{"id":3104,"date":"2024-08-01T15:00:00","date_gmt":"2024-08-01T18:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/vender-cosmeticos\/"},"modified":"2024-08-01T16:46:34","modified_gmt":"2024-08-01T19:46:34","slug":"vender-cosmeticos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/vender-cosmeticos\/","title":{"rendered":"9 dicas para vender cosm\u00e9ticos na internet"},"content":{"rendered":"\n

Vender cosm\u00e9ticos online exige planejamento e preparo. Confira como come\u00e7ar o seu neg\u00f3cio no setor e dicas para se posicionar no mercado <\/strong><\/em><\/h2>\n\n\n\n

Vender cosm\u00e9ticos<\/strong> pode ser uma forma de posicionar seu neg\u00f3cio online aproveitando um mercado forte e com vendas recorrentes.<\/p>\n\n\n\n

O segmento de Beleza e Perfumaria<\/a> continua em crescimento acelerado desde a pandemia. Para se ter uma ideia, em 2023, o setor registrou um aumento de 115,8% no faturamento durante o primeiro semestre do ano, alcan\u00e7ando um total de R$ 3,5 bilh\u00f5es, de acordo com dados da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Com\u00e9rcio Eletr\u00f4nico (ABComm) e do Movimento Compre & Confie.<\/p>\n\n\n\n

Em um setor que cresce t\u00e3o rapidamente, algumas atitudes podem fazer a sua venda de cosm\u00e9ticos ganhar ainda mais destaque  e trazer sucesso para o seu neg\u00f3cio. Confira:<\/p>\n\n\n\n

1 – Tenha bons fornecedores<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Escolher bons fornecedores<\/a> \u00a0<\/strong>\u00e9 fundamental para garantir a qualidade e a originalidade dos produtos oferecidos, al\u00e9m de proporcionar um maior sortimento para o seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n

De acordo com a Associa\u00e7\u00e3o Brasileira da Ind\u00fastria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosm\u00e9ticos (ABIHPEC), em 2022, o Brasil foi o quarto maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosm\u00e9ticos do mundo, movimentando cerca de R$ 110,5 bilh\u00f5es. Esse crescimento destaca a import\u00e2ncia de contar com fornecedores confi\u00e1veis para manter a competitividade e a qualidade dos produtos.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, antes de come\u00e7ar a vender cosm\u00e9ticos na internet, defina bem seus fornecedores e qualidade dos produtos que eles oferecem.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Dica: pesquise e avalie as marcas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Identifique as marcas de produtos com as quais voc\u00ea deseja trabalhar. Pesquise sobre a reputa\u00e7\u00e3o dessas marcas no mercado, verificando avalia\u00e7\u00f5es de consumidores e opini\u00f5es de outros lojistas. Utilizar ferramentas como o Reclame Aqui<\/a> pode ser \u00fatil para entender a qualidade do atendimento e a satisfa\u00e7\u00e3o dos clientes com os produtos.<\/p>\n\n\n\n

2 – Organize o seu estoque<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Ao trabalhar com uma loja online, voc\u00ea deve estar preparado para atender a uma demanda variada do p\u00fablico. Organize o seu estoque e garanta que os seus consumidores ir\u00e3o sempre encontrar os produtos que eles procuram.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Segundo uma pesquisa da Ebit\/Nielsen<\/a>, a falta de produtos em estoque \u00e9 uma das principais raz\u00f5es para o abandono de carrinhos<\/a> de compra, afetando diretamente as vendas e a satisfa\u00e7\u00e3o do cliente. Por isso, fique atento aos itens estocados.<\/p>\n\n\n\n

Dica: mantenha um controle rigoroso<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Utilize sistemas de\u00a0gest\u00e3o de estoque<\/a>\u00a0que permitam o monitoramento em tempo real dos produtos. Isso ajuda a evitar rupturas de estoque e a identificar rapidamente quais itens precisam ser repostos. Estudos indicam que lojas que utilizam sistemas de gest\u00e3o eficientes conseguem reduzir em at\u00e9 30% os custos operacionais.<\/p>\n\n\n\n

Dica: fa\u00e7a a an\u00e1lise de dados de venda<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Fique atento aos itens estocados e utilize\u00a0an\u00e1lises de dados\u00a0<\/strong>para entender melhor a demanda. N\u00e3o h\u00e1 sentido em investir em uma grande quantidade de um produto que n\u00e3o tem demanda. Com o passar do tempo, voc\u00ea ir\u00e1 entender melhor o seu p\u00fablico e os produtos mais vendidos<\/a>, permitindo uma organiza\u00e7\u00e3o mais precisa do estoque. De acordo com a Supply Chain Digest, a an\u00e1lise preditiva pode aumentar a precis\u00e3o das previs\u00f5es de demanda em at\u00e9 85%.<\/p>\n\n\n\n

3 – Escolha produtos in\u00e9ditos<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A sele\u00e7\u00e3o de produtos pode ser o seu maior diferencial. Por isso, ofere\u00e7a itens in\u00e9ditos, que tenham uma boa qualidade e n\u00e3o sejam t\u00e3o comuns no mercado. A originalidade traz uma grande vantagem para as lojas online de cosm\u00e9ticos. <\/p>\n\n\n\n

Segundo a Mintel, 40% dos consumidores est\u00e3o dispostos a pagar mais por produtos inovadores e exclusivos.<\/p>\n\n\n\n

Pesquise tend\u00eancias<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Fique atento \u00e0s\u00a0tend\u00eancias do mercado\u00a0<\/strong>e \u00e0s novidades que surgem. Produtos que s\u00e3o favoritos do momento podem atrair mais clientes e aumentar as vendas. A Nielsen<\/a> aponta que 25% dos consumidores brasileiros seguem influenciadores digitais para descobrir novos produtos de beleza, mostrando a import\u00e2ncia de estar atualizado com as tend\u00eancias.<\/p>\n\n\n\n

Teste novidades<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Al\u00e9m de garantir os produtos que os clientes j\u00e1 amam, ofere\u00e7a itens novos para que os consumidores se sintam confort\u00e1veis em experimentar. Uma pesquisa da Euromonitor International<\/a> revelou que 60% dos consumidores est\u00e3o abertos a experimentar novos produtos de beleza, especialmente quando recomendados por fontes confi\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n

4 – Conhe\u00e7a o seu p\u00fablico <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Entender os gostos e costumes de compra do seu p\u00fablico \u00e9 important\u00edssimo para construir um relacionamento com eles e continuar oferecendo os\u00a0 produtos que eles mais gostam. Segundo a PwC<\/a>, 73% dos consumidores destacam a experi\u00eancia de compra como um fator importante na decis\u00e3o de compra.<\/p>\n\n\n\n

Dica: analise o comportamento do cliente<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Utilize ferramentas de an\u00e1lise para monitorar o comportamento de consumo dos seus clientes mais recorrentes. Ofere\u00e7a promo\u00e7\u00f5es direcionadas e personalize a experi\u00eancia de compra para aumentar a satisfa\u00e7\u00e3o e a fideliza\u00e7\u00e3o. De acordo com a Salesforce, 58% dos consumidores esperam uma experi\u00eancia personalizada baseada em seu hist\u00f3rico de compras.<\/p>\n\n\n\n

Dica: colete feedbacks constantes<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Incentive os clientes a deixarem feedback<\/a> sobre os produtos e a experi\u00eancia de compra. Isso pode fornecer insights valiosos sobre o que est\u00e1 funcionando e o que precisa ser melhorado. A Gartner aponta que empresas que utilizam feedback de clientes para aprimorar seus servi\u00e7os t\u00eam um aumento de 25% na reten\u00e7\u00e3o dos consumidores.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, busque entender o comportamento de consumo dos seus clientes mais recorrentes e ofere\u00e7a promo\u00e7\u00f5es direcionadas a eles.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

5 – Elabore kits variados <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Criando kits de produtos<\/a>, voc\u00ea traz uma\u00a0 oportunidade diferenciada de compra para os seus clientes e eleva a percep\u00e7\u00e3o de ganho deles. Um estudo da McKinsey mostra que a venda de kits pode aumentar o ticket m\u00e9dio em at\u00e9 20%.<\/p>\n\n\n\n

Dica: fa\u00e7a combina\u00e7\u00f5es estrat\u00e9gicas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Elabore combos com produtos<\/a> que frequentemente s\u00e3o comprados juntos ou que pertencem \u00e0 mesma linha de cuidados. Isso n\u00e3o apenas facilita a decis\u00e3o de compra, mas tamb\u00e9m pode introduzir os clientes a novos produtos que complementam os que eles j\u00e1 utilizam.<\/p>\n\n\n\n

Dica: ofere\u00e7a brindes<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Oferecer brindes<\/a> pode\u00a0engajar os clientes<\/strong>, especialmente em compras de maior valor. Brindes simples, como amostras de produtos, podem incentivar compras maiores e criar uma experi\u00eancia positiva. Segundo a Promotional Products Association International, 83% dos consumidores gostam de receber brindes, e 48% se sentem mais inclinados a comprar de um varejista que oferece esse tipo de incentivo.<\/p>\n\n\n\n

Com dados e pesquisas atualizadas, \u00e9 poss\u00edvel tra\u00e7ar estrat\u00e9gias mais assertivas para maximizar as vendas e garantir a satisfa\u00e7\u00e3o dos clientes no mercado competitivo de cosm\u00e9ticos.<\/p>\n\n\n\n

\"vender<\/figure>\n\n\n\n

6 – Ofere\u00e7a boas oportunidades de compra<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Al\u00e9m da variedade dos produtos e de um bom pre\u00e7o, outras quest\u00f5es que fazem uma grande diferen\u00e7a no momento da decis\u00e3o de compra s\u00e3o as formas de pagamento e os valores de frete.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Um estudo recente da Nielsen revelou que 70% dos consumidores consideram o custo do frete um fator decisivo na finaliza\u00e7\u00e3o da compra online. <\/p>\n\n\n\n

Dica: revise seu frete e formas de pagamento<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Ter um frete competitivo<\/a> pode ser definitivo para o fechamento de uma compra e oferecer diferentes formas de pagamento<\/a> \u00e9 uma grande vantagem nas vendas realizadas pela internet. Cart\u00f5es de cr\u00e9dito e d\u00e9bito, boleto e transfer\u00eancia banc\u00e1ria s\u00e3o apenas algumas das op\u00e7\u00f5es. Quanto mais alternativas voc\u00ea oferecer, mais f\u00e1cil ser\u00e1 conquistar o cliente. <\/p>\n\n\n\n

De acordo com a Ebit | Nielsen, 50% das compras online no Brasil em 2023 foram realizadas com cart\u00e3o de cr\u00e9dito, mas m\u00e9todos alternativos como PIX est\u00e3o ganhando popularidade rapidamente, sendo respons\u00e1veis por 20% das transa\u00e7\u00f5es online no mesmo ano.<\/p>\n\n\n\n

7 – Divulgue a sua loja<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

As\u00a0redes sociais s\u00e3o fortes aliadas para vender cosm\u00e9ticos online<\/strong>. Aproveite o alcance de plataformas como Instagram, Facebook e TikTok para divulgar a sua loja. Uma pesquisa da Hootsuite revelou que 58% dos brasileiros utilizam as redes sociais para descobrir novos produtos e servi\u00e7os. Portanto, ter uma presen\u00e7a ativa e estrat\u00e9gica nessas plataformas \u00e9 muito importante.<\/p>\n\n\n\n

Dica: aposte em an\u00fancios e relacionamento nas redes sociais<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Pense em uma\u00a0estrat\u00e9gia de divulga\u00e7\u00e3o<\/a>\u00a0que foque nos seus diferenciais e atraia os seus clientes. Utilize an\u00fancios<\/a> pagos para segmentar o p\u00fablico-alvo e aumentar o alcance das suas postagens. De acordo com a Socialbakers, empresas que investem em an\u00fancios no Instagram t\u00eam um aumento de at\u00e9 25% no engajamento de suas publica\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

A\u00a0intera\u00e7\u00e3o nas redes sociais\u00a0<\/strong>\u00e9 fundamental. Responda a perguntas, resolva d\u00favidas e crie um relacionamento com seus seguidores. Isso n\u00e3o s\u00f3 melhora a experi\u00eancia do consumidor, mas tamb\u00e9m constr\u00f3i confian\u00e7a e fidelidade \u00e0 marca. O relat\u00f3rio da Sprout Social mostrou que 75% dos consumidores s\u00e3o mais propensos a comprar de uma marca que responde ativamente \u00e0s suas intera\u00e7\u00f5es nas redes sociais.<\/p>\n\n\n\n

Dica: aposte em parcerias com influenciadores<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Utilize tamb\u00e9m influenciadores digitais para promover seus produtos. Uma pesquisa da Mediakix apontou que 80% dos profissionais de marketing consideram o marketing de influenciadores eficaz, com muitos relatando um aumento significativo nas vendas ap\u00f3s campanhas com influenciadores.<\/p>\n\n\n\n

Com essas estrat\u00e9gias bem definidas, voc\u00ea poder\u00e1 maximizar as oportunidades de compra e aumentar a visibilidade da sua loja de cosm\u00e9ticos online, garantindo um crescimento sustent\u00e1vel e bem-sucedido no mercado digital.\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n

8 – Utilize fotos variadas<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Comprar cosm\u00e9ticos pela internet exige um pouco mais de aten\u00e7\u00e3o, j\u00e1 que o consumidor n\u00e3o tem contato com os itens e o resultado de um produto nem sempre \u00e9 o mesmo em todas as pessoas. <\/p>\n\n\n\n

Para facilitar a tomada de decis\u00e3o dos seus clientes, aposte em fotos<\/a> que mostrem bem o produto, a embalagem e o resultado dele na pele. Se poss\u00edvel, use tamb\u00e9m imagens em peles de tons diferentes e aposte em swatches<\/em>, que s\u00e3o aquelas \u201camostras\u201d dos itens vendidos.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

9 – Aproveite a visibilidade dos marketplaces <\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Al\u00e9m do e-commerce pr\u00f3prio, os marketplaces s\u00e3o uma \u00f3tima op\u00e7\u00e3o para trazer ainda mais visibilidade para a sua loja e impactar um p\u00fablico maior. A Americanas<\/a>, por exemplo, oferece aos lojistas a oportunidade de cadastrar e vender os seus produtos no nosso site sem investimento inicial. Os nossos parceiros pagam apenas uma comiss\u00e3o sobre cada venda realizada na plataforma.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Essa \u00e9 uma grande oportunidade para ampliar as suas vendas de cosm\u00e9ticos e posicionar a sua marca com ainda mais for\u00e7a no mercado. <\/p>\n\n\n\n

Com muito planejamento e seguindo essas dicas, voc\u00ea j\u00e1 pode come\u00e7ar a vender cosm\u00e9ticos online e ter muito sucesso no seu neg\u00f3cio.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?<\/a><\/p>\n\n\n\n

Estat\u00edsticas do e-commerce: dados importantes sobre o setor<\/a><\/p>\n\n\n\n

4 fatores que influenciam o consumidor a optar pela compra on-line<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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