{"id":3354,"date":"2021-04-12T00:00:00","date_gmt":"2021-04-12T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/4-dicas-para-definir-e-conhecer-melhor-o-seu-publico-alvo\/"},"modified":"2024-06-20T16:12:41","modified_gmt":"2024-06-20T19:12:41","slug":"publico-alvo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/publico-alvo\/","title":{"rendered":"4 dicas para definir e conhecer melhor o seu p\u00fablico-alvo"},"content":{"rendered":"\n
Definir o p\u00fablico-alvo<\/strong> \u00e9 um processo importante para quem vai abrir uma loja, ou qualquer outro tipo de empreendimento. Isto porque ele \u00e9 parte fundamental na constru\u00e7\u00e3o de um bom plano de neg\u00f3cios<\/a>, como j\u00e1 falamos por aqui. E isto tamb\u00e9m vale para quem est\u00e1 remodelando o seu neg\u00f3cio ou come\u00e7ando a atuar em novos canais, como os marketplaces.<\/a><\/p>\n\n\n\n De acordo com Philip Kotler, uma das maiores autoridades em marketing da atualidade, p\u00fablico-alvo \u00e9:<\/p>\n\n\n\n “<\/em>poss\u00edveis compradores dos produtos da empresa, usu\u00e1rios atuais, pessoas que decidem ou influenciam<\/em><\/strong>; indiv\u00edduos, grupos, p\u00fablicos espec\u00edficos ou o p\u00fablico em geral. O p\u00fablico-alvo exerce uma influ\u00eancia fundamental nas decis\u00f5es do comunicador sobre o que, como, quando, onde e para quem dizer.”<\/em><\/p>\n\n\n\n Com essa descri\u00e7\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel entender duas coisas fundamentais sobre p\u00fablico-alvo: o que \u00e9 e a for\u00e7a que ele exerce sobre a empresa. Ao ter isso bem definido, voc\u00ea saber\u00e1 exatamente com quem e como falar, seja no seu pr\u00f3prio site, nas suas a\u00e7\u00f5es de marketing, nas redes sociais, ou na central de atendimento ao cliente\u2026 <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m de deixar a sua comunica\u00e7\u00e3o mais direcionada, ter claro quem quer e precisa do seu produto traz outros benef\u00edcios para o seu neg\u00f3cio. Isto tamb\u00e9m vale para as suas a\u00e7\u00f5es de marketing. <\/p>\n\n\n\n O primeiro deles \u00e9 a assertividade na comunica\u00e7\u00e3o<\/strong>. Ao saber com quem voc\u00ea deve falar, fica mais f\u00e1cil fazer isto da maneira correta. Usar a melhor linguagem, refer\u00eancias, abordagem, atuar nos canais certos e se fazer presente da forma e na hora mais correta. <\/p>\n\n\n\n Se a sua loja vende produtos geeks, por exemplo, voc\u00ea pode usar nas comunica\u00e7\u00f5es refer\u00eancias a filmes, jogos e s\u00e9ries deste universo. Seria \u00f3timo para despertar o interesse do seu p\u00fablico e criar conex\u00e3o. Mas estas refer\u00eancias, provavelmente, n\u00e3o fariam sentido caso a sua loja focasse em produtos para casa. Consegue imaginar o Shoptime terminando um e-mail marketing qualquer com um \u201cQue a for\u00e7a esteja com voc\u00ea!\u201d? N\u00e3o, n\u00e9?! <\/p>\n\n\n\n E a consequ\u00eancia de uma maior assertividade \u00e9 o aumento das convers\u00f5es<\/strong><\/a> da sua loja. Quando voc\u00ea sabe quem quer ou quem precisa ser impactado pelos seus produtos, fica mais f\u00e1cil convencer esta pessoa a comprar. <\/p>\n\n\n\n Nesta etapa \u00e9 preciso entender a jornada de compra do seu cliente. Saber o momento correto de impact\u00e1-lo. Ou seja, quando ele est\u00e1 maduro o suficiente para realizar a compra ou em um momento de necessidade.<\/p>\n\n\n\n Como ficou mais f\u00e1cil convencer o cliente a comprar, podemos deduzir que os seus esfor\u00e7os e custos tamb\u00e9m v\u00e3o diminuir<\/strong>. Depois de estudar o seu p\u00fablico-alvo, voc\u00ea saber\u00e1 exatamente onde anunciar e quando. O que traz uma redu\u00e7\u00e3o nos custos com publicidade<\/a> e menos esfor\u00e7os da sua equipe de comunica\u00e7\u00e3o e marketing para alcan\u00e7ar os resultados desejados. <\/p>\n\n\n\n Imagine que voc\u00ea venda mamadeiras em um marketplace, por exemplo. Nestes sites, como a Americanas, a diversidade de produtos \u00e9 muito grande. S\u00e3o clientes de todos os tipos, com diversas necessidades. Agora, pense: em quais p\u00e1ginas desse site voc\u00ea iria anunciar seus produtos? Para quem busca ber\u00e7os, ou para quem pesquisa por perfumes?<\/p>\n\n\n\n Ao definir um p\u00fablico-alvo voc\u00ea direciona melhor todos os seus esfor\u00e7os e investimentos. <\/strong><\/p>\n\n\n\n Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe a import\u00e2ncia de estabelecer quem \u00e9 seu p\u00fablico-alvo e os benef\u00edcios que ele pode trazer para o seu neg\u00f3cio, \u00e9 preciso entender como chegar a esta defini\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n A seguir, voc\u00ea vai ver os passos para fazer esta constru\u00e7\u00e3o t\u00e3o importante para o seu neg\u00f3cio:<\/p>\n\n\n\n Para come\u00e7ar, analise o seu segmento de atua\u00e7\u00e3o. Ao olhar para quem j\u00e1 est\u00e1 no mercado, voc\u00ea vai conseguir entender o comportamento dos consumidores e fazer uma an\u00e1lise geral. An\u00e1lise esta que vai ser o pontap\u00e9 para voc\u00ea destrinchar o seu p\u00fablico-alvo. <\/p>\n\n\n\n P\u00fablico:<\/p>\n\n\n\n Concorr\u00eancia:<\/p>\n\n\n\n Agora que voc\u00ea j\u00e1 sabe o que se passa na concorr\u00eancia e no mercado como um todo, olhe para o seu neg\u00f3cio. Voc\u00ea realmente conhece o seu produto e o seu neg\u00f3cio? <\/p>\n\n\n\n Sabe quais oportunidades ele te oferece, como voc\u00ea pode us\u00e1-lo para solucionar os problemas dos seus clientes e como pode inovar para se destacar? <\/p>\n\n\n\n Pergunte-se:<\/p>\n\n\n\n Aqui, voc\u00ea vai entender a import\u00e2ncia de fazer subdivis\u00f5es dentro do seu p\u00fablico. Depois que voc\u00ea j\u00e1 tem um panorama, \u00e9 poss\u00edvel definir as bases da segmenta\u00e7\u00e3o para dividir o mercado.<\/p>\n\n\n\n Suponha que voc\u00ea seja uma multimarcas de sapatos. Todo mundo usa sapatos, correto? Mas h\u00e1 quem procure sapatos de salto, outros querem t\u00eanis, alguns buscam por sapatos infantis… <\/p>\n\n\n\n A partir dessas vari\u00e1veis, voc\u00ea j\u00e1 poderia criar segmentos para o seu p\u00fablico-alvo. Por exemplo, ter ou n\u00e3o filhos, seria um fator de segmenta\u00e7\u00e3o neste caso. Afinal, s\u00e3o maiores as chances de pais e m\u00e3es procurarem sapatos infantis. <\/p>\n\n\n\n Feito isso, \u00e9 hora de analisar quais segmentos apresentam maior potencial para a sua marca. Esta an\u00e1lise n\u00e3o significa que voc\u00ea vai escolher um (ou alguns) segmentos para atuar apenas. Ela vai te ajudar a nortear os seus esfor\u00e7os<\/strong>, a entender o que tem maior potencial de venda para que voc\u00ea trabalhe mais em cima dela. <\/p>\n\n\n\n Em um mundo ideal, o segmento \u00e9 sempre mensur\u00e1vel, para que voc\u00ea consiga avaliar o seu potencial de mercado. Mas sabemos que nem sempre isso acontece. Para te ajudar a analisar os poss\u00edveis segmentos, aqui est\u00e3o alguns questionamentos que v\u00e3o te direcionar:<\/p>\n\n\n\n Agora, j\u00e1 \u00e9 poss\u00edvel tra\u00e7ar o seu posicionamento de mercado. Lembrando que, caso voc\u00ea atue em mais de um segmento, cada um deve ter suas pr\u00f3prias estrat\u00e9gias definidas. <\/p>\n\n\n\n Estipule como voc\u00ea vai trabalhar o pre\u00e7o, produto, pra\u00e7a e promo\u00e7\u00e3o. S\u00e3o eles que definem como a marca vai se apresentar ao mercado e se conectar com o seu p\u00fablico-alvo.<\/p>\n\n\n\n Na internet j\u00e1 existem algumas ferramentas que te ajudam nesta constru\u00e7\u00e3o. Com elas, voc\u00ea pode colher informa\u00e7\u00f5es do mercado e dos seus clientes. <\/p>\n\n\n\n Veja alguns exemplos:<\/p>\n\n\n\n Agora, voc\u00ea j\u00e1 sabe: vai abrir uma loja, ou vender em novos canais, como e-commerce pr\u00f3prio ou no marketplace? Ent\u00e3o, voc\u00ea precisa definir quem \u00e9 o seu p\u00fablico-alvo e como voc\u00ea vai lidar com ele. <\/p>\n\n\n\n \u00c9 essa informa\u00e7\u00e3o que vai te dar direcionamento, trazer maior assertividade para sua comunica\u00e7\u00e3o e publicidade e ainda vai te ajudar a reduzir custos. Dedique-se e entenda tudo do seu p\u00fablico-alvo!<\/p>\n\n\n\n Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n 4 fatores que influenciam o consumidor a optar pela compra on-line<\/a><\/p>\n\n\n\n Heavy user: como atender \u00e0 expectativa desse tipo de cliente?<\/a><\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 p\u00fablico-alvo?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Quais os seus benef\u00edcios<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Como definir o seu p\u00fablico-alvo<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
1 – Pesquise o mercado e o cen\u00e1rio atual<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Sobre os consumidores, busque entender:<\/h5>\n\n\n\n
J\u00e1 a respeito dos concorrentes:<\/h5>\n\n\n\n
Como coletar estes dados:<\/h5>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
2 – Conhe\u00e7a o seu neg\u00f3cio<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
3 – Segmente o mercado e analise cada subdivis\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
O que \u00e9 preciso saber?<\/h5>\n\n\n\n
4 – Defina o posicionamento e suas estrat\u00e9gias <\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Ferramentas que podem te ajudar<\/strong><\/h3>\n\n\n\n