{"id":2293,"date":"2020-03-16T00:00:00","date_gmt":"2020-03-16T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/"},"modified":"2024-04-30T16:11:40","modified_gmt":"2024-04-30T19:11:40","slug":"pesquisa-de-mercado-no-varejo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pesquisa-de-mercado-no-varejo\/","title":{"rendered":"Como fazer uma pesquisa de mercado no varejo?"},"content":{"rendered":"\n
Fazer uma pesquisa de mercado ajuda o varejista a conhecer melhor seu p\u00fablico-alvo, concorrentes, al\u00e9m de identificar oportunidades de se posicionar, quais itens vender e pre\u00e7os a serem praticados de forma a se manter competitivo. Por isso, elas podem fazer muita diferen\u00e7a para quem pretende se destacar vendendo on ou offline.<\/p>\n\n\n\n
O primeiro passo ao iniciar sua pesquisa \u00e9 separar aquilo que \u00e9 um dado do que \u00e9 uma cren\u00e7a sobre seu mercado. A an\u00e1lise precisa ser 100% comprometida com fatos coletados e bem interpretados sobre seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n
Al\u00e9m disso, \u00e9 importante entender que toda pesquisa pode apresentar um desvio padr\u00e3o, ou seja, resultados espec\u00edficos que destoam da m\u00e9dia. Assim, \u00e9 importante entrevistar muitas pessoas, conflitar dados de fontes diferentes para come\u00e7ar a ter uma vis\u00e3o mais realista e informa\u00e7\u00f5es isentas e coerentes com a realidade.<\/p>\n\n\n\n
E para come\u00e7ar, aqui est\u00e3o algumas formas de conseguir informa\u00e7\u00f5es relevantes sobre seu neg\u00f3cio em uma pesquisa de mercado:<\/p>\n\n\n\n
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Entrevistar clientes atuais e potenciais ou criar question\u00e1rios online s\u00e3o algumas formas b\u00e1sicas para conseguir informa\u00e7\u00f5es a partir de quem realmente pode se interessar pelo seu produto.<\/p>\n\n\n\n
Voc\u00ea pode aproveitar estas entrevistas e question\u00e1rios para fazer perguntas que conciliam dados demogr\u00e1ficos sobre as pessoas (sexo, idade, renda, escolaridade, regi\u00e3o), com informa\u00e7\u00f5es mais qualitativas, como: se elas se interessam pelo seu produto, onde costumam compr\u00e1-lo, em que momento o utilizam, como ele as ajuda com alguma necessidade e se h\u00e1 alguma necessidade n\u00e3o atendida.<\/p>\n\n\n\n
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Sempre \u00e9 bom lembrar que existem empresas focadas em pesquisas de mercado, que usam m\u00e9todos muito estruturados na coleta de informa\u00e7\u00f5es e, com isso, podem trazer uma vis\u00e3o mais profunda sobre o mercado e p\u00fablico-alvo.<\/p>\n\n\n\n
O IBGE<\/a>, por exemplo, \u00e9 um \u00f3rg\u00e3o especializado em coletar informa\u00e7\u00f5es geogr\u00e1ficas e estat\u00edsticas aqui no Brasil, trazendo dados populacionais e de comportamento do brasileiro. Voc\u00ea consegue entender desde a quantidade de homens e mulheres no pa\u00eds at\u00e9 a quantidade de pessoas que usam smartphone para acessar a internet ou que compram online. <\/p>\n\n\n\n O Webshoppers<\/a>, relat\u00f3rio de e-commerce divulgado pelo Ebit tamb\u00e9m \u00e9 uma grande refer\u00eancia do varejo virtual, que traz dados de vendas e consumo muito importantes para o varejista, incluindo categorias mais vendidas em grandes datas comerciais. <\/p>\n\n\n\n Outra pesquisa<\/a> de varejo que vale a pena acompanhar \u00e9 a realizada pelo CNDL\u00a0<\/p>\n\n\n\n (Confedera\u00e7\u00e3o Nacional de Dirigentes Lojistas) junto ao SPC Brasil (Servi\u00e7o de Prote\u00e7\u00e3o ao Cr\u00e9dito). <\/p>\n\n\n\n Fique atento a todas as organiza\u00e7\u00f5es oficiais e institutos privados de pesquisa e mantenha uma rotina de acompanhar novas publica\u00e7\u00f5es, j\u00e1 que elas podem antecipar mudan\u00e7as de comportamento do consumidor e do mercado em geral.<\/p>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n O Google Search<\/a> \u00e9 o site de pesquisa do Google com base em palavras-chave. <\/p>\n\n\n\n Quando voc\u00ea pesquisa por algum termo ele pode trazer dois tipos de resultados: os org\u00e2nicos e os patrocinados. <\/p>\n\n\n\n Os patrocinados costumam aparecer com uma indica\u00e7\u00e3o de \u201can\u00fancio\u201d ou em uma caixa de itens patrocinados, logo no in\u00edcio da p\u00e1gina. J\u00e1 os org\u00e2nicos ficam ao longo da p\u00e1gina, logo ap\u00f3s os an\u00fancios.<\/p>\n\n\n\n Nos an\u00fancios patrocinados aparecem antes as marcas que possuem um site mais relevante para o termo e que est\u00e3o dispostas a pagar mais pelo clique. J\u00e1 a ordem dos sites org\u00e2nicos \u00e9 totalmente baseada em relev\u00e2ncia dos sites em conformidade com as diretrizes do Google.<\/p>\n\n\n\n Quando voc\u00ea pesquisa pelo seu produto no Google consegue ter a percep\u00e7\u00e3o de como outras marcas concorrentes se posicionam, se investem ou n\u00e3o em m\u00eddia paga (an\u00fancios patrocinados) e se o site est\u00e1 bem trabalhado para aquele termo (aparece na busca org\u00e2nica).<\/p>\n\n\n\n S\u00e3o insights importantes para entender como se posicionar melhor e as a\u00e7\u00f5es que ter\u00e1 que tomar para se destacar quando os clientes procurarem pelo que voc\u00ea vende. <\/p>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n O Google Analytics<\/a> \u00e9 uma ferramenta de an\u00e1lise de sites e blogs oficiais. Se sua marca tem um site oficial vinculado ao Google Analytics pode conhecer melhor quem s\u00e3o as pessoas que acessam o site (homens ou mulheres), de onde (regi\u00f5es de acesso), a partir de qual dispositivo (desktop, mobile) e as p\u00e1ginas mais vistas.<\/p>\n\n\n\n Essa vis\u00e3o pode ser confrontada com as entrevistas, por exemplo, para ver se seu site est\u00e1 qualificado para atrair o tipo de consumidor que mostrou interesse pelo seu produto. Se voc\u00ea tem muito acesso, mas vende pouco, pode saber mais como melhorar o site para atender bem seu cliente.<\/p>\n\n\n\n O Google Analytics pode trazer dados como, por exemplo, a p\u00e1gina de sa\u00edda – a \u00faltima p\u00e1gina acessada antes dos clientes sa\u00edrem do seu site, caso tenha um e a taxa de rejei\u00e7\u00e3o, que \u00e9 a porcentagem de pessoas que sa\u00edram do site sem clicar em nenhuma outra p\u00e1gina interna. Estas s\u00e3o formas de entender quando e onde melhorar.<\/p>\n\n\n\n Vale lembrar que a taxa de rejei\u00e7\u00e3o de um e-commerce costuma variar entre 20% e 45%, e para blogs entre 65% e 90%, segundo pesquisa do customedialabs<\/a>. Se voc\u00ea anda muito fora da m\u00e9dia, vale revisar sua estrat\u00e9gia.<\/p>\n\n\n\n3) Google Search<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
4) Google Analytics<\/strong><\/h3>\n\n\n\n