{"id":2670,"date":"2020-08-04T00:00:00","date_gmt":"2020-08-04T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/cobertura-forum-e-commerce-brasil-o-futuro-da-cauda-longa\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:05","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:05","slug":"cobertura-forum-e-commerce-brasil-o-futuro-da-cauda-longa","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/cobertura-forum-e-commerce-brasil-o-futuro-da-cauda-longa\/","title":{"rendered":"F\u00f3rum E-Commerce Brasil – O futuro da cauda longa"},"content":{"rendered":"\n
Nesta semana, durante os dias 28, 29 e 30, estar\u00e1 acontecendo a 20\u00aa edi\u00e7\u00e3o do F\u00f3rum E-Commerce Brasil. Em sua primeira edi\u00e7\u00e3o global, o evento contar\u00e1 com a participa\u00e7\u00e3o de palestrantes em tr\u00eas pa\u00edses diferentes: Brasil, Estados Unidos e Inglaterra.<\/p>\n\n\n\n
A equipe B2W Marketplace acompanhou o evento e traz para o blog a cobertura dos momentos de maior destaque nestes tr\u00eas dias de muito conte\u00fado, tend\u00eancias e informa\u00e7\u00e3o para quem vende no mercado online. <\/p>\n\n\n\n
Chris Anderson, autor do livro \u201cA Cauda Longa: Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho\u201d, trouxe para os congressistas do F\u00f3rum E-Commerce Brasil alguns pontos muito interessantes sobre o seu objeto de pesquisa h\u00e1 tantos anos. <\/p>\n\n\n\n
Ele come\u00e7ou sua palestra mostrando o que era relevante para o mercado 20 anos atr\u00e1s e o que se mostra relevante hoje. Mais uma vez, em sua opini\u00e3o, a cauda longa n\u00e3o falha. Para exemplificar isso, Anderson apresentou os canais mais vistos no YouTube, dividindo-os em:<\/p>\n\n\n\n
E por incr\u00edvel que pare\u00e7a, as pessoas comuns est\u00e3o roubando a cena na internet. Por mais que canais de marcas ainda tenham mais inscritos, os de pessoas que criam conte\u00fado por conta pr\u00f3pria t\u00eam mais acessos. Sejam canais de culin\u00e1ria, de v\u00eddeos c\u00f4micos, de m\u00fasica\u2026 \u00c9 o nicho se mostrando um forte aliado de quem quer estar presente no mercado.<\/p>\n\n\n\n
Anderson pontuou, para quem ainda n\u00e3o estivesse familiarizado com as diretrizes da cauda longa, que ela \u00e9 conduzida pela equa\u00e7\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n
Aumento de op\u00e7\u00f5es <\/strong><\/p>\n\n\n\n +<\/strong><\/p>\n\n\n\n Diminui\u00e7\u00e3o dos custos de busca<\/strong> <\/strong><\/p>\n\n\n\n =<\/strong><\/p>\n\n\n\n Melhor satisfa\u00e7\u00e3o dos consumidores<\/strong><\/p>\n\n\n\n Ou seja, quanto mais op\u00e7\u00f5es existem no mercado e quanto mais barato for para o cliente ter acesso a elas, mais satisfeito ele ficar\u00e1, afinal, maiores as chances de ele encontrar realmente o que procura. Por exemplo, hoje, talvez ele n\u00e3o queira encontrar apenas uma loja que venda camisetas, mas, sim, uma loja que venda camisetas de super-her\u00f3is. <\/p>\n\n\n\n E at\u00e9 mesmo os maiores players do mercado, percebendo a for\u00e7a da cauda longa (ou seja, do mercado de nicho), est\u00e3o se abrindo para isso. \u00c9 neste cen\u00e1rio que surgem os marketplaces, que abrem espa\u00e7o para que mercados de nicho entrem em seus sites, ampliando os seus sortimentos. <\/p>\n\n\n\n Para finalizar, o autor trouxe ainda segmentos importante do mercado nos quais os mercados de cauda longa<\/a> se destacaram, abrindo espa\u00e7o para mais pessoas:<\/p>\n\n\n\n Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n Como identificar um nicho de mercado para vender online?<\/a><\/p>\n\n\n\n Cauda longa e oportunidades no marketplace<\/a><\/p>\n\n\n\n