{"id":2593,"date":"2024-10-24T15:00:00","date_gmt":"2024-10-24T18:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/branding-no-marketplace\/"},"modified":"2024-10-24T15:21:50","modified_gmt":"2024-10-24T18:21:50","slug":"branding-no-marketplace","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/branding-no-marketplace\/","title":{"rendered":"Branding: como tornar sua marca reconhecida?"},"content":{"rendered":"\n
Branding<\/strong> \u00e9 mais do que apenas um logotipo ou um nome; trata-se de criar uma identidade que represente os valores, a miss\u00e3o e a ess\u00eancia de uma empresa. De forma simplificada,\u00a0branding \u00e9 o processo de constru\u00e7\u00e3o\u00a0e gest\u00e3o de uma marca<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n A American Marketing Association<\/a> define uma marca como “um nome, termo, design, s\u00edmbolo ou qualquer outro recurso que identifique os bens e servi\u00e7os de um vendedor e os diferencie de seus concorrentes”. No entanto, o branding vai al\u00e9m da defini\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica, sendo o conjunto de a\u00e7\u00f5es que posicionam uma marca no mercado e na mente do consumidor.<\/p>\n\n\n\n Pesquisas mostram que 89% dos consumidores s\u00e3o leais a marcas que compartilham seus valores . Isso evidencia o impacto do branding na constru\u00e7\u00e3o de uma conex\u00e3o emocional entre a empresa e seu p\u00fablico-alvo. O objetivo \u00e9 garantir que, ao ouvir o nome da sua marca, o cliente lembre-se automaticamente dos seus produtos ou servi\u00e7os e, mais importante, tenha uma percep\u00e7\u00e3o positiva.<\/p>\n\n\n\n O branding permite que uma empresa se\u00a0diferencie em um mercado competitivo<\/strong>. Em um cen\u00e1rio onde os consumidores est\u00e3o expostos a milhares de an\u00fancios e marcas todos os dias, ter uma marca forte \u00e9 essencial para ser lembrado. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, o branding bem executado ajuda a criar confian\u00e7a. Quando uma marca \u00e9 consistente em suas mensagens e valores, o p\u00fablico tende a confiar mais nela, o que leva \u00e0 fideliza\u00e7\u00e3o e maior reten\u00e7\u00e3o de clientes. Um estudo da LucidPress revelou que marcas consistentes aumentam sua receita em at\u00e9 33% .<\/p>\n\n\n\n Uma estrat\u00e9gia de branding eficaz deve come\u00e7ar com a defini\u00e7\u00e3o clara da identidade da marca. Isso inclui estabelecer o prop\u00f3sito, a vis\u00e3o, os valores e a personalidade da marca. Esses elementos servem como guias para todas as decis\u00f5es futuras relacionadas \u00e0 comunica\u00e7\u00e3o e posicionamento da marca.<\/p>\n\n\n\n Conhecer o\u00a0p\u00fablico-alvo\u00a0<\/strong>\u00e9 o primeiro passo para a cria\u00e7\u00e3o de uma estrat\u00e9gia de branding s\u00f3lida. Isso inclui entender suas necessidades, desejos, problemas e expectativas. Pesquisas de mercado podem fornecer insights valiosos sobre como sua marca pode se posicionar de forma a atender a essas necessidades de maneira \u00fanica. Segundo um estudo da HubSpot<\/a>, 81% dos consumidores querem que as marcas entendam suas expectativas antes de oferecerem produtos ou servi\u00e7os .<\/p>\n\n\n\n Posicionamento de marca \u00e9 a forma como voc\u00ea deseja que sua marca seja percebida no mercado em compara\u00e7\u00e3o aos concorrentes. Ele deve ser claro, conciso e transmitir o valor \u00fanico que sua marca oferece. Uma vez definido, todas as suas a\u00e7\u00f5es de branding devem estar alinhadas com esse posicionamento.<\/p>\n\n\n\n A\u00a0identidade visual de uma marca<\/strong>\u00a0\u00e9 composta por elementos como cores, tipografia, logotipo e design gr\u00e1fico que ajudam a criar uma associa\u00e7\u00e3o imediata na mente do consumidor. De acordo com um estudo da University of Loyola, Maryland, as cores aumentam o reconhecimento da marca em at\u00e9 80% . As cores escolhidas<\/a> para representar sua marca podem evocar emo\u00e7\u00f5es e influenciar as decis\u00f5es de compra dos consumidores.<\/p>\n\n\n\n O logotipo \u00e9 um dos elementos mais vis\u00edveis da identidade visual de uma marca. Ele deve ser simples, memor\u00e1vel e refletir os valores da empresa. Grandes marcas, como Apple e Nike, possuem logotipos que s\u00e3o instantaneamente reconhec\u00edveis e amplamente associados \u00e0 qualidade e inova\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Manter a consist\u00eancia na identidade visual \u00e9 um ponto b\u00e1sico. Isso significa que todas as formas de comunica\u00e7\u00e3o visual \u2013 seja no site, nas redes sociais, em an\u00fancios ou embalagens \u2013 devem seguir as mesmas diretrizes de design. A consist\u00eancia n\u00e3o apenas refor\u00e7a o reconhecimento da marca, mas tamb\u00e9m transmite profissionalismo e confian\u00e7a ao p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m da\u00a0identidade visual, a voz da marca<\/strong> \u00e9 outro elemento essencial no branding. A voz da marca refere-se ao tom e estilo de comunica\u00e7\u00e3o utilizado em todas as intera\u00e7\u00f5es com o p\u00fablico, seja em campanhas publicit\u00e1rias, atendimento ao cliente ou postagens em redes sociais.<\/p>\n\n\n\n Uma pesquisa da Sprout Social<\/a> revelou que 64% dos consumidores sentem-se conectados com uma marca quando ela compartilha seus valores e cren\u00e7as . A maneira como a marca se comunica deve refletir sua personalidade e estar alinhada com o p\u00fablico que deseja alcan\u00e7ar.<\/p>\n\n\n\n O tom de comunica\u00e7\u00e3o de uma marca pode variar dependendo da plataforma e do p\u00fablico. Por exemplo, uma marca jovem e descolada pode adotar uma linguagem mais informal e divertida em suas redes sociais, enquanto um banco ou uma empresa de seguros, que precisam transmitir seguran\u00e7a e credibilidade, optam por uma comunica\u00e7\u00e3o mais formal e s\u00e9ria.<\/p>\n\n\n\n A experi\u00eancia do cliente est\u00e1 diretamente ligada ao branding. Cada intera\u00e7\u00e3o que o consumidor tem com sua marca, seja online ou offline, contribui para a percep\u00e7\u00e3o geral da marca. Um estudo da PwC mostrou que 73% dos consumidores afirmam que a experi\u00eancia do cliente \u00e9 um fator importante em suas decis\u00f5es de compra . Portanto, garantir que a experi\u00eancia do cliente seja positiva e consistente \u00e9 uma parte crucial para o sucesso do branding.<\/p>\n\n\n\n Com o avan\u00e7o da tecnologia, a personaliza\u00e7\u00e3o<\/strong> tornou-se uma ferramenta poderosa no branding. Empresas que conseguem oferecer uma experi\u00eancia personalizada aumentam as chances de fideliza\u00e7\u00e3o do cliente. Segundo a Epsilon, 80% dos consumidores est\u00e3o mais propensos a fazer neg\u00f3cios com marcas que oferecem experi\u00eancias personalizadas .<\/p>\n\n\n\n Medir o impacto de suas a\u00e7\u00f5es de branding pode ser desafiador, mas \u00e9 fundamental para avaliar o sucesso da sua estrat\u00e9gia. Algumas das m\u00e9tricas mais utilizadas incluem o reconhecimento de marca, a lealdade dos clientes e o valor de marca.<\/p>\n\n\n\n Uma das maneiras de medir o reconhecimento de marca \u00e9 atrav\u00e9s de pesquisas de mercado e m\u00e9tricas de engajamento nas redes sociais. O objetivo \u00e9 entender o qu\u00e3o familiarizado o p\u00fablico est\u00e1 com sua marca e se a associa a aspectos positivos. <\/p>\n\n\n\n O Net Promoter Score (NPS<\/a>) pode ser uma ferramenta \u00fatil para medir o n\u00edvel de lealdade e satisfa\u00e7\u00e3o dos seus clientes. Outra op\u00e7\u00e3o \u00e9 se atentar \u00e0 taxa de reten\u00e7\u00e3o<\/a> dos clientes.<\/p>\n\n\n\n O valor de marca<\/strong> \u00e9 outro indicador importante. Ele representa o quanto os consumidores est\u00e3o dispostos a pagar a mais por um produto ou servi\u00e7o, devido \u00e0 confian\u00e7a e \u00e0 percep\u00e7\u00e3o positiva que possuem sobre sua marca. Marcas como Apple e Starbucks s\u00e3o exemplos de empresas que conseguem cobrar pre\u00e7os premium gra\u00e7as ao valor de suas marcas no mercado.<\/p>\n\n\n\nPor que o branding \u00e9 importante?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Como criar uma estrat\u00e9gia de branding eficaz?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Entendendo o p\u00fablico-alvo<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Posicionamento de marca<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
A import\u00e2ncia da identidade visual<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Cria\u00e7\u00e3o de um logotipo memor\u00e1vel<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Coer\u00eancia na comunica\u00e7\u00e3o visual<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Construindo um tom de voz para a marca<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Tons de comunica\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Experi\u00eancia do cliente e branding<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Personaliza\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Como medir o sucesso do branding<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Reconhecimento de marca<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Lealdade dos clientes<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Valor de marca<\/strong><\/h4>\n\n\n\n