{"id":3127,"date":"2021-02-11T00:00:00","date_gmt":"2021-02-11T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/vendas-b2b\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:47","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:47","slug":"vendas-b2b","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/vendas-b2b\/","title":{"rendered":"O que s\u00e3o vendas B2B e como elas funcionam no marketplace"},"content":{"rendered":"\n
No nosso dia a dia, estamos muito acostumados com os processos de vendas para o consumidor final. Por\u00e9m, no mundo corporativo, as vendas para empresas, tamb\u00e9m conhecidas como vendas B2B, fazem parte da rotina de muitos lojistas. <\/p>\n\n\n\n
Quando falamos de um modelo de vendas B2B, tudo \u00e9 diferente: o tempo das negocia\u00e7\u00f5es, a linguagem utilizada, os objetivos envolvidos na transa\u00e7\u00e3o. Todo o processo \u00e9 bem mais complexo. Por isso, precisamos saber as particularidades desse modelo para entend\u00ea-lo. <\/p>\n\n\n\n
As vendas B2B envolvem um modelo de neg\u00f3cio bastante corporativo, marcado pela negocia\u00e7\u00e3o entre empresas ou entre pessoas jur\u00eddicas. Mas, antes de qualquer explica\u00e7\u00e3o sobre esses processos, precisamos entender o significado dessa sigla.<\/p>\n\n\n\n
B2B = Business To Business = De empresa para empresa <\/em><\/p>\n\n\n\n B2C = Business To Consumer = De empresa para consumidor<\/em><\/p>\n\n\n\n Ou seja, B2C \u00e9 o modelo de vendas mais tradicional, com o qual estamos bem acostumados no nosso dia a dia, onde uma empresa vende diretamente para o consumidor final. Enquanto isso, o B2B se refere \u00e0s atividades de uma empresa que vende produtos ou servi\u00e7os para outra empresa ou CNPJ<\/a>. <\/p>\n\n\n\n Apesar do comprador final ser a principal diferen\u00e7a entre os dois modelos de neg\u00f3cio, as vendas B2B apresentam caracter\u00edsticas bem distintas das vendas B2C. <\/p>\n\n\n\n O processo das vendas B2B \u00e9 mais complicado, uma vez que envolve estrat\u00e9gias de gest\u00e3o espec\u00edficas. Nele, temos muitas pessoas envolvidas e o ticket m\u00e9dio das transa\u00e7\u00f5es costuma ser mais alto do que nos modelos B2C. Por conta disso, essas vendas tamb\u00e9m tendem a demandar um tempo maior durante as negocia\u00e7\u00f5es. <\/p>\n\n\n\n Outra caracter\u00edstica forte das vendas B2B \u00e9 que elas s\u00e3o mais \u201cracionais\u201d, ou seja, s\u00e3o realizadas com base em dados, n\u00fameros e outras informa\u00e7\u00f5es, buscando sempre o melhor custo-benef\u00edcio para a empresa. <\/p>\n\n\n\n Por conta dos processos mais organizados e de uma maior previsibilidade e estabilidade, as vendas B2B trazem algumas vantagens, como: <\/p>\n\n\n\n Clientes mais est\u00e1veis: <\/strong>no B2B, as negocia\u00e7\u00f5es s\u00e3o mais racionais e movidas por objetivos claros, sempre baseados em dados, n\u00fameros e fatos, visando o melhor custo benef\u00edcio para o contratante. <\/p>\n\n\n\n Neg\u00f3cios mais previs\u00edveis: <\/strong>com essa estabilidade decorrente do perfil de cliente do B2B, \u00e9 poss\u00edvel prever as mudan\u00e7as e necessidades deles mais facilmente, oferecendo sempre as melhores estrat\u00e9gias para o desenvolvimento do consumidor. <\/p>\n\n\n\n Receita recorrente: <\/strong>no modelo vendas B2B, h\u00e1 uma menor quantidade de vendas, por\u00e9m uma maior quantidade de produtos sendo negociada, o que gera um retorno em alta velocidade. Por isso, \u00e9 poss\u00edvel prever com mais facilidade a receita e ainda ter mais estabilidade de caixa. <\/p>\n\n\n\nComo as vendas B2B funcionam? <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Vantagens das vendas B2B<\/strong><\/h3>\n\n\n\n