{"id":3296,"date":"2021-03-29T00:00:00","date_gmt":"2021-03-29T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/definir-kpis-na-estrategia-de-marketing\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:58","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:58","slug":"definir-kpis-na-estrategia-de-marketing","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/definir-kpis-na-estrategia-de-marketing\/","title":{"rendered":"Como definir KPIs para sua estrat\u00e9gia de marketing?"},"content":{"rendered":"\n
Foi-se o tempo em que a gest\u00e3o de uma empresa de sucesso era baseada em achismos. Aquele famoso \u201cfeeling<\/em>\u201d (que \u00e9 a mistura de intui\u00e7\u00e3o com experi\u00eancia) \u00e9 importante no momento de tomada de decis\u00f5es, mas n\u00e3o pode mais ser o \u00fanico fator que vai direcionar o seu neg\u00f3cio. Hoje, definir KPIs \u00e9 fundamental para tra\u00e7ar estrat\u00e9gias e atingir os seus objetivos. <\/p>\n\n\n\n Os KPIs, ou Indicadores-Chave de Desempenho, s\u00e3o formas de medir e analisar se a\u00e7\u00f5es e iniciativas que a sua empresa est\u00e1 tomando v\u00e3o te ajudar a chegar ao seu objetivo maior<\/strong>. Com eles \u00e9 poss\u00edvel tomar decis\u00f5es mais assertivas e entender o que est\u00e1 funcionando na sua empresa e o que n\u00e3o est\u00e1.<\/p>\n\n\n\n Por regra, um KPI pode ser um n\u00famero ou um percentual. E ele \u00e9 efetivo quando:<\/p>\n\n\n\n Os KPIs devem dar o aux\u00edlio necess\u00e1rio para a empresa, equipe e gestores, sendo a for\u00e7a propulsora que leva \u00e0s melhores decis\u00f5es. E eles est\u00e3o divididos em algumas categorias:<\/p>\n\n\n\n Estrat\u00e9gicos: <\/strong>fornecem informa\u00e7\u00f5es do est\u00e1gio que o seu neg\u00f3cio se encontra em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s metas definidas. Fornecem um comparativo entre o cen\u00e1rio atual e o ideal.<\/p>\n\n\n\n Produtividade:<\/strong> s\u00e3o ferramentas cujo uso busca avaliar o rendimento e a efici\u00eancia dos processos utilizados. Elas agem para mensurar a quantidade de recursos que uma empresa utiliza para entregar aquilo que se prop\u00f5e (produto ou servi\u00e7o).<\/p>\n\n\n\n Qualidade: <\/strong>auxiliam na an\u00e1lise de qualquer imprevisto ou erro ocorrido ao longo de um processo produtivo.<\/p>\n\n\n\n Capacidade:<\/strong> analisam a capacidade de resposta de um processo. Aliados aos de produtividade e qualidade, demonstram qu\u00e3o competitiva a empresa \u00e9.<\/p>\n\n\n\n Em um primeiro momento \u00e9 comum existir a confus\u00e3o entre KPIs e m\u00e9tricas. Muitas pessoas assimilam os dois como se fossem uma coisa s\u00f3. Enganam-se! <\/p>\n\n\n\n Enquanto os KPIs s\u00e3o indicadores-chave para que voc\u00ea atinja um objetivo maior, a m\u00e9trica trata de pontos espec\u00edficos que necessitam ser medidos.<\/p>\n\n\n\n Com isso, entende-se que uma m\u00e9trica pode ser um KPI. Mas nem todo KPI \u00e9 uma m\u00e9trica<\/strong>. Lembre-se disso!<\/p>\n\n\n\n Existem diversos KPIs a serem medidos. O que, definitivamente, n\u00e3o significa que voc\u00ea deva olhar para todos. Na verdade, analisar KPIs demais pode te tirar do foco e confundir no momento de decis\u00e3o. Por isso, \u00e9 t\u00e3o importante analisar os KPIs certos. <\/p>\n\n\n\n Dentro da vasta gama de KPIs que uma empresa deve acompanhar, os relacionados \u00e0s campanhas e estrat\u00e9gias de marketing s\u00e3o essenciais. Eles que v\u00e3o ajudar a medir o sucesso das suas a\u00e7\u00f5es, direcionando os pr\u00f3ximos passos. <\/p>\n\n\n\n A seguir, veja alguns pontos aos quais voc\u00ea deve estar atento para definir os seus KPIs:<\/p>\n\n\n\n Veja se ele \u00e9 mensur\u00e1vel:<\/strong> <\/strong>todo KPI precisa ser mensur\u00e1vel e isso significa ser quantitativo. Um KPI qualitativo corre o risco de cair na subjetividade, trazendo resultados imprecisos. <\/p>\n\n\n\n Ele precisa ser relevante para a base do neg\u00f3cio:<\/strong> <\/strong>o KPI mostra que a sua estrat\u00e9gia est\u00e1 gerando resultado e te levando para o seu objetivo. Por isso, n\u00e3o caia na tenta\u00e7\u00e3o de tenta\u00e7\u00e3o das m\u00e9tricas de vaidade, como curtidas ou coment\u00e1rios em redes sociais. Eles mostram um bom trabalho realizado junto ao p\u00fablico, mas n\u00e3o necessariamente te leva ao seu objetivo. <\/p>\n\n\n\n Entenda a simplicidade do indicador:<\/strong> por defini\u00e7\u00e3o, um indicador tamb\u00e9m precisa ser simples, para que toda a equipe possa compreend\u00ea-lo. Por isso, seja mais assertivo na defini\u00e7\u00e3o de seus indicadores.<\/p>\n\n\n\n Ele deve ter periodicidade: <\/strong>para conseguir analisar a evolu\u00e7\u00e3o do seu neg\u00f3cio, \u00e9 preciso analisar o KPI constantemente. Por isso, escolha os que possam ser medidos periodicamente e que ajudem na tomada de decis\u00f5es regulares.<\/p>\n\n\n\nKPIs x M\u00e9tricas<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Como escolher os KPIs<\/strong><\/h3>\n\n\n\n