{"id":2870,"date":"2020-10-08T00:00:00","date_gmt":"2020-10-08T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/estrategias-de-midia-para-quem-vende-na-internet\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:23","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:23","slug":"estrategias-de-midia-para-quem-vende-na-internet","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/estrategias-de-midia-para-quem-vende-na-internet\/","title":{"rendered":"Acelere na Black Friday: estrat\u00e9gias de m\u00eddia para quem vende na internet"},"content":{"rendered":"\n

Jo\u00e3o Saran, do Google, e Alexandra Mendon\u00e7a, do B2WADS, trouxeram dicas para quem busca ganhar visibilidade, conquistar clientes e vender mais usando estrat\u00e9gias de m\u00eddia<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Ser visto pelo cliente certo no momento certo \u00e9 o que todo lojista quer. \u00c9 o primeiro passo em uma jornada que, com a ajuda de uma estrat\u00e9gia bem planejada, pode resultar em vendas mais altas e na fideliza\u00e7\u00e3o do consumidor.<\/p>\n\n\n\n

Na ter\u00e7a, 6, o \u201cAcelere na Black Friday\u201d recebeu Jo\u00e3o Saran, estrategista de contas do Google Brasil, e Alexandra Mendon\u00e7a, gerente geral do B2WADS, plataforma de publicidade do B2W Marketplace, para uma conversa sobre estrat\u00e9gias de m\u00eddia, cria\u00e7\u00e3o de campanhas e an\u00e1lise de desempenho para quem busca se destacar a tempo da maior data do varejo.<\/p>\n\n\n\n

Confira a seguir alguns pontos abordados na transmiss\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n

Saiba o que o seu p\u00fablico procura<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O bate-papo come\u00e7ou com Jo\u00e3o refor\u00e7ando a necessidade de se conhecer bem os h\u00e1bitos e prefer\u00eancias do p\u00fablico da sua loja antes de criar uma estrat\u00e9gia de m\u00eddia campe\u00e3. \u201cO que o seu cliente quer e precisa?\u201d, perguntou. \u201cA chave \u00e9 aliar os dados que voc\u00ea tem sobre ele aos dados de comportamento de navega\u00e7\u00e3o online\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Para isso, Jo\u00e3o sugere o uso de ferramentas que apresentem os termos mais procurados e tend\u00eancias de consumo, como o Google Trends<\/a>, que mostra de forma gratuita as palavras-chave mais pesquisadas nos sites de busca. \u201cPense no que o seu usu\u00e1rio possa buscar, fa\u00e7a um levantamento e cruze com o que voc\u00ea sabe sobre os seus produtos. No que voc\u00ea se destaca, o que oferece de benef\u00edcio para o consumidor? \u00c0s vezes voc\u00ea vende um produto de nicho ou tem pre\u00e7os melhores\u201d.<\/p>\n\n\n\n

A dica de Jo\u00e3o \u00e9 que o lojista n\u00e3o se perca na complexidade. \u201cN\u00e3o \u00e9 necess\u00e1rio entrar em todos os detalhes e especificidades dos produtos\u201d, disse. \u201c\u00c9 mais para ter uma ideia do que o usu\u00e1rio procura e precisa. A busca \u00e9 um bom term\u00f4metro, \u00e9 uma fonte de dados muito valiosa e f\u00e1cil de acessar que j\u00e1 te ajuda a descobrir se voc\u00ea est\u00e1 oferecendo o que o cliente est\u00e1 buscando\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Entenda as etapas da jornada do cliente<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Para tra\u00e7ar uma estrat\u00e9gia de m\u00eddia, \u00e9 preciso entender que a jornada do cliente \u00e9 feita de etapas. \u201cPense nas estrat\u00e9gias de uma forma completa\u201d, aconselhou Alexandra. \u201cExiste uma tend\u00eancia a se pensar na etapa da busca e j\u00e1 pular para a convers\u00e3o, que \u00e9 a etapa final. \u00c9 importante pensar na categoria do produto, no p\u00fablico, no seu diferencial\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Existem fatores e circunst\u00e2ncias a se considerar ao criar uma estrat\u00e9gia. O cliente conhece o produto sendo anunciado e a sua loja? Se a resposta for negativa, ser\u00e1 necess\u00e1rio focar a cria\u00e7\u00e3o da campanha em apresent\u00e1-los ao p\u00fablico. Tenha em mente o momento do seu neg\u00f3cio na hora de pensar na estrat\u00e9gia e na mensagem a ser trabalhada.<\/p>\n\n\n\n

A import\u00e2ncia da segmenta\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

\u201cSegmenta\u00e7\u00e3o \u00e9 tudo\u201d, resumiu Jo\u00e3o. \u201cPodemos pensar em dois universos: o p\u00fablico que j\u00e1 teve contato com a sua marca e pode estar perto de fechar a compra, e outro que ainda precisa de ajuda para tomar essa decis\u00e3o\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Jo\u00e3o destacou que, hoje, o cliente faz muito mais buscas antes de fazer neg\u00f3cio. \u201cEnt\u00e3o ter um pre\u00e7o na m\u00e9dia do mercado n\u00e3o vai ser atributo para fazer a pessoa comprar\u201d, alertou. O que seria, ent\u00e3o? \u201cDepende\u201d, disse. \u201cPara alguns grupos, o frete r\u00e1pido ser\u00e1 essencial. Para outros, a decis\u00e3o tem mais a ver com o que ele v\u00ea, as fotos do seu produto, coment\u00e1rios dizendo que o item \u00e9 legal, que a entrega foi boa. Varia de acordo com o perfil, com a idade, com o relacionamento que a pessoa tem com o online\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m de contar com as ferramentas mencionadas acima, este entendimento vem com o tempo, tranquiliza. \u201cDepende de voc\u00ea conhecer o seu sortimento e o que o seu cliente busca\u201d, falou Jo\u00e3o. Aos poucos, o lojista cria um hist\u00f3rico de produtos mais vendidos e descobre quais campanhas e mensagens foram mais eficientes para convencer o p\u00fablico. \u201cAt\u00e9 o momento da compra existe uma jornada\u201d, refor\u00e7ou. Por isso, para desenvolver campanhas ainda mais assertivas, tenha sempre em mente o que \u00e9 persuasivo para o seu consumidor.<\/p>\n\n\n\n

Alexandra trouxe a import\u00e2ncia de observar o comportamento de busca e momento de vida do usu\u00e1rio para a cria\u00e7\u00e3o de estrat\u00e9gias com foco na segmenta\u00e7\u00e3o. \u201cUm cliente que est\u00e1 pesquisando por itens de um quarto de beb\u00ea, por exemplo, procura por m\u00f3veis, papel de parede, e pode ser um usu\u00e1rio predisposto a comprar fraldas. A segmenta\u00e7\u00e3o pode ser cada vez mais espec\u00edfica\u201d, disse. Use-a a seu favor!<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o tenha medo de experimentar<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

As estrat\u00e9gias e campanhas de m\u00eddia online oferecem liberdade para criar e rapidez para repensar o que eventualmente n\u00e3o estiver funcionando.  \u201cA beleza do digital \u00e9 que voc\u00ea pode testar abordagens e mensagens, ver qual funciona melhor e chegar a conclus\u00f5es muito r\u00e1pido, sem necessariamente investir muita verba\u201d, apontou Jo\u00e3o. \u201cFa\u00e7a com intelig\u00eancia, com dados, acompanhando resultados\u201d, orientou Alexandra.<\/p>\n\n\n\n

Por falar em resultados…<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como analisar o desempenho de uma estrat\u00e9gia? Jo\u00e3o trouxe alguns indicadores de sucesso que v\u00e3o al\u00e9m das vendas. \u201cO retorno do investimento em m\u00eddia sobre a venda pode ser calculado dividindo o valor de vendas em um certo per\u00edodo pelo investimento do an\u00fancio\u201d, ensinou. \u201cO CTR, que \u00e9 a taxa de cliques, mostra quantas pessoas que viram o seu an\u00fancio de fato clicaram nele. Essa \u00e9 uma m\u00e9trica importante para decidir a qualidade da mensagem. Os cliques trazem respostas sobre a qualidade da mensagem, da segmenta\u00e7\u00e3o ou ambas. Voc\u00ea apareceu para a pessoa certa com um texto bom o suficiente para ela clicar\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cObserve o quanto a marca cresceu depois de colocar um banner, o quanto voc\u00ea passou a vender depois deste investimento\u201d, adicionou Alexandra.<\/p>\n\n\n\n

E o e-mail marketing?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Um dos formatos mais conhecidos, o e-mail marketing segue recomendado, mas com ressalvas. \u201cNa Black Friday, a aten\u00e7\u00e3o do cliente vai ser disputada\u201d, disse Jo\u00e3o. \u201c\u2019Gaste\u2019 o seu e-mail marketing com aquele produto no qual voc\u00ea tem confian\u00e7a, em que voc\u00ea se destaca em termos de condi\u00e7\u00e3o comercial\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cDepende muito da sua categoria e do que voc\u00ea j\u00e1 fez de m\u00eddia\u201d, ponderou Alexandra. \u201cSe voc\u00ea nunca fez nada, talvez investir no e-mail marketing n\u00e3o traga tanto retorno, mas se fizer parte de um desenho em que voc\u00ea investe um pouco em uma plataforma como o B2WADS, cria a\u00e7\u00f5es de desconto, traz uma promo\u00e7\u00e3o diferente, o e-mail entra no conceito\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Pronto para acelerar com a sua estrat\u00e9gia?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Para encerrar, os especialistas deram dicas finais para o lojista sair na frente na Black Friday. \u201cCuide da apresenta\u00e7\u00e3o do seu an\u00fancio – imagem, t\u00edtulo e descri\u00e7\u00e3o – e trabalhe com base no que o seu cliente busca\u201d, aconselhou Jo\u00e3o. \u201c\u00c9 um primeiro passo gigantesco. E d\u00ea um de cada vez. Isso \u00e9 um processo que a gente vai construindo a cada dia\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cPense na jornada, nas ferramentas que voc\u00ea tem e onde voc\u00ea vai focar para analisar dados e ir fazendo testes\u201d, trouxe Alexandra.<\/p>\n\n\n\n

E hoje tem mais live com especialistas do mercado para voc\u00ea acelerar na data mais aguardada do varejo! Confira a programa\u00e7\u00e3o completa, fa\u00e7a sua inscri\u00e7\u00e3o gratuitamente e ganhe acesso a ferramentas para impulsionar suas vendas na internet clicando aqui<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

\n