{"id":3155,"date":"2024-10-08T07:00:00","date_gmt":"2024-10-08T10:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/o-que-e-e-commerce-e-como-comecar-um\/"},"modified":"2024-10-08T11:57:02","modified_gmt":"2024-10-08T14:57:02","slug":"o-que-e-e-commerce","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/o-que-e-e-commerce\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 e-commerce e como come\u00e7ar um?"},"content":{"rendered":"\n

E-commerce: saiba como iniciar suas vendas online com uma loja virtual pr\u00f3pria ou de terceiros<\/em><\/strong>.<\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Voc\u00ea sabe o que \u00e9 e-commerce<\/strong>? Esse modelo possibilita que transa\u00e7\u00f5es comerciais \u2013 isto \u00e9, a compra e venda de produtos e servi\u00e7os \u2013 sejam feitas pela internet. Funciona assim: o cliente acessa a loja virtual a qualquer hora e de onde estiver, pelo computador, celular ou tablet, escolhe os produtos, finaliza a compra e recebe o pedido no endere\u00e7o desejado.<\/p>\n\n\n\n

O e-commerce traz muitas oportunidades para lojas e empresas que buscam conquistar novos clientes, aumentar as vendas e ganhar visibilidade. Afinal, quem vende online exp\u00f5e sua marca e seus produtos para compradores de todo o pa\u00eds, n\u00e3o se limitando a quem passa por sua loja f\u00edsica. <\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, cada vez mais pessoas est\u00e3o optando por comprar pela internet, motivadas pela comodidade e conveni\u00eancia de fazer o pedido em poucos cliques e receb\u00ea-lo onde preferirem.<\/p>\n\n\n\n

Uma pergunta muito comum \u00e9: o que \u00e9 poss\u00edvel vender em um e-commerce? A verdade \u00e9 que, hoje em dia, praticamente todo tipo de produto \u00e9 vendido pela internet, de eletr\u00f4nicos e roupas a alimentos, bebidas e m\u00f3veis. \u00c9 por isso que lojistas de todos os tamanhos e segmentos apostam no e-commerce pr\u00f3prio, ou no de terceiros, num modelo conhecido como \u201cmarketplace\u201d, para alavancar resultados, expandir a base de clientes e vender cada vez mais.<\/p>\n\n\n\n

O e-commerce traz benef\u00edcios para quem vende e para quem compra. Neste post, voc\u00ea conhecer\u00e1 todos eles, os diferentes canais digitais de venda e as caracter\u00edsticas que tornam este modelo t\u00e3o vantajoso!<\/p>\n\n\n\n

Afinal, o que \u00e9 e-commerce?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A defini\u00e7\u00e3o do dicion\u00e1rio diz tudo: e-commerce \u2013 abrevia\u00e7\u00e3o em ingl\u00eas para \u201celectronic commerce\u201d, ou seja, \u201ccom\u00e9rcio eletr\u00f4nico\u201d \u2013 \u00e9 um modelo que possibilita a compra e venda de bens e servi\u00e7os pela internet, por meio de um dispositivo como celular, computador ou tablet.<\/p>\n\n\n\n

O e-commerce funciona como uma loja virtual, onde o empreendedor anuncia e vende seus produtos para clientes de todo o pa\u00eds. Na pr\u00e1tica, o primeiro passo \u00e9 colocar a loja no ar, com sua identidade visual e toda a infraestrutura necess\u00e1ria para a opera\u00e7\u00e3o, como a implementa\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os de seguran\u00e7a e meios de pagamento, listando os produtos dispon\u00edveis no seu estoque.<\/p>\n\n\n\n

Depois, \u00e9 hora de receber pedidos: o cliente acessa sua loja, adiciona os produtos ao carrinho e finaliza a transa\u00e7\u00e3o. Voc\u00ea deve estar bem atento a esta etapa, pois, depois dela, voc\u00ea ir\u00e1 preparar e enviar os itens ao endere\u00e7o informado pelo consumidor no momento da compra. Voc\u00ea pode vender seus produtos em uma loja pr\u00f3pria ou em um marketplace, que \u00e9 como um grande shopping center virtual. Alguns varejistas maiores tamb\u00e9m permitem que lojistas parceiros anunciem e vendam seus produtos em seus sites. A Americanas, por exemplo, \u00e9, ao mesmo tempo, um e-commerce e um marketplace<\/a>.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Americanas e o e-commerce no Brasil<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O e-commerce surgiu no in\u00edcio da d\u00e9cada de 90 e revolucionou a forma de consumo, multiplicando as possibilidades e gerando novas demandas de mercado.<\/p>\n\n\n\n

A pioneira no Brasil foi a loja virtual Book Net<\/strong>, em 1995, que mais tarde se tornaria o Submarino, loja incorporada pelo grupo americanas s.a. J\u00e1 o primeiro e-commerce 100% brasileiro foi a Americanas.com, que surgiu em 1999 e ainda est\u00e1 entre as lojas eletr\u00f4nicas mais acessadas do pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n

A Americanas foi o primeiro e-commerce brasileiro a apostar nas vendas B2B e tamb\u00e9m nos live commerces, que conquistaram clientes por todo o pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n

Essa hist\u00f3ria de inova\u00e7\u00e3o e pioneirismo marcou a Americanas na hist\u00f3ria do com\u00e9rcio virtual brasileiro e construiu uma experi\u00eancia \u00fanica e conhecimento s\u00f3lido. Essas caracter\u00edsticas tornaram a empresa a melhor op\u00e7\u00e3o para vendedores e consumidores de todos os tamanhos e segmentos, por oferecer, al\u00e9m da estrutura e tecnologia, a credibilidade e seguran\u00e7a que s\u00f3 uma marca com mais de 95 anos de hist\u00f3ria<\/strong> pode oferecer.<\/p>\n\n\n\n

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E-commerce no Brasil e no mundo<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

H\u00e1 d\u00e9cadas, o com\u00e9rcio digital cresce ano ap\u00f3s ano, mas com a pandemia da Covid-19, esse processo acelerou e chegou a resultados in\u00e9ditos. Novos consumidores passaram a comprar tudo online, desde alimenta\u00e7\u00e3o at\u00e9 itens de luxo. Segundo dados da Statista<\/a>, enquanto em 2019, as vendas do com\u00e9rcio virtual no mundo ultrapassavam pouco a marca de 3 bilh\u00f5es de d\u00f3lares, at\u00e9 2027, a proje\u00e7\u00e3o indica que o faturamento do e-commerce deve chegar a mais de 8 bilh\u00f5es de d\u00f3lares.<\/p>\n\n\n\n

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E-commerce: o mercado que n\u00e3o para de crescer<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Assim como no mundo, no Brasil o comportamento do consumidor est\u00e1 em evolu\u00e7\u00e3o, fazendo com que o mercado de e-commerce cres\u00e7a cada vez mais. <\/p>\n\n\n\n

Para se ter uma ideia, em 2023, as receitas das compras online aqui no Brasil totalizaram quase 186 bilh\u00f5es de reais, segundo dados da Statista. Isso representa mais que o dobro do valor de 2019 e um crescimento de 9,5% em rela\u00e7\u00e3o a 2022.<\/p>\n\n\n\n

O levantamento da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Com\u00e9rcio Eletr\u00f4nico (ABComm) tamb\u00e9m aponta esse crescimento das vendas no e-commerce em 2023. Segundo o estudo, o mercado digital atingiu R$ 185,7 bilh\u00f5es de vendas em 2023. J\u00e1 os pedidos, chegaram a marca de 395,11 milh\u00f5es a um ticket m\u00e9dio de R$ 470. Outro dado importante da pesquisa \u00e9 o perfil de compradores que configura 60% de mulheres e 40% de homens.<\/p>\n\n\n\n

Segundo a mesma pesquisa, a proje\u00e7\u00e3o para 2024 \u00e9 ainda mais animadora, sendo que as vendas podem chegar a R$ 205,11 bilh\u00f5es at\u00e9 o fim do ano. A ABComm tamb\u00e9m projeta um ticket m\u00e9dio maior, que deve chegar a at\u00e9 R$ 490 por cliente. J\u00e1 os pedidos, podem alcan\u00e7ar os 418,6 milh\u00f5es, com um total de 91 milh\u00f5es de compradores.<\/p>\n\n\n\n

Principais categorias<\/strong><\/h5>\n\n\n\n

Algumas categorias espec\u00edficas se destacaram na vendas, como: <\/p>\n\n\n\n