{"id":3051,"date":"2021-01-14T00:00:00","date_gmt":"2021-01-14T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/o-que-e-propaganda-enganosa-e-como-evitar-essa-pratica\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:40","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:40","slug":"o-que-e-propaganda-enganosa-e-como-evitar-essa-pratica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/o-que-e-propaganda-enganosa-e-como-evitar-essa-pratica\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 propaganda enganosa e como evitar essa pr\u00e1tica?"},"content":{"rendered":"\n
As propagandas est\u00e3o em todo lugar. Nas ruas, na televis\u00e3o, no computador e nos nossos celulares. Por\u00e9m, com tantas informa\u00e7\u00f5es nos impactando a todo momento, fica dif\u00edcil separar o que \u00e9 verdadeiro do que pode ser uma propaganda enganosa. <\/p>\n\n\n\n
Se voc\u00ea tem o seu pr\u00f3prio neg\u00f3cio, provavelmente conhece os dois lados dessa moeda, pois ao mesmo tempo que \u00e9 impactado por esses conte\u00fados, tamb\u00e9m busca cri\u00e1-los para os seus produtos. E ao produzir qualquer tipo de publicidade<\/a>, voc\u00ea pode at\u00e9 estar usando meios desonestos sem perceber. <\/p>\n\n\n\n Por isso, entender como a propaganda enganosa acontece e quais as suas consequ\u00eancias \u00e9 essencial antes de criar qualquer tipo de publicidade. <\/p>\n\n\n\n De acordo com o Art. 37 do C\u00f3digo de Defesa do Consumidor<\/a> (CDC), uma propaganda pode ser considerada enganosa quando induz o consumidor ao erro, seja por meio de informa\u00e7\u00f5es falsas ou omitindo detalhes de um produto ou servi\u00e7o. <\/p>\n\n\n\n \u201c\u00c9 enganosa qualquer modalidade de informa\u00e7\u00e3o ou comunica\u00e7\u00e3o de car\u00e1ter publicit\u00e1rio, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omiss\u00e3o, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, caracter\u00edsticas, qualidade, quantidade, propriedades, origem, pre\u00e7o, e quaisquer outros dados sobre produtos e servi\u00e7os\u201d.<\/em><\/p>\n\n\n\n (Art.37, CDC)<\/em><\/p>\n\n\n\n Sendo assim, esse tipo de conte\u00fado \u00e9 proibido pelo CDC e pode ser considerado crime, levando a uma pena de deten\u00e7\u00e3o de tr\u00eas meses a um ano e multa.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, uma publicidade enganosa pode chegar de muitas formas ao consumidor final e ela pode ser categorizada em: <\/p>\n\n\n\n \u00c9 aquela publicidade que induz o consumidor a cometer um erro<\/p>\n\n\n\n Exemplo: anunciar que um produto \u00e9 \u00e0 prova d\u2019\u00e1gua sem ele realmente ser<\/em><\/p>\n\n\n\n \u00c9 quando ocorre a omiss\u00e3o de alguma informa\u00e7\u00e3o, levando o consumidor a cometer um erro que poderia ter sido evitado.<\/p>\n\n\n\n Lembre-se: esse tipo de publicidade pode ser considerada dano moral e \u00e9 sempre responsabilidade da empresa. <\/p>\n\n\n\n Exemplo: a embalagem de um alimento n\u00e3o passar as informa\u00e7\u00f5es corretas, como efeitos colaterais ou riscos para determinadas alergias, podendo levar o consumidor a ter complica\u00e7\u00f5es ap\u00f3s o consumo. <\/em><\/p>\n\n\n\n \u00c9 a publicidade que oferece informa\u00e7\u00f5es falsas em alguns pontos da comunica\u00e7\u00e3o, iludindo o consumidor. <\/p>\n\n\n\n Exemplo: quando voc\u00ea afirma que um produto tem alguma funcionalidade que na verdade ele n\u00e3o tem.<\/em><\/p>\n\n\n\n Quando as informa\u00e7\u00f5es dadas sobre um produto ou servi\u00e7o s\u00e3o completamente falsas.<\/p>\n\n\n\n Exemplo: afirmar que um produto oferece um resultado que n\u00e3o \u00e9 real. <\/em><\/p>\n\n\n\n <\/p>\n\n\n\n Nem sempre uma propaganda considerada enganosa \u00e9 criada com o intuito de enganar o consumidor. Por isso, ao elaborar qualquer tipo de conte\u00fado ou publicidade para o seu neg\u00f3cio, \u00e9 preciso estar muito atento aos detalhes e as informa\u00e7\u00f5es que voc\u00ea est\u00e1 passando aos seus clientes. <\/p>\n\n\n\n Confira alguns pontos que podem fazer a diferen\u00e7a nas suas comunica\u00e7\u00f5es e ainda evitar um mal-entendido sobre as funcionalidades do seu produto ou servi\u00e7o. <\/p>\n\n\n\n Ao divulgar o seu produto, exponha sempre fotos reais e que sejam capazes de mostrar os detalhes dos itens, como textura, tamanho, material e outros. <\/p>\n\n\n\n Tirar as suas fotos com fundo branco<\/a>, por exemplo, \u00e9 uma \u00f3tima t\u00e9cnica para destacar os seus produtos e trazer uma produ\u00e7\u00e3o mais profissional para o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n N\u00e3o economize nas suas descri\u00e7\u00f5es. \u00c9 aqui que voc\u00ea ir\u00e1 expor todos os detalhes do seu produto e conquistar os seus clientes. Aposte em um texto convincente, que re\u00fana as principais caracter\u00edsticas, funcionalidades e mais informa\u00e7\u00f5es que sejam relevantes para o consumidor. <\/p>\n\n\n\n Caso voc\u00ea esteja divulgando um servi\u00e7o, deixe claro para o consumidor tudo que est\u00e1 inclu\u00eddo na aquisi\u00e7\u00e3o e os benef\u00edcios dele, al\u00e9m de detalhes sobre os planos ou formas de pagamento caso ele feche um contrato. <\/p>\n\n\n\n Com as melhores t\u00e9cnicas de reda\u00e7\u00e3o<\/a>, voc\u00ea ir\u00e1 vender os seus produtos apenas pela descri\u00e7\u00e3o e evitar poss\u00edveis desentendimentos. <\/p>\n\n\n\n O consumidor n\u00e3o tem contato com o seu produto ou servi\u00e7o, como voc\u00ea. Ent\u00e3o, essa experi\u00eancia deve ser passada atrav\u00e9s das suas comunica\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n Antes de publicar os seus conte\u00fados, revise cada detalhe com o olhar do consumidor. Ele tem todas as informa\u00e7\u00f5es que precisa? Ele pode entender com clareza tudo que est\u00e1 sendo passado? <\/p>\n\n\n\n Ao colocar o seu consumidor em primeiro lugar e dar aten\u00e7\u00e3o a tudo que est\u00e1 sendo comunicado, voc\u00ea evita futuros problemas pela m\u00e1 interpreta\u00e7\u00e3o do que foi proposto e ainda cria um relacionamento de confian\u00e7a<\/a> com os seus clientes. <\/p>\n\n\n\n Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n Como fazer uma promo\u00e7\u00e3o de vendas?<\/a><\/p>\n\n\n\n Evite reclama\u00e7\u00f5es otimizando seu an\u00fancio no marketplace<\/a><\/p>\n\n\n\nA propaganda enganosa <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
1) Propaganda enganosa comissiva<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
2) Propaganda enganosa omissiva<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
3) Propaganda enganosa parcialmente falsa<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
4) Propaganda enganosa inteiramente falsa <\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Como evitar criar propagandas enganosas <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
1) Use fotos realistas <\/strong><\/h4>\n\n\n\n
2) Forne\u00e7a descri\u00e7\u00f5es precisas <\/strong><\/h4>\n\n\n\n
3) Revise o seu conte\u00fado <\/strong><\/h4>\n\n\n\n