{"id":2215,"date":"2024-09-10T15:00:00","date_gmt":"2024-09-10T18:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/precificacao-de-produtos\/"},"modified":"2024-09-10T16:44:34","modified_gmt":"2024-09-10T19:44:34","slug":"precificacao-de-produtos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/precificacao-de-produtos\/","title":{"rendered":"Precifica\u00e7\u00e3o de produtos: tudo que voc\u00ea precisa saber"},"content":{"rendered":"\n
Para quem vende online, uma grande quest\u00e3o \u00e9: como saber se a precifica\u00e7\u00e3o<\/strong> est\u00e1 correta? Que atenda \u00e0s expectativas do seu p\u00fablico, de acordo com o setor, equilibrada com a concorr\u00eancia, mas que n\u00e3o sacrifique a sua margem de lucro… S\u00e3o v\u00e1rios os pontos a se observar.<\/p>\n\n\n\n Ao contr\u00e1rio do que muitos pensam, esta \u00e9 uma parte bastante estrat\u00e9gica do neg\u00f3cio e que deve ser bem analisada, pensando em diversos pontos cr\u00edticos (como os citados acima) e que, ao serem mal interpretados ou ignorados, podem levar a uma crise financeira – e at\u00e9 mesmo \u00e0 fal\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n Para que consiga planejar bem a sua estrat\u00e9gia de precifica\u00e7\u00e3o e ela jogue a favor do seu neg\u00f3cio, veja a seguir alguns fatores aos quais voc\u00ea deve estar atento antes de etiquetar cada produto! <\/p>\n\n\n\n Um neg\u00f3cio s\u00f3 \u00e9 sustent\u00e1vel quando mant\u00e9m todas as suas contas em dia, gerando um fluxo de caixa<\/a> saud\u00e1vel. \u00c9 preciso estar preparado tamb\u00e9m para poss\u00edveis imprevistos ou investimentos em melhoria, al\u00e9m de garantir uma margem de lucro para sua loja.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Por isso, independentemente de como voc\u00ea calcule seus pre\u00e7os, \u00e9 preciso ter consci\u00eancia exata de quais s\u00e3o as despesas do seu e-commerce. Ter isso registrado contribui n\u00e3o s\u00f3 para o c\u00e1lculo do valor a ser cobrado, mas para se certificar que sua estrat\u00e9gia n\u00e3o vai trazer preju\u00edzo para a empresa.<\/p>\n\n\n\n Logo, a precifica\u00e7\u00e3o deve ser pensada para possibilitar este equil\u00edbrio. Estrat\u00e9gias que reduzem muito a m\u00e9dia de pre\u00e7o de um produto, por exemplo, podem funcionar por um per\u00edodo de tempo, mas tendem a comprometer a sa\u00fade do neg\u00f3cio em longo prazo.<\/p>\n\n\n\n A base para qualquer estrat\u00e9gia de precifica\u00e7\u00e3o \u00e9 o entendimento claro dos custos envolvidos na produ\u00e7\u00e3o e na venda dos produtos. Isso inclui:<\/p>\n\n\n\n Custos fixos s\u00e3o aqueles que n\u00e3o variam com a produ\u00e7\u00e3o, como aluguel, sal\u00e1rios de funcion\u00e1rios permanentes e despesas administrativas. J\u00e1 os custos vari\u00e1veis est\u00e3o diretamente relacionados ao volume de produ\u00e7\u00e3o, como mat\u00e9ria-prima, embalagens e frete.<\/p>\n\n\n\n Por exemplo, uma pesquisa realizada pelo SEBRAE<\/a> revelou que para pequenas empresas no Brasil, os custos fixos representam em m\u00e9dia 40% do total de despesas, enquanto os custos vari\u00e1veis podem chegar a 60%, dependendo do setor.<\/p>\n\n\n\n Ap\u00f3s identificar todos os custos, \u00e9 necess\u00e1rio definir a margem de lucro desejada. Esta margem deve ser suficiente para cobrir os custos operacionais e ainda proporcionar um retorno financeiro satisfat\u00f3rio. Essa defini\u00e7\u00e3o te ajuda, por exemplo, a saber qual o limite para uma a\u00e7\u00e3o de desconto. Assim, voc\u00ea sabe o valor que, ao ser praticado, n\u00e3o afetar\u00e1 o fluxo de caixa.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Um estudo do IBGE de 2022 mostrou que, no setor de varejo, a margem de lucro m\u00e9dia praticada no Brasil \u00e9 de cerca de 20%. No entanto, esse valor pode variar significativamente entre diferentes ind\u00fastrias. Por exemplo, enquanto supermercados trabalham com margens mais baixas, como 10%, lojas de roupas podem ter margens que ultrapassam 50%.<\/p>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n Existem diversos modelos de precifica\u00e7\u00e3o que podem ser aplicados, dependendo do tipo de produto e do mercado alvo. Aqui est\u00e3o alguns dos mais utilizados:<\/p>\n\n\n\n Este m\u00e9todo adiciona uma margem de lucro fixa ao custo total do produto. \u00c9 simples de aplicar, mas pode n\u00e3o levar em considera\u00e7\u00e3o fatores externos como a demanda e a concorr\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n Neste modelo, o pre\u00e7o \u00e9 definido com base no valor percebido pelo cliente, em vez de apenas nos custos. Produtos inovadores ou com diferenciais significativos podem se beneficiar desta abordagem.<\/p>\n\n\n\n A estrat\u00e9gia de alinhar os pre\u00e7os aos dos concorrentes pode ser eficaz em mercados altamente competitivos. Contudo, \u00e9 importante garantir que a empresa ainda obtenha lucro suficiente.<\/p>\n\n\n\n Agora que voc\u00ea olhou para as quest\u00f5es internas da sua loja, \u00e9 preciso analisar os fatores externos. O primeiro deles \u00e9 a concorr\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n Uma pesquisa realizada pela PWC Research<\/a> mostrou que, para 61% dos participantes, o principal motivo para visitar um e-commerce \u00e9 para comparar o pre\u00e7o de um produto ou servi\u00e7o desejado. Por isso, \u00e9 preciso estar de olho na concorr\u00eancia! <\/p>\n\n\n\n Manter uma m\u00e9dia de pre\u00e7o \u00e9 sinal de um mercado saud\u00e1vel, sem pr\u00e1ticas abusivas e que visam ganho imediato sem pensar a longo prazo. <\/p>\n\n\n\n Aqui, a intelig\u00eancia de pre\u00e7o pode ser uma excelente aliada. Alguns dados podem ajud\u00e1-lo a se manter atento \u00e0 precifica\u00e7\u00e3o dos principais concorrentes e ter o valor competitivo sugerido para o seu produto – al\u00e9m de entender quais estrat\u00e9gias s\u00e3o interessantes, como deixar o pre\u00e7o um pouco menor do que o dos produtos em destaque, ou oferecer frete gr\u00e1tis.\u00a0<\/p>\n\n\n\n A percep\u00e7\u00e3o de valor pelos clientes \u00e9 um fator decisivo na precifica\u00e7\u00e3o. Produtos com valor agregado, como qualidade superior ou marca reconhecida, podem ser vendidos a pre\u00e7os mais altos. <\/p>\n\n\n\n Um exemplo \u00e9 o mercado de cosm\u00e9ticos no Brasil. De acordo com a ABIHPEC<\/a> (Associa\u00e7\u00e3o Brasileira da Ind\u00fastria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosm\u00e9ticos), produtos premium representam 30% das vendas totais do setor, demonstrando que consumidores est\u00e3o dispostos a pagar mais por marcas que consideram de alta qualidade.<\/p>\n\n\n\n Por isso, ao analisar a concorr\u00eancia, tenha a certeza de comparar itens equivalentes e com a mesma percep\u00e7\u00e3o de valor pelo cliente.<\/p>\n\n\n\nEntendendo os custos<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Custos fixos e vari\u00e1veis<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Margem de lucro<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Defina seu modelo de precifica\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Precifica\u00e7\u00e3o baseada em custo<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Precifica\u00e7\u00e3o baseada em valor<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Precifica\u00e7\u00e3o competitiva<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Monitore o pre\u00e7o praticado pela concorr\u00eancia<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Percep\u00e7\u00e3o de valor<\/strong><\/h4>\n\n\n\n