{"id":2916,"date":"2024-10-03T09:30:00","date_gmt":"2024-10-03T12:30:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/o-que-e-black-friday-e-quando-acontece\/"},"modified":"2024-10-03T09:41:20","modified_gmt":"2024-10-03T12:41:20","slug":"o-que-e-black-friday-e-quando-acontece","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/o-que-e-black-friday-e-quando-acontece\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 Black Friday e quando ela acontece?"},"content":{"rendered":"\n

Afinal, o que \u00e9 Black Friday? Saiba tudo sobre a data de descontos mais aguardada do varejo<\/strong><\/em><\/h2>\n\n\n\n

A Black Friday<\/strong>, data em que os pre\u00e7os diminuem e as vendas aumentam, ganha espa\u00e7o ano a ano. E o evento de descontos para o cliente e muitas vendas para os lojistas j\u00e1 n\u00e3o se resume mais \u00e0 sexta-feira (friday). Hoje em dia as promo\u00e7\u00f5es movimentam muito o com\u00e9rcio antes mesmo do dia da Black Friday e se estendem at\u00e9 depois!<\/p>\n\n\n\n

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday \u00e9 aguardada o ano todo por quem compra e por quem vende em pa\u00edses do mundo inteiro. Dados do Think With Google<\/a> apontam que 70% dos internautas j\u00e1 compraram em uma Black Friday, mostrando que a data caiu mesmo no gosto do consumidor!<\/p>\n\n\n\n

Aqui no Brasil, o evento de descontos chegou em 2010 e j\u00e1 se tornou uma das principais datas do com\u00e9rcio nacional. Em 2023, o ticket m\u00e9dio da data teve uma alta de 1,7% em compara\u00e7\u00e3o com a edi\u00e7\u00e3o anterior, atingindo um valor de R$ 636,66, segundo dados da Confi.Neotrust<\/a>. J\u00e1 na hora de pagar, o cart\u00e3o de cr\u00e9dito foi o meio favorito, escolhido por 56,2% dos clientes, seguido pelo PIX, que foi a forma escolhida para pagamento de 30,7% dos pedidos .<\/p>\n\n\n\n

Neste post, saiba mais sobre essa data e sua for\u00e7a de vendas para o mercado varejista, as oportunidades, e como se preparar para a edi\u00e7\u00e3o deste ano.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 Black Friday?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A Black Friday \u00e9 uma das maiores datas do calend\u00e1rio do varejo, famosa por oferecer produtos com promo\u00e7\u00f5es e descontos bem competitivos, atraindo \u2013 e muito! \u2013 a aten\u00e7\u00e3o dos clientes.<\/p>\n\n\n\n

A Black Friday acontece sempre em novembro, mas o dia varia de acordo com o calend\u00e1rio americano. \u00c9 que ela \u00e9 a sexta-feira seguinte ao Dia de A\u00e7\u00e3o de Gra\u00e7as. J\u00e1 o Dia de A\u00e7\u00e3o de Gra\u00e7as \u00e9 comemorado na quarta quinta-feira do m\u00eas de novembro.<\/p>\n\n\n\n

Em 2024, o Dia de A\u00e7\u00e3o de Gra\u00e7as \u00e9 celebrado em 28 de novembro. Assim, este ano, a Black Friday cai no dia 29 de novembro<\/strong>. Veja o calend\u00e1rio do evento.<\/p>\n\n\n\n

Quando \u00e9 a Black Friday 2024?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Veja o calend\u00e1rio da Black Friday deste e do pr\u00f3ximo ano.<\/p>\n\n\n\n

Black Friday 2024<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
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Black Friday 2025<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
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Quais os produtos mais vendidos na data?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Na Black Friday, as vendas aumentam de uma forma geral, impulsionadas pelos descontos atrativos oferecidos na data. Mas algumas categorias se saem ainda melhor do que outras: os produtos mais vendidos no evento em 2023, por exemplo, foram eletr\u00f4nicos e eletrodom\u00e9sticos, roupas e acess\u00f3rios, beleza e cosm\u00e9ticos, casa e decora\u00e7\u00e3o, supermercado e farm\u00e1cia e sa\u00fade. Os dados s\u00e3o da pesquisa feita pela Dito e Opinion Box<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

Segundo a mesma pesquisa, apenas 9% dos entrevistados comprou somente na data da Black Friday. 24% das pessoas comprou ao longo de toda a semana e 30% durante todo o m\u00eas de novembro, o que refor\u00e7a uma necessidade de se preparar para todo o per\u00edodo.<\/p>\n\n\n\n

Entre os pontos escolhidos para as compras, 43% comprou exclusivamente pela internet, 39% na web e em lojas f\u00edsicas e 4% em apps da empresa ou Whatsapp, o que refor\u00e7a a import\u00e2ncia de se trabalhar muito bem o canal digital durante a data.<\/p>\n\n\n\n

Oportunidades da data<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A Black Friday \u00e9 uma \u00f3tima oportunidade para vender mais, ser mais visto, queimar estoque, conquistar novos clientes e fidelizar os que j\u00e1 compraram<\/a> alguma vez na sua loja. Em 2023, segundo a Confi.Neotrust, o faturamento da data foi de R$ 5,2 bilh\u00f5es em vendas e o e-commerce totalizou 8,21 milh\u00f5es de pedidos.<\/p>\n\n\n\n

A Black Friday n\u00e3o \u00e9 s\u00f3 na sexta-feira<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O nome \u00e9 autoexplicativo: a Black Friday come\u00e7a, oficialmente, na sexta-feira, mas as buscas e vendas aquecem bem antes disso! \u00c9 poss\u00edvel observar um aumento na demanda quase um m\u00eas antes da data, porque o consumidor est\u00e1 cada vez mais exigente e quer pesquisar pre\u00e7os e marcas com calma para ent\u00e3o fechar a compra. <\/p>\n\n\n\n

Por isso, quem busca vender muito na data precisa se preparar com anteced\u00eancia! Isso inclui colocar os produtos no ar no canal de venda ideal para o seu segmento e objetivos, caprichar nas descri\u00e7\u00f5es<\/a> e imagens dos itens, precificar com cuidado<\/a> cada um deles, criar promo\u00e7\u00f5es<\/a> e desenvolver estrat\u00e9gias de publicidade para aproveitar o melhor que a data tem a oferecer.<\/p>\n\n\n\n

Tend\u00eancias para a Black Friday 2024<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Com a transforma\u00e7\u00e3o digital e o avan\u00e7o das tecnologias de compra, 2024 trar\u00e1 algumas novidades para a Black Friday. <\/p>\n\n\n\n

Uma tend\u00eancia crescente ser\u00e1 a personaliza\u00e7\u00e3o de ofertas, com o uso de\u00a0intelig\u00eancia artificial<\/a>\u00a0(IA) e aprendizado de m\u00e1quina para sugerir produtos de acordo com o comportamento de compra de cada consumidor. Isso significa que os lojistas poder\u00e3o oferecer promo\u00e7\u00f5es mais segmentadas, aumentando as chances de convers\u00e3o e otimizando a experi\u00eancia do usu\u00e1rio. <\/p>\n\n\n\n

Outra novidade prevista para 2024 \u00e9 a integra\u00e7\u00e3o cada vez maior entre o online e o offline. Lojas f\u00edsicas poder\u00e3o adotar\u00a0estrat\u00e9gias omnichannel mais robustas<\/strong>, como permitir que os clientes reservem produtos online e retirem na loja ou ofere\u00e7am descontos exclusivos para quem estiver presente nos pontos f\u00edsicos. Com isso, os consumidores ter\u00e3o mais flexibilidade e conveni\u00eancia, impulsionando o tr\u00e1fego nas lojas f\u00edsicas e digitais.<\/p>\n\n\n\n

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A Black Friday e o e-commerce em 2024<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O\u00a0e-commerce\u00a0\u00e9, sem d\u00favida, o grande protagonista da Black Friday. Em 2024, esse setor continuar\u00e1 liderando as vendas durante o evento. <\/p>\n\n\n\n

De acordo com especialistas do mercado, a expectativa \u00e9 que o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico brasileiro registre um aumento de 10% nas vendas em rela\u00e7\u00e3o ao ano anterior, chegando a superar R$ 7 bilh\u00f5es em faturamento. <\/p>\n\n\n\n

Essa previs\u00e3o reflete o\u00a0comportamento do consumidor<\/strong>, que, cada vez mais, se sente confort\u00e1vel em realizar suas compras online, especialmente durante grandes promo\u00e7\u00f5es. A conveni\u00eancia, variedade de produtos e facilidade no pagamento s\u00e3o apenas alguns dos fatores que tornam o e-commerce t\u00e3o atraente durante a Black Friday.<\/p>\n\n\n\n

Prepara\u00e7\u00e3o log\u00edstica para a Black Friday 2024<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A log\u00edstica desempenha um papel crucial durante a Black Friday. Em 2024, o desafio ser\u00e1 ainda maior devido ao\u00a0volume crescente de vendas<\/strong>. Lojistas precisam garantir que t\u00eam estoques suficientes e que o sistema de entrega esteja preparado para atender \u00e0 demanda. <\/p>\n\n\n\n

Muitos consumidores priorizam prazos de entrega r\u00e1pidos e rastreamento em tempo real. Nesse sentido, a ado\u00e7\u00e3o de tecnologias que otimizam a gest\u00e3o de estoques e a distribui\u00e7\u00e3o de mercadorias ser\u00e1 fundamental. <\/p>\n\n\n\n

Plataformas de gest\u00e3o log\u00edstica que integram dados em tempo real podem ajudar os lojistas a garantir entregas r\u00e1pidas e a evitar problemas de falta de estoque ou atrasos nas entregas. A terceiriza\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os de entrega pode ser uma boa estrat\u00e9gia para lojistas que esperam um aumento significativo no volume de pedidos.<\/p>\n\n\n\n

Black Friday 2024: oportunidade de crescimento<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

2024 ser\u00e1 um ano decisivo para muitas empresas que querem expandir suas opera\u00e7\u00f5es. A Black Friday representa uma oportunidade \u00fanica para\u00a0novos neg\u00f3cios entrarem no mercado<\/strong>, testarem estrat\u00e9gias de vendas e conquistarem uma base s\u00f3lida de clientes. <\/p>\n\n\n\n

As empresas que melhor se prepararem para a data ser\u00e3o aquelas que focarem n\u00e3o apenas em oferecer descontos, mas em proporcionar uma experi\u00eancia diferenciada para o consumidor. Isso inclui desde o atendimento ao cliente at\u00e9 a p\u00f3s-venda, com um acompanhamento eficaz e estrat\u00e9gias de fideliza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

O que aprender com as edi\u00e7\u00f5es anteriores?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

J\u00e1 viveu alguma Black Friday ou a deste ano vai ser a sua primeira? Independentemente do seu n\u00edvel de experi\u00eancia, confira a seguir cinco importantes li\u00e7\u00f5es que Al\u00ea Nogueira, CEO da Universidade Marketplaces, aprendeu nas Black Fridays que j\u00e1 passou vendendo na Americanas e prepare-se!<\/p>\n\n\n\n

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