{"id":2610,"date":"2020-08-10T00:00:00","date_gmt":"2020-08-10T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/definir-preco-para-seus-produtos\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:02","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:02","slug":"definir-preco-para-seus-produtos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/definir-preco-para-seus-produtos\/","title":{"rendered":"6 passos para definir pre\u00e7o para seus produtos e garantir lucratividade"},"content":{"rendered":"\n
*Por Thiago Oliveira, da Pre\u00e7o Certo.<\/em><\/p>\n\n\n\n Definir o pre\u00e7o de um produto \u00e9 definitivamente uma tarefa importante para qualquer lojista de qualquer segmento.\u00a0<\/p>\n\n\n\n \u00c9 aqui que, de acordo com a sua estrat\u00e9gia de forma\u00e7\u00e3o de pre\u00e7o, o lojista determinar\u00e1 o quanto ter\u00e1 de lucro com a venda de cada produto.<\/p>\n\n\n\n Qualquer erro durante o processo implicar\u00e1 em preju\u00edzos futuros<\/strong> na opera\u00e7\u00e3o do neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n Por isso preste bastante aten\u00e7\u00e3o ao processo que o time de especialistas em precifica\u00e7\u00e3o do Pre\u00e7o Certo<\/a> criou para compartilhar com voc\u00ea neste artigo.<\/p>\n\n\n\n A precifica\u00e7\u00e3o<\/a> \u00e9 um processo<\/strong> onde o lojista tem o objetivo de definir o pre\u00e7o de um produto, buscando obter lucro<\/strong>, ao final de cada m\u00eas e dessa maneira, fazer o neg\u00f3cio crescer.<\/p>\n\n\n\n Por ser um processo, \u00e9 necess\u00e1rio planejamento, execu\u00e7\u00e3o, an\u00e1lise, monitoramento e corre\u00e7\u00e3o. E, para garantir sua efici\u00eancia, \u00e9 essencial que todas essas a\u00e7\u00f5es fa\u00e7am parte da rotina do neg\u00f3cio da empresa.<\/p>\n\n\n\n Tamb\u00e9m \u00e9 preciso ter em mente que, ao formar o pre\u00e7o de um produto, voc\u00ea est\u00e1 passando ao cliente uma forma de ele remunerar o seu neg\u00f3cio, al\u00e9m de mostrar ao mercado a representa\u00e7\u00e3o financeira da proposta de valor<\/strong> deste produto.<\/p>\n\n\n\n Agora que temos a vis\u00e3o correta da precifica\u00e7\u00e3o, vamos \u00e0s etapas que voc\u00ea precisa seguir para ter efici\u00eancia e garantir lucratividade.<\/p>\n\n\n\n Para come\u00e7ar de uma maneira correta e segura, voc\u00ea deve se basear em m\u00e9tricas, dados e insumos.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 necess\u00e1rio analisar o real cen\u00e1rio em que o neg\u00f3cio se encontra para conhecer os pontos fortes e fracos, al\u00e9m de identificar as oportunidades e poss\u00edveis amea\u00e7as.<\/p>\n\n\n\n Atrav\u00e9s de indicadores e margens,\u00e9 poss\u00edvel conhecer a fundo o cen\u00e1rio da empresa e tra\u00e7ar estrat\u00e9gias para lucrar mais e atingir patamares elevados nas vendas.<\/strong><\/p>\n\n\n\n A recomenda\u00e7\u00e3o \u00e9 conhecer sua margem m\u00e9dia atual e o seu capital de giro<\/a> para ter certeza do seu lucro e da sua necessidade de caixa, respectivamente.<\/p>\n\n\n\n Ap\u00f3s analisar os indicadores e margens, voc\u00ea est\u00e1 pronto para avan\u00e7ar para a pr\u00f3xima etapa.<\/p>\n\n\n\n Antes de definir o pre\u00e7o de venda, o lojista deve fazer a seguinte pergunta: qual \u00e9 o lucro l\u00edquido que eu desejo obter com o meu neg\u00f3cio?<\/strong><\/p>\n\n\n\n Responder esta pergunta permite entender que \u00e9 atrav\u00e9s do lucro desejado que o lojista come\u00e7a a desdobrar a estrat\u00e9gia de precifica\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Guarde essa ideia: o pre\u00e7o deve partir do lucro desejado<\/strong>, e n\u00e3o o contr\u00e1rio.<\/p>\n\n\n\n Para esta etapa, o foco estar\u00e1 em 3 indicadores: o faturamento, capital de giro e a margem de contribui\u00e7\u00e3o<\/a>.<\/p>\n\n\n\n Ser\u00e1 necess\u00e1rio observar e analisar o quanto eles precisar\u00e3o se adaptar para atingir o resultado ideal<\/strong>, pois essas <\/strong>mudan\u00e7as v\u00e3o impactar a rotina financeira<\/a> da empresa.<\/p>\n\n\n\n Realizando a apura\u00e7\u00e3o da necessidade de incrementos ou decrementos marginais, provisionamento de caixa e at\u00e9 o faturamento necess\u00e1rio para gerar um determinado percentual de lucro l\u00edquido, voc\u00ea ter\u00e1 um norte na execu\u00e7\u00e3o de melhores planos de a\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\nO pre\u00e7o de um produto \u00e9 uma das etapas mais importantes da venda e pode ser determinante na lucratividade e competitividade de um neg\u00f3cio. Veja como fazer isso!<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Um resumo sobre precifica\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Etapas para calcular o pre\u00e7o de venda de um produto<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
1. Analise os seus indicadores <\/strong><\/h4>\n\n\n\n
2. Defina a rentabilidade do seu neg\u00f3cio<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
3. Compare o cen\u00e1rio atual ao cen\u00e1rio ideal<\/strong><\/h4>\n\n\n\n