{"id":2811,"date":"2020-09-21T00:00:00","date_gmt":"2020-09-21T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/conteudo-para-ecommerce\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:19","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:19","slug":"conteudo-para-ecommerce","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/conteudo-para-ecommerce\/","title":{"rendered":"Acelere na Black Friday: como se diferenciar com conte\u00fado para e-commerce?"},"content":{"rendered":"\n

Especialistas da BCreative Content, ag\u00eancia de conte\u00fado da B2W Digital, trouxeram dicas para aumentar a visibilidade e as chances de vender online<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

O \u201cAcelere na Black Friday\u201d, m\u00eas de conte\u00fados realizado pelo B2W Marketplace para capacitar lojistas a tempo da maior data do varejo, continua!<\/p>\n\n\n\n

Na quinta-feira, 17, foi a vez de Vanessa Santos e Gabriela Meneses, especialistas da BCreative Content, trazerem muita informa\u00e7\u00e3o, explicando como criar an\u00fancios vendedores, tirar boas fotos e caprichar na descri\u00e7\u00e3o de itens para impressionar o cliente e sair na frente da concorr\u00eancia independentemente do canal de venda online escolhido.<\/p>\n\n\n\n

Confira a seguir as dicas para descrever e ilustrar seus produtos e garantir o sucesso da sua loja na Black Friday que vem a\u00ed:<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 conte\u00fado?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Vanessa abriu o papo explicando o que, de fato, \u00e9 conte\u00fado. \u201cConte\u00fado \u00e9 tudo o que o cliente v\u00ea no seu site ou em um marketplace e resolve um problema dele\u201d, disse. Mas atente-se: n\u00e3o \u00e9 algo que se possa deixar para depois. \u201cDecidiu vender online, \u00e9 a primeira coisa que voc\u00ea tem que fazer\u201d, explicou. \u201c\u00c9 algo indiscut\u00edvel\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Entre os perigos de n\u00e3o caprichar na cria\u00e7\u00e3o de um an\u00fancio est\u00e3o vendas mais baixas, que, ocasionalmente, podem n\u00e3o ser justificadas. \u201cSe voc\u00ea n\u00e3o trabalha bem o conte\u00fado, pode ter uma vis\u00e3o errada de que seu produto n\u00e3o deve ser vendido pela internet\u201d, falou Vanessa. \u201cA\u00ed, quando voc\u00ea vai ver, a imagem n\u00e3o est\u00e1 boa, o texto n\u00e3o est\u00e1 adequado para uma busca online, voc\u00ea n\u00e3o mostrou todos os atributos do jeito que a pessoa procura…\u201d<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 por isso que \u00e9 t\u00e3o importante desenvolver an\u00fancios informativos e atraentes, do t\u00edtulo \u00e0 descri\u00e7\u00e3o, passando por imagens que mostrem com clareza o que est\u00e1 sendo vendido.<\/p>\n\n\n\n

Comece pelo t\u00edtulo<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O t\u00edtulo \u00e9 a primeira etapa do processo, o elemento respons\u00e1vel por apresentar o que \u00e9 o seu produto. \u201cEle \u00e9 um campo privilegiado e tem um peso muito grande, porque \u00e9 a primeira coisa que o cliente vai enxergar\u201d, disse Gabriela.<\/p>\n\n\n\n

Ao construir seu t\u00edtulo, o ideal \u00e9 come\u00e7ar pelo termo mais comum pelo qual o p\u00fablico se refere ao produto, por exemplo, uma caneca. Depois, inclua especifica\u00e7\u00f5es, como o modelo, a marca e at\u00e9 tr\u00eas atributos importantes e diferenciadores. \u201cOlhe para o item e coloque-se no lugar de quem vai procurar por ele\u201d, aconselhou. \u201cTodo mundo \u00e9 consumidor em algum momento. Veja as caracter\u00edsticas mais importantes do produto e anote todos os seus diferenciais. Assim, voc\u00ea consegue construir o t\u00edtulo de uma maneira que flua naturalmente\u201d.<\/p>\n\n\n\n

D\u00ea aten\u00e7\u00e3o \u00e0 cria\u00e7\u00e3o do t\u00edtulo porque ele \u00e9 essencial para aparecer em uma boa posi\u00e7\u00e3o nos resultados das buscas. \u201cGanhamos relev\u00e2ncia de acordo com os termos usados\u201d, disse Gabriela. \u201cQuanto mais termos relevantes usarmos, mais chances temos de aparecer para a pessoa certa no momento certo e converter a busca em uma venda\u201d.<\/p>\n\n\n\n

A maior parte dos sites de buscas e marketplaces trabalham com a m\u00e9trica de 60 a 70 caracteres. Isso n\u00e3o significa que o seu t\u00edtulo deve se ater a esses n\u00fameros, mas que as principais caracter\u00edsticas devem caber ali, porque as outras informa\u00e7\u00f5es ser\u00e3o cortadas nos resultados.  Por isso, avalie as caracter\u00edsticas mais buscadas e que devem ser priorizadas, trabalhando com a hierarquia de informa\u00e7\u00e3o. \u201cPense em ordem decrescente\u201d, sugeriu Vanessa. \u201cComece pelas principais informa\u00e7\u00f5es at\u00e9 as nem t\u00e3o relevantes\u201d.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o economize na descri\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

\u201cA descri\u00e7\u00e3o \u00e9 a sua oportunidade de ser o vendedor online\u201d, disse Gabriela. Na loja f\u00edsica, o consultor de vendas esclarece d\u00favidas e apresenta os benef\u00edcios do produto. J\u00e1 no ambiente virtual, isso n\u00e3o acontece. \u00c9 a\u00ed que entra o descritivo.<\/p>\n\n\n\n

\u201c\u00c9 o momento de dissecar tudo o que for relevante a respeito do seu item\u201d, disse ela. \u201cConte o que \u00e9 bacana nele, pense nas d\u00favidas que possivelmente surjam ap\u00f3s a compra, como modo de usar, use varia\u00e7\u00f5es do nome do produto para tentar aumentar visitas e responda \u00e0s principais perguntas que o seu p\u00fablico pode ter\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Idealmente, um bom descritivo deve ter uma quantidade m\u00ednima de mil caracteres. \u201cN\u00e3o \u00e9 \u2018encher lingui\u00e7a\u2019\u201d, brincou. \u201cSeja direto, fale o que precisa ser dito, inclua todas as informa\u00e7\u00f5es poss\u00edveis, mas lembre-se de que n\u00e3o fazemos conte\u00fado para a ferramenta de busca, fazemos para pessoas\u201d. Tangibilize diferenciais, trazendo-os para a realidade do seu p\u00fablico. Como, quando e onde o produto pode ser usado?<\/p>\n\n\n\n

Vale usar t\u00e9cnicas para guiar a leitura do seu usu\u00e1rio. Use negrito, quebre o texto em t\u00f3picos ou em par\u00e1grafos de tr\u00eas a quatro linhas. Isso facilita a compreens\u00e3o e at\u00e9 a disposi\u00e7\u00e3o do p\u00fablico! \u201cNa internet, as coisas s\u00e3o muito r\u00e1pidas. Se a gente bate o olho e acha que \u00e9 muito texto, n\u00e3o lemos\u201d, explicou Gabriela. Com o conte\u00fado bem distribu\u00eddo, as chances de o seu cliente ler tudo s\u00e3o mais altas.<\/p>\n\n\n\n

Ficha t\u00e9cnica tamb\u00e9m \u00e9 conte\u00fado<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A ficha t\u00e9cnica n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 importante na hora de cadastrar do item. \u00c9 o lugar em que o cliente busca informa\u00e7\u00f5es como dimens\u00f5es e medidas, que devem ser fornecidas de forma objetiva.  <\/p>\n\n\n\n

\u201cEsses dados ajudam com os filtros dentro do e-commerce e do marketplace\u201d, lembrou Gabriela. \u201cQuanto mais voc\u00ea trabalhar as informa\u00e7\u00f5es, melhor para mostrar seus produtos e converter mais vendas\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Bem na foto<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Para Vanessa, descritivo e imagem se complementam. Uma boa fotografia n\u00e3o exige equipamentos profissionais, mas deve ser tirada com cuidado, estar em alta qualidade e permitir que o cliente d\u00ea zoom. \u201cA primeira impress\u00e3o \u00e9 a que fica\u201d, alertou.   <\/p>\n\n\n\n

A foto pode ser respons\u00e1vel pela tomada de decis\u00e3o de compra. \u201c\u00c9 at\u00e9 uma quest\u00e3o sensorial\u201d, explicou Vanessa. \u201cPara o cliente, \u00e9 como se ele estivesse em uma loja f\u00edsica tocando o produto\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Vanessa sugere que o an\u00fancio mostre o produto em um fundo branco, bem iluminado, que destaque o item e suas caracter\u00edsticas, e, se poss\u00edvel, aplicado em uma situa\u00e7\u00e3o do cotidiano, em um ambiente em que ele seja utilizado. \u201cAl\u00e9m de deixar claro onde o produto \u00e9 usado no dia a dia, assim voc\u00ea mostra na pr\u00e1tica dimens\u00f5es como altura e tamanho\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Pense em quem est\u00e1 no celular<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Hoje em dia, grande parte das compras pela internet s\u00e3o realizadas pelo celular. Por isso, na hora de criar t\u00edtulo e descri\u00e7\u00e3o e fotografar o seu produto, tenha em mente que ele vai ser visto em uma tela pequena.<\/p>\n\n\n\n

\u201c61% dos usu\u00e1rios ficam inclinados a abandonar uma p\u00e1gina se a experi\u00eancia m\u00f3vel n\u00e3o for das melhores\u201d, disse Gabriela. \u201cVerifique se seu site ou o marketplace onde voc\u00ea vende est\u00e1 preparado para atender a diferentes dispositivos\u201d.<\/p>\n\n\n\n

E o seu conte\u00fado, est\u00e1 pronto para a Black Friday?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A data mais esperada do varejo est\u00e1 chegando, e Vanessa e Gabriela destacaram a necessidade de come\u00e7ar a se planejar desde j\u00e1. \u201cFaltam pouco mais de dois meses, mas agora \u00e9 a hora de indexar itens nos buscadores, trabalhar os diferenciais e analisar a concorr\u00eancia\u201d, disseram. \u201cCombine plataformas e m\u00eddias, usem v\u00eddeos e capriche nos textos e imagens. \u00c0s vezes o produto \u00e9 bom, s\u00f3 n\u00e3o est\u00e1 bem explicado. Divulgue, use todos os canais que puder\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA Black Friday \u00e9 a nossa copa do mundo\u201d, brincou Vanessa. Pensando nisso, este \u00e9 o momento de colocar essas dicas em pr\u00e1tica e sair na frente!<\/p>\n\n\n\n

A programa\u00e7\u00e3o do \u201cAcelere na Black Friday\u201d continua amanh\u00e3, \u00e0s 18h, no canal do B2W Marketplace no YouTube. Para conferir a programa\u00e7\u00e3o completa, fazer sua inscri\u00e7\u00e3o gratuitamente e ter acesso a conte\u00fados exclusivos, clique aqui<\/a>!<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\n