{"id":2855,"date":"2020-10-01T00:00:00","date_gmt":"2020-10-01T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/acelere-na-black-friday-ganhando-destaque-com-promocoes-estrategicas\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:22","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:22","slug":"acelere-na-black-friday-ganhando-destaque-com-promocoes-estrategicas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/acelere-na-black-friday-ganhando-destaque-com-promocoes-estrategicas\/","title":{"rendered":"Acelere na Black Friday: ganhando destaque com promo\u00e7\u00f5es estrat\u00e9gicas"},"content":{"rendered":"\n

Qual o segredo para criar boa promo\u00e7\u00f5es para a Black Friday? Felipe Sobreira, gestor de vendas do B2W Marketplace, traz dicas para destacar sua loja durante a data (e que v\u00e3o muito al\u00e9m do pre\u00e7o)<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Pre\u00e7os baixos, frete gr\u00e1tis, descontos diferenciados de acordo com a forma de pagamento…as promo\u00e7\u00f5es enchem os olhos de quem compra e fazem quem vende se destacar da concorr\u00eancia. Na ter\u00e7a, 29, o \u201cAcelere na Black Friday\u201d recebeu Felipe Sobreira, gestor de vendas do B2W Marketplace, para mostrar como oferecer condi\u00e7\u00f5es especiais na data mais esperada do varejo pode ser uma estrat\u00e9gia para conquistar visibilidade e ainda mais pedidos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cMeu dia a dia \u00e9 feito de vendas e estrat\u00e9gia\u201d, disse Felipe ao se apresentar. \u201cJ\u00e1 passei por diversas Black Fridays na B2W e vi loja pequena que ficou grande, loja grande que ficou ainda maior e gente que n\u00e3o aproveitou quase nada. \u00c9 preciso planejamento, n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 reduzir pre\u00e7o\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Confira a seguir dicas e pontos a considerar na hora de criar suas promo\u00e7\u00f5es:<\/p>\n\n\n\n

Por onde come\u00e7ar?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Felipe abriu o papo afirmando que as promo\u00e7\u00f5es podem ser decisivas para o sucesso do neg\u00f3cio, e n\u00e3o s\u00f3 na Black Friday. \u201cO cliente que busca produtos online j\u00e1 entra procurando por grandes ofertas e oportunidades de compra. Ent\u00e3o, se voc\u00ea \u00e9 uma loja que n\u00e3o faz promo\u00e7\u00e3o ou que n\u00e3o trabalha com pre\u00e7os competitivos, com certeza fica para tr\u00e1s do concorrente\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Na maior data do varejo, isso se torna ainda mais importante. \u201cO cliente espera o ano inteiro por isso\u201d, explica. \u201cMais do que produtos, n\u00f3s vendemos sonhos. Se voc\u00ea n\u00e3o estiver preparado para lidar com o cliente que deposita as economias e os sonhos dele em voc\u00ea, vai perder uma grande oportunidade\u201d.  <\/p>\n\n\n\n

Para come\u00e7ar a pensar na promo\u00e7\u00e3o, Felipe orienta que o lojista conhe\u00e7a bem seus objetivos.  \u201cVoc\u00ea n\u00e3o pode entrar no momento mais importante do varejo sem ter uma expectativa de vendas\u201d, falou. \u201cEstipular uma meta para o seu neg\u00f3cio \u00e9 o primeiro passo para criar a promo\u00e7\u00e3o\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante entender o comportamento de vendas nos meses normais para prever \u2013 e se preparar \u2013 para o prov\u00e1vel aumento em novembro. \u201cProjete um crescimento na sua meta pensando no capital de giro. Se voc\u00ea n\u00e3o tiver dinheiro para bancar o estoque, fornecedores, time e contas, n\u00e3o adianta colocar uma meta estratosf\u00e9rica\u201d, explicou Felipe. \u201cEstabele\u00e7a uma meta desafiadora, mas que n\u00e3o quebre o seu neg\u00f3cio e fa\u00e7a sentido com a sua realidade\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Depois, o especialista sugere quebrar a meta por sortimentos. \u201cEu vendo livros, por exemplo, e sei que os romances representam 20% das minhas vendas. Qual porcentagem dessa nova meta romance ir\u00e1 representar?\u201d, questiona. Neste caso, analisar o desempenho dos itens do seu estoque com a curva ABC<\/a> \u00e9 uma \u00f3tima pedida. \u201cEstude sua curva e entenda quais s\u00e3o os 20% de produtos respons\u00e1veis por 80% das suas vendas\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Abordagens diferentes para circunst\u00e2ncias diferentes<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Uma dica de Felipe \u00e9 dividir seus produtos em duas categorias: os \u201cbois de piranha\u201d, itens os quais podem ser trabalhados com promo\u00e7\u00f5es mais agressivas, e os \u201ccampe\u00f5es\u201d, as chamadas apostas, que prometem ser sucesso de vendas na Black Friday. \u201cEntenda que alguns produtos v\u00e3o vender mais do que outros\u201d, aponta ele. \u201cA gente n\u00e3o pode fazer promo\u00e7\u00e3o com o mesmo n\u00edvel de agressividade para o sortimento todo\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Diferenciar \u201cbois de piranha\u201d e \u201ccampe\u00f5es\u201d exige estudo e um profundo conhecimento do seu p\u00fablico e sortimento. Mas n\u00e3o existe resposta ou estrat\u00e9gia certa, avisa Felipe. \u201cEssa \u00e9 uma pergunta que eu deixo para voc\u00ea. Entenda o caminho que voc\u00ea quer seguir\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Tenha em mente que aplicar as mesmas estrat\u00e9gias de promo\u00e7\u00e3o em todos os produtos e em todos os canais n\u00e3o costuma valer a pena. \u201cO cliente de um marketplace \u00e9 diferente do que compra no seu site\u201d, exemplificou. \u201cCrie promo\u00e7\u00f5es pensando em consumidores, expectativas e ticket m\u00e9dios diferentes\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Em comum, as diversas estrat\u00e9gias t\u00eam alguns requisitos. \u201c\u00c9 necess\u00e1rio ter profundidade de estoque, um bom relacionamento com seu fornecedor, ressuprimento r\u00e1pido e n\u00e3o apostar em uma s\u00f3 promo\u00e7\u00e3o\u201d, explicou. \u201cPense em um conjunto de promo\u00e7\u00f5es que n\u00e3o olhem s\u00f3 para pre\u00e7o, mas prazos, meios de pagamento e fretes\u201d.<\/p>\n\n\n\n

O que observar antes de pensar nas promo\u00e7\u00f5es?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Felipe avisa que \u00e9 necess\u00e1rio ter alguns cuidados que, \u00e0 primeira vista, n\u00e3o parecem se relacionar com a cria\u00e7\u00e3o de promo\u00e7\u00f5es atrativas. O primeiro deles \u00e9 contar com uma carteira ampla de fornecedores. \u201cAo ter um s\u00f3, voc\u00ea passa a depender muito dele\u201d, adverte. \u201cE se ele vende todo o estoque?\u201d, perguntou. \u201cCom mais fornecedores, voc\u00ea tem mais op\u00e7\u00f5es de barganha e consegue negociar condi\u00e7\u00f5es de compra, que se transformam em mais margem para criar promo\u00e7\u00f5es l\u00e1 na frente\u201d, explicou. \u201c\u00c9 comprar bem para vender bem\u201d, resumiu.<\/p>\n\n\n\n

Olhe de maneira aprofundada para sua opera\u00e7\u00e3o. \u201cReduza custos desnecess\u00e1rios. Todas as despesas que voc\u00ea cortar ir\u00e3o te dar margem para trabalhar promo\u00e7\u00f5es\u201d, aconselhou Felipe. Al\u00e9m disso, voc\u00ea deve conhecer bem o seu p\u00fablico. \u201cPreste aten\u00e7\u00e3o no comportamento do cliente ao longo do ano. Quando voc\u00ea ofereceu frete gr\u00e1tis ou algum outro tipo de desconto, qual foi a resposta?\u201d, questiona. Com esses dados, fica mais f\u00e1cil criar promo\u00e7\u00f5es ao gosto de quem j\u00e1 compra com voc\u00ea e conquistar quem ainda vai come\u00e7ar.<\/p>\n\n\n\n

Estar por dentro do que a concorr\u00eancia faz tamb\u00e9m \u00e9 sempre relevante. \u201cOlhe para o vizinho\u201d, brinca Felipe. \u201cEle provavelmente est\u00e1 fazendo alguma coisa. Veja os descontos oferecidos e use comparadores de pre\u00e7os\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Saiba quanto voc\u00ea pode gastar<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

\u201cFazer promo\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 pagar para trabalhar\u201d, disse Felipe. E \u00e9 a\u00ed que, mais uma vez, entra o planejamento: \u00e9 com ele que voc\u00ea saber\u00e1 o m\u00e1ximo que pode gastar. \u201cSempre tem uma margem. Com alguns produtos, vale a pena trabalhar o pre\u00e7o mais competitivo poss\u00edvel, mas deixe uma \u2018margenzinha\u2019 para sentir e ir reduzindo. N\u00e3o precisa jogar suas fichas logo de cara\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 fundamental que o pre\u00e7o do produto cubra o CMV (Custo da Mercadoria Vendida), uma parcela dos seus custos vari\u00e1veis e fixos e o custo de oportunidade. \u201cEle tem que dar lucro para voc\u00ea\u201d, aponta Felipe.<\/p>\n\n\n\n

Lembre-se de acompanhar a performance das promo\u00e7\u00f5es criadas e ajustar conforme adequado. \u201cTrocar promo\u00e7\u00f5es de pre\u00e7o para promo\u00e7\u00f5es de frete \u00e9 uma oportunidade\u201d, falou Felipe.<\/p>\n\n\n\n

Promo\u00e7\u00e3o \u00e9 s\u00f3 na sexta-feira?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Felipe chama a aten\u00e7\u00e3o do p\u00fablico para o fato de que as oportunidades da Black Friday n\u00e3o se resumem s\u00f3 \u00e0 sexta-feira do evento. \u201cCada vez mais o m\u00eas inteiro de novembro e come\u00e7o de dezembro ganham peso\u201d, disse. \u201cSe voc\u00ea n\u00e3o conseguir fazer promo\u00e7\u00f5es parrudas no momento da Black Friday, surfe o antes e o depois dela\u201d.<\/p>\n\n\n\n

As lives do Acelere na Black Friday continuam at\u00e9 15 de outubro com muito conte\u00fado trazido por quem mais entende do assunto! Confira a programa\u00e7\u00e3o completa, fa\u00e7a sua inscri\u00e7\u00e3o gratuitamente e ganhe acesso a materiais exclusivos para sair na frente na maior data do varejo clicando aqui<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

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