{"id":3404,"date":"2021-04-19T00:00:00","date_gmt":"2021-04-19T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/criar-e-mail-marketing\/"},"modified":"2024-06-20T17:46:19","modified_gmt":"2024-06-20T20:46:19","slug":"e-mail-marketing","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/e-mail-marketing\/","title":{"rendered":"10 dicas para um e-mail marketing imposs\u00edvel de ser ignorado"},"content":{"rendered":"\n
O e-mail marketing<\/strong> \u00e9 uma das estrat\u00e9gias mais usadas do marketing digital. E tamb\u00e9m uma das mais essenciais. Ter uma loja on-line e n\u00e3o criar um relacionamento com seu p\u00fablico, nutrir leads e gerar vendas atrav\u00e9s dessa ferramenta \u00e9 falhar na sua estrat\u00e9gia. <\/p>\n\n\n\n Muitos lojistas encaram o e-mail marketing como spam ou uma comunica\u00e7\u00e3o indevida, insistente. Bom, o e-mail marketing mal feito tem, de fato, essas caracter\u00edsticas. E costumam ir direto para lixeira, ou at\u00e9 mesmo s\u00e3o deletados pelo destinat\u00e1rio sem ao menos serem lidos. <\/p>\n\n\n\n Mas o e-mail marketing que respeita as boas pr\u00e1ticas, aborda assuntos realmente relevantes para sua audi\u00eancia e tem um bom timing<\/em>, \u00e9 capaz de fidelizar o cliente, <\/strong>ativar compras de oportunidade<\/strong><\/a>, criar conex\u00e3o e ajudar no seu posicionamento de marca<\/strong>. Quando bem-feito, ele \u00e9 uma forma de publicidade onde a intera\u00e7\u00e3o n\u00e3o se perde. Se o seu conte\u00fado for interessante para quem o recebe, ele ficar\u00e1 na caixa de entrada e n\u00e3o na lixeira. <\/p>\n\n\n\n A primeira vantagem dessa estrat\u00e9gia \u00e9 o grande<\/strong> alcance<\/strong> que ela te proporciona. Para estar na internet e fazer algumas dezenas de a\u00e7\u00f5es, como cadastro em lojas, sites, eventos on-line, redes sociais, entre outros, \u00e9 preciso ter um e-mail.<\/p>\n\n\n\n Ainda que, hoje, a maioria das pessoas tamb\u00e9m esteja em algum outro canal de comunica\u00e7\u00e3o, a chance delas terem um e-mail \u00e9 maior. Por isso que quando voc\u00ea trabalha com e-mail marketing sabe que ir\u00e1 atingir um grande n\u00famero de pessoas.<\/p>\n\n\n\n Outra vantagem \u00e9 a previsibilidade de alcance<\/strong>. Nas redes sociais s\u00e3o os algoritmos que definem para quem as suas publica\u00e7\u00f5es v\u00e3o aparecer. J\u00e1 no e-mail marketing \u00e9 garantido que toda sua audi\u00eancia (ou seja, aqueles que est\u00e3o cadastrados na sua base de e-mail) receber\u00e3o seu conte\u00fado. A menos, claro, que haja algum problema no servidor ou de cadastro.<\/p>\n\n\n\n O alto retorno financeiro<\/strong> tamb\u00e9m \u00e9 um atrativo da estrat\u00e9gia, uma vez que o ROI<\/a> \u00e9 um dos mais altos entre os canais de marketing. De acordo com pesquisa da Litmus<\/a>, para cada $1 investido em e-mail marketing, obt\u00eam-se cerca de $42 de retorno. <\/p>\n\n\n\n O e-mail marketing tem diversos usos dentro de uma empresa e vai muito al\u00e9m das promo\u00e7\u00f5es que boa parte das pessoas costumam associ\u00e1-lo. Ele tamb\u00e9m \u00e9 isso; mas n\u00e3o somente.<\/p>\n\n\n\n Ele traz grandes oportunidades e se voc\u00ea limitar a estrat\u00e9gia apenas a <\/strong>divulgar e vender produtos<\/strong><\/a>, perde a chance de se aproximar dos consumidores de forma genu\u00edna<\/strong>. Para te ajudar, veja, a seguir, algumas oportunidades que o e-mail marketing traz para sua loja e entenda como utiliz\u00e1-las.<\/p>\n\n\n\n Este canal \u00e9 muito relevante na cria\u00e7\u00e3o de conex\u00e3o entre cliente e marca. Com ele, voc\u00ea pode trazer o consumidor mais para perto, fazendo-se presente, entregando conte\u00fado relevante e impactando-o de forma consciente e inconsciente. <\/p>\n\n\n\n O que enviar:<\/p>\n\n\n\n Aqui, o objetivo \u00e9 fazer com que as pessoas que recebem seu conte\u00fado, mas ainda n\u00e3o compram com voc\u00ea, se tornem seus clientes. Para isso, \u00e9 preciso trabalhar esse lead, que \u00e9 como o marketing chama essas pessoas. Mostrar pra ela o problema que ela tem, como voc\u00ea ajudaria a resolv\u00ea-lo e, por fim, porque voc\u00ea seria a melhor op\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n \u00c0 medida que voc\u00ea envia os conte\u00fados, elas entendem o que voc\u00ea vende e amadurecem a decis\u00e3o de compra.<\/p>\n\n\n\n O que enviar:<\/p>\n\n\n\n A fun\u00e7\u00e3o mais popular do e-mail marketing continua t\u00e3o eficaz quanto antes. Um estudo da Klavyio<\/a> mostrou que o email pode ser respons\u00e1vel por cerca de 27% da receita geral das lojas virtuais.<\/p>\n\n\n\n Ent\u00e3o, apresente seus produtos, envie promo\u00e7\u00f5es, cupons de desconto ou relembre do carrinho abandonado. \u00c9 importante saber dosar esses envios, para que o cliente n\u00e3o se canse. Mas n\u00e3o se pode deixar de faz\u00ea-los, uma vez que a convers\u00e3o tende a ser alta. <\/p>\n\n\n\n O que enviar:<\/p>\n\n\n\n Aqui voc\u00ea vai dar todo o suporte que o cliente precisa para acompanhar os processos ap\u00f3s ele realizar a compra no seu site at\u00e9 depois do momento em que ele recebe o pedido. <\/p>\n\n\n\n O p\u00f3s-venda faz parte do processo de encantar o cliente e completar a boa experi\u00eancia do cliente. <\/p>\n\n\n\n O que enviar:<\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea quer reestruturar a sua estrat\u00e9gia de e-mail marketing, ou deseja iniciar uma em seu neg\u00f3cio, confira as 10 dicas a seguir. Elas v\u00e3o te ajudar a criar e-mails atrativos, que cumpram seu objetivo junto ao p\u00fablico e que s\u00e3o imposs\u00edveis de ignorar!<\/p>\n\n\n\n E-mails s\u00e3o o tipo de conte\u00fado que \u00e9 poss\u00edvel acessar e consumir de diferentes dispositivos: notebook, desktop, celulares, tablets\u2026 Com isso, \u00e9 importante que o seu e-mail seja poss\u00edvel de ler em qualquer um deles. Ou seja, tenha um layout responsivo.<\/p>\n\n\n\n Se o cliente for abrir o seu e-mail no celular, por exemplo, e o layout quebrar, as imagens ficarem desconfiguradas e os textos fora do alinhamento, a experi\u00eancia ser\u00e1 p\u00e9ssima e a chance dele se descadastrar da sua base \u00e9 grande!<\/p>\n\n\n\n Prefira layouts simples, mas que tenham a ver com a sua marca e a imagem que voc\u00ea quer transmitir, mescle texto e imagem e garanta que ele abra perfeitamente em qualquer tela, garantindo uma experi\u00eancia positiva. <\/p>\n\n\n\n Personalizar os e-mails ajuda a melhorar a experi\u00eancia do cliente, isso porque ele se sente mais pr\u00f3ximo da comunica\u00e7\u00e3o e da marca<\/a>. A personaliza\u00e7\u00e3o transmite a ideia de que tudo ali foi pensando exatamente para ele – mesmo que voc\u00ea apenas tenha usado o nome dele no texto. <\/p>\n\n\n\n Para usar esta estrat\u00e9gia, basta inserir uma vari\u00e1vel no conte\u00fado que ser\u00e1 substitu\u00edda por algum dado do usu\u00e1rio, como nome, produto de interesse, ou cargo.<\/p>\n\n\n\n O seu e-mail pode ser lido numa sala de espera, dentro do transporte p\u00fablico, a caminho de algum compromisso, enquanto o cliente faz alguma refei\u00e7\u00e3o ou at\u00e9 mesmo na cama, minutos antes de dormir. O que isso significa? Que, nesses momentos, nem sempre voc\u00ea ter\u00e1 a aten\u00e7\u00e3o plena do seu consumidor.<\/p>\n\n\n\n Por isso, invista em textos curtos, com frases claras, facilite a leitura din\u00e2mica e pense no modelo mental de leitura do brasileiro (em formato de Z: da esquerda para direita, de cima para baixo). Assim, voc\u00ea saber\u00e1 onde colocar as palavras mais importantes naquele texto.<\/p>\n\n\n\n A sua marca tem uma identidade e uma persona, certo? Ent\u00e3o, a sua comunica\u00e7\u00e3o deve seguir essas diretrizes.<\/p>\n\n\n\n Considere que o seu e-mail \u00e9 uma conversa com seu p\u00fablico. Pense em textos que fa\u00e7am essa conex\u00e3o fluir da melhor forma, usando linguagem, g\u00edrias e express\u00f5es que o seu consumidor est\u00e1 acostumado e fa\u00e7am sentido para ele.<\/p>\n\n\n\n Os gatilhos mentais<\/a> s\u00e3o recursos que o c\u00e9rebro utiliza para tomar decis\u00f5es rapidamente, de forma inconsciente. No marketing \u00e9 poss\u00edvel explorar esses gatilhos para estimular a compra ou alguma outra atitude esperada do cliente.<\/p>\n\n\n\n Quando voc\u00ea diz “\u00faltimos itens”, voc\u00ea est\u00e1 acionando o gatilho da urg\u00eancia, por exemplo. Afinal, se o cliente n\u00e3o for r\u00e1pido, ele poder\u00e1 perder a oferta.<\/p>\n\n\n\n Existem alguns gatilhos mentais a serem explorados. Conhe\u00e7a-os melhor neste link<\/a>.<\/p>\n\n\n\n CTA ou call to action \u00e9 o termo em ingl\u00eas para a chamada \u00e0 a\u00e7\u00e3o. Quando se usa um CTA em um e-mail marketing, \u00e9 porque voc\u00ea deseja que o cliente realize alguma a\u00e7\u00e3o, uma convers\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n E isso pode ser realizar uma compra, baixar um material, curtir um post, seguir uma rede social\u2026 E isso vai depender do seu objetivo com cada e-mail.<\/p>\n\n\n\n N\u00e3o, nunca, em hip\u00f3tese alguma, jamais compre uma base de e-mails. Aquelas pessoas, nessa base comprada, n\u00e3o demonstraram interesse em receber as suas comunica\u00e7\u00f5es, n\u00e3o permitiram esse contato e n\u00e3o s\u00e3o leads para o seu site.<\/p>\n\n\n\n Montar a sua pr\u00f3pria base leva um pouco mais de tempo, mas traz mais resultados, uma vez que aquelas pessoas realmente se interessaram pelo o que voc\u00ea vende e pelo o que voc\u00ea tem a comunic\u00e1-las. <\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea pode coletar e-mails em cadastros, divulgando materiais ricos e fazendo algumas a\u00e7\u00f5es de marketing, como sorteios, dentre outras formas. <\/p>\n\n\n\n O teste A\/B identifica qual vers\u00e3o do seu e-mail marketing vai trazer mais resultados. Nele, voc\u00ea dispara dois e-mails similares, mas com uma vari\u00e1vel (que \u00e9 a que voc\u00ea quer testar) para partes diferentes da sua base. Ent\u00e3o, a vers\u00e3o que tiver melhor desempenho nesse envio teste \u00e9 disparada para o restante da base.<\/p>\n\n\n\n De acordo com uma pesquisa da Litmus<\/a>, fazer testes A\/B traz um aumento de at\u00e9 37% no ROI.<\/p>\n\n\n\n Pode parecer loucura, mas \u00e9 isso mesmo que voc\u00ea leu: ofere\u00e7a sempre a op\u00e7\u00e3o do cliente se descadastrar da sua base de e-mails. Isso mostra que voc\u00ea confia no seu conte\u00fado, \u00e9 totalmente transparente com o cliente e s\u00f3 quer com voc\u00ea quem realmente est\u00e1 interessado.<\/p>\n\n\n\n O uso de alguns termos no corpo e no assunto do e-mail aumentam as chances dele ser caracterizado como spam e ir direto para a caixa dos indesejados. <\/p>\n\n\n\n Isso n\u00e3o significa que voc\u00ea n\u00e3o deva us\u00e1-las. Mas evite o excesso ou uso de v\u00e1rias delas ao mesmo tempo. Alguns exemplos:<\/p>\n\n\n\n N\u00e3o \u00e9 uma tarefa t\u00e3o simples, mas \u00e9 poss\u00edvel trabalhar bem as escolhas das palavras e evitar o spam.<\/p>\n\n\n\n Existem algumas m\u00e9tricas que v\u00e3o te ajudar a entender como est\u00e1 o desempenho dos seus e-mails. Com essa an\u00e1lise, voc\u00ea identifica se \u00e9 preciso mudar a estrat\u00e9gia, ou se ela est\u00e1 alcan\u00e7ando os objetivos. S\u00e3o elas<\/p>\n\n\n\n Com todas essas informa\u00e7\u00f5es em m\u00e3os ficou mais f\u00e1cil criar ou reestruturar sua estrat\u00e9gia de e-mail marketing. Utilize a for\u00e7a desta ferramenta para alavancar suas vendas, nutrir leads e criar um relacionamento com a sua base.<\/p>\n\n\n\n Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n 5 dicas para aumentar seu tr\u00e1fego org\u00e2nico<\/a><\/p>\n\n\n\n Como definir KPIs para sua estrat\u00e9gia de marketing?<\/a><\/p>\n\n\n\nAs vantagens do e-mail marketing<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
As fun\u00e7\u00f5es do e-mail marketing e quais tipos voc\u00ea pode usar em cada uma<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Criar conex\u00e3o e fortalecer relacionamento<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Nutrir leads<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Realizar vendas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
P\u00f3s-venda<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
10 dicas para um e-mail marketing imposs\u00edvel de ser ignorado<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
1 – Tenha um layout responsivo<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
2 – Personalize os envios<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
<\/figure>\n\n\n\n
3 – Mantenha o texto curto<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
4 – Use a linguagem adequada<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
5 – Explore os gatilhos mentais<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
6 – N\u00e3o esque\u00e7a dos CTAs<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
7 – Crie sua pr\u00f3pria base de e-mails<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
8 – Fa\u00e7a testes A\/B antes de enviar<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
9 – Ofere\u00e7a op\u00e7\u00e3o de descadastro<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
10 – Evite criar spams<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Como medir o desempenhos dos seus e-mails marketing<\/strong><\/h3>\n\n\n\n