{"id":3569,"date":"2021-06-07T00:00:00","date_gmt":"2021-06-07T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/americanas\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:22","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:22","slug":"americanas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/americanas\/","title":{"rendered":"Americanas: tudo que voc\u00ea precisa saber sobre a marca mais querida do Brasil"},"content":{"rendered":"\n
A hist\u00f3ria da Lojas Americanas<\/strong> come\u00e7a em 1929, quando um grupo de americanos fundou a loja que buscava atender um p\u00fablico com renda est\u00e1vel e, por isso, contava com pre\u00e7os mais baixos e at\u00e9 um slogan que dizia \u201cNada al\u00e9m de 2 mil r\u00e9is\u201d<\/em>.<\/p>\n\n\n\n Como voc\u00ea j\u00e1 deve imaginar, o neg\u00f3cio deu muito certo! Ele cresceu, evoluiu e foi se adaptando \u00e0s novas tend\u00eancias do varejo, at\u00e9 que, em novembro de 1999, come\u00e7ou a vender seus produtos na internet atrav\u00e9s do site Americanas.com<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n O lan\u00e7amento da Americanas.com foi um marco, principalmente pelo alto investimento tecnol\u00f3gico necess\u00e1rio para isso. O site ainda posicionou a marca em um novo ambiente e estabeleceu um meio de intera\u00e7\u00e3o diferenciado com os consumidores, que, a partir daquele momento, <\/em>podiam comprar produtos e servi\u00e7os da Lojas Americanas via internet. <\/p>\n\n\n\n Por\u00e9m, apesar do nome do site fazer uma associa\u00e7\u00e3o direta \u00e0s lojas f\u00edsicas, a Americanas.com possu\u00eda uma opera\u00e7\u00e3o completamente separada, sendo subsidi\u00e1ria da Lojas Americanas. <\/p>\n\n\n\n O lan\u00e7amento do site no dia 15 de novembro de 1999 foi marcado por uma fase experimental apenas na cidade de Curitiba, com o objetivo de entender toda a rotina do neg\u00f3cio e os procedimentos operacionais necess\u00e1rios. <\/p>\n\n\n\n Unindo esses aprendizados aos diferenciais competitivos da Lojas Americanas, seria poss\u00edvel elaborar uma estrat\u00e9gia de sucesso na internet a n\u00edvel nacional. <\/p>\n\n\n\n Em fevereiro de 2000, o site foi lan\u00e7ado para todo o Brasil e contava com os produtos vendidos nas lojas f\u00edsicas mais algumas linhas de maior valor agregado, otimizando o canal de vendas. <\/p>\n\n\n\n Ao final do ano de lan\u00e7amento, a empresa j\u00e1 contava com 175 mil clientes e era considerada a operadora de com\u00e9rcio eletr\u00f4nico mais completa do pa\u00eds, com muita variedade e um dos melhores sistemas de entrega. Al\u00e9m disso, ela j\u00e1 somava reconhecimentos como: <\/p>\n\n\n\n O crescimento acelerado e a resili\u00eancia do neg\u00f3cio para se adaptar \u00e0s tend\u00eancias do varejo e as necessidades dos consumidores se manteve nos anos seguintes. Confira um pouco mais do que rolou nos primeiros anos do site da Americanas. <\/p>\n\n\n\n 2002 <\/strong>– <\/strong>As vendas da Americanas.com j\u00e1 representavam 8,7% da venda total da Companhia. <\/p>\n\n\n\n 2003 <\/strong>– O site se tornou refer\u00eancia no com\u00e9rcio eletr\u00f4nico brasileiro e j\u00e1 contava com uma base aproximada de 1 milh\u00e3o de visitantes \u00fanicos, o equivalente a 50% do total dos brasileiros que compravam pela Internet.<\/p>\n\n\n\n 2004 <\/strong>– Com 3 milh\u00f5es de acessos mensais, cerca de 110 mil itens ofertados e lideran\u00e7a em faturamento, o site da Americanas.com se torna oficialmente o maior portal de e-commerce do pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n 2005 – Americanas + Shoptime<\/strong><\/p>\n\n\n\n A aquisi\u00e7\u00e3o do Shoptime adicionou ao neg\u00f3cio dois novos canais de vendas<\/a> \u2013 TV e cat\u00e1logo \u2013 e ainda trouxe uma nova base de clientes, resultante dos dez anos de mercado da marca. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, nesse mesmo ano, a Americanas.com foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, o melhor site de com\u00e9rcio eletr\u00f4nico pela vota\u00e7\u00e3o do p\u00fablico no Pr\u00eamio Ibest e se consolidou como o maior portal em volume de vendas e destino de compras da Am\u00e9rica Latina.<\/p>\n\n\n\n 2006 – Cria\u00e7\u00e3o da B2W \u2013 Companhia Global do Varejo<\/strong><\/p>\n\n\n\n Em dezembro de 2006, a fus\u00e3o da Americanas com o Submarino d\u00e1 vida \u00e0 B2W (atual americanas s.a.) \u2013 Companhia Global do Varejo, que agora re\u00fane tr\u00eas grandes portais de e-commerce: Americanas, Shoptime e Submarino, e se torna a maior empresa de com\u00e9rcio eletr\u00f4nico da Am\u00e9rica Latina. <\/p>\n\n\n\n Nessa \u00e9poca, j\u00e1 era evidente a evolu\u00e7\u00e3o do consumidor, que buscava cada vez mais praticidade e comodidade na hora de realizar as suas compras. Assim, a empresa chegou no momento ideal, trazendo uma maior oferta de produtos e servi\u00e7os, al\u00e9m de diversas vantagens para esse p\u00fablico, que agora podia adquirir os produtos on-line, por telefone, por cat\u00e1logos ou at\u00e9 pelo canal de televis\u00e3o Shoptime. <\/p>\n\n\n\n Ap\u00f3s a fus\u00e3o, uma longa fase de integra\u00e7\u00e3o das opera\u00e7\u00f5es se iniciou e durou at\u00e9 2012. O resultado foi a constru\u00e7\u00e3o de uma plataforma \u00fanica e totalmente preparada para agarrar todas as oportunidades do e-commerce. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m das opera\u00e7\u00f5es de marketplace<\/a> e servi\u00e7os digitais, a Companhia passou a disponibilizar sua expertise <\/em>de log\u00edstica e plataforma tecnol\u00f3gica para grandes grupos empresariais no pa\u00eds e no exterior, operacionalizando a distribui\u00e7\u00e3o de produtos em massa. <\/p>\n\n\n\nMesmo nome, opera\u00e7\u00f5es diferentes <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Fase experimental <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Lan\u00e7amento nacional <\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Os primeiros anos<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Novos ciclos e muita inova\u00e7\u00e3o <\/strong><\/h3>\n\n\n\n