{"id":3477,"date":"2021-05-12T00:00:00","date_gmt":"2021-05-12T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/o-que-e-cta-no-no-commerce\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:15","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:15","slug":"o-que-e-cta-no-no-commerce","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/o-que-e-cta-no-no-commerce\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 CTA e como us\u00e1-lo no e-commerce?"},"content":{"rendered":"\n
Se voc\u00ea costuma acessar blogs, fazer o download de conte\u00fados, assistir v\u00eddeos ou ler not\u00edcias, j\u00e1 est\u00e1 familiarizado, na pr\u00e1tica, com o CTA. Mesmo que, na teoria, voc\u00ea n\u00e3o saiba o que seja e para que serve.<\/p>\n\n\n\n
CTA \u00e9 uma sigla em ingl\u00eas para \u201ccall to action\u201d, ou \u201cchamado \u00e0 a\u00e7\u00e3o\u201d, em portugu\u00eas. \u00c9 atrav\u00e9s dele que o site direciona o comportamento de quem o acessa.<\/strong> <\/p>\n\n\n\n O que voc\u00ea deseja que o leitor ou cliente fa\u00e7a? Clique em algum bot\u00e3o para acessar uma nova p\u00e1gina? Fa\u00e7a o download de um material ou se inscreva em algo? Acesse uma informa\u00e7\u00e3o por completo? S\u00e3o v\u00e1rias as possibilidades, mas a resposta sempre \u00e9 CTA!<\/p>\n\n\n\n Como voc\u00ea j\u00e1 viu, o CTA \u00e9 uma estrat\u00e9gia que orienta e induz o leitor ou o cliente a fazer exatamente aquilo que voc\u00ea espera dele. Assim, mais r\u00e1pido e mais f\u00e1cil ele ir\u00e1 trilhar a jornada do cliente do seu site. E tudo isso de uma forma natural, sem que voc\u00ea precise ser insistente ou invasivo. <\/p>\n\n\n\n E n\u00e3o tem como fugir! Se voc\u00ea acessa a internet, est\u00e1 exposto a diversos CTAs, mesmo que voc\u00ea n\u00e3o os identifique no dia a dia. Quer ver alguns muito comuns? \u201cArraste para cima\u201d, \u201cSaiba mais\u201d, \u201cFa\u00e7a o download\u201d, \u201cAdicionar ao carrinho\u201d, entre muitos outros. <\/p>\n\n\n\n Normalmente, para criar um CTA, usa-se verbos no imperativo ou no infinitivo<\/strong>, como se pode ver nos exemplos acima. Sempre com frases curtas, atrativas e diretas<\/strong>, para serem lidas facilmente, sem precisar de muito tempo para o c\u00e9rebro absorver e processar o comando e, claro, para ficar atrativo esteticamente falando. <\/p>\n\n\n\n Na parte que diz respeito ao design, s\u00e3o usadas cores e formatos que destaquem o bot\u00e3o<\/strong>, atraindo o olhar de quem acessa. O seu posicionamento na p\u00e1gina<\/strong>, normalmente, varia de acordo com o tipo de site e de CTA. Assim, pode-se aproveitar o comportamento j\u00e1 usual da internet. Onde costumam ficar os bot\u00f5es de comprar em um e-commerce<\/a>? E os de saiba mais? Desta forma, mais uma vez, evita-se dar trabalho para o c\u00e9rebro do seu cliente\/leitor. Ele apenas vai seguir o fluxo e a usabilidade vigente. <\/p>\n\n\n\n O objetivo do CTA \u00e9 ajudar na intera\u00e7\u00e3o entre a sua loja e o cliente, para que ele possa concluir uma compra sem grandes percal\u00e7os. O que faz com que ele seja fundamental para o bom direcionamento da sua estrat\u00e9gia digital. <\/p>\n\n\n\n No e-commerce, o CTA pode ser aplicado em diversas situa\u00e7\u00f5es, que dependem do objetivo final e do canal usado, por exemplo:<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 o CTA?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
CTA no e-commerce<\/strong><\/h3>\n\n\n\n