{"id":2559,"date":"2020-07-09T00:00:00","date_gmt":"2020-07-09T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/futuro-do-e-commerce\/"},"modified":"2024-04-30T16:11:57","modified_gmt":"2024-04-30T19:11:57","slug":"futuro-do-e-commerce","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/futuro-do-e-commerce\/","title":{"rendered":"O futuro do e-commerce: o que esperar do mercado digital p\u00f3s-pandemia"},"content":{"rendered":"\n

Veja os principais pontos que podem nortear o futuro do e-commerce, conforme pontos levantados na live da Semana do MEI<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Com a situa\u00e7\u00e3o imposta pela covid-19, houveram muitas mudan\u00e7as na necessidade do consumidor e isso tem acelerado a digitaliza\u00e7\u00e3o de alguns neg\u00f3cios. <\/p>\n\n\n\n

O e-commerce, que j\u00e1 vinha crescendo em ritmo cont\u00ednuo, na casa de dois d\u00edgitos por ano, tem apresentado um pico de interesse nesse momento. S\u00f3 em abril de 2020, o crescimento do e-commerce no mercado brasileiro foi de 48% em rela\u00e7\u00e3o ao mesmo m\u00eas do ano anterior, segundo dados E-bit<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

O consumidor brasileiro, que estava acostumado a fazer compras eventuais pela internet, vem adotando um h\u00e1bito maior de compra online, procurando por itens de ticket-m\u00e9dio mais baixo, no setor de conveni\u00eancia e supermercado.<\/p>\n\n\n\n

Na live da Semana do MEI, realizada pelo B2W Marketplace no in\u00edcio de junho, com a presen\u00e7a da gestora da Universidade B2W Marketplace Mayra Gianoni e Samuel Gonsales,<\/p>\n\n\n\n

Diretor de Relacionamento do E-commerce Brasil, o tema discutido foi o panorama de mudan\u00e7as do mercado digital  que ficou ainda mais acentuado com a pandemia. <\/p>\n\n\n\n

Aqui est\u00e3o alguns pontos que vale a pena ficar atento para entender as mudan\u00e7as acentuadas nesse momento e que podem trazer insights sobre o futuro do e-commerce aqui no Brasil:<\/p>\n\n\n\n

1) Era: eventos e pre\u00e7o. \u00c9: frequ\u00eancia e conveni\u00eancia.<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Antes da situa\u00e7\u00e3o atual, imposta pela covid-19, o brasileiro m\u00e9dio costumava fazer compras espor\u00e1dicas pela internet. Estas compras eram \u201ceventos\u201d planejados, para a compra de itens com boa oportunidade, especialmente em rela\u00e7\u00e3o ao pre\u00e7o. <\/p>\n\n\n\n

Nos \u00faltimos tempos, esse comportamento tem dividido espa\u00e7o com uma outra necessidade do cliente, que \u00e9 a compra de produtos de mercado online, como alimentos e bebidas, petshop e outros itens de conveni\u00eancia e do consumo de dia a dia.<\/p>\n\n\n\n

2) Era: conceito fabril. \u00c9: relacionamento com as marcas e processos de consumo.<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Por longos anos e antes da virada do mil\u00eanio, muitos consumidores eram submetidos aos processos fabris e a compra era centralizada naquilo que as empresas produziam e disponibilizavam ao cliente. Como Gonsales coloca, o cliente que queria assistir filme comprava um videocassete, o que queria ouvir m\u00fasica comprava um walkman, o que queria ouvir uma m\u00fasica, comprava todo um CD para poder acessar determinada can\u00e7\u00e3o, tudo porque n\u00e3o havia um relacionamento t\u00e3o claro entre o cliente e a ind\u00fastria, de forma que ele precisava consumir aquilo que ela trazia como op\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Com um mercado cada vez mais digitalizado, principalmente ap\u00f3s os anos 2000, com a populariza\u00e7\u00e3o da internet e das redes sociais, o cliente passou a se comunicar com as marcas de forma mais direta. O cliente direciona as empresas sobre suas expectativas e busca mais informa\u00e7\u00f5es na hora de comprar, procurando conveni\u00eancia – como comprar e receber o produto sem sair de casa, aceitando pagar mais por isso algumas vezes – e tamb\u00e9m comodidade – como comprar online e retirar em uma loja f\u00edsica no mesmo dia e vice-versa.<\/p>\n\n\n\n

3) Era: f\u00edsico ou digital. \u00c9: multicanal<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Enquanto antigamente os canais f\u00edsicos e digitais estavam desconectados um do outro, o cliente muitas vezes precisava escolher onde comprar e o formato de recebimento imposto por aquele espa\u00e7o. Muitas vezes essa escolha era feita da seguinte forma: a loja f\u00edsica para itens urgentes. O digital para compras de oportunidade ou de pouco acesso naquela regi\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Agora os canais f\u00edsico e digital est\u00e3o conectados, com o cliente podendo comprar em um e receber no outro. A venda multicanal mostra que tem um potencial de atingir mais perfis de clientes, o que aumenta as oportunidades de venda e de crescimento do neg\u00f3cio. Al\u00e9m disso, o digital deixa de ser uma oportunidade apenas para a venda para clientes distantes, mas se mostra interessante na venda para a vizinhan\u00e7a<\/a> tamb\u00e9m, j\u00e1 que oferece maior comodidade para todos.<\/p>\n\n\n\n

4) Era: produto ou servi\u00e7o. \u00c9: produto + servi\u00e7o.<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Por muito tempo o e-commerce foi centralizado na venda ou de produtos (bens de consumo) ou de servi\u00e7os. <\/p>\n\n\n\n

Uma mudan\u00e7a que j\u00e1 vinha sendo adotada, tem ampliado ainda mais a jun\u00e7\u00e3o das duas coisas em situa\u00e7\u00f5es em que elas podem se relacionar. Com a pandemia, muitas marcas t\u00eam oferecido op\u00e7\u00f5es para agendamento, ou seja, um servi\u00e7o, para dar maior comodidade na retirada de produtos. \u00c9 uma tend\u00eancia, j\u00e1 que \u00e9 poss\u00edvel que o h\u00e1bito de evitar lugares aglomerados permane\u00e7a na sociedade mesmo ap\u00f3s o isolamento social. <\/p>\n\n\n\n

Comece j\u00e1 a se planejar para o futuro do e-commerce<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Por fim, como Gonsales e Mayra pontuam: a hora de pensar no retorno ao novo normal \u00e9 agora! \u00c9 preciso que as empresas entendam como a situa\u00e7\u00e3o ir\u00e1 impactar a percep\u00e7\u00e3o, h\u00e1bitos e necessidades do consumidor mesmo quando as coisas passarem. <\/p>\n\n\n\n

Dessa forma, fica mais f\u00e1cil criar uma estrat\u00e9gia conectada com a realidade e consciente de que mesmo que muita coisa volte ao velho normal, \u00e9 poss\u00edvel que haja mudan\u00e7as profundas em alguns h\u00e1bitos dos clientes e \u00e9 preciso estar preparado para atend\u00ea-lo muito bem.<\/p>\n\n\n\n

Veja o v\u00eddeo completo e entenda mais sobre o panorama e perspectivas para o futuro do e-commerce:<\/p>\n\n\n\n

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