{"id":3150,"date":"2021-02-24T00:00:00","date_gmt":"2021-02-24T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/cancelamento-das-marcas-o-que-e-essa-cultura-e-como-proteger-meu-negocio\/"},"modified":"2024-08-14T16:51:18","modified_gmt":"2024-08-14T19:51:18","slug":"cancelamento-das-marcas-o-que-e-essa-cultura-e-como-proteger-meu-negocio","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/cancelamento-das-marcas-o-que-e-essa-cultura-e-como-proteger-meu-negocio\/","title":{"rendered":"Cultura do cancelamento de marcas: o que \u00e9 e como proteger meu neg\u00f3cio?"},"content":{"rendered":"\n

*Por: Alberto Rocha, estrategista de conte\u00fado do Submarino.<\/em><\/p>\n\n\n\n

Na cultura do cancelamento as grandes empresas n\u00e3o est\u00e3o livres de serem julgadas no tribunal da internet por atitudes ou opini\u00f5es consideradas inadequadas pelos seguidores<\/em><\/h2>\n\n\n\n

Em uma breve retrospectiva de 2020<\/a>, \u00e9 imposs\u00edvel n\u00e3o destacar dois assuntos que entraram para os mais comentados na internet: a pandemia de COVID-19, causada pelo coronav\u00edrus e que se espalhou por todo o mundo, e tamb\u00e9m a cultura do cancelamento<\/strong> de marcas, influenciadores, artistas, pol\u00edticos, empresas e at\u00e9 mesmo de amizades e familiares.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

A cultura do cancelamento era discutida desde 2019, por\u00e9m ganhou forma durante o per\u00edodo de isolamento social. Ao passo que a popula\u00e7\u00e3o ficou mais conectada, tamb\u00e9m se tornou menos tolerante, o que abriu espa\u00e7o para observar atentamente os erros alheios.<\/p>\n\n\n\n

Mas o que \u00e9 a cultura do cancelamento de marcas e como acontece?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O cancelamento acontece principalmente em redes sociais como o Twitter e Instagram. Nelas, o cancelado(a) tem seu flagra exposto e compartilhado milhares de vezes, al\u00e9m de se tornar alvo de debate p\u00fablico. Tais a\u00e7\u00f5es t\u00eam o objetivo de mostrar aos demais que uma determinada pessoa ou marca n\u00e3o \u00e9 assim t\u00e3o admir\u00e1vel quanto transparece e seus valores n\u00e3o est\u00e3o alinhados ao da sociedade.<\/p>\n\n\n\n

Temas discriminat\u00f3rios como LGBTfobia, machismo e racismo, por exemplo, s\u00e3o os que mais figuram nos \u201ctrending topics\u201d do tribunal da internet e n\u00e3o s\u00e3o tolerados de nenhuma forma. Al\u00e9m disso, nem sempre se retratar ap\u00f3s o ocorrido \u00e9 o bastante e as consequ\u00eancias geralmente s\u00e3o de grande propor\u00e7\u00e3o, como a perda de seguidores, contratos e patroc\u00ednios com empresas.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 poss\u00edvel evitar que a minha marca seja cancelada na internet?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Antes de responder essa quest\u00e3o, saiba que voc\u00ea ou a sua marca j\u00e1 podem ter sido v\u00edtimas do tal cancelamento sem mesmo saberem. Ao estar presente na internet, ambos est\u00e3o pass\u00edveis da cultura do cancelamento e est\u00e3o \u00e0 margem da interpreta\u00e7\u00e3o de terceiros, o que torna a internet um ambiente dif\u00edcil para marcas se posicionarem, principalmente aquelas que apoiam influenciadores, ou seja, terceiros que falam em nome da marca, e est\u00e3o sob os olhares do p\u00fablico.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o h\u00e1 um manual para seguir, mas h\u00e1 algumas boas pr\u00e1ticas que devem ser consideradas. Temas avaliados como discurso de \u00f3dio ou ilegais como terrorismo, drogas, conte\u00fado adulto, armas, crime, morte, pol\u00edtica, terrorismo, entre outros, por exemplo, n\u00e3o devem ser abordados, ainda mais se a sua marca n\u00e3o tem um posicionamento claro sobre eles. J\u00e1 assuntos como pol\u00edtica e religi\u00e3o podem ser evitados caso a marca queira preservar um ambiente mais democr\u00e1tico.<\/p>\n\n\n\n

Se o seu neg\u00f3cio investe bastante em m\u00eddia paga, todo cuidado \u00e9 pouco. Alguns formatos de m\u00eddia podem exibir seu an\u00fancio em qualquer blog ou site que permitam a veicula\u00e7\u00e3o de propaganda e que tenham rela\u00e7\u00e3o com seu p\u00fablico e configura\u00e7\u00f5es da campanha. Com isso, seu an\u00fancio pode acabar sendo veiculado em um site ou blog que abordem esses temas e fazer com que o consumidor associe diretamente a sua marca ou produto ao mesmo posicionamento.<\/p>\n\n\n\n

\"cultura<\/figure>\n\n\n\n

Em todo o caso, para evitar se tornar um alvo f\u00e1cil dos \u201cju\u00edzes da internet\u201d, \u00e9 importante adotar uma estrat\u00e9gia de branding bem definida e a mensagem da campanha estar clara. Lembre-se de jamais assumir uma postura controversa, se atente para a falta de representatividade dentro e fora da empresa, n\u00e3o manifeste apoio a personalidades pol\u00eamicas e o primordial: preze pela qualidade do seu servi\u00e7o\/produto.<\/p>\n\n\n\n

Entretanto, caso o cancelamento aconte\u00e7a, por mais que pare\u00e7a ruim, pode ser uma chance da sua marca melhorar, se reinventar e conquistar novos f\u00e3s.<\/p>\n\n\n\n

O posicionamento da marca do Submarino<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

H\u00e1 tempos o Submarino se posiciona diante de temas importantes e abra\u00e7amos a diversidade de forma clara e direta em nossas campanhas. \u00c9 claro que h\u00e1 riscos em assumir tal postura, e nem sempre vamos agradar a todos. Contudo, entendemos que abrir m\u00e3o dos que discordam faz parte do neg\u00f3cio e de um processo na constru\u00e7\u00e3o de um mundo que acreditamos, mais inclusivo e tolerante.<\/p>\n\n\n\n

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