{"id":2564,"date":"2020-07-13T00:00:00","date_gmt":"2020-07-13T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/dicas-de-vendas\/"},"modified":"2024-04-30T16:11:58","modified_gmt":"2024-04-30T19:11:58","slug":"dicas-de-vendas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/dicas-de-vendas\/","title":{"rendered":"5 dicas de vendas para quem quer come\u00e7ar um neg\u00f3cio na internet"},"content":{"rendered":"\n

Confira as principais dicas de vendas para iniciar seu neg\u00f3cio na internet de forma s\u00f3lida e de olho no crescimento a longo prazo<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Come\u00e7ar um neg\u00f3cio na internet nem sempre \u00e9 f\u00e1cil. Mas com a situa\u00e7\u00e3o imposta pela pandemia, a necessidade de estar presente no digital ficou ainda mais urgente. <\/p>\n\n\n\n

Nessa pressa de come\u00e7ar, \u00e9 importante n\u00e3o perder o foco de se planejar e iniciar as vendas da maneira correta, estudando e explorando o mercado digital com intelig\u00eancia – nada feito \u00e0s pressas e nem no desespero.<\/p>\n\n\n\n

Para entender melhor estes pontos importantes, no in\u00edcio de junho promovemos uma s\u00e9rie de lives da Semana do MEI, focada em auxiliar o microempreendedor nesse momento. As dicas que voc\u00ea vai ler abaixo s\u00e3o todas de l\u00e1, da edi\u00e7\u00e3o que contou com a presen\u00e7a de Mayra Gianoni, gestora da Universidade B2W Marketplace, Bruno Oliveira, CEO do E-commerce na Pr\u00e1tica e Jhonatas Roque, fundador da Casa roque e parceiro do B2W Marketplace. <\/p>\n\n\n\n

Confira algumas dicas de venda da live que podem ajudar seu neg\u00f3cio:<\/p>\n\n\n\n

1) Comece pelo digital<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Se antes o e-commerce era visto como oportunidade, algo a se colocar no radar pelos varejistas que estavam come\u00e7ando ou j\u00e1 tinham uma loja f\u00edsica, por exemplo, hoje em dia tornou-se uma quest\u00e3o de sobreviv\u00eancia, segundo Bruno.<\/p>\n\n\n\n

Para ele, os que est\u00e3o come\u00e7ando um neg\u00f3cio agora devem se planejar para iniciar no digital e s\u00f3 depois, com a estrutura\u00e7\u00e3o do neg\u00f3cio online, expandir para o f\u00edsico.<\/p>\n\n\n\n

Jhonatas tamb\u00e9m concorda que estar nos meios digitais se tornou imprescind\u00edvel na realidade atual.<\/p>\n\n\n\n

\"dicas<\/figure>\n\n\n\n

2) Tenha planejamento e estrat\u00e9gias<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Outra das dicas de vendas mencionadas na live \u00e9 para o varejista se planejar para as vendas na internet.<\/p>\n\n\n\n

O lojista precisa entender que o universo digital \u00e9 diferente do f\u00edsico: p\u00fablico e concorrente variam de canal para canal e, mesmo o pre\u00e7o aplicado nos itens, pode ter necessidade de altera\u00e7\u00e3o entre os praticados nas vendas do on e offline.<\/p>\n\n\n\n

Hoje em dia, Bruno destaca que h\u00e1 muito mais informa\u00e7\u00f5es do que h\u00e1 20 anos, quando ele come\u00e7ou na internet. Por outro lado, a concorr\u00eancia e o consumidor tamb\u00e9m est\u00e3o mais informados e, por isso, o lojista tem que se manter cada vez mais estrat\u00e9gico.<\/p>\n\n\n\n

Jhonatas – que hoje tem o aux\u00edlio de 5 costureiras da sua regi\u00e3o ajudando no neg\u00f3cio – mostra que percep\u00e7\u00f5es aparentemente simples podem dar muito resultado e destaca a necessidade de olhar para seu entorno na hora de come\u00e7ar. Conhecer quais itens ou fornecedores est\u00e3o mais acess\u00edveis em sua regi\u00e3o, por exemplo, pode sinalizar um ramo de neg\u00f3cio onde voc\u00ea ter\u00e1 facilidade de iniciar e escalar profissionalmente. <\/p>\n\n\n\n

3) Construa um relacionamento com o cliente<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A terceira das nossas dicas de vendas \u00e9 que \u00e9 importante investir no relacionamento com o cliente. Enquanto na loja f\u00edsica h\u00e1 um vendedor simp\u00e1tico e bem informado para atender o cliente, no online a loja precisa pensar em caminhos para construir essa rela\u00e7\u00e3o. \u00c9 preciso dar as informa\u00e7\u00f5es que o cliente busca, entendendo sua jornada de compra em todos os canais que afetam sua decis\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Bruno cita a necessidade de criar conte\u00fados de valor para o p\u00fablico, entendendo que isso n\u00e3o \u00e9 a mesma coisa que a oferta ou a venda em si. \u00c9 preciso pensar em como impactar o cliente nas redes sociais, buscadores e em cada canal de venda onde voc\u00ea est\u00e1 presente.<\/p>\n\n\n\n

Jhonatas cita que come\u00e7ou um canal no Youtube, criando conte\u00fados atrelados a seu produto justamente para fornecer mais informa\u00e7\u00f5es sobre o que vende e, assim, criar uma boa rela\u00e7\u00e3o com seu cliente.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, eles destacam que o relacionamento n\u00e3o acaba com o fechamento do pedido, mas a experi\u00eancia da compra impacta totalmente na constru\u00e7\u00e3o de uma rela\u00e7\u00e3o de longo prazo. Segundo Bruno, a \u00faltima coisa que o cliente quer receber ap\u00f3s a compra \u00e9 o produto. O c\u00f3digo de rastreio e a embalagem do item devem ser mapeados pelo lojista como pontos que afetam a vis\u00e3o do consumidor, at\u00e9 mesmo antes dele abrir o pacote e consumir o item comprado.<\/p>\n\n\n\n

4) Tenha a capacidade de adapta\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Menor custo, abrang\u00eancia maior (nacional ou mundial) e disponibilidade 24 x 7 para atender o cliente foram alguns pontos que Jhonatas apontou como motiva\u00e7\u00f5es que o guiaram a iniciar um neg\u00f3cio on e n\u00e3o offline.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, ele destaca algumas oportunidades de aprender sobre o mercado ao vender no online e a facilidade (e necessidade) de adapta\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Quando Jhonatas notou que sua loja de artesanatos poderia n\u00e3o s\u00f3 vender para o cliente final, mas que havia demanda pela pr\u00f3pria mat\u00e9ria prima por parte de outros artes\u00e3os, ele n\u00e3o perdeu tempo e tamb\u00e9m come\u00e7ou a vender esses itens.<\/p>\n\n\n\n

5 – J\u00e1 comece profissionalmente e pronto para crescer<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Al\u00e9m da maior facilidade de criar um CNPJ hoje em dia, do que nos anos 2000, quando Bruno iniciou as vendas, ele destaca que h\u00e1 alguns b\u00f4nus para quem \u00e9 formalizado e indica que os lojistas j\u00e1 iniciem um neg\u00f3cio profissionalmente. <\/p>\n\n\n\n

Bruno destaca que contas jur\u00eddicas podem ter algumas facilidades, como cr\u00e9dito, conseguem ter maior organiza\u00e7\u00e3o cont\u00e1bil, separando as contas f\u00edsicas e jur\u00eddicas, al\u00e9m de darem maior seguran\u00e7a para o cliente com o fornecimento da nota fiscal.<\/p>\n\n\n\n

Segundo Jhonatas, suas maiores motiva\u00e7\u00f5es para ter um CNPJ foram a de ganhar a confian\u00e7a do consumidor, al\u00e9m de conseguir melhores condi\u00e7\u00f5es com fornecedores, j\u00e1 que muitos deles simplesmente n\u00e3o atendem CPFs.<\/p>\n\n\n\n

Hoje em dia, Jhonatas, que come\u00e7ou como MEI, est\u00e1 migrando para a categoria ME, ap\u00f3s atingir o limite de faturamento com o crescimento das vendas  na pandemia. <\/p>\n\n\n\n

Veja o v\u00eddeo completo da Semana do MEI<\/a> com mais dicas de vendas para come\u00e7ar seu neg\u00f3cio na internet:<\/p>\n\n\n\n

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