{"id":3322,"date":"2021-04-02T00:00:00","date_gmt":"2021-04-02T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/whatsapp-business\/"},"modified":"2024-04-30T16:12:59","modified_gmt":"2024-04-30T19:12:59","slug":"whatsapp-business","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/whatsapp-business\/","title":{"rendered":"WhatsApp Business: o que \u00e9 e como utilizar"},"content":{"rendered":"\n
O WhatsApp Business \u00e9 a vers\u00e3o focada em empresas e neg\u00f3cios<\/strong> do j\u00e1 t\u00e3o popular aplicativo de mensagens. Hoje, ele est\u00e1 dispon\u00edvel tanto para Android<\/a> quanto para iPhone<\/a>. <\/p>\n\n\n\n Nesta vers\u00e3o, o aplicativo facilita a intera\u00e7\u00e3o com clientes, incluindo ferramentas para automatizar, classificar e responder mensagens <\/strong>rapidamente. <\/strong>E o melhor: o WhatsApps Business \u00e9 gratuito!<\/p>\n\n\n\n Micro e m\u00e9dias empresas podem se beneficiar, e muito, da ferramenta. Um dos motivos \u00e9 que ela permite uma intera\u00e7\u00e3o mais \u00e1gil com o cliente, que hoje, anseia por uma comunica\u00e7\u00e3o em tempo real. Quanto mais r\u00e1pido voc\u00ea atende, menor a chance do cliente desistir, entrar em contato com outra empresa ou repensar a necessidade do seu produto ou servi\u00e7o. <\/p>\n\n\n\n Outra facilidade que o aplicativo traz \u00e9 que a conversa com o cliente acontece em um ambiente em que ele j\u00e1 est\u00e1 habituado, afinal, at\u00e9 2019, 120 milh\u00f5es de brasileiros utilizavam o app<\/a>. Isso o deixa mais confort\u00e1vel para se comunicar, guardar o hist\u00f3rico e at\u00e9 mesmo retomar o contato em um momento futuro.<\/p>\n\n\n\n A Americanas \u00e9 um bom exemplo de e-commerce que j\u00e1 adotou a ferramenta. Em janeiro de 2020, foram 1,5 milh\u00e3o de mensagens<\/a> para atender os clientes com d\u00favidas no p\u00f3s-compra de itens vendidos pela marca e por lojas parceiras do marketplace<\/a>. O que mostra que o WhatsApp Business consegue atender a demanda de diferentes lojas, independente do tamanho e do porte do neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n A seguir, voc\u00ea ver\u00e1 como usar todas as funcionalidades da ferramenta e potencializar o seu uso no seu neg\u00f3cio. <\/p>\n\n\n\n Outro benef\u00edcio \u00e9 a possibilidade de Respostas R\u00e1pidas. Ali, voc\u00ea pode salvar as mensagens que envia com maior frequ\u00eancia e reutiliz\u00e1-las para as perguntas mais comuns que recebe no app, como pre\u00e7os ou meios de pagamento. <\/p>\n\n\n\n Para cadastrar uma resposta r\u00e1pida, acesse o Menu > Configura\u00e7\u00f5es > Configura\u00e7\u00f5es da Empresa. Ent\u00e3o, escolha entre editar tr\u00eas tipos de mensagens:<\/p>\n\n\n\n Clique no s\u00edmbolo de + e adicione uma mensagem. Voc\u00ea tamb\u00e9m pode definir um atalho para essa mensagem que sempre come\u00e7ar\u00e1 com uma barra \/nomedoatalho. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, \u00e9 poss\u00edvel criar uma mensagem de sauda\u00e7\u00e3o para apresentar sua empresa.<\/strong> Assim, logo ap\u00f3s algu\u00e9m enviar a primeira mensagem, a sua primeira resposta ir\u00e1 saudar o cliente, agradecer o contato e apresentar quem voc\u00eas s\u00e3o e o que fazem ou vendem.<\/p>\n\n\n\n Outra boa estrat\u00e9gia \u00e9 definir uma mensagem de aus\u00eancia, que ser\u00e1 enviada quando o seu WhatsApp Business receber uma mensagem fora do hor\u00e1rio de funcionamento<\/strong>. Assim, os clientes ser\u00e3o informados que, assim que poss\u00edvel, ter\u00e3o uma resposta satisfat\u00f3ria para a mensagem enviada.\u00a0<\/p>\n\n\n\nAtive as respostas r\u00e1pidas <\/strong><\/h3>\n\n\n\n