{"id":2707,"date":"2020-08-04T00:00:00","date_gmt":"2020-08-04T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/conversational-commerce-a-era-das-conversas\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:10","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:10","slug":"conversational-commerce-a-era-das-conversas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/conversational-commerce-a-era-das-conversas\/","title":{"rendered":"F\u00f3rum E-Commerce Brasil: Conversational commerce"},"content":{"rendered":"\n
Raphael Vasconcellos \u00e9 VP\/Head of Creative Shop do Facebook e trouxe para o F\u00f3rum E-Commerce Brasil a tend\u00eancia do varejo online que tem despontado em diversos mercados, principalmente o asi\u00e1tico: o conversational commerce<\/strong>. Traduzindo, seria algo como o com\u00e9rcio de conversa\u00e7\u00e3o. \u00c9 quando o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico \u00e9 realizado por v\u00e1rios meios de conversa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Hoje, cada vez mais pessoas querem entrar em contato com as empresas por meio de mensagens – ainda que n\u00e3o seja exatamente para realizar uma compra. Elas querem tirar d\u00favidas, fazer sugest\u00f5es… Mas o e-commerce pode se aproveitar desta tend\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n De acordo com dados que Vasconsellos trouxe em sua apresenta\u00e7\u00e3o, na \u00c1sia (onde esse mercado j\u00e1 \u00e9 bastante explorado, onde a conversa sobre conversational commerce j\u00e1 est\u00e1 bastante avan\u00e7ada), 2\/3 das pessoas pontuaram que comprariam mais online se pudessem fazer isso por mensagens.<\/p>\n\n\n\n Neste per\u00edodo de quarentena, se viu como as lives<\/em> se tornarem comuns. De acordo com sua experi\u00eancia no mercado, o VP afirmou que \u00e9 poss\u00edvel fazer delas an\u00fancios, que depois podem se desdobrar em conversas com os clientes, ocasionando vendas.<\/p>\n\n\n\n Foi apresentado o case de uma empresa asi\u00e1tica que transformou o seu cat\u00e1logo de produtos em figurinhas do WhatsApp, assim, ficou mais f\u00e1cil de mostrar os produtos para os clientes. Isso naturaliza a conversa, tornando-a mais simp\u00e1tica ao consumidor, aumentando a possibilidade de convers\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Ao ser questionado se isso tamb\u00e9m funcionaria para os pequenos lojistas, Vasconsellos foi taxativo: funciona principalmente para eles! De acordo com ele, o uso dessas ferramentas para neg\u00f3cios foi pensado exatamente para opera\u00e7\u00f5es menores e n\u00e3o para empresas muito grandes, que podem, inclusive, estruturar suas pr\u00f3prias plataformas. \u201cOs pequenos usam melhor e de forma mais fluida as plataformas de conversa que j\u00e1 existem, como WhatsApp, Messenger e Facebook Shop\u201d, pontuou o VP.<\/p>\n\n\n\n Para quem quer come\u00e7ar, a dica dele \u00e9:<\/p>\n\n\n\n N\u00e3o deixe o seu cliente falando sozinho!<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Conversational commerce: o com\u00e9rcio como ambiente de di\u00e1logo, atrav\u00e9s de diferentes meios de comunica\u00e7\u00e3o Raphael Vasconcellos \u00e9 VP\/Head of Creative […]<\/p>\n","protected":false},"author":30,"featured_media":2710,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[341,342,44,117],"yoast_head":"\nPara o grande e para o pequeno<\/strong><\/h3>\n\n\n\n