{"id":2649,"date":"2020-11-09T00:00:00","date_gmt":"2020-11-09T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/como-fazer-uma-promocao-de-vendas\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:04","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:04","slug":"como-fazer-uma-promocao-de-vendas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/como-fazer-uma-promocao-de-vendas\/","title":{"rendered":"Como fazer uma promo\u00e7\u00e3o de vendas?"},"content":{"rendered":"\n

Uma promo\u00e7\u00e3o de vendas traz in\u00fameras vantagens para ampliar o engajamento do cliente. Veja como criar uma a\u00e7\u00e3o desse tipo<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Fazer uma promo\u00e7\u00e3o de vendas \u00e9 uma excelente forma de engajar mais clientes com seus produtos e ampliar seus resultados. Mas \u00e9 claro que tudo precisa ser muito bem estruturado para que a a\u00e7\u00e3o valha a pena e gere um retorno relevante.<\/p>\n\n\n\n

Tudo come\u00e7a pela an\u00e1lise e entendimento de seu pr\u00f3prio neg\u00f3cio e, claro, a defini\u00e7\u00e3o de um objetivo com a promo\u00e7\u00e3o que ir\u00e1 criar. Por isso, comece se perguntando: \u201cPor que irei criar uma a\u00e7\u00e3o, e quem pretendo impactar com ela?\u201d A resposta para essa pergunta ir\u00e1 ajudar na constru\u00e7\u00e3o da base de sua estrat\u00e9gia comercial e ir\u00e1 guiar todo o processo.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea pretende criar uma promo\u00e7\u00e3o de vendas e quer saber a melhor forma de estruturar essa inten\u00e7\u00e3o, fique atento a nossas dicas a seguir: <\/p>\n\n\n\n

Analise seus produtos mais estrat\u00e9gicos para uma a\u00e7\u00e3o comercial<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Para fazer uma promo\u00e7\u00e3o de vendas, \u00e9 preciso come\u00e7ar com uma boa an\u00e1lise de seus produtos. Quais deles s\u00e3o mais ou menos vendidos, aqueles que mais contribuem<\/a> para o faturamento total de sua loja, ou mesmo aqueles que est\u00e3o h\u00e1 muito tempo parados no estoque<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Ao  segmentar os produtos voc\u00ea saber\u00e1 mais sobre a natureza de cada item e como eles interagem com as vendas de sua loja. <\/p>\n\n\n\n

Saiba quais a\u00e7\u00f5es fazem mais sentido para cada item<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Ao conhecer mais o perfil dos itens que voc\u00ea vende, \u00e9 preciso entender as a\u00e7\u00f5es e objetivos que fazem mais sentido para cada um.<\/p>\n\n\n\n

Por exemplo: se os custos de estoque est\u00e3o impactando muito sua receita, vale a pena priorizar itens mais problem\u00e1ticos nesse sentido, ou seja, aqueles que demandam muito espa\u00e7o e tem baixa demanda pelos consumidores. Neste caso, como eles n\u00e3o possuem tantos clientes, \u00e9 preciso planejar formas de torn\u00e1-los mais interessantes para os clientes. <\/p>\n\n\n\n

Algo que pode funcionar nesse caso \u00e9 a cria\u00e7\u00e3o de kits com alguns destes itens que tenham similaridade entre si. \u00c9 uma forma de vender v\u00e1rios produtos de uma s\u00f3 vez e tornar o frete mais barato para eles.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 claro que esta \u00e9 apenas uma situa\u00e7\u00e3o e voc\u00ea pode descobrir muitas outras que se encaixem melhor com seu prop\u00f3sito comercial. <\/p>\n\n\n\n

Entenda as melhores datas e oportunidades para uma promo\u00e7\u00e3o de vendas<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

H\u00e1 todo momento existem clientes buscando as melhores oportunidades de neg\u00f3cio para produtos diferentes. Por isso, a hora certa de criar uma promo\u00e7\u00e3o de vendas \u00e9: sempre. Quando voc\u00ea entender que uma a\u00e7\u00e3o promocional faz sentido para seu neg\u00f3cio, apenas estruture sua campanha e comece a agir!<\/p>\n\n\n\n

Mas \u00e9 claro que h\u00e1 momentos ao longo do ano em que os clientes est\u00e3o na expectativa por a\u00e7\u00f5es comerciais de todos os varejistas ou de lojistas de determinado setor. S\u00e3o datas como Dia das M\u00e3es, Dia dos Pais, Dia das Crian\u00e7as, Black Friday e Natal, por exemplo. Em momentos assim \u00e9 bem importante sua loja saber quando e onde se inserir com uma promo\u00e7\u00e3o de vendas, j\u00e1 que ignorar essas datas pode tornar seus concorrentes mais interessantes e te fazer perder \u00f3timas oportunidades de neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, nos marketplaces existem a\u00e7\u00f5es especiais ao longo do ano focadas em algumas categorias ou at\u00e9 de comemora\u00e7\u00e3o de anivers\u00e1rio das marcas, como a Americanas, por exemplo. Geralmente h\u00e1 um grande fluxo de clientes que s\u00e3o impactados por a\u00e7\u00f5es de ads e e-mail marketing em datas assim. Por isso, tamb\u00e9m vale entender como se posicionar nesses momentos para aproveitar o alto tr\u00e1fego que os sites recebem.<\/p>\n\n\n\n

Crie ou entre em campanhas nos marketplaces<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Alguns canais, como o B2W Marketplace, por exemplo, podem criar campanhas de frete, desconto no pre\u00e7o do produto ou formas de pagamento durante datas ou a\u00e7\u00f5es comerciais. Neste caso, o parceiro s\u00f3 precisa fazer uma ades\u00e3o r\u00e1pida para aplicar a promo\u00e7\u00e3o de vendas sobre seus produtos.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 preciso ter em mente \u00e9 de apenas escolher as campanhas que fa\u00e7am sentido para sua estrat\u00e9gia comercial sem impactar seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

Por outro lado, aderir a estas campanhas pode ser estimulante para suas vendas, j\u00e1 que ajuda a atrair mais clientes e converter mais vendas para sua loja.<\/p>\n\n\n\n

Algumas campanhas podem ter uma porcentagem subsidiada pelo marketplace. Por exemplo, uma campanha com cashback de 10% para quem utilizar a AME como forma de pagamento, pode ter 5% desse total sendo garantido pelo pr\u00f3prio canal de marketplace. A\u00ed, sua loja s\u00f3 precisa entender se consegue arcar com outros 5% para aderir \u00e0 campanha e engajar mais clientes.<\/p>\n\n\n\n

\"promo\u00e7\u00e3o<\/figure>\n\n\n\n

Turbine sua a\u00e7\u00e3o com an\u00fancios patrocinados<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Com toda a a\u00e7\u00e3o comercial definida, \u00e9 importante entender se n\u00e3o vale a pena impulsionar a visibilidade de seus produtos neste momento.<\/p>\n\n\n\n

Uma forma de fazer isso \u00e9 criar campanhas de an\u00fancios patrocinados que aumentem a divulga\u00e7\u00e3o de seus produtos e promo\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n

Com an\u00fancios patrocinados<\/a>, seus itens conseguem aparecer mais para o cliente. E em posi\u00e7\u00f5es dos sites e momentos estrat\u00e9gicos. Ou seja, eles ficam mais vis\u00edveis e na hora em que o cliente estiver pesquisando por itens relacionados aos seus. \u00c9 uma combina\u00e7\u00e3o que ajuda muito na hora de converter.<\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea define quanto ir\u00e1 investir nestas a\u00e7\u00f5es. O importante \u00e9 saber bem a sua expectativa de retorno com as vendas daquele item. Isto \u00e9: se o produto tem uma margem muito baixa e \u00e9 bastante nichado, \u00e9 importante fazer investimentos mais controlados. Por outro lado, itens com boa margem de lucro e alta demanda podem ter excelente desempenho quando alcan\u00e7am mais pessoas e, por isso, justificam um investimento mais alto em m\u00eddia paga.<\/p>\n\n\n\n

Analise sua performance de vendas e melhore suas campanhas<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Toda a\u00e7\u00e3o promocional deixa um legado para o lojista. Por tr\u00e1s de grandes sucessos de vendas h\u00e1 uma estrat\u00e9gia muito bem definida e que precisa ser observada mais atentamente para que se aprenda com todos os acertos.<\/p>\n\n\n\n

Da mesma forma, os erros exigem uma boa an\u00e1lise para que se entenda em que momento a estrat\u00e9gia falhou e o que precisa ser ajustado dali pra frente.<\/p>\n\n\n\n

Toda a\u00e7\u00e3o comercial gera dados que trazem insights importantes sobre cada ponto da a\u00e7\u00e3o. Por exemplo: se seus an\u00fancios tiveram muitos cliques, mas poucas convers\u00f5es, voc\u00ea pode ter vis\u00f5es como:<\/p>\n\n\n\n