{"id":2983,"date":"2020-12-24T00:00:00","date_gmt":"2020-12-24T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/o-que-e-varejo\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:32","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:32","slug":"o-que-e-varejo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/o-que-e-varejo\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 varejo e como aproveitar o segmento?"},"content":{"rendered":"\n
Atualmente, existem cerca de 4,8 milh\u00f5es de com\u00e9rcios varejistas espalhados pelo Brasil. N\u00e3o \u00e9 \u00e0 toa que o varejo \u00e9 um dos setores que mais impulsionam a economia do pa\u00eds. Mas, muito antes do setor se tornar essa grandiosidade, ele passou por muitos momentos hist\u00f3ricos. Em seus primeiros aparecimentos, o varejo existia como uma simples troca entre indiv\u00edduos. Sem prazo de entrega, sem parcelamento e sem dinheiro. <\/p>\n\n\n\n
Quando falamos do varejo, um setor t\u00e3o vasto e que j\u00e1 passou por tantas atualiza\u00e7\u00f5es, vale a pena recapitularmos sua hist\u00f3ria para entender as melhores oportunidades para os nossos neg\u00f3cios nos tempos atuais. <\/p>\n\n\n\n
No dicion\u00e1rio, podemos encontrar diversos significados para a palavra. <\/em>Mas, na linguagem comercial, varejo nada mais \u00e9 do que uma forma de vender mercadorias, diretamente ao consumidor final, sem passar por interm\u00e9dios. Ele tamb\u00e9m pode ser um local que trabalha dessa forma, vendendo produtos direto ao consumidor. <\/p>\n\n\n\n Outra defini\u00e7\u00e3o para varejo seria associada \u00e0 venda de produtos em menor quantidade. O que \u00e9 bem diferente do atacado, que foca na comercializa\u00e7\u00e3o de mercadorias em grande escala para um p\u00fablico formado principalmente por empresas ou donos de estabelecimentos comerciais. <\/p>\n\n\n\n Hoje, podemos identificar muitos varejistas facilmente. S\u00e3o mercados, farm\u00e1cias, lojas de conveni\u00eancia e outros com\u00e9rcios dos mais diversos segmentos. Por\u00e9m, os processos de compra e venda, nem sempre funcionaram de forma t\u00e3o expl\u00edcita. <\/p>\n\n\n\n Os primeiros tra\u00e7os do varejo come\u00e7aram a surgir cerca de 10 mil anos atr\u00e1s, na pr\u00e9-hist\u00f3ria, quando se iniciaram as primeiras trocas de mercadorias sem haver nenhum tipo de moeda, pr\u00e1tica tamb\u00e9m conhecida como \u201cescambo\u201d.<\/p>\n\n\n\n Com o crescimento dessas negocia\u00e7\u00f5es, come\u00e7aram a aparecer as moedas de troca e depois os primeiros bancos. Tais transforma\u00e7\u00f5es acabaram padronizando esses processos de venda e trazendo eles mais pr\u00f3ximos da realidade que estamos acostumados. <\/p>\n\n\n\n Para que o varejo funcione, na pr\u00e1tica, os varejistas contam com um sistema que fornece mercadorias que, mais tarde, ser\u00e3o comercializadas para os consumidores finais. Para abastecer o estoque e garantir a disponibilidade dos produtos desejados, \u00e9 necess\u00e1rio criar relacionamento com empresas que atuam na cadeia de suprimentos do varejo. <\/p>\n\n\n\n Uma cadeia de suprimentos, do ingl\u00eas \u201csupply chain\u201d<\/em>, consiste no processo entre empresas e fornecedores para a distribui\u00e7\u00e3o de produtos aos consumidores finais. Dessa forma, \u00e9 imprescind\u00edvel que os varejistas entendam essa cadeia para garantir o acesso a bons produtos por um pre\u00e7o acess\u00edvel, dentro de um prazo razo\u00e1vel. Se houver algum ru\u00eddo em algum lugar ao longo da cadeia de suprimentos, provavelmente, isso vai resultar em um aumento no custo do produto ou no tempo de entrega.<\/p>\n\n\n\n Nesse cen\u00e1rio, a cadeia de suprimentos \u00e9 composta por fabricantes, atacadistas, varejistas e o consumidor final. Resumidamente, o atacadista est\u00e1 conectado diretamente ao fabricante, enquanto o varejista est\u00e1 conectado ao atacadista. Para exemplificar melhor, confira abaixo os pap\u00e9is dos principais players nesta t\u00edpica cadeia de suprimentos de varejo:<\/p>\n\n\n\n Fabricantes:<\/strong> produzem bens usando m\u00e1quinas, mat\u00e9rias-primas e m\u00e3o de obra.<\/p>\n\n\n\n Atacadistas:<\/strong> compram produtos prontos, direto dos fabricantes e os vendem para varejistas em grandes volumes. <\/p>\n\n\n\n Varejistas:<\/strong> comercializam suas mercadorias em pequenas quantidades ao consumidor final a um pre\u00e7o, teoricamente, mais alto em rela\u00e7\u00e3o ao pre\u00e7o de varejo sugerido pelo fabricante. <\/p>\n\n\n\n Consumidores: <\/strong>tamb\u00e9m conhecidos como usu\u00e1rio final, s\u00e3o aqueles que compram produtos do varejista, em pequenas quantidades, para satisfazer a sua demanda pessoal.<\/p>\n\n\n\n Aqui, os primeiros sinais do varejo apareceram no per\u00edodo colonial. E, mais de cem anos depois, em 1649, \u00e9 fundada a Companhia Geral do Com\u00e9rcio do Brasil, que tinha o objetivo de estimular o com\u00e9rcio no pa\u00eds. Em 1808, com a chegada da Fam\u00edlia Real, foi registrado o aparecimento das primeiras lojas no pa\u00eds. <\/p>\n\n\n\n As grandes mudan\u00e7as nos com\u00e9rcios brasileiros come\u00e7aram especialmente ap\u00f3s 1900, com o in\u00edcio do processo de industrializa\u00e7\u00e3o do pa\u00eds e a chegada da Revolu\u00e7\u00e3o Industrial. Inclusive, foi justamente nesse per\u00edodo que a Lojas Americanas abriu as portas no Rio de Janeiro. <\/p>\n\n\n\n Com a globaliza\u00e7\u00e3o e a chegada de novas tecnologias, o varejo foi sofrendo diversas mudan\u00e7as para se adaptar \u00e0s necessidades dos lojistas e, principalmente, dos consumidores. <\/p>\n\n\n\n Se antes o varejo online era apenas uma tend\u00eancia, hoje ele se tornou uma realidade<\/a>. Por\u00e9m, apesar das compras online j\u00e1 fazerem parte da nossa rotina, a hist\u00f3ria do e-commerce no Brasil \u00e9 bastante recente e conta com pouco mais de duas d\u00e9cadas. As primeiras lojas online apareceram por aqui nos anos 90, com algumas empresas como a Submarino e Lojas Americanas como pioneiras no segmento.\u00a0<\/p>\n\n\n\n No passado, a loja online era apenas um bra\u00e7o da opera\u00e7\u00e3o. Por\u00e9m, hoje em dia, ela j\u00e1 se tornou o cora\u00e7\u00e3o de muitos neg\u00f3cios. Segundo um levantamento realizado neste ano pelo NZN Intelligence<\/a>, plataforma de pesquisa de mercado da NZN, cerca\u00a0 de 74% dos consumidores brasileiros j\u00e1 preferem realizar suas compras pela internet a se deslocar at\u00e9 uma loja f\u00edsica.\u00a0<\/p>\n\n\n\n O varejo online ganhou um espa\u00e7o significativo e um potencial enorme de crescimento. De janeiro a junho de 2020, as vendas online passaram de 2,9% para 3,7% no varejo total do Estado de S\u00e3o Paulo. Esse avan\u00e7o de 0,8 ponto porcentual em apenas seis meses, foi o mesmo crescimento registrado entre 2013 e 2019, quando as vendas saltaram de 2,1% para 2,9%.(Fecom\u00e9rcio-SP).<\/p>\n\n\n\n Veja s\u00f3 os resultados do e-commerce ano passado, segundo dados da Neotrust:<\/p>\n\n\n\nComo surgiu? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Como funciona o varejo?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
O varejo no Brasil<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Varejo online<\/strong><\/h3>\n\n\n\n