{"id":3502,"date":"2021-05-19T00:00:00","date_gmt":"2021-05-19T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/atendimento-online\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:16","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:16","slug":"atendimento-online","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/atendimento-online\/","title":{"rendered":"Como fazer um atendimento online com excel\u00eancia?"},"content":{"rendered":"\n
*Guest post por iSET.<\/em><\/p>\n\n\n\n Um atendimento online <\/strong>de qualidade \u00e9 algo que faz muita diferen\u00e7a na experi\u00eancia do cliente no e-commerce<\/a>.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Hoje em dia, o consumidor online est\u00e1 muito mais informado e, antes de comprar um produto, j\u00e1 sabe muito sobre as empresas que vendem o que ele deseja.<\/p>\n\n\n\n Por isso, \u00e9 essencial criar diferenciais para atrair essas pessoas<\/strong>. Um desses diferenciais \u00e9 o atendimento ao cliente. Fazer um atendimento online com excel\u00eancia conquista e ainda fideliza o p\u00fablico.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Se voc\u00ea quer oferecer uma experi\u00eancia ao cliente<\/strong><\/a> sem igual, fazer um atendimento online de qualidade para ele \u00e9 fundamental. Quer saber como p\u00f4r isso em pr\u00e1tica ainda hoje? Leia este post at\u00e9 o final.<\/p>\n\n\n\n Personalizar o atendimento online <\/strong>\u00e9 importante para criar mais empatia com o seu cliente e se aproximar mais dele. Criar esse tipo de relacionamento possibilita a fideliza\u00e7\u00e3o do cliente<\/strong> de forma mais f\u00e1cil e duradoura.<\/p>\n\n\n\n Saber ouvir e identificar as prefer\u00eancias e desafios do consumidor \u00e9 essencial para oferecer o melhor atendimento online. A partir destes dados, voc\u00ea ser\u00e1 capaz de personalizar o atendimento online e trabalhar melhor suas t\u00e9cnicas de vendas.<\/strong><\/p>\n\n\n\n O tempo de resposta<\/strong> \u00e9 uma das principais m\u00e9tricas e indicadores de desempenho relacionadas ao atendimento ao cliente nas vendas online.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Ela representa o intervalo m\u00e9dio desde a primeira tentativa de contato do cliente at\u00e9 a primeira resposta da empresa.<\/strong><\/p>\n\n\n\n Quanto maior seu tempo de resposta, piores ser\u00e3o suas chances de converter clientes atrav\u00e9s do atendimento online<\/strong>. Por isso, \u00e9 ideal procurar estrat\u00e9gias para responder o cliente o mais r\u00e1pido poss\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n Uma das formas de fazer isso \u00e9 preparar um material com respostas prontas para aquelas d\u00favidas mais comuns e frequentes. Dessa forma voc\u00ea ganha agilidade para retornar uma boa parte dos contatos recebidos por sua empresa e garante mais tempo para planejar respostas de quest\u00f5es mais complexas. <\/p>\n\n\n\n Ter um roteiro de atendimento online<\/strong> \u00e9 t\u00e3o importante quanto estar preparado para deixar de segui-lo em situa\u00e7\u00f5es mais complexas e cr\u00edticas, especialmente quando estiver lidando com consumidores frustrados.<\/p>\n\n\n\n Automatizar o atendimento online ao cliente<\/strong> pode melhorar o desempenho de sua equipe. <\/strong>Mas, dificilmente um chatbot ser\u00e1 capaz de encantar consumidores e convenc\u00ea-los de que seus produtos s\u00e3o as solu\u00e7\u00f5es para os problemas deles.<\/p>\n\n\n\n Por isso, \u00e9 essencial investir em atendimento online humanizado: quanto mais humano, melhor. Esse tipo de atendimento \u00e9 muito mais emp\u00e1tico, e os clientes se sentem mais importantes e motivados a realizar a compra.<\/p>\n\n\n\n Essa \u00e9 uma dica important\u00edssima, pois al\u00e9m de ser o comportamento e atendimento online que seu cliente deseja, a imagem da sua marca <\/strong>ser\u00e1 reconhecida por clientes que buscam um atendimento online de qualidade.<\/strong><\/p>\n\n\n\n D\u00ea sempre um \u2018\u2019Bom dia\u2019\u2019, \u2018\u2019Boa tarde\u2019\u2019, pergunte se est\u00e1 tudo bem e ao final, deixe seu contato corporativo \u00e0 disposi\u00e7\u00e3o do seu cliente para maiores d\u00favidas. Tudo isso de forma que o seu cliente veja que voc\u00ea est\u00e1 se importando de verdade com a atual situa\u00e7\u00e3o dele.<\/p>\n\n\n\n Hoje, mais da metade do tr\u00e1fego na internet \u00e9 gerado atrav\u00e9s de dispositivos m\u00f3veis<\/a>, como os celulares<\/strong>. S\u00e3o pessoas que preferem realizar consultas de pre\u00e7os atrav\u00e9s do celular, conferir avalia\u00e7\u00f5es e aproveitar promo\u00e7\u00f5es nas redes sociais.<\/p>\n\n\n\n Por isso \u00e9 importante testar e garantir que seu site e todas as suas p\u00e1ginas s\u00e3o compat\u00edveis e funcionam de forma otimizada nos dispositivos m\u00f3veis<\/strong>. Realizar esta otimiza\u00e7\u00e3o de qualidade e velocidade \u00e9 muito importante, pois 53% dos visitantes mobile abandonam sites que levam mais de 3 segundos para carregar completamente, conforme dados do Google.<\/p>\n\n\n\n O atendimento online \u00e9 apenas o come\u00e7o do relacionamento entre o consumidor e seu neg\u00f3cio e, por isso, \u00e9 importante investir em a\u00e7\u00f5es de p\u00f3s-venda<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n Por isso, procurar manter o contato com os clientes mesmo ap\u00f3s eles j\u00e1 terem comprado na sua loja \u00e9 essencial. Para isso, trabalhe com e-mail marketing, pesquisas de satisfa\u00e7\u00e3o e envio de newsletters<\/a> <\/strong>e novidades da sua loja virtual.<\/p>\n\n\n\n Incentivar o feedback dos seus clientes <\/strong>\u00e9 fundamental para manter um atendimento online com excel\u00eancia. Ent\u00e3o, garanta que voc\u00ea tenha conhecimento das experi\u00eancias boas e ruins de seus clientes.<\/p>\n\n\n\n Fa\u00e7a uma pequena pesquisa e perguntas aos clientes no final do atendimento online realizado. Voc\u00ea tamb\u00e9m pode enviar uma pesquisa de satisfa\u00e7\u00e3o pelo e-mail dos clientes.<\/p>\n\n\n\n Criar esse canal de feedback facilita a descoberta do que ser\u00e1 preciso para ser aprimorado <\/strong>e impede que clientes insatisfeitos fa\u00e7am reclama\u00e7\u00f5es em lugares com alta visibilidade, como suas redes sociais ou no Reclame Aqui.<\/p>\n\n\n\n Falando sobre a opini\u00e3o dos seus clientes, medir a satisfa\u00e7\u00e3o <\/strong>deles \u00e9 essencial.<\/p>\n\n\n\n O NPS <\/strong>(Net Promoter Score<\/em>) \u00e9 uma m\u00e9trica criada para medir a satisfa\u00e7\u00e3o dos clientes, perguntando \u201cde 0 a 10, o quanto voc\u00ea indicaria nossa empresa aos amigos?\u201d<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n A f\u00f3rmula para calcular o NPS \u00e9:<\/p>\n\n\n\nVeja algumas dicas para um bom atendimento online que ajuda a conquistar e fidelizar clientes para o seu e-commerce<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n
Personalize o atendimento ao cliente<\/h3>\n\n\n\n
Melhore seu tempo de resposta<\/h3>\n\n\n\n
Esteja preparado para sair do script<\/h3>\n\n\n\n
Ofere\u00e7a atendimento humanizado<\/h3>\n\n\n\n
Tenha empatia e efici\u00eancia<\/h3>\n\n\n\n
Prepare seu site para usu\u00e1rios mobile<\/h3>\n\n\n\n
Invista em a\u00e7\u00f5es de p\u00f3s-venda <\/h3>\n\n\n\n
Incentive o feedback dos seus clientes<\/h3>\n\n\n\n