{"id":2948,"date":"2020-12-10T00:00:00","date_gmt":"2020-12-10T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/arrependimento-de-compra\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:30","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:30","slug":"arrependimento-de-compra","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/arrependimento-de-compra\/","title":{"rendered":"Arrependimento de compra: como funciona esse processo no e-commerce e marketplace?"},"content":{"rendered":"\n
A sua loja est\u00e1 preparada para lidar com casos de arrependimento de compra<\/strong>? Cuidar desses tipos de ocorr\u00eancia nem sempre \u00e9 simples, por isso, \u00e9 necess\u00e1rio estar preparado. <\/p>\n\n\n\n A simplicidade e a seguran\u00e7a fizeram com que as compras pela internet ca\u00edssem no gosto dos brasileiros, que agora j\u00e1 se acostumaram com esse modelo que permite que eles comprem em poucos clientes e sem sair de casa. <\/p>\n\n\n\n Mas apesar da praticidade e da comodidade oferecida, e de todas as tecnologias que foram surgindo para facilitar os processos de compra online, os casos de arrependimento de compra <\/strong>ainda aparecem.<\/p>\n\n\n\n Principalmente quando consideramos o e-commerce, muitas vezes, os clientes compram sem ter contato direto com os produtos. Assim, eles dependem apenas das informa\u00e7\u00f5es oferecidas pelos lojistas, que \u00e0s vezes n\u00e3o s\u00e3o o bastante para garantir uma decis\u00e3o de compra precisa. <\/p>\n\n\n\n E com todas as promo\u00e7\u00f5es e ofertas tempor\u00e1rias que acontecem na internet, os consumidores acabam realizando muitas compras por impulso, sem analisar as descri\u00e7\u00f5es a fundo e entender se o produto \u00e9 realmente o que eles procuram. <\/p>\n\n\n\n Essa \u00e2nsia para garantir os produtos, acaba fazendo com que os casos de arrependimento de compra se tornem cada vez mais comuns e, nesse momento, \u00e9 importante estar atento aos direitos do consumidor<\/a> e tamb\u00e9m \u00e0 sua experi\u00eancia p\u00f3s-compra.\u00a0<\/p>\n\n\n\n \u201cO consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou servi\u00e7o, sempre que a contrata\u00e7\u00e3o de fornecimento de produtos e servi\u00e7os ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domic\u00edlio\u201d (Art.49, CDC)<\/em><\/p>\n\n\n\n De acordo com o Art. 49 do C\u00f3digo de Defesa do Consumidor<\/a>, sempre que uma compra acontecer fora do estabelecimento comercial \u2013 como pela internet \u2013 o consumidor tem at\u00e9 sete dias para desistir da aquisi\u00e7\u00e3o. Esse prazo come\u00e7a a contar a partir do dia do recebimento do produto ou da assinatura do servi\u00e7o.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m do CDC, o Art. 5\u00ba do Decreto 7.962\/2013 oficializa que as lojas online devem deixar bem expl\u00edcito os seus processos de cancelamento de compra, trazendo mais transpar\u00eancia e tranquilidade para os consumidores. <\/p>\n\n\n\n \u201cO fornecedor deve informar, de forma clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exerc\u00edcio do direito de arrependimento pelo consumidor.\u201d <\/em> (Art. 5o, Decreto 7.962\/2013)<\/p>\n\n\n\n Vale ressaltar que o direito de arrependimento de compra n\u00e3o se aplica em lojas f\u00edsicas. Como o pr\u00f3prio artigo diz, ele \u00e9 v\u00e1lido quando a aquisi\u00e7\u00e3o \u00e9 feita fora do estabelecimento comercial, ou seja, por telefone, a domic\u00edlio ou online. <\/p>\n\n\n\n Caso o consumidor se arrependa da compra dentro do prazo de sete dias, os valores pagos por ele devem ser devolvidos imediatamente, monetariamente atualizados. Ou seja, incluindo tamb\u00e9m o valor do frete, caso o produto j\u00e1 tenha sido entregue.<\/p>\n\n\n\n Essa determina\u00e7\u00e3o para devolu\u00e7\u00e3o dos valores em caso de arrependimento de compra tamb\u00e9m est\u00e1 descrita no Art. 49 do C\u00f3digo de Defesa do Consumidor. <\/p>\n\n\n\n \u201cPar\u00e1grafo \u00fanico. <\/em><\/strong>Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer t\u00edtulo, durante o prazo de reflex\u00e3o, ser\u00e3o devolvidos, de imediato, monetariamente atualizados.\u201d<\/em><\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, nesses casos, o consumidor n\u00e3o precisa explicar porque desistiu do produto ou at\u00e9 realizar a devolu\u00e7\u00e3o do produto lacrado. O C\u00f3digo de Defesa do Consumidor garante apenas a desist\u00eancia sobre o produto e n\u00e3o sobre a embalagem. <\/p>\n\n\n\n Ou seja, se o cliente j\u00e1 abriu o produto e violou a embalagem, isso n\u00e3o impede a devolu\u00e7\u00e3o e pedido de arrependimento de compra, j\u00e1 que ser\u00e1 necess\u00e1rio apenas devolver o produto e n\u00e3o a embalagem original. <\/p>\n\n\n\n \u00c9 importante destacar que o direito de arrependimento de compra n\u00e3o se aplica \u00e0s compras feitas em lojas f\u00edsicas. <\/p>\n\n\n\n Nas compras feitas em estabelecimentos f\u00edsicos, os consumidores t\u00eam todos os direitos de troca e devolu\u00e7\u00e3o de produtos<\/a>, que muitas vezes possuem um prazo de at\u00e9 30 dias para serem atendidos.\u00a0<\/p>\n\n\n\n De acordo com o CDC, o consumidor pode solicitar a troca de um produto com defeito ou que o tamanho n\u00e3o tenha dado certo, sem custos adicionais. E cabe ao lojista entender como solucionar esse problema. Ele pode abater o valor da compra, restituir o gasto ou at\u00e9 mesmo substituir o produto adquirido inicialmente. <\/p>\n\n\n\nO que diz o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor sobre o arrependimento de compra? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
E os valores pagos pelo cliente? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Arrependimento de compra no com\u00e9rcio f\u00edsico<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Log\u00edstica reversa nos casos de arrependimento de compra<\/strong><\/h3>\n\n\n\n