{"id":3104,"date":"2024-08-01T15:00:00","date_gmt":"2024-08-01T18:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/vender-cosmeticos\/"},"modified":"2024-08-01T16:46:34","modified_gmt":"2024-08-01T19:46:34","slug":"vender-cosmeticos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/vender-cosmeticos\/","title":{"rendered":"9 dicas para vender cosm\u00e9ticos na internet"},"content":{"rendered":"\n
Vender cosm\u00e9ticos<\/strong> pode ser uma forma de posicionar seu neg\u00f3cio online aproveitando um mercado forte e com vendas recorrentes.<\/p>\n\n\n\n O segmento de Beleza e Perfumaria<\/a> continua em crescimento acelerado desde a pandemia. Para se ter uma ideia, em 2023, o setor registrou um aumento de 115,8% no faturamento durante o primeiro semestre do ano, alcan\u00e7ando um total de R$ 3,5 bilh\u00f5es, de acordo com dados da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Com\u00e9rcio Eletr\u00f4nico (ABComm) e do Movimento Compre & Confie.<\/p>\n\n\n\n Em um setor que cresce t\u00e3o rapidamente, algumas atitudes podem fazer a sua venda de cosm\u00e9ticos ganhar ainda mais destaque e trazer sucesso para o seu neg\u00f3cio. Confira:<\/p>\n\n\n\n Escolher bons fornecedores<\/a> \u00a0<\/strong>\u00e9 fundamental para garantir a qualidade e a originalidade dos produtos oferecidos, al\u00e9m de proporcionar um maior sortimento para o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n De acordo com a Associa\u00e7\u00e3o Brasileira da Ind\u00fastria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosm\u00e9ticos (ABIHPEC), em 2022, o Brasil foi o quarto maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosm\u00e9ticos do mundo, movimentando cerca de R$ 110,5 bilh\u00f5es. Esse crescimento destaca a import\u00e2ncia de contar com fornecedores confi\u00e1veis para manter a competitividade e a qualidade dos produtos.<\/p>\n\n\n\n Por isso, antes de come\u00e7ar a vender cosm\u00e9ticos na internet, defina bem seus fornecedores e qualidade dos produtos que eles oferecem.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Identifique as marcas de produtos com as quais voc\u00ea deseja trabalhar. Pesquise sobre a reputa\u00e7\u00e3o dessas marcas no mercado, verificando avalia\u00e7\u00f5es de consumidores e opini\u00f5es de outros lojistas. Utilizar ferramentas como o Reclame Aqui<\/a> pode ser \u00fatil para entender a qualidade do atendimento e a satisfa\u00e7\u00e3o dos clientes com os produtos.<\/p>\n\n\n\n Ao trabalhar com uma loja online, voc\u00ea deve estar preparado para atender a uma demanda variada do p\u00fablico. Organize o seu estoque e garanta que os seus consumidores ir\u00e3o sempre encontrar os produtos que eles procuram.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Segundo uma pesquisa da Ebit\/Nielsen<\/a>, a falta de produtos em estoque \u00e9 uma das principais raz\u00f5es para o abandono de carrinhos<\/a> de compra, afetando diretamente as vendas e a satisfa\u00e7\u00e3o do cliente. Por isso, fique atento aos itens estocados.<\/p>\n\n\n\n Utilize sistemas de\u00a0gest\u00e3o de estoque<\/a>\u00a0que permitam o monitoramento em tempo real dos produtos. Isso ajuda a evitar rupturas de estoque e a identificar rapidamente quais itens precisam ser repostos. Estudos indicam que lojas que utilizam sistemas de gest\u00e3o eficientes conseguem reduzir em at\u00e9 30% os custos operacionais.<\/p>\n\n\n\n Fique atento aos itens estocados e utilize\u00a0an\u00e1lises de dados\u00a0<\/strong>para entender melhor a demanda. N\u00e3o h\u00e1 sentido em investir em uma grande quantidade de um produto que n\u00e3o tem demanda. Com o passar do tempo, voc\u00ea ir\u00e1 entender melhor o seu p\u00fablico e os produtos mais vendidos<\/a>, permitindo uma organiza\u00e7\u00e3o mais precisa do estoque. De acordo com a Supply Chain Digest, a an\u00e1lise preditiva pode aumentar a precis\u00e3o das previs\u00f5es de demanda em at\u00e9 85%.<\/p>\n\n\n\n A sele\u00e7\u00e3o de produtos pode ser o seu maior diferencial. Por isso, ofere\u00e7a itens in\u00e9ditos, que tenham uma boa qualidade e n\u00e3o sejam t\u00e3o comuns no mercado. A originalidade traz uma grande vantagem para as lojas online de cosm\u00e9ticos. <\/p>\n\n\n\n Segundo a Mintel, 40% dos consumidores est\u00e3o dispostos a pagar mais por produtos inovadores e exclusivos.<\/p>\n\n\n\n Fique atento \u00e0s\u00a0tend\u00eancias do mercado\u00a0<\/strong>e \u00e0s novidades que surgem. Produtos que s\u00e3o favoritos do momento podem atrair mais clientes e aumentar as vendas. A Nielsen<\/a> aponta que 25% dos consumidores brasileiros seguem influenciadores digitais para descobrir novos produtos de beleza, mostrando a import\u00e2ncia de estar atualizado com as tend\u00eancias.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m de garantir os produtos que os clientes j\u00e1 amam, ofere\u00e7a itens novos para que os consumidores se sintam confort\u00e1veis em experimentar. Uma pesquisa da Euromonitor International<\/a> revelou que 60% dos consumidores est\u00e3o abertos a experimentar novos produtos de beleza, especialmente quando recomendados por fontes confi\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n Entender os gostos e costumes de compra do seu p\u00fablico \u00e9 important\u00edssimo para construir um relacionamento com eles e continuar oferecendo os\u00a0 produtos que eles mais gostam. Segundo a PwC<\/a>, 73% dos consumidores destacam a experi\u00eancia de compra como um fator importante na decis\u00e3o de compra.<\/p>\n\n\n\n Utilize ferramentas de an\u00e1lise para monitorar o comportamento de consumo dos seus clientes mais recorrentes. Ofere\u00e7a promo\u00e7\u00f5es direcionadas e personalize a experi\u00eancia de compra para aumentar a satisfa\u00e7\u00e3o e a fideliza\u00e7\u00e3o. De acordo com a Salesforce, 58% dos consumidores esperam uma experi\u00eancia personalizada baseada em seu hist\u00f3rico de compras.<\/p>\n\n\n\n Incentive os clientes a deixarem feedback<\/a> sobre os produtos e a experi\u00eancia de compra. Isso pode fornecer insights valiosos sobre o que est\u00e1 funcionando e o que precisa ser melhorado. A Gartner aponta que empresas que utilizam feedback de clientes para aprimorar seus servi\u00e7os t\u00eam um aumento de 25% na reten\u00e7\u00e3o dos consumidores.<\/p>\n\n\n\n Por isso, busque entender o comportamento de consumo dos seus clientes mais recorrentes e ofere\u00e7a promo\u00e7\u00f5es direcionadas a eles.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Criando kits de produtos<\/a>, voc\u00ea traz uma\u00a0 oportunidade diferenciada de compra para os seus clientes e eleva a percep\u00e7\u00e3o de ganho deles. Um estudo da McKinsey mostra que a venda de kits pode aumentar o ticket m\u00e9dio em at\u00e9 20%.<\/p>\n\n\n\n1 – Tenha bons fornecedores<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Dica: pesquise e avalie as marcas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
2 – Organize o seu estoque<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Dica: mantenha um controle rigoroso<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Dica: fa\u00e7a a an\u00e1lise de dados de venda<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
3 – Escolha produtos in\u00e9ditos<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Pesquise tend\u00eancias<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Teste novidades<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
4 – Conhe\u00e7a o seu p\u00fablico <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Dica: analise o comportamento do cliente<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Dica: colete feedbacks constantes<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
5 – Elabore kits variados <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Dica: fa\u00e7a combina\u00e7\u00f5es estrat\u00e9gicas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n