{"id":2866,"date":"2020-10-05T00:00:00","date_gmt":"2020-10-05T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/acelere-na-black-friday-tudo-para-precificar-seus-produtos\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:22","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:22","slug":"acelere-na-black-friday-tudo-para-precificar-seus-produtos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/acelere-na-black-friday-tudo-para-precificar-seus-produtos\/","title":{"rendered":"Acelere na Black Friday: tudo para precificar seus produtos"},"content":{"rendered":"\n
Na Black Friday todo mundo espera comprar produtos por aquele precinho\u2026 Mas o que muitos lojistas se perguntam \u00e9: como fazer uma precifica\u00e7\u00e3o atrativa para o cliente, mas que n\u00e3o coloque em risco a sa\u00fade financeira do meu neg\u00f3cio? Para responder esta e muitas outras perguntas relacionadas ao tema, o Acelere na Black Friday da \u00faltima quinta-feira (02\/10) recebeu Marcelo Roque, CEO e fundador do Pre\u00e7o Certo, e o Pedro Vitorino, coordenador do B2W Marketplace.<\/p>\n\n\n\n
J\u00e1 de in\u00edcio, Roque frisou a importante rela\u00e7\u00e3o entre precifica\u00e7\u00e3o e Black Friday. \u201cA Black Friday \u00e9 incr\u00edvel! Ela te ajuda a trazer mais visibilidade para sua loja, gerar tr\u00e1fego… Mas se voc\u00ea n\u00e3o pensar em precifica\u00e7\u00e3o, ela n\u00e3o ser\u00e1 uma data vantajosa para o seu neg\u00f3cio. \u00c9 preciso criar uma estrat\u00e9gia inteligente para que esta data reverta positivamente. Precificar \u00e9 o jeito de voc\u00ea n\u00e3o quebrar<\/strong>\u201d, enfatizou.<\/p>\n\n\n\n Ele trouxe um conselho de ouro para come\u00e7ar a conversa: n\u00e3o tenha um \u00fanico markup para todos os seus produtos<\/strong>. Para quem n\u00e3o \u00e9 familiarizado com o termo, markup \u00e9 um \u00edndice aplicado sobre o custo de um produto para que, assim, seja definido o pre\u00e7o final. Seu c\u00e1lculo \u00e9 feito com base no \u201cpre\u00e7o margem\u201d, ou seja a soma do custo unit\u00e1rio de um produto a uma margem de lucro.<\/p>\n\n\n\n E ele explica a raz\u00e3o do seu conselho: \u201c\u00c9 preciso entender qual o objetivo da sua loja com esse produto. Voc\u00ea vai utiliz\u00e1-lo para gerar tr\u00e1fego? Ou \u00e9 para ter lucro? \u00c9 para fazer giro de estoque? Definido isso, voc\u00ea vai pensar em precifica\u00e7\u00e3o. E cada um desses objetivos tem um markup diferente\u201d, pontuou.<\/p>\n\n\n\n Sendo ainda mais preciso, Roque trouxe outra dica para quem n\u00e3o quer errar na precifica\u00e7\u00e3o (seja para a Black Friday, ou em qualquer outra \u00e9poca do ano): n\u00e3o dilua os seu custo fixo no pre\u00e7o de venda<\/strong>. \u201cQuando voc\u00ea dilui aluguel, sal\u00e1rio, pr\u00f3-labore, energia, ou seja todo os custos fixos que voc\u00ea paga para sua opera\u00e7\u00e3o funcionar, no pre\u00e7o final do seu produto, voc\u00ea, consequentemente, se torna menos competitivo no mercado, uma vez que o seu produto fica mais caro\u201d.<\/p>\n\n\n\n Mas engana-se quem acredita que n\u00e3o \u00e9 preciso ficar de olho nos custos fixos do pr\u00f3prio neg\u00f3cio. Pelo Contr\u00e1rio! O fundador do Pre\u00e7o Certo refor\u00e7ou a import\u00e2ncia de acompanhar isso constantemente, seja pelo ERP da plataforma que voc\u00ea utiliza nos marketplaces, por exemplo, ou seja por uma simples planilha de excel. <\/p>\n\n\n\n Vitorino trouxe um pouco da sua experi\u00eancia como coordenador financeiro, que lida diariamente com diversos empreendedores em busca de melhorar a sa\u00fade e estrat\u00e9gias financeiras das empresas. Para ele, o que mais se v\u00ea s\u00e3o empresas que n\u00e3o olham para si antes de come\u00e7ar a pensar em precifica\u00e7\u00e3o. O que, na sua vis\u00e3o, \u00e9 errado. <\/p>\n\n\n\n \u201cN\u00e3o existe m\u00e1gica! Gest\u00e3o financeira<\/a> n\u00e3o \u00e9 um bicho de sete cabe\u00e7as como a maioria das pessoas pensam, mas n\u00e3o existe m\u00e1gica! \u00c9 preciso sentar, entender o seu neg\u00f3cio, o momento em que ele est\u00e1 e encarar a realidade\u201d, afirmou. <\/p>\n\n\n\n Outro ponto que Vitorino trouxe foi o fato de que gest\u00e3o financeira \u00e9 para sempre. Precifica\u00e7\u00e3o \u00e9 importante o ano todo. \u201cVender na Black Friday \u00e9 f\u00e1cil. Mas e vender em janeiro? E em fevereiro? Esse \u00e9 o maior desafio da precifica\u00e7\u00e3o: atrair esse cliente [conquistado na Black Friday] no resto do ano\u201d.<\/p>\n\n\n\n E ainda emendou um conselho: \u201cEntenda o que voc\u00ea espera da sua loja inclusive na Black Friday<\/strong>. Entenda o que voc\u00ea espera desta data, qual o seu teto, o que voc\u00ea espera de venda, lucro, custos…\u201d, afirmou. <\/p>\n\n\n\n Ele ainda fez quest\u00e3o de frisar um conselho que Roque tinha dado pouco antes: n\u00e3o tenha um markup \u00fanico na sua loja. \u201cAs pessoas precisam entender os diversos canais que elas atuam e trabalhar um markup espec\u00edfico para cada um deles. Um markup de um marketplace n\u00e3o deve ser o mesmo da loja f\u00edsica ou de um e-commerce pr\u00f3prio. Cada canal destes tem um custo diferente para o seu neg\u00f3cio. Vendendo o mesmo produto, voc\u00ea pode ter margens de lucros diferentes, dependendo de onde voc\u00ea venda\u201d.<\/p>\n\n\n\n Quando voc\u00ea entende a sua loja, o seu produto e o seu p\u00fablico, de acordo com o coordenador financeiro, fica mais f\u00e1cil saber em que canal focar cada produto e suas estrat\u00e9gias. <\/p>\n\n\n\n Quando Anderson Cruz, coordenador da Universidade B2W Marketplace e mediador da live, trouxe o assunto \u00e0 tona, Roque foi categ\u00f3rico: a melhor pesquisa de concorr\u00eancia que se faz \u00e9 aquela que a gente s\u00f3 faz depois de ter a pr\u00f3pria estrat\u00e9gia montada<\/strong>. O que casa perfeitamente com a fala de Vitorino, que trouxe a import\u00e2ncia de olhar para o seu pr\u00f3prio neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n \u201cAssim, voc\u00ea poder\u00e1 entender o que voc\u00ea que cada produto representa para a sua loja. Talvez, ele n\u00e3o tenha a mesma fun\u00e7\u00e3o para voc\u00ea que tem para o seu concorrente. Ent\u00e3o, n\u00e3o adianta praticar o mesmo pre\u00e7o que ele\u201d, apontou Roque.<\/p>\n\n\n\n De acordo com CEO, um produto pode ser:<\/p>\n\n\n\n Em seguida, Roque trouxe um questionamento pertinente para quem tem os tr\u00eas (ou pelo menos dois) tipos de produto em sua loja: \u00e9 poss\u00edvel vender os produtos maximizadores de lucro em massa? A resposta, provavelmente, \u00e9 \u201cn\u00e3o\u201d, uma vez que eles costumam ter pre\u00e7os menos atrativos. Por isso, a sugest\u00e3o: trabalhe estrat\u00e9gias para tornar o produto mais atraente, como oferecer frete gr\u00e1tis, parcelamento em 12x, mostrar o valor da parcela em vez do valor total\u2026 \u201cAssim, voc\u00ea faz com que a compra caiba no or\u00e7amento do seu cliente ideal. Afinal, R$ 1.000,00 dividido em 12 vezes n\u00e3o tem mais o mesmo peso de R$1.000,00\u201d. <\/p>\n\n\n\n Vitorino aproveitou o momento para refor\u00e7ar a import\u00e2ncia, tamb\u00e9m na pesquisa de mercado, de olhar para o seu neg\u00f3cio sem se comparar com os demais o tempo inteiro. Porque at\u00e9 neste momento, n\u00e3o olhar particularidades, pode representar uma quebra na sua gest\u00e3o financeira. Para que ningu\u00e9m esque\u00e7a essa premissa, ele usou uma situa\u00e7\u00e3o muito conhecida: \u201cSabe quando a sua m\u00e3e dizia que voc\u00ea n\u00e3o era todo mundo? Pois \u00e9, voc\u00ea n\u00e3o \u00e9! Confie nela! E olhe para o seu neg\u00f3cio\u201d. <\/p>\n\n\n\n Outro ponto que o coordenador financeiro do B2W Marketplace levantou foi a import\u00e2ncia do bom relacionamento com seus fornecedores. Quanto mais pr\u00f3xima e transparente essa rela\u00e7\u00e3o for, melhor para sua loja e suas estrat\u00e9gias. \u201cVeja o que eles podem fazer pelo relacionamento de voc\u00eas: mais descontos, pagamentos diferenciados, prazos maiores…. Com isso, voc\u00ea consegue trabalhar estrat\u00e9gias e pre\u00e7os diferenciados dos seus concorrentes, criando uma vantagem competitiva de mercado\u201d.<\/p>\n\n\n\n Para finalizar a live, Roque trouxe uma frase emblem\u00e1tica e que pode conduzir muitas estrat\u00e9gias de precifica\u00e7\u00e3o: faturamento \u00e9 ego, lucro \u00e9 ponto de vista, caixa \u00e9 realidade!<\/strong><\/p>\n\n\n\n As lives do Acelere na Black Friday continuam at\u00e9 15 de outubro com muito conte\u00fado e com quem mais entende do assunto! 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Pesquisa de mercado: olhando para o concorrente<\/strong><\/h3>\n\n\n\n