{"id":2610,"date":"2020-08-10T00:00:00","date_gmt":"2020-08-10T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/definir-preco-para-seus-produtos\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:02","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:02","slug":"definir-preco-para-seus-produtos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/definir-preco-para-seus-produtos\/","title":{"rendered":"6 passos para definir pre\u00e7o para seus produtos e garantir lucratividade"},"content":{"rendered":"\n

*Por Thiago Oliveira, da Pre\u00e7o Certo.<\/em><\/p>\n\n\n\n

O pre\u00e7o de um produto \u00e9 uma das etapas mais importantes da venda e pode ser determinante na lucratividade e competitividade de um neg\u00f3cio. Veja como fazer isso!<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Definir o pre\u00e7o de um produto \u00e9 definitivamente uma tarefa importante para qualquer lojista de qualquer segmento.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 aqui que, de acordo com a sua estrat\u00e9gia de forma\u00e7\u00e3o de pre\u00e7o, o lojista determinar\u00e1 o quanto ter\u00e1 de lucro com a venda de cada produto.<\/p>\n\n\n\n

Qualquer erro durante o processo implicar\u00e1 em preju\u00edzos futuros<\/strong> na opera\u00e7\u00e3o do neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Por isso preste bastante aten\u00e7\u00e3o ao processo que o time de especialistas em precifica\u00e7\u00e3o do Pre\u00e7o Certo<\/a> criou para compartilhar com voc\u00ea neste artigo.<\/p>\n\n\n\n

Um resumo sobre precifica\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A precifica\u00e7\u00e3o<\/a> \u00e9 um processo<\/strong> onde o lojista tem o objetivo de definir o pre\u00e7o de um produto, buscando obter lucro<\/strong>, ao final de cada m\u00eas e dessa maneira, fazer o neg\u00f3cio crescer.<\/p>\n\n\n\n

Por ser um processo, \u00e9 necess\u00e1rio planejamento, execu\u00e7\u00e3o, an\u00e1lise, monitoramento e corre\u00e7\u00e3o. E, para garantir sua efici\u00eancia, \u00e9 essencial que todas essas a\u00e7\u00f5es fa\u00e7am parte da rotina do neg\u00f3cio da empresa.<\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m \u00e9 preciso ter em mente que, ao formar o pre\u00e7o de um produto, voc\u00ea est\u00e1 passando ao cliente uma forma de ele remunerar o seu neg\u00f3cio, al\u00e9m de mostrar ao mercado a representa\u00e7\u00e3o financeira da proposta de valor<\/strong> deste produto.<\/p>\n\n\n\n

Agora que temos a vis\u00e3o correta da precifica\u00e7\u00e3o, vamos \u00e0s etapas que voc\u00ea precisa seguir para ter efici\u00eancia e garantir lucratividade.<\/p>\n\n\n\n

Etapas para calcular o pre\u00e7o de venda de um produto<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

1. Analise os seus indicadores <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Para come\u00e7ar de uma maneira correta e segura, voc\u00ea deve se basear em m\u00e9tricas, dados e insumos.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 necess\u00e1rio analisar o real cen\u00e1rio em que o neg\u00f3cio se encontra para conhecer os pontos fortes e fracos, al\u00e9m de identificar as oportunidades e poss\u00edveis amea\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n

Atrav\u00e9s de indicadores e margens,\u00e9 poss\u00edvel conhecer a fundo o cen\u00e1rio da empresa e tra\u00e7ar estrat\u00e9gias para lucrar mais e atingir patamares elevados nas vendas.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

A recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 conhecer sua margem m\u00e9dia atual e o seu capital de giro<\/a> para ter certeza do seu lucro e da sua necessidade de caixa, respectivamente.<\/p>\n\n\n\n

Ap\u00f3s analisar os indicadores e margens, voc\u00ea est\u00e1 pronto para avan\u00e7ar para a pr\u00f3xima etapa.<\/p>\n\n\n\n

2. Defina a rentabilidade do seu neg\u00f3cio<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Antes de definir o pre\u00e7o de venda, o lojista deve fazer a seguinte pergunta: qual \u00e9 o lucro l\u00edquido que eu desejo obter com o meu neg\u00f3cio?<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Responder esta pergunta permite entender que \u00e9 atrav\u00e9s do lucro desejado que o lojista come\u00e7a a desdobrar a estrat\u00e9gia de precifica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Guarde essa ideia: o pre\u00e7o deve partir do lucro desejado<\/strong>, e n\u00e3o o contr\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n

3. Compare o cen\u00e1rio atual ao cen\u00e1rio ideal<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Para esta etapa, o foco estar\u00e1 em 3 indicadores: o faturamento, capital de giro e a margem de contribui\u00e7\u00e3o<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Ser\u00e1 necess\u00e1rio observar e analisar o quanto eles precisar\u00e3o se adaptar para atingir o resultado ideal<\/strong>, pois essas <\/strong>mudan\u00e7as v\u00e3o impactar a rotina financeira<\/a> da empresa.<\/p>\n\n\n\n

Realizando a apura\u00e7\u00e3o da necessidade de incrementos ou decrementos marginais, provisionamento de caixa e at\u00e9 o faturamento necess\u00e1rio para gerar um determinado percentual de lucro l\u00edquido, voc\u00ea ter\u00e1 um norte na execu\u00e7\u00e3o de melhores planos de a\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\n
\n

Acesse a calculadora de pre\u00e7os para e-commerce e entenda sua margem de lucro<\/u><\/a><\/strong><\/p>\n<\/div><\/div>\n<\/div><\/div>\n\n\n\n

\"definir<\/figure>\n\n\n\n

4. Estruturar a precifica\u00e7\u00e3o <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Ap\u00f3s realizar os passos anteriores, \u00e9 poss\u00edvel come\u00e7ar a dar vida ao pre\u00e7o de venda.<\/p>\n\n\n\n

Para tornar mais f\u00e1cil a visualiza\u00e7\u00e3o desta etapa, vamos divid\u00ed-la em sub-etapas. <\/p>\n\n\n\n

4.1 Testes de pre\u00e7os;<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Baseado nos resultados obtidos das an\u00e1lises das suas margens e indicadores, elabore hip\u00f3teses para os pre\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Levando em conta fatores internos e externos, o pre\u00e7o de venda do seu produto ser\u00e1 X ou Y? <\/p>\n\n\n\n

4.2 Pesquisa de concorr\u00eancia;<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Vender mais barato que o seu concorrente at\u00e9 pode ser uma op\u00e7\u00e3o, mas antes voc\u00ea precisa saber a sua margem de lucro atual de cada produto (ou margem de contribui\u00e7\u00e3o) e o real impacto do pre\u00e7o utilizado em seus indicadores.<\/p>\n\n\n\n

A pesquisa de pre\u00e7os pode dar ao lojista uma vis\u00e3o de m\u00e1ximos e m\u00ednimos <\/strong>aplicados no setor, a fim de manter a competitividade, o que \u00e9 muito importante no varejo.<\/p>\n\n\n\n

4.3 Valida\u00e7\u00e3o de margens e metas de venda do produto;<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Utilizando as hip\u00f3teses de pre\u00e7os e os par\u00e2metros da concorr\u00eancia, pode-se colocar em pr\u00e1tica os valores e definir as metas de venda.<\/p>\n\n\n\n

Para esta etapa, voc\u00ea pode contar com a seguinte f\u00f3rmula:<\/p>\n\n\n\n

Receita = Pre\u00e7o de Venda x Quantidade Vendida<\/p>\n\n\n\n

A receita \u00e9 diretamente proporcional ao pre\u00e7o de venda e \u00e0 quantidade vendida.<\/p>\n\n\n\n

Assim, ao alterar qualquer uma dessas m\u00e9tricas, a receita ir\u00e1 acompanhar essa mudan\u00e7a tamb\u00e9m.<\/p>\n\n\n\n

Um outro ponto que costuma trazer resultados, principalmente no varejo, \u00e9 a defini\u00e7\u00e3o de metas para vendedores.<\/p>\n\n\n\n

Para isso, o lojista pode explorar a comiss\u00e3o de vendedores<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Esse comissionamento deve ser estrat\u00e9gico e se basear na ideia de que, se os vendedores atingirem suas metas, o neg\u00f3cio tamb\u00e9m vai atingir os objetivos!<\/p>\n\n\n\n

A comiss\u00e3o funcionaria como uma forma de incentivo para alcan\u00e7ar resultados com mais velocidade.<\/p>\n\n\n\n

4.4 Defini\u00e7\u00e3o da meta para os indicadores financeiros;<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Metas s\u00e3o objetivos quantitativos a serem alcan\u00e7ados, ou seja, podem ser metrificados.  <\/p>\n\n\n\n

O mesmo vale para os indicadores financeiros, por isso voc\u00ea pode e deve estabelecer metas, em forma de n\u00fameros, para cada um de seus indicadores.<\/p>\n\n\n\n

Um dica que podemos dar a respeito do tema \u00e9 conhecer um pouco mais sobre os indicadores de vendas<\/a> da sua empresa, ou conferir este Guia de Indicadores do Varejo<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

4.5 Mensurar e preparar o caixa;<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Com as metas de faturamento e capital de giro definidas, \u00e9 poss\u00edvel preparar o caixa da empresa para as vendas, pois at\u00e9 mesmo para vender, \u00e9 preciso ter caixa.<\/p>\n\n\n\n

Fa\u00e7a a verifica\u00e7\u00e3o do caixa para saber se h\u00e1 verba suficiente para operar ou se haver\u00e1 a necessidade de pedir algum empr\u00e9stimo.<\/p>\n\n\n\n

5. Monitore a performance da sua estrat\u00e9gia <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Um fato sobre o varejo: quando nos movimentamos, o mercado e a concorr\u00eancia tamb\u00e9m v\u00e3o se movimentar. Por essa raz\u00e3o, \u00e9 fundamental monitorar constantemente as suas margens e, se for preciso, reajust\u00e1-las.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio ajustar pre\u00e7os de todos os produtos, mas pelo menos observar os 9 ou 10 produtos que mais vendem e geram resultados,<\/strong> e, ent\u00e3o, realizar os testes.<\/p>\n\n\n\n

Assim, \u00e9 poss\u00edvel medir o real crescimento do neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

6. Apure os resultados <\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Voc\u00ea chegou na \u00faltima etapa, onde ser\u00e1 necess\u00e1rio apurar os resultados e validar as mudan\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n

Mas como se trata de um processo, o que temos aqui \u00e9, na verdade, um ciclo. Ent\u00e3o, ao finalizar essa etapa, ser\u00e1 necess\u00e1rio recome\u00e7ar todas as etapas anteriores. <\/p>\n\n\n\n

Essa revis\u00e3o e os reajustes ajudam a operar com mais seguran\u00e7a e menos riscos de ter preju\u00edzos nas vendas.<\/p>\n\n\n\n

Vale lembrar que o varejo \u00e9 din\u00e2mico, o mercado muda constantemente e quem n\u00e3o acompanha as mudan\u00e7as \u00e9 deixado para tr\u00e1s. <\/p>\n\n\n\n

Conclus\u00e3o<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Definitivamente n\u00e3o existem segredos, atalhos ou f\u00f3rmula m\u00e1gica para precificar um produto de maneira eficiente.<\/p>\n\n\n\n

A precifica\u00e7\u00e3o \u00e9 um processo que exige estrat\u00e9gia, planejamento, disciplina, monitoramento e an\u00e1lises para se garantir bons resultados.<\/p>\n\n\n\n

Como visto, esse conjunto de a\u00e7\u00f5es precisa fazer parte da rotina do lojista, pois al\u00e9m de aproxim\u00e1-lo da realidade financeira da empresa, far\u00e1 com que esteja sempre atualizado em rela\u00e7\u00e3o aos seus resultados.<\/p>\n\n\n\n

Isso trar\u00e1 seguran\u00e7a na precifica\u00e7\u00e3o, diminuindo o risco de realizar vendas no preju\u00edzo e otimizando a lucratividade.<\/p>\n\n\n\n

Para agregar mais informa\u00e7\u00f5es e tornar esse processo ainda mais simples, disponibilizamos o guia sobre forma\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os<\/a>. Nele \u00e9 poss\u00edvel encontrar detalhes e dicas a respeito dos indicadores e de todo processo na forma\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os.<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

Lucro presumido o que \u00e9 e como calcular?<\/a><\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 capital de giro? Entenda de uma vez por todas!<\/a><\/p>\n\n\n\n

Empr\u00e9stimo para empresa: como o cr\u00e9dito pode alavancar suas vendas?<\/a><\/p>\n\n\n\n

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