{"id":2293,"date":"2020-03-16T00:00:00","date_gmt":"2020-03-16T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/"},"modified":"2024-04-30T16:11:40","modified_gmt":"2024-04-30T19:11:40","slug":"pesquisa-de-mercado-no-varejo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/","title":{"rendered":"Como fazer uma pesquisa de mercado no varejo?"},"content":{"rendered":"\n

Uma pesquisa de mercado ajuda os varejistas a terem maior conhecimento de mercado e se posicionar estrategicamente. Veja como fazer isso!<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Fazer uma pesquisa de mercado ajuda o varejista a conhecer melhor seu p\u00fablico-alvo, concorrentes, al\u00e9m de identificar oportunidades de se posicionar, quais itens vender e pre\u00e7os a serem praticados de forma a se manter competitivo. Por isso, elas podem fazer muita diferen\u00e7a para quem pretende se destacar vendendo on ou offline.<\/p>\n\n\n\n

O primeiro passo ao iniciar sua pesquisa \u00e9 separar aquilo que \u00e9 um dado do que \u00e9 uma cren\u00e7a sobre seu mercado. A an\u00e1lise precisa ser 100% comprometida com fatos coletados e bem interpretados sobre seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, \u00e9 importante entender que toda pesquisa pode apresentar um desvio padr\u00e3o, ou seja, resultados espec\u00edficos que destoam da m\u00e9dia. Assim, \u00e9 importante entrevistar muitas pessoas, conflitar dados de fontes diferentes para come\u00e7ar a ter uma vis\u00e3o mais realista e informa\u00e7\u00f5es isentas e coerentes com a realidade.<\/p>\n\n\n\n

E para come\u00e7ar, aqui est\u00e3o algumas formas de conseguir informa\u00e7\u00f5es relevantes sobre seu neg\u00f3cio em uma pesquisa de mercado:<\/p>\n\n\n\n

<\/p>\n\n\n\n

1) Entrevistas e question\u00e1rios<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Entrevistar clientes atuais e potenciais ou criar question\u00e1rios online s\u00e3o algumas formas b\u00e1sicas para conseguir informa\u00e7\u00f5es a partir de quem realmente pode se interessar pelo seu produto.<\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea pode aproveitar estas entrevistas e question\u00e1rios para fazer perguntas que conciliam dados demogr\u00e1ficos sobre as pessoas (sexo, idade, renda, escolaridade, regi\u00e3o), com informa\u00e7\u00f5es mais qualitativas, como: se elas se interessam pelo seu produto, onde costumam compr\u00e1-lo, em que momento o utilizam, como ele as ajuda com alguma necessidade e se h\u00e1 alguma necessidade n\u00e3o atendida.<\/p>\n\n\n\n

<\/p>\n\n\n\n

2) Pesquisas oficiais <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Sempre \u00e9 bom lembrar que existem empresas focadas em pesquisas de mercado, que usam m\u00e9todos muito estruturados na coleta de informa\u00e7\u00f5es e, com isso, podem trazer uma vis\u00e3o mais profunda sobre o mercado e p\u00fablico-alvo.<\/p>\n\n\n\n

O IBGE<\/a>, por exemplo, \u00e9 um \u00f3rg\u00e3o especializado em coletar informa\u00e7\u00f5es geogr\u00e1ficas e estat\u00edsticas aqui no Brasil, trazendo dados populacionais e de comportamento do brasileiro. Voc\u00ea consegue entender desde a quantidade de homens e mulheres no pa\u00eds at\u00e9 a quantidade de pessoas que usam smartphone para acessar a internet ou que compram online.  <\/p>\n\n\n\n

O Webshoppers<\/a>, relat\u00f3rio de e-commerce divulgado pelo Ebit tamb\u00e9m \u00e9 uma grande refer\u00eancia do varejo virtual, que traz dados de vendas e consumo muito importantes para o varejista, incluindo categorias mais vendidas em grandes datas comerciais. <\/p>\n\n\n\n

Outra pesquisa<\/a> de varejo que vale a pena acompanhar \u00e9 a realizada pelo CNDL\u00a0<\/p>\n\n\n\n

(Confedera\u00e7\u00e3o Nacional de Dirigentes Lojistas) junto ao SPC Brasil (Servi\u00e7o de Prote\u00e7\u00e3o ao Cr\u00e9dito). <\/p>\n\n\n\n

Fique atento a todas as organiza\u00e7\u00f5es oficiais e institutos privados de pesquisa e mantenha uma rotina de acompanhar novas publica\u00e7\u00f5es, j\u00e1 que elas podem antecipar mudan\u00e7as de comportamento do consumidor e do mercado em geral.<\/p>\n\n\n\n

<\/p>\n\n\n\n

3) Google Search<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O Google Search<\/a> \u00e9 o site de pesquisa do Google com base em palavras-chave. <\/p>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea pesquisa por algum termo ele pode trazer dois tipos de resultados: os org\u00e2nicos e os patrocinados. <\/p>\n\n\n\n

Os patrocinados costumam aparecer com uma indica\u00e7\u00e3o de \u201can\u00fancio\u201d ou em uma caixa de itens patrocinados, logo no in\u00edcio da p\u00e1gina. J\u00e1 os org\u00e2nicos ficam ao longo da p\u00e1gina, logo ap\u00f3s os an\u00fancios.<\/p>\n\n\n\n

Nos an\u00fancios patrocinados aparecem antes as marcas que possuem um site mais relevante para o termo e que est\u00e3o dispostas a pagar mais pelo clique. J\u00e1 a ordem dos sites org\u00e2nicos \u00e9 totalmente baseada em relev\u00e2ncia dos sites em conformidade com as diretrizes do Google.<\/p>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea pesquisa pelo seu produto no Google consegue ter a percep\u00e7\u00e3o de como outras marcas concorrentes se posicionam, se investem ou n\u00e3o em m\u00eddia paga (an\u00fancios patrocinados) e se o site est\u00e1 bem trabalhado para aquele termo (aparece na busca org\u00e2nica).<\/p>\n\n\n\n

S\u00e3o insights importantes para entender como se posicionar melhor e as a\u00e7\u00f5es que ter\u00e1 que tomar para se destacar quando os clientes procurarem pelo que voc\u00ea vende. <\/p>\n\n\n\n

<\/p>\n\n\n\n

4) Google Analytics<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O Google Analytics<\/a> \u00e9 uma ferramenta de an\u00e1lise de sites e blogs oficiais. Se sua marca tem um site oficial vinculado ao Google Analytics pode conhecer melhor quem s\u00e3o as pessoas que acessam o site (homens ou mulheres), de onde (regi\u00f5es de acesso), a partir de qual dispositivo (desktop, mobile) e as p\u00e1ginas mais vistas.<\/p>\n\n\n\n

Essa vis\u00e3o pode ser confrontada com as entrevistas, por exemplo, para ver se seu site est\u00e1 qualificado para atrair o tipo de consumidor que mostrou interesse pelo seu produto. Se voc\u00ea tem muito acesso, mas vende pouco, pode saber mais como melhorar o site para atender bem seu cliente.<\/p>\n\n\n\n

O Google Analytics pode trazer dados como, por exemplo, a p\u00e1gina de sa\u00edda – a \u00faltima p\u00e1gina acessada antes dos clientes sa\u00edrem do seu site, caso tenha um e a taxa de rejei\u00e7\u00e3o, que \u00e9 a porcentagem de pessoas que sa\u00edram do site sem clicar em nenhuma outra p\u00e1gina interna. Estas s\u00e3o formas de entender quando e onde melhorar.<\/p>\n\n\n\n

Vale lembrar que a taxa de rejei\u00e7\u00e3o de um e-commerce costuma variar entre 20% e 45%, e para blogs entre 65% e 90%, segundo pesquisa do customedialabs<\/a>. Se voc\u00ea anda muito fora da m\u00e9dia, vale revisar sua estrat\u00e9gia.<\/p>\n\n\n\n

\"pesquisa<\/figure>\n\n\n\n

<\/p>\n\n\n\n

5) Google Trends<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O Google Trends<\/a> \u00e9 outra ferramenta interessante para conhecer melhor seu mercado e as tend\u00eancias de pesquisa dos clientes.<\/p>\n\n\n\n

Ele mostra quais termos de busca apresentaram crescimento e foram mais digitados pelas pessoas na ferramenta do Google Search. <\/p>\n\n\n\n

Quando voc\u00ea conhece estes termos consegue entender melhor o mercado atual e pode se preparar melhor para as vendas.<\/p>\n\n\n\n

Vamos supor que voc\u00ea venda cosm\u00e9ticos para cabelo e perceba que h\u00e1 um crescimento absurdamente alto na busca por shampoo a seco. Ao identificar isso, saber\u00e1 que vale comprar mais destes produtos com os fornecedores, porque provavelmente a demanda por ele poder\u00e1 aumentar.<\/p>\n\n\n\n

<\/p>\n\n\n\n

6) Facebook Insights<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Se sua loja possui uma fanpage, ou seja, uma p\u00e1gina de marca dentro do Facebook, aqui est\u00e1 outra ferramenta que voc\u00ea utilizar para entender quem s\u00e3o as pessoas que seguem e interagem com sua empresa.<\/p>\n\n\n\n

Alguns dados que voc\u00ea pode consultar s\u00e3o: informa\u00e7\u00f5es demogr\u00e1ficas, como idade, sexo, estado civil e cargos profissionais, informa\u00e7\u00f5es geogr\u00e1ficas, idiomas falados pela pessoa, interesses e estilo de vida e p\u00e1ginas que as pessoas curtem.<\/p>\n\n\n\n

Estes dados permitem um bom aprofundamento sobre quem acompanha sua marca, permitindo percep\u00e7\u00f5es mais qualitativas e comportamentais do p\u00fablico. As p\u00e1ginas curtidas, por exemplo, podem indicar interesses pessoais, valores e h\u00e1bitos do seu consumidor.<\/p>\n\n\n\n

<\/p>\n\n\n\n

7) Ferramentas de compara\u00e7\u00e3o de pre\u00e7o<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Outra percep\u00e7\u00e3o que voc\u00ea pode extrair do mercado \u00e9 a de posicionamento por pre\u00e7o. Alguns sites gratuitos de compara\u00e7\u00e3o de pre\u00e7o podem indicar, de forma gratuita, quais lojas vendem um determinado produto e a qual pre\u00e7o, sendo um indicador sobre sua pr\u00f3pria oferta e como ela aparece em rela\u00e7\u00e3o aos demais lojistas.<\/p>\n\n\n\n

H\u00e1 tamb\u00e9m softwares pagos<\/a>, que te mant\u00e9m atualizado sobre mudan\u00e7as de pre\u00e7o, mantendo hist\u00f3rico de ofertas e indicando at\u00e9 mesmo quando seu produto est\u00e1 exclusivo, sem concorrentes. <\/p>\n\n\n\n

Todas estas vis\u00f5es te ajudam a entender melhor como se posicionar por pre\u00e7o para ser competitivo, sem queimar margem de lucro desnecessariamente.<\/p>\n\n\n\n

Vale lembrar que seu pre\u00e7o deve estar em conformidade com o mercado e alinhado ao seu perfil de p\u00fablico-alvo, j\u00e1 que ele tamb\u00e9m direciona o posicionamento de sua marca. <\/p>\n\n\n\n

<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

Como saber se a precifica\u00e7\u00e3o de meus produtos est\u00e1 correta?<\/a><\/p>\n\n\n\n

7 dicas para quem deseja abrir um neg\u00f3cio (com pouco dinheiro)<\/a><\/p>\n\n\n\n

11 dicas para gerenciar as vendas e fluxo de caixa de seu neg\u00f3cio<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Uma pesquisa de mercado ajuda os varejistas a terem maior conhecimento de mercado e se posicionar estrategicamente. Veja como fazer […]<\/p>\n","protected":false},"author":30,"featured_media":2297,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[15,42,26,16],"tags":[199,23,239],"yoast_head":"\nPesquisa de mercado no varejo: como fazer isso<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Uma boa pesquisa de mercado no varejo te ajuda a conhecer melhor seu produto, p\u00fablico, mercado e concorrentes. Veja como fazer isso!\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Pesquisa de mercado no varejo: como fazer isso\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Uma boa pesquisa de mercado no varejo te ajuda a conhecer melhor seu produto, p\u00fablico, mercado e concorrentes. Veja como fazer isso!\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Blog Americanas Marketplace\" \/>\n<meta property=\"article:author\" content=\"https:\/\/web.facebook.com\/AmericanasMarketplace\/?_rdc=1&_rdr\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2020-03-16T03:00:00+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2024-04-30T19:11:40+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/pesquisa-de-mercado-no-varejo-destaque.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"1000\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"670\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"Americanas\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"Americanas\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"6 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"Article\",\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#article\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/\"},\"author\":{\"name\":\"Americanas\",\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#\/schema\/person\/043a321787f98d086cf08a0e7cbe6f79\"},\"headline\":\"Como fazer uma pesquisa de mercado no varejo?\",\"datePublished\":\"2020-03-16T03:00:00+00:00\",\"dateModified\":\"2024-04-30T19:11:40+00:00\",\"mainEntityOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/\"},\"wordCount\":1332,\"commentCount\":0,\"publisher\":{\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#organization\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/pesquisa-de-mercado-no-varejo-destaque.jpg\",\"keywords\":[\"pesquisa varejo\",\"tofu\",\"varejo\"],\"articleSection\":[\"empreendedorismo\",\"Estrat\u00e9gia\",\"Gest\u00e3o do Neg\u00f3cio\",\"marketing e vendas online\"],\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"CommentAction\",\"name\":\"Comment\",\"target\":[\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#respond\"]}]},{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/\",\"url\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/\",\"name\":\"Pesquisa de mercado no varejo: como fazer isso\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#website\"},\"primaryImageOfPage\":{\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#primaryimage\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#primaryimage\"},\"thumbnailUrl\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/pesquisa-de-mercado-no-varejo-destaque.jpg\",\"datePublished\":\"2020-03-16T03:00:00+00:00\",\"dateModified\":\"2024-04-30T19:11:40+00:00\",\"description\":\"Uma boa pesquisa de mercado no varejo te ajuda a conhecer melhor seu produto, p\u00fablico, mercado e concorrentes. Veja como fazer isso!\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/\"]}]},{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#primaryimage\",\"url\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/pesquisa-de-mercado-no-varejo-destaque.jpg\",\"contentUrl\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/pesquisa-de-mercado-no-varejo-destaque.jpg\",\"width\":1000,\"height\":670,\"caption\":\"pesquisa de mercado - destaque\"},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Como fazer uma pesquisa de mercado no varejo?\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#website\",\"url\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/\",\"name\":\"Blog Americanas Marketplace\",\"description\":\"\",\"publisher\":{\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#organization\"},\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Organization\",\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#organization\",\"name\":\"Blog Americanas Marketplace\",\"url\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/\",\"logo\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#\/schema\/logo\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/blog_logo_horizontal_negativo_01.png\",\"contentUrl\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/blog_logo_horizontal_negativo_01.png\",\"width\":1200,\"height\":164,\"caption\":\"Blog Americanas Marketplace\"},\"image\":{\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#\/schema\/logo\/image\/\"}},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#\/schema\/person\/043a321787f98d086cf08a0e7cbe6f79\",\"name\":\"Americanas\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/aa32710ba6f60e5b70f231fd17a14eae?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/aa32710ba6f60e5b70f231fd17a14eae?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"Americanas\"},\"description\":\"O marketplace da Americanas \u00e9 a plataforma para voc\u00ea vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu neg\u00f3cio!\",\"sameAs\":[\"http:\/\/americanasmarketplace.com.br\",\"https:\/\/web.facebook.com\/AmericanasMarketplace\/?_rdc=1&_rdr\",\"https:\/\/www.instagram.com\/americanasmarketplace\/\",\"https:\/\/www.linkedin.com\/company\/americanasmarketplace\/?originalSubdomain=br\",\"https:\/\/www.youtube.com\/americanasmarketplace\"],\"url\":\"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/author\/b2w-marketplace\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Pesquisa de mercado no varejo: como fazer isso","description":"Uma boa pesquisa de mercado no varejo te ajuda a conhecer melhor seu produto, p\u00fablico, mercado e concorrentes. Veja como fazer isso!","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Pesquisa de mercado no varejo: como fazer isso","og_description":"Uma boa pesquisa de mercado no varejo te ajuda a conhecer melhor seu produto, p\u00fablico, mercado e concorrentes. Veja como fazer isso!","og_url":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/","og_site_name":"Blog Americanas Marketplace","article_author":"https:\/\/web.facebook.com\/AmericanasMarketplace\/?_rdc=1&_rdr","article_published_time":"2020-03-16T03:00:00+00:00","article_modified_time":"2024-04-30T19:11:40+00:00","og_image":[{"width":1000,"height":670,"url":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/pesquisa-de-mercado-no-varejo-destaque.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"Americanas","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"Americanas","Est. tempo de leitura":"6 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"Article","@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#article","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/"},"author":{"name":"Americanas","@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#\/schema\/person\/043a321787f98d086cf08a0e7cbe6f79"},"headline":"Como fazer uma pesquisa de mercado no varejo?","datePublished":"2020-03-16T03:00:00+00:00","dateModified":"2024-04-30T19:11:40+00:00","mainEntityOfPage":{"@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/"},"wordCount":1332,"commentCount":0,"publisher":{"@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#organization"},"image":{"@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/pesquisa-de-mercado-no-varejo-destaque.jpg","keywords":["pesquisa varejo","tofu","varejo"],"articleSection":["empreendedorismo","Estrat\u00e9gia","Gest\u00e3o do Neg\u00f3cio","marketing e vendas online"],"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"CommentAction","name":"Comment","target":["https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#respond"]}]},{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/","url":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/","name":"Pesquisa de mercado no varejo: como fazer isso","isPartOf":{"@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#website"},"primaryImageOfPage":{"@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#primaryimage"},"image":{"@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#primaryimage"},"thumbnailUrl":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/pesquisa-de-mercado-no-varejo-destaque.jpg","datePublished":"2020-03-16T03:00:00+00:00","dateModified":"2024-04-30T19:11:40+00:00","description":"Uma boa pesquisa de mercado no varejo te ajuda a conhecer melhor seu produto, p\u00fablico, mercado e concorrentes. Veja como fazer isso!","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/"]}]},{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#primaryimage","url":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/pesquisa-de-mercado-no-varejo-destaque.jpg","contentUrl":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/pesquisa-de-mercado-no-varejo-destaque.jpg","width":1000,"height":670,"caption":"pesquisa de mercado - destaque"},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Como fazer uma pesquisa de mercado no varejo?"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#website","url":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/","name":"Blog Americanas Marketplace","description":"","publisher":{"@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#organization"},"potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Organization","@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#organization","name":"Blog Americanas Marketplace","url":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/","logo":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#\/schema\/logo\/image\/","url":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/blog_logo_horizontal_negativo_01.png","contentUrl":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-content\/uploads\/sites\/2\/2024\/04\/blog_logo_horizontal_negativo_01.png","width":1200,"height":164,"caption":"Blog Americanas Marketplace"},"image":{"@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#\/schema\/logo\/image\/"}},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#\/schema\/person\/043a321787f98d086cf08a0e7cbe6f79","name":"Americanas","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/aa32710ba6f60e5b70f231fd17a14eae?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/aa32710ba6f60e5b70f231fd17a14eae?s=96&d=mm&r=g","caption":"Americanas"},"description":"O marketplace da Americanas \u00e9 a plataforma para voc\u00ea vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu neg\u00f3cio!","sameAs":["http:\/\/americanasmarketplace.com.br","https:\/\/web.facebook.com\/AmericanasMarketplace\/?_rdc=1&_rdr","https:\/\/www.instagram.com\/americanasmarketplace\/","https:\/\/www.linkedin.com\/company\/americanasmarketplace\/?originalSubdomain=br","https:\/\/www.youtube.com\/americanasmarketplace"],"url":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/author\/b2w-marketplace\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2293"}],"collection":[{"href":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/users\/30"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=2293"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/2293\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/media\/2297"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=2293"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=2293"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=2293"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}