{"id":3522,"date":"2021-05-24T00:00:00","date_gmt":"2021-05-24T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/identificar-nicho-de-mercado\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:17","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:17","slug":"identificar-nicho-de-mercado","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/identificar-nicho-de-mercado\/","title":{"rendered":"Como identificar um nicho de mercado para vender online?"},"content":{"rendered":"\n
Quando voc\u00ea vai planejar a sua loja, precisa decidir o que vai vender e para quem. Mesmo que voc\u00ea n\u00e3o saiba, pode estar definindo o seu nicho de mercado<\/strong>. E esse conceito \u00e9 muito importante tanto para o seu plano de neg\u00f3cio<\/a> quanto para o de marketing. <\/p>\n\n\n\n E por mais que voc\u00ea o coloque em pr\u00e1tica instintivamente, \u00e9 essencial que saiba o que \u00e9 um nicho de mercado e qual a sua finalidade e import\u00e2ncia em um neg\u00f3cio. Assim, voc\u00ea conseguir\u00e1 ser mais estrat\u00e9gico nas suas decis\u00f5es ao vender online<\/a>, uma vez que tudo come\u00e7a pela defini\u00e7\u00e3o do nicho.<\/p>\n\n\n\n No artigo de hoje, vamos te explicar o que \u00e9 um nicho de mercado, por que ele \u00e9 t\u00e3o importante, al\u00e9m de te apresentar algumas ferramentas gratuitas que podem auxili\u00e1-lo nesse processo.<\/p>\n\n\n\n Confira a seguir!<\/p>\n\n\n\n Nicho de mercado \u00e9 uma segmenta\u00e7\u00e3o ou recorte de um mercado ou de um p\u00fablico que tem necessidades espec\u00edficas. <\/strong>Normalmente, esse grupo de consumidores, por algum motivo, ainda n\u00e3o \u00e9 atendido pelo mercado. O que o torna, portanto, uma grande oportunidade para quem conseguir suprir essa falha.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 importante n\u00e3o confundir nicho com segmento.<\/strong> Enquanto este \u00faltimo \u00e9 um recorte mais amplo, o nicho, como mencionado, trata de necessidades bem espec\u00edficas. Por exemplo, voc\u00ea atua no mercado de produtos de beleza. Dentro dele existem alguns segmentos, como produtos para o rosto, para o corpo, para o cabelo\u2026 E cada segmento desse tem seus pr\u00f3prios nichos.<\/p>\n\n\n\n Um grupo que procura por produtos para passar no rosto que n\u00e3o s\u00e3o testados em animais forma um nicho. Assim como as pessoas que buscam por produtos capilares para cuidarem dos seus dreads, algo bem espec\u00edfico. <\/p>\n\n\n\n Viu? N\u00e3o \u00e9 uma quest\u00e3o de ter uma necessidade (como cuidar da pele do rosto ou do cabelo). \u00c9 que al\u00e9m desta necessidade maior, existem especificidades que v\u00e3o recortando este grande grupo, em grupos menores. E esse grupo menor \u00e9 o um nicho!<\/p>\n\n\n\n \u201cToda loja tem um nicho, ent\u00e3o?\u201d. N\u00e3o, nem toda loja trabalha com um nicho de mercado. Muitas, focam nos segmentos, j\u00e1 que eles s\u00e3o mais abrangentes, atingem mais pessoas, o que ajuda a aumentar o alcance do seu neg\u00f3cio. E muitas vezes, essas lojas atendem uma gama grande de clientes, inclusive os que t\u00eam necessidades espec\u00edficas. <\/p>\n\n\n\n Por outro lado, quem trabalha com um nicho se destaca mais no mercado espec\u00edfico. \u00c9 mais f\u00e1cil um cliente entrar no site de uma marca de cosm\u00e9ticos que se intitula \u201clivre de crueldade animal\u201d e que usa isso no seu marketing para atrair esse p\u00fablico, do que entrar em uma grande loja de cosm\u00e9ticos para fazer essa mesma pesquisa. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m do fator destaque, tamb\u00e9m pode-se falar no quesito concorr\u00eancia. Quem trabalha com nicho tem menos competidores, o que, consequentemente, o faz ganhar mais mercado. Mas por trabalhar com um grupo seleto e, \u00e0s vezes, pequeno de clientes, \u00e9 preciso estar sempre em busca de inova\u00e7\u00f5es, produtos diferenciados, algo que atraia a aten\u00e7\u00e3o para al\u00e9m da necessidade. Assim, \u00e9 poss\u00edvel aumentar sua convers\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n E lojas de nicho tamb\u00e9m podem estar presentes em plataformas generalistas, que alcan\u00e7am um p\u00fablico maior e mais diverso, como um marketplace<\/a>, por exemplo. Na B2W Marketplace, alguns lojistas que trabalham com nichos espec\u00edficos, conseguem levar seus produtos a mais pessoas em todo territ\u00f3rio nacional gra\u00e7as a sua presen\u00e7a em um canal j\u00e1 consolidado no mercado.<\/p>\n\n\n\nO que \u00e9 um nicho de mercado<\/strong><\/h3>\n\n\n\n