{"id":2640,"date":"2020-08-27T00:00:00","date_gmt":"2020-08-27T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/comportamento-do-consumidor-em-tempo-de-coronavirus\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:04","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:04","slug":"comportamento-do-consumidor-em-tempo-de-coronavirus","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/comportamento-do-consumidor-em-tempo-de-coronavirus\/","title":{"rendered":"Comportamento do consumidor em tempo de coronav\u00edrus"},"content":{"rendered":"\n
A pandemia causada pelo Covid-19 transformou a vida das pessoas de muitas formas, desde os seus h\u00e1bitos di\u00e1rios mais simples, como sair de casa para trabalhar e estudar, at\u00e9 os h\u00e1bitos que acontecem com menos frequ\u00eancia, como ir ao m\u00e9dico, visitar parentes distantes, viajar, entre outros. Mas uma coisa que mudou radicalmente e observada pelo mercado foi o comportamento do consumidor.<\/p>\n\n\n\n
Para prevenir a doen\u00e7a, muitas pessoas t\u00eam evitado ao m\u00e1ximo sair nas ruas. Como consequ\u00eancia disso, as lojas f\u00edsicas<\/a> sentiram um impacto negativo em suas vendas e, por isso, logo buscaram alternativas no varejo online.<\/p>\n\n\n\n Segundo o estudo da Kantar<\/a>, nos \u00faltimos meses a maioria das pessoas ficou em casa, saindo apenas para algumas atividades essenciais, como ir ao mercado, farm\u00e1cia, etc. Contudo, 12% das pessoas afirmaram n\u00e3o sair de casa para nada, 35% saem para atividades essenciais e trabalham, 33% saem para atividades essenciais e n\u00e3o trabalham e 20% das pessoas continuaram saindo normalmente para trabalhar.<\/p>\n\n\n\n Isso significa que esses 12% foram o que mais modificaram seus h\u00e1bitos de consumo, pois uma vez que uma pessoa n\u00e3o sai de casa para nada, ela precisa comprar tudo de forma online ou por delivery.<\/p>\n\n\n\n A primeira mudan\u00e7a que pode ser notada logo no in\u00edcio da pandemia \u00e9 que o n\u00famero das vendas online aumentou 81%<\/a>, mas o p\u00fablico no geral procurou por itens de necessidade b\u00e1sica e diminuiu a compra de outros produtos sazonais.<\/p>\n\n\n\n Um outro estudo, publicado pela Nielsen<\/a>, traz que nas primeiras semanas ap\u00f3s o 1\u00ba caso diagnosticado no Brasil, os setores que mais tiveram crescimento nas vendas foram: limpeza, commodities, mercearia e medicamentos.<\/p>\n\n\n\n Ap\u00f3s as primeiras semanas, pode-se notar um aumento na busca por produtos ligados \u00e0 tecnologia e escrit\u00f3rio (provavelmente por conta de que muitas pessoas come\u00e7aram a trabalhar em modelo home office<\/a>).<\/p>\n\n\n\n Dados do Google Trends<\/a> mostram que somente na primeira semana de maio, a busca por “cadeira de escrit\u00f3rios” aumentou mais de 50% em rela\u00e7\u00e3o a m\u00e9dia do ano.<\/p>\n\n\n\n Outros produtos que merecem destaque s\u00e3o os ligados a divers\u00e3o e entretenimento, como instrumentos musicais, jogos de tabuleiro, jogos eletr\u00f4nicos e livros digitais. Al\u00e9m desses, houve um grande aumento na busca por produtos fitness, como halteres e esteira ergom\u00e9trica.<\/p>\n\n\n\n Em resumo, o estudo da Nielsen identificou seis etapas do comportamento do consumidor durante a pandemia.<\/p>\n\n\n\n Foi clara e r\u00e1pida a mudan\u00e7a de comportamento por partes dos lojistas. A maioria precisou fechar suas lojas f\u00edsicas, ent\u00e3o buscaram alternativas para vender na internet, por meio de e-commerce pr\u00f3prio, redes sociais ou marketplaces.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, muitas pessoas perderam seus empregos ou tiveram diminui\u00e7\u00e3o de sal\u00e1rio por conta da redu\u00e7\u00e3o da jornada de trabalho e isso abriu espa\u00e7o para que elas investissem em alternativas vendendo pela internet.<\/p>\n\n\n\n Ficou claro que as compras e vendas online se tornaram tend\u00eancia, inclusive trazendo aos e-commerces produtos que at\u00e9 ent\u00e3o eram pouco comuns de se encontrar, especialmente no setor de alimentos, bebidas e rem\u00e9dios, ou seja, essa mudan\u00e7a no comportamento do consumidor abre espa\u00e7o para que cada vez mais neg\u00f3cios digitais apare\u00e7am, inclusive para quem n\u00e3o tem nenhuma experi\u00eancia online, pois plataformas como os marketplaces<\/a> surgem como alternativas.<\/p>\n\n\n\n Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n O que \u00e9 marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos<\/a><\/p>\n\n\n\n Consumidor 4.0 e a import\u00e2ncia de buscar novos canais de venda<\/a><\/p>\n\n\n\nComo est\u00e1 o comportamento do consumidor no online?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Como os lojistas entenderam o comportamento do consumidor?<\/strong><\/h2>\n\n\n\n