{"id":3377,"date":"2021-04-21T00:00:00","date_gmt":"2021-04-21T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/erros-de-quem-vende-nas-redes-sociais\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:07","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:07","slug":"erros-de-quem-vende-nas-redes-sociais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/erros-de-quem-vende-nas-redes-sociais\/","title":{"rendered":"7 erros mais comuns de quem vende nas redes sociais"},"content":{"rendered":"\n
As redes sociais t\u00eam se tornado um canal de vendas cada vez mais forte na internet. Percebendo esta tend\u00eancia, as pr\u00f3prias plataformas est\u00e3o lan\u00e7ando ferramentas que incentivam este comportamento por parte dos lojistas e dos consumidores. <\/p>\n\n\n\n
O Instagram, uma das redes sociais mais populares no Brasil, j\u00e1 contabiliza cerca de 15 milh\u00f5es de perfis comerciais cadastrados, como apontou o FHOX<\/a>. Ou seja: s\u00e3o 15 milh\u00f5es de lojas ativas no aplicativo, muitas, inclusive, n\u00e3o possuem um e-commerce pr\u00f3prio e nem atuam em marketplaces. <\/p>\n\n\n\n Estar presente nas redes sociais, hoje, \u00e9 extremamente importante. Isto \u00e9 um fato, independentemente de voc\u00ea vender apenas por este canal ou tamb\u00e9m estar presente em outros, como marketplace, seu site ou em loja f\u00edsica.<\/p>\n\n\n\n Isso porque, atualmente, todos est\u00e3o presentes em alguma rede social. N\u00e3o importa quem \u00e9 o seu p\u00fablico, qual a idade, g\u00eanero, o que ele gosta de fazer ou como se comporta. Hoje, cada p\u00fablico-alvo est\u00e1 presente em pelo uma das tantas redes que existem<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n E j\u00e1 dizia o poeta: \u201c\u00e9 preciso ir aonde o povo est\u00e1\u201d. Se voc\u00ea quer ser visto, lembrado e deseja criar um relacionamento com seu p\u00fablico, precisa estar presente nos canais em que ele engaja e acompanha. <\/p>\n\n\n\n Outra vantagem \u00e9 que as redes sociais n\u00e3o t\u00eam custo para a loja<\/strong>. Ter um perfil, desenvolver uma estrat\u00e9gia de marketing e conte\u00fado, interagir com seu p\u00fablico\u2026 Tudo isso voc\u00ea pode fazer gratuitamente. <\/p>\n\n\n\n E ao contr\u00e1rio de um site, que voc\u00ea precisa levar clientes e criar uma audi\u00eancia para o seu e-mail marketing, por exemplo, por ali, essa audi\u00eancia j\u00e1 existe<\/strong>! Fica mais f\u00e1cil criar uma estrat\u00e9gia e an\u00fancios (esses, sim, s\u00e3o pagos) direcionados.<\/p>\n\n\n\n Mas muitos lojistas j\u00e1 est\u00e3o nas redes sociais e n\u00e3o conseguem perceber no seu neg\u00f3cio os benef\u00edcios que este canal pode trazer. A verdade \u00e9 que muitos n\u00e3o usam as plataformas da melhor maneira poss\u00edvel, o que atrapalha nos resultados.<\/p>\n\n\n\n Hoje, vamos falar dos 7 erros que voc\u00ea pode estar cometendo no seu perfil nas redes sociais e, claro, te mostrar como solucion\u00e1-los! Confira a seguir:<\/p>\n\n\n\n As redes sociais, primeiro, eram um espa\u00e7o de intera\u00e7\u00e3o direcionado para as pessoas f\u00edsicas. Depois, cada plataforma, como o Facebook<\/a> e o Instagram<\/a>, foram desenvolvendo funcionalidades e ferramentas voltadas para perfis comerciais. Mas muitas pessoas n\u00e3o fazem essa diferencia\u00e7\u00e3o na hora de criar o perfil da sua loja.<\/p>\n\n\n\n No Facebook, \u00e9 preciso criar uma p\u00e1gina; e n\u00e3o um perfil. J\u00e1 no Instagram, existe o perfil comercial. Ambos te d\u00e3o acesso a funcionalidades exclusivas, como m\u00e9tricas, informa\u00e7\u00f5es do seu p\u00fablico e algumas possibilidades como acesso ao Instagram Shopping.<\/p>\n\n\n\n Nas modalidades destinadas \u00e0 pessoa f\u00edsica, voc\u00ea n\u00e3o tem acesso a essas facilidades que v\u00e3o ajudar a mensurar as suas a\u00e7\u00f5es, as vendas e direcionar os seus an\u00fancios.<\/p>\n\n\n\n Pode parecer bobeira, ou voc\u00ea pode at\u00e9 pensar \u201cse o cliente quiser saber, ele pergunta no direct\u201d. Pois saiba que se o cliente n\u00e3o estiver precisando muito do que voc\u00ea vende, ou n\u00e3o estiver encantado pelo seu produto e a sua loja, a chance dele n\u00e3o perguntar \u00e9 grande.<\/p>\n\n\n\n Por isso, facilite para o seu p\u00fablico, deixando as informa\u00e7\u00f5es claras e em lugar de f\u00e1cil acesso: a \u201cBio\u201d, no Instagram, ou na aba \u201cSobre\u201d, do Facebook. Isso melhora a experi\u00eancia de compra e passa uma sensa\u00e7\u00e3o de transpar\u00eancia e confian\u00e7a.<\/p>\n\n\n\n Ent\u00e3o, informe: <\/p>\n\n\n\nA import\u00e2ncia de estar nas redes sociais<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
1 – Usar perfil pessoal em vez de perfil comercial<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
2 – N\u00e3o preencher a biografia com as informa\u00e7\u00f5es essenciais da sua loja<\/strong><\/h4>\n\n\n\n