{"id":3492,"date":"2021-05-17T00:00:00","date_gmt":"2021-05-17T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/consumidor-do-e-commerce\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:16","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:16","slug":"consumidor-do-e-commerce","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/consumidor-do-e-commerce\/","title":{"rendered":"Consumidor do e-commerce: um retrato do brasileiro que compra pela internet"},"content":{"rendered":"\n
O perfil do consumidor do e-commerce<\/strong> vem evoluindo ao longo dos anos. Se antes, l\u00e1 nos prim\u00f3rdios do varejo on-line, compravam pela internet os mais descolados, que tinham familiaridade com tecnologia e acreditavam que esse era o futuro; hoje, o perfil do consumidor on-line tem se expandido cada vez mais.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Tudo isso gra\u00e7as \u00e0 populariza\u00e7\u00e3o dos smartphones, notebooks e da internet. \u00c9 bem verdade que, no \u00faltimo ano, o com\u00e9rcio eletr\u00f4nico contou tamb\u00e9m com a for\u00e7a de algo que ningu\u00e9m esperava: o isolamento social decorrente da covid-19. <\/p>\n\n\n\n Com o com\u00e9rcio fechado em diversos momentos desde mar\u00e7o do ano passado e a recomenda\u00e7\u00e3o para que a popula\u00e7\u00e3o ficasse em casa o m\u00e1ximo poss\u00edvel, muitas pessoas que, at\u00e9 ent\u00e3o, resistiam ao e-commerce<\/a> viram nele a \u00fanica op\u00e7\u00e3o para algumas categorias de compra.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Isso fez com que o mercado crescesse e mudasse. Assim como o cliente. As informa\u00e7\u00f5es que voc\u00ea tinha do consumidor do e-commerce, provavelmente, hoje, j\u00e1 n\u00e3o valem mais. <\/p>\n\n\n\n Veja a seguir, alguns dados importantes da evolu\u00e7\u00e3o do consumidor do e-commerce brasileiro:<\/p>\n\n\n\n Cerca de 97% dos brasileiros buscam por informa\u00e7\u00f5es na internet antes de comprar em lojas f\u00edsicas. \u00c9 o que diz o levantamento realizado pela CNDL – Confedera\u00e7\u00e3o Nacional de Dirigentes Lojistas e do SPC Brasil – Servi\u00e7o de Prote\u00e7\u00e3o ao Cr\u00e9dito. E que a maior parte deste p\u00fablico \u00e9 feminina, com 50,1% das mulheres como consumidoras do e-commerce.<\/p>\n\n\n\n Um estudo da Intelipost<\/a>, realizado em 2020, mostrou que a inten\u00e7\u00e3o de compras on-line durante os primeiros meses da quarentena aumentou 25% em compara\u00e7\u00e3o com os 45 dias anteriores, per\u00edodo pr\u00e9-quarentena.<\/p>\n\n\n\n E em uma an\u00e1lise regional, os estados que mais cresceram em compras no e-commerce neste per\u00edodo foram:<\/p>\n\n\n\n No que diz respeito \u00e0 escolaridade, o Sebrae<\/a> informou que pessoas com o ensino fundamental representam apenas 3% da parcela dos que consomem na internet. J\u00e1 os que possuem ensino superior completo representam 32%. Os consumidores com p\u00f3s-gradua\u00e7\u00e3o, 20%, ensino m\u00e9dio 22% e ensino superior incompleto 23%.<\/p>\n\n\n\n Os consumidores entre 35 e 49 anos est\u00e3o entre os que mais compram, com 36%. Na sequ\u00eancia vem os que t\u00eam entre 25 e 34 anos, com 32%. J\u00e1 a faixa et\u00e1ria de 50 a 64 anos representa 16%. 18 e 24 anos, 11%. A menor parcela (cerca de 1%) fica com os idosos acima de 64 anos.<\/p>\n\n\n\n A Kantar comparou dados do per\u00edodo que abrange 26 de fevereiro a 10 de maio de 2020, com o mesmo per\u00edodo de 2019. O resultado foi o estudo \u201cConsumer Insights\u201d, divulgado pelo site Grandes nomes da propaganda<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Nele, foi constatado que os setores que mais cresceram no per\u00edodo foram:<\/p>\n\n\n\n Por sua vez, o estudo da Intelipost, mostrou que o que o cliente busca \u00e9 rapidez e agilidade de entrega. E que, agora, ele est\u00e1 disposto a pagar por isso. Tanto \u00e9 que houve um aumento de 58% na modalidade express (com entrega em at\u00e9 2 dias ap\u00f3s a realiza\u00e7\u00e3o do pedido).<\/p>\n\n\n\nQuem \u00e9 o consumidor do e-commerce<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
O que busca<\/strong><\/h3>\n\n\n\n