{"id":2131,"date":"2020-01-02T00:00:00","date_gmt":"2020-01-02T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/plano-de-negocios-ecommerce\/"},"modified":"2024-04-30T16:11:31","modified_gmt":"2024-04-30T19:11:31","slug":"plano-de-negocios-ecommerce","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/plano-de-negocios-ecommerce\/","title":{"rendered":"6 dicas para criar um plano de neg\u00f3cios para seu e-commerce"},"content":{"rendered":"\n

Veja como estruturar um plano de neg\u00f3cios para vender na internet<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Se voc\u00ea pretende criar um e-commerce, \u00e9 muito interessante que fa\u00e7a um planejamento muito bom da estrutura de seu neg\u00f3cio. Um plano de neg\u00f3cios pode ajudar a identificar detalhes de diferentes aspectos de sua loja: plataforma de vendas, foco de atua\u00e7\u00e3o, potenciais clientes, posicionamento de mercado, fornecedores, custos vs. receita e etc.<\/p>\n\n\n\n

Quanto mais completo for seu plano de neg\u00f3cios, mais f\u00e1cil fica voc\u00ea entender as falhas que existem em sua concep\u00e7\u00e3o do que ser\u00e1 o e-commerce e pode ajustar tudo antes de vivenciar contratempos. <\/p>\n\n\n\n

Para te ajudar a levantar as informa\u00e7\u00f5es que v\u00e3o te ajudar na constru\u00e7\u00e3o de seu plano de neg\u00f3cios, separamos algumas dicas:<\/p>\n\n\n\n

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1) Estruture as informa\u00e7\u00f5es iniciais<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Comece analisando aquilo que voc\u00ea j\u00e1 sabe ou tem em mente para seu neg\u00f3cio:<\/p>\n\n\n\n

  •  Quem s\u00e3o os s\u00f3cios da empresa, al\u00e9m da experi\u00eancia e fun\u00e7\u00f5es que cada um ir\u00e1 exercer do neg\u00f3cio;<\/li>
  • A miss\u00e3o da empresa, ou seja, seu prop\u00f3sito no mercado e um resumo do que ela ser\u00e1 e como funcionar\u00e1;<\/li>
  • As atividades que a empresa ir\u00e1 atuar. Ex: varejo de eletr\u00f4nicos;<\/li>
  • O capital social dispon\u00edvel para iniciar o neg\u00f3cio e quais ser\u00e3o as fontes de recursos (capital pr\u00f3prio, empr\u00e9stimos).<\/li><\/ul>\n\n\n\n

    Estes conceitos b\u00e1sicos do neg\u00f3cio ir\u00e3o te ajudar a visualizar os principais pontos sobre seu neg\u00f3cio e ser\u00e3o fundamentais na hora de estruturar o sum\u00e1rio executivo de seu plano de neg\u00f3cios. <\/p>\n\n\n\n

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    2) Fa\u00e7a uma an\u00e1lise completa do mercado<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

    Uma boa an\u00e1lise de mercado deve trazer uma vis\u00e3o aprofundada de: p\u00fablico-alvo, concorrentes e fornecedores, o que \u00e9 essencial para seu plano de neg\u00f3cios. Para isso voc\u00ea deve conhecer fatores como:<\/p>\n\n\n\n

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    P\u00fablico-alvo<\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Quem s\u00e3o os clientes que possuem interesse em comprar seu produto e, dentro de todas as pessoas que costumam compr\u00e1-lo, para quais voc\u00ea ir\u00e1 direcionar sua estrat\u00e9gia comercial. <\/p>\n\n\n\n

    Exemplo: uma pessoa que vende roupas pode atingir qualquer p\u00fablico, j\u00e1 que todos compram roupas. Mas voc\u00ea pode segmentar sua estrat\u00e9gia, vendendo apenas roupas masculinas, para jovens e adultos entre 15 a 35 anos e com foco em lazer. O ideal aqui \u00e9 sempre embasar sua decis\u00e3o em um estudo sobre o mercado para ter uma vis\u00e3o o mais pr\u00f3xima poss\u00edvel da realidade. <\/p>\n\n\n\n

    Importante ressaltar que voc\u00ea n\u00e3o ir\u00e1 deixar de vender para pessoas fora do perfil definido caso elas se interessem por seu produto. Essa informa\u00e7\u00e3o \u00e9 apenas para direcionar sua estrat\u00e9gia onde voc\u00ea percebe uma boa ader\u00eancia para seu produto.
    <\/p>\n\n\n\n

    Concorrentes <\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Quais s\u00e3o as outras lojas que competem com voc\u00ea pelo mesmo mercado. \u00c9 muito importante mapear o segmento para entender como se posicionar.<\/p>\n\n\n\n

    Se voc\u00ea est\u00e1 iniciando seu e-commerce agora e j\u00e1 tinha outro neg\u00f3cio, como uma loja f\u00edsica, por exemplo, n\u00e3o se prenda aos seus concorrentes antigos nessa an\u00e1lise. A concorr\u00eancia dos mundos f\u00edsicos e virtuais varia bastante, j\u00e1 que a regi\u00e3o impacta muito no primeiro caso, enquanto no online outros fatores ir\u00e3o influenciar.<\/p>\n\n\n\n

    Alguns pontos que voc\u00ea  pode verificar na an\u00e1lise de concorrentes s\u00e3o as lojas que vendem o mesmo item que voc\u00ea online, as que vendem itens similares, o pre\u00e7o que elas praticam e em que posi\u00e7\u00e3o elas aparecem nas buscas do Google.
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    \"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

    Fornecedores <\/strong><\/p>\n\n\n\n

    Por fim, voc\u00ea dever\u00e1 fazer uma boa an\u00e1lise de todas as lojas que podem fornecer os produtos que voc\u00ea pretende vender. <\/p>\n\n\n\n

    An\u00e1lise qualidade dos produtos, pre\u00e7os de cada uma, prazos de entrega e facilidade de pagamento. Al\u00e9m disso, procure negociar pre\u00e7os em cen\u00e1rios diferentes, como para pagamento \u00e0 vista ou em grandes quantidades. <\/p>\n\n\n\n

    Essa vis\u00e3o vai te ajudar a tomar as melhores decis\u00f5es sobre onde comprar seus produtos e quem pode ajudar em uma situa\u00e7\u00e3o de emerg\u00eancia. J\u00e1 a an\u00e1lise de mercado completa ser\u00e1 essencial na constru\u00e7\u00e3o de seu plano de neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n

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    3) Pense em sua estrat\u00e9gia comercial<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

    O plano de marketing \u00e9 uma etapa importante em qualquer plano de neg\u00f3cios e envolve a decis\u00e3o sobre como ser\u00e1 sua estrat\u00e9gia comercial.<\/p>\n\n\n\n

    Voc\u00ea precisar\u00e1 mapear seus principais produtos – os que voc\u00ea espera que contribuam mais para seu faturamento – e explicar um pouco sobre eles. Al\u00e9m disso, ser\u00e1 preciso pensar em sua estrat\u00e9gia de pre\u00e7o, promo\u00e7\u00f5es, estrutura de vendas e de como ser\u00e3o posicionados no seu e-commerce.<\/p>\n\n\n\n

    Sobre o pre\u00e7o, mais at\u00e9 do que definir valores exatos, \u00e9 importante saber qual ser\u00e1 sua estrat\u00e9gia: se j\u00e1 entrar\u00e1 competindo por pre\u00e7o mais baixo, se ser\u00e1 mais competitivo em apenas alguns itens, se ser\u00e1 competitivo por frete, prazo e etc.<\/p>\n\n\n\n

    Com essa vis\u00e3o, voc\u00ea poder\u00e1 elaborar seu plano de marketing, que ficar\u00e1 dentro de seu Plano de Neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n

    \"plano<\/figure>\n\n\n\n

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    4) Defina todo o plano operacional<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

    O plano operacional \u00e9 muito importante para entender a execu\u00e7\u00e3o das vendas: onde ser\u00e3o, como v\u00e3o funcionar e quem ir\u00e1 executar.<\/p>\n\n\n\n

    \u00c9 preciso pensar onde ser\u00e3o as vendas, ou seja, toda a estrutura da sua plataforma de e-commerce, quem estar\u00e1 envolvido na gest\u00e3o e produ\u00e7\u00e3o, o que cada um ir\u00e1 entregar e em qual tempo. <\/p>\n\n\n\n

    Al\u00e9m disso, qual ser\u00e1 o fluxo produtivo: desde as estrat\u00e9gias comerciais, at\u00e9 o envio de pedidos e p\u00f3s-venda. E se haver\u00e1 necessidade de contratar novas pessoas e novas fun\u00e7\u00f5es para dar vaz\u00e3o aos pedidos.<\/p>\n\n\n\n

    5) Tenha um plano financeiro detalhado<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

    Anote ponto por ponto: quanto possui para investir no neg\u00f3cio, quanto pretende gastar com equipamentos (m\u00f3veis, eletr\u00f4nicos, ve\u00edculos, etc), despesas fixas (conta de \u00e1gua, luz, telefone, sal\u00e1rios, impostos) e vari\u00e1veis (comiss\u00e3o, publicidade). <\/p>\n\n\n\n

    Al\u00e9m disso, calcule qual o seu capital de giro, ou seja, qual o dinheiro que possui reservado para suprir as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. <\/p>\n\n\n\n

    Estime custos com o produto, opera\u00e7\u00e3o e tenha uma previs\u00e3o do pre\u00e7o de venda, identificado o que ir\u00e1 cobrir custos e o que fica como faturamento da empresa. Tamb\u00e9m fa\u00e7a uma previs\u00e3o de quanto em dinheiro precisa receber para cobrir custos e ter um lucro que fa\u00e7a sentido para o neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

    Esta \u00e9 uma das etapas mais importantes para organizar a sa\u00fade financeira do seu neg\u00f3cio, dando uma previsibilidade de custos e receita e te ajudar\u00e1 a estruturar um bom plano de neg\u00f3cios.<\/p>\n\n\n\n

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    6) Simule situa\u00e7\u00f5es que sua empresa pode enfrentar<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

    As empresas podem enfrentar cen\u00e1rios diferentes, por isso, \u00e9 importante imaginar e colocar no papel algumas situa\u00e7\u00f5es seu e-commerce pode vivenciar. <\/p>\n\n\n\n

    Mapeie como seu e-commerce lidar\u00e1 com momentos altamente positivos, de muita venda. Exemplo: vai precisar contratar mais gente para dar conta da demanda ou \u00e9 poss\u00edvel escalar a produ\u00e7\u00e3o com os funcion\u00e1rios atuais?  Vai investir ou gerar caixa para momentos de poucas vendas?<\/p>\n\n\n\n

    Da mesma forma, quais ser\u00e3o as a\u00e7\u00f5es para casos em que as vendas estiverem fracas? D\u00e1 para promocionar mais produtos sem comprometer a receita? Vale investir em marketing? Se sim, quanto e em quais canais? Vale apostar em parcerias de vendas? Quais?<\/p>\n\n\n\n

    Quanto mais imaginativo e, ao mesmo tempo, anal\u00edtico na hora de gerenciar estes problemas fict\u00edcios, melhor. Voc\u00ea vai conseguir avaliar se o seu plano de neg\u00f3cios faz ou n\u00e3o sentido e, se houver problemas, saber\u00e1 o que resolver.<\/p>\n\n\n\n

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    Seguindo estas dicas fica mais f\u00e1cil criar um plano de neg\u00f3cios para seu e-commerce!<\/p>\n\n\n\n

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