{"id":3409,"date":"2021-04-26T00:00:00","date_gmt":"2021-04-26T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/o-que-sao-personas\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:09","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:09","slug":"o-que-sao-personas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/o-que-sao-personas\/","title":{"rendered":"O que s\u00e3o personas e como defini-las?"},"content":{"rendered":"\n

Muito al\u00e9m de dados sociais, econ\u00f4micos e demogr\u00e1ficos, a defini\u00e7\u00e3o de personas pode ajudar a entender seu cliente de forma mais profunda<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Saber com quem a sua loja quer se comunicar e qual p\u00fablico ela deseja atrair \u00e9 essencial para tra\u00e7ar a\u00e7\u00f5es e estrat\u00e9gias assertivas. Com essa defini\u00e7\u00e3o, voc\u00ea faz campanhas e an\u00fancios direcionados, atraindo as pessoas certas e que estejam interessadas no seu produto. E tudo isso come\u00e7a no desenvolvimento da sua persona<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n

E mais do que uma defini\u00e7\u00e3o, a persona \u00e9 uma estrat\u00e9gia de mercado<\/a> que vai te apresentar o seu cliente ideal.<\/p>\n\n\n\n

Conhecer e compreender quem compra com voc\u00ea \u00e9 essencial para melhorar seus resultados, aumentar suas vendas e ter mais sucesso na empresa.<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 uma persona?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como j\u00e1 foi dito, a persona \u00e9 uma representa\u00e7\u00e3o do cliente ideal do seu neg\u00f3cio<\/strong>. Ela tamb\u00e9m \u00e9 conhecida como buyer persona ou avatar e vai orientar todas as suas a\u00e7\u00f5es de marketing<\/a>, conte\u00fado e an\u00fancios<\/a>. <\/p>\n\n\n\n

Com a persona, voc\u00ea vai saber as<\/strong> principais caracter\u00edsticas do p\u00fablico que compra o seu produto<\/strong>. Voc\u00ea realmente vai construir um personagem, trazendo nome, idade, comportamentos e caracter\u00edsticas sociais, profissionais e demogr\u00e1ficas. <\/p>\n\n\n\n

O ideal \u00e9 que voc\u00ea v\u00e1 al\u00e9m e traga informa\u00e7\u00f5es ainda mais espec\u00edficas, como a hist\u00f3ria pessoal, os objetivos, as motiva\u00e7\u00f5es, as preocupa\u00e7\u00f5es e os desafios enfrentados por esse cliente ideal.<\/p>\n\n\n\n

Ao tra\u00e7ar a sua persona, voc\u00ea ter\u00e1 defini\u00e7\u00f5es importantes para o seu neg\u00f3cio, como a melhor linguagem para se comunicar, quais assuntos abordar e os formatos de conte\u00fado ideais. Vai saber tamb\u00e9m em quais meios de comunica\u00e7\u00e3o investir (inclusive quais redes sociais) e os melhores momentos para ofertar seu produto. <\/p>\n\n\n\n

Persona x P\u00fablico-alvo<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O p\u00fablico-alvo<\/a> \u00e9 um conceito um pouco mais abrangente do que a persona. Ele \u00e9 a defini\u00e7\u00e3o social, econ\u00f4mica e demogr\u00e1fica de quem vai consumir o seu produto<\/strong>. Um exemplo de p\u00fablico-alvo seria: mulheres, de 20 a 40 anos, forma\u00e7\u00e3o superior, com renda mensal entre R$5 mil a R$10 mil, solteiras, moradoras da regi\u00e3o Sudeste e que tenham animais de estima\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Apesar de ser um bom in\u00edcio para entender com quem voc\u00ea quer falar, o p\u00fablico-alvo tem ca\u00eddo em desuso. Isso porque hoje \u00e9 poss\u00edvel ter informa\u00e7\u00f5es muito mais ricas do seu p\u00fablico. Ir muito al\u00e9m…<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 a\u00ed que entram as personas.<\/p>\n\n\n\n

Elas trazem uma riqueza de detalhes muito maior do que o p\u00fablico-alvo.<\/strong> Te permite ir al\u00e9m, planejar melhor e trazer conte\u00fados e produtos cada vez mais relevantes. Isso permite uma segmenta\u00e7\u00e3o cada vez mais focada e eficiente.<\/p>\n\n\n\n

Mas as personas n\u00e3o vieram para substituir o p\u00fablico-alvo. Como mostrado, eles tratam de situa\u00e7\u00f5es diferentes. Se o seu objetivo \u00e9 ser mais generalista, o p\u00fablico-alvo continua sendo uma boa op\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

\"personas<\/figure>\n\n\n\n

Como descobrir a sua persona<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Dito tudo isto, fica a d\u00favida: como voc\u00ea descobre a persona da sua loja? A resposta \u00e9 uma s\u00f3: pesquisando! Colete informa\u00e7\u00f5es com seus clientes e fa\u00e7a um compilado, tentando entender a situa\u00e7\u00e3o e o momento da maioria deles e onde esses pontos convergem.<\/strong> <\/p>\n\n\n\n

Para realizar a pesquisa, voc\u00ea pode combinar dois m\u00e9todos importantes e que v\u00e3o te trazer vis\u00f5es diferentes: as pesquisas quantitativas e qualitativas.<\/p>\n\n\n\n

Enquanto as quantitativas s\u00e3o aplicadas a um maior n\u00famero de pessoas e medem comportamentos de toda a base, as qualitativas s\u00e3o menos numerosas, mas trazem respostas mais aprofundadas.<\/p>\n\n\n\n

Para aplicar a pesquisa, voc\u00ea pode usar ferramentas como Typeform, Google Forms e SurveyMonkey. Envie a pesquisa por email e pe\u00e7a que respondam ap\u00f3s um atendimento ou sempre que algu\u00e9m finalizar uma compra.<\/p>\n\n\n\n

Alguns exemplos de informa\u00e7\u00f5es essenciais s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n