas online. Para isso, segundo ele, embora seja uma pessoa sonhadora, a persist\u00eancia foi o fator principal para que ele come\u00e7asse a alcan\u00e7ar seus sonhos e objetivos. 
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Com uma estrat\u00e9gia certeira, em uma canal com grande potencial, como o marketplace<\/a><\/em>, capacidade de adapta\u00e7\u00e3o do neg\u00f3cio a cen\u00e1rios diferentes e uma boa dose de persist\u00eancia, fica muito mais f\u00e1cil materializar os seus sonhos vendendo no varejo.<\/p>\n\n\n\n

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