{"id":3404,"date":"2024-09-17T18:00:00","date_gmt":"2024-09-17T21:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/criar-e-mail-marketing\/"},"modified":"2024-09-17T18:11:54","modified_gmt":"2024-09-17T21:11:54","slug":"e-mail-marketing","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/e-mail-marketing\/","title":{"rendered":"15 dicas para um e-mail marketing imposs\u00edvel de ser ignorado"},"content":{"rendered":"\n
O e-mail marketing<\/strong> \u00e9 uma das estrat\u00e9gias mais usadas do marketing digital. E tamb\u00e9m uma das mais essenciais. Ter uma loja on-line e n\u00e3o criar um relacionamento com seu p\u00fablico, nutrir leads e gerar vendas atrav\u00e9s dessa ferramenta \u00e9 falhar na sua estrat\u00e9gia. <\/p>\n\n\n\n Muitos lojistas encaram o e-mail marketing como spam ou uma comunica\u00e7\u00e3o indevida, insistente. Bom, o e-mail marketing mal feito tem, de fato, essas caracter\u00edsticas. E costumam ir direto para lixeira, ou at\u00e9 mesmo s\u00e3o deletados pelo destinat\u00e1rio sem ao menos serem lidos. <\/p>\n\n\n\n Mas o e-mail marketing que respeita as boas pr\u00e1ticas, aborda assuntos realmente relevantes para sua audi\u00eancia e tem um bom timing<\/em>, \u00e9 capaz de fidelizar o cliente, <\/strong>ativar compras de oportunidade<\/strong><\/a>, criar conex\u00e3o e ajudar no seu posicionamento de marca<\/strong>. Quando bem-feito, ele \u00e9 uma forma de publicidade onde a intera\u00e7\u00e3o n\u00e3o se perde. Se o seu conte\u00fado for interessante para quem o recebe, ele ficar\u00e1 na caixa de entrada e n\u00e3o na lixeira.\u00a0\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n A primeira vantagem dessa estrat\u00e9gia \u00e9 o grande<\/strong> alcance<\/strong> que ela te proporciona. Para estar na internet e fazer algumas dezenas de a\u00e7\u00f5es, como cadastro em lojas, sites, eventos on-line, redes sociais, entre outros, \u00e9 preciso ter um e-mail.<\/p>\n\n\n\n Ainda que, hoje, a maioria das pessoas tamb\u00e9m esteja em algum outro canal de comunica\u00e7\u00e3o, a chance delas terem um e-mail \u00e9 maior. Por isso que quando voc\u00ea trabalha com e-mail marketing sabe que ir\u00e1 atingir um grande n\u00famero de pessoas.<\/p>\n\n\n\n Outra vantagem \u00e9 a previsibilidade de alcance<\/strong>. Nas redes sociais s\u00e3o os algoritmos que definem para quem as suas publica\u00e7\u00f5es v\u00e3o aparecer. J\u00e1 no e-mail marketing \u00e9 garantido que toda sua audi\u00eancia (ou seja, aqueles que est\u00e3o cadastrados na sua base de e-mail) receber\u00e3o seu conte\u00fado. A menos, claro, que haja algum problema no servidor ou de cadastro.<\/p>\n\n\n\n O alto retorno financeiro<\/strong> tamb\u00e9m \u00e9 um atrativo da estrat\u00e9gia, uma vez que o ROI<\/a> \u00e9 um dos mais altos entre os canais de marketing. De acordo com pesquisa da Litmus<\/a>, para cada $1 investido em e-mail marketing, obt\u00eam-se cerca de $42 de retorno.\u00a0<\/p>\n\n\n\n O e-mail marketing tem diversos usos dentro de uma empresa e vai muito al\u00e9m das promo\u00e7\u00f5es que boa parte das pessoas costumam associ\u00e1-lo. Ele tamb\u00e9m \u00e9 isso; mas n\u00e3o somente.<\/p>\n\n\n\n Ele traz grandes oportunidades e se voc\u00ea limitar a estrat\u00e9gia apenas a <\/strong>divulgar e vender produtos<\/strong><\/a>, perde a chance de se aproximar dos consumidores de forma genu\u00edna<\/strong>. Para te ajudar, veja, a seguir, algumas oportunidades que o e-mail marketing traz para sua loja e entenda como utiliz\u00e1-las.<\/p>\n\n\n\n Este canal \u00e9 muito relevante na cria\u00e7\u00e3o de conex\u00e3o entre cliente e marca. Com ele, voc\u00ea pode trazer o consumidor mais para perto, fazendo-se presente, entregando conte\u00fado relevante e impactando-o de forma consciente e inconsciente. <\/p>\n\n\n\n O que enviar:<\/p>\n\n\n\n Aqui, o objetivo \u00e9 fazer com que as pessoas que recebem seu conte\u00fado, mas ainda n\u00e3o compram com voc\u00ea, se tornem seus clientes. Para isso, \u00e9 preciso trabalhar esse lead, que \u00e9 como o marketing chama essas pessoas. Mostrar pra ela o problema que ela tem, como voc\u00ea ajudaria a resolv\u00ea-lo e, por fim, porque voc\u00ea seria a melhor op\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n \u00c0 medida que voc\u00ea envia os conte\u00fados, elas entendem o que voc\u00ea vende e amadurecem a decis\u00e3o de compra.<\/p>\n\n\n\n O que enviar:<\/p>\n\n\n\n A fun\u00e7\u00e3o mais popular do e-mail marketing continua t\u00e3o eficaz quanto antes. Um estudo da Klavyio<\/a> mostrou que o email pode ser respons\u00e1vel por cerca de 27% da receita geral das lojas virtuais.<\/p>\n\n\n\n Ent\u00e3o, apresente seus produtos, envie promo\u00e7\u00f5es, cupons de desconto ou relembre do carrinho abandonado. \u00c9 importante saber dosar esses envios, para que o cliente n\u00e3o se canse. Mas n\u00e3o se pode deixar de faz\u00ea-los, uma vez que a convers\u00e3o tende a ser alta. <\/p>\n\n\n\n O que enviar:<\/p>\n\n\n\n Aqui voc\u00ea vai dar todo o suporte que o cliente precisa para acompanhar os processos ap\u00f3s ele realizar a compra no seu site at\u00e9 depois do momento em que ele recebe o pedido. <\/p>\n\n\n\n O p\u00f3s-venda faz parte do processo de encantar o cliente e completar a boa experi\u00eancia do cliente. <\/p>\n\n\n\n O que enviar:<\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea quer reestruturar a sua estrat\u00e9gia de e-mail marketing, ou deseja iniciar uma em seu neg\u00f3cio, confira as 15 dicas a seguir. Elas v\u00e3o te ajudar a criar e-mails atrativos, que cumpram seu objetivo junto ao p\u00fablico e que s\u00e3o\u00a0 imposs\u00edveis de ignorar!<\/p>\n\n\n\n E-mails s\u00e3o o tipo de conte\u00fado que \u00e9 poss\u00edvel acessar e consumir de diferentes dispositivos: notebook, desktop, celulares, tablets\u2026 Com isso, \u00e9 importante que o seu e-mail seja poss\u00edvel de ler em qualquer um deles. Ou seja, tenha um layout responsivo.<\/p>\n\n\n\n Se o cliente for abrir o seu e-mail no celular, por exemplo, e o layout quebrar, as imagens ficarem desconfiguradas e os textos fora do alinhamento, a experi\u00eancia ser\u00e1 p\u00e9ssima e a chance dele se descadastrar da sua base \u00e9 grande!<\/p>\n\n\n\n Prefira layouts simples, mas que tenham a ver com a sua marca e a imagem que voc\u00ea quer transmitir, mescle texto e imagem e garanta que ele abra perfeitamente em qualquer tela, garantindo uma experi\u00eancia positiva. <\/p>\n\n\n\n Personalizar os e-mails ajuda a melhorar a experi\u00eancia do cliente, isso porque ele se sente mais pr\u00f3ximo da comunica\u00e7\u00e3o e da marca<\/a>. A personaliza\u00e7\u00e3o transmite a ideia de que tudo ali foi pensando exatamente para ele – mesmo que voc\u00ea apenas tenha usado o nome dele no texto.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Para usar esta estrat\u00e9gia, basta inserir uma vari\u00e1vel no conte\u00fado que ser\u00e1 substitu\u00edda por algum dado do usu\u00e1rio, como nome, produto de interesse, ou cargo.<\/p>\n\n\n\n Personaliza\u00e7\u00e3o vai muito al\u00e9m de usar apenas o nome do destinat\u00e1rio. Com o avan\u00e7o da tecnologia e das ferramentas de automa\u00e7\u00e3o de marketing, voc\u00ea pode personalizar seus e-mails de acordo com o comportamento do consumidor, hist\u00f3rico de compras e at\u00e9 as intera\u00e7\u00f5es com a sua loja online. <\/p>\n\n\n\n Segmente sua lista de e-mails de acordo com o est\u00e1gio do funil de vendas em que o lead se encontra, quais produtos ele visualizou, itens que ele adicionou ao carrinho, categorias preferidas e muito mais.<\/p>\n\n\n\nAs vantagens do e-mail marketing<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
As fun\u00e7\u00f5es do e-mail marketing e quais tipos voc\u00ea pode usar em cada uma<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Criar conex\u00e3o e fortalecer relacionamento<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
\n
Nutrir leads<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
\n
Realizar vendas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
\n
P\u00f3s-venda<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
\n
15 dicas para um e-mail marketing imposs\u00edvel de ser ignorado<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
1 – Tenha um layout responsivo<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
2 – Personalize os envios<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
3 – Personalize al\u00e9m do nome<\/strong><\/h4>\n\n\n\n