{"id":3660,"date":"2021-07-01T00:00:00","date_gmt":"2021-07-01T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/pinterest\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:31","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:31","slug":"pinterest","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/pinterest\/","title":{"rendered":"Pinterest: o que \u00e9 e como utilizar para sua loja"},"content":{"rendered":"\n

O Pinterest \u00e9 uma rede social focada em imagens e que j\u00e1 conta com mais de 400 milh\u00f5es de usu\u00e1rios ativos. Veja como us\u00e1-lo em sua estrat\u00e9gia<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

J\u00e1 falamos aqui algumas vezes da import\u00e2ncia da sua loja ter um perfil nas redes sociais. Essa estrat\u00e9gia aumenta sua presen\u00e7a de marca, facilita e incentiva a intera\u00e7\u00e3o com o p\u00fablico, cria conex\u00f5es e, cada vez mais, aumenta sua convers\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

E se at\u00e9 agora voc\u00ea olhava apenas para o Facebook e o Instagram<\/a>, quero lhe apresentar o Pinterest! Uma rede social totalmente voltada para imagens, onde o texto quase n\u00e3o tem vez.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 o Pinterest<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O Pinterest<\/strong> \u00e9 uma rede social fundada em 2010 e, hoje, conta com mais de 400 milh\u00f5es de usu\u00e1rios mensais ativos. Ela funciona basicamente como um mural de inspira\u00e7\u00f5es e ideias, onde as pessoas podem agrupar e guardar imagens que fazem sentido para a sua viv\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure><\/div>\n\n\n\n

Ideias de looks, decora\u00e7\u00e3o, presentes no estilo \u201cfa\u00e7a voc\u00ea mesmo\u201d, receitas, plantas, cortes de cabelo, diagrama\u00e7\u00e3o de apresenta\u00e7\u00f5es on-line e prints de cenas de filme. No Pinterest, tudo tem potencial!<\/p>\n\n\n\n

No come\u00e7o, a rede tinha um apelo muito visual e servia basicamente para fazer murais de inspira\u00e7\u00e3o, potencializando alguns mercados espec\u00edficos, como itens de decora\u00e7\u00e3o e moda. Hoje, o seu uso foi ampliado e basicamente qualquer coisa cabe no Pinterest, desde que voc\u00ea saiba us\u00e1-lo. <\/p>\n\n\n\n

Livrarias, por exemplo, passaram a criar seus perfis quando perceberam que trechos de livros estavam fazendo sucesso na rede. Ao publicar uma simples fotografia da p\u00e1gina de um livro, com o texto grifado, ou uma bela arte apresentando frases impactantes e reflexivas de autores famosos, \u00e9 poss\u00edvel linkar a rede \u00e0 sua loja.<\/p>\n\n\n\n

Como a rede social funciona<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O Pinterest pode ser acessado atrav\u00e9s do site ou aplicativo. Ao entrar, o usu\u00e1rio tem a op\u00e7\u00e3o de escolher os conte\u00fados que deseja ver no feed inicial ou buscar por algo espec\u00edfico na barra de pesquisa.<\/p>\n\n\n\n

Outra op\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m \u00e9 subir as imagens que ele quer compartilhar com a rede. E se a pessoa encontrar alguma imagem que ela ache interessante e queira acessar f\u00e1cil depois, ela pode dar um pin nessa imagem, ou seja, salv\u00e1-la.<\/p>\n\n\n\n

Esses pins ficam em pastas, que voc\u00ea pode criar, dividindo por temas. Assim fica mais f\u00e1cil organiz\u00e1-las. Por exemplo, voc\u00ea pode criar uma chamada \u201cIdeias de decora\u00e7\u00e3o para sala\u201d. Ali, voc\u00ea guarda as imagens relacionadas ao tema. Basta ir pinnando\u2026<\/p>\n\n\n\n

O conceito de \u201cpin\u201d, ali\u00e1s, vem de alfinete. \u00c9 mais ou menos como se a gente \u201calfinetasse\u201d alguns lembretes em um daqueles murais de corti\u00e7a que ficavam nas escolas e lugares p\u00fablicos antigamente. Mas aqui, o mural que o Pinterest oferece, \u00e9 todo digitalizado, e com muito mais espa\u00e7o.<\/p>\n\n\n\n

\"pinterest<\/figure>\n\n\n\n

Pinterest e o varejo<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Aos poucos, o Pinterest foi sendo usado por profissionais para facilitar o processos de algumas atividades com clientes. Por exemplo, arquitetos que consultavam as pastas de decora\u00e7\u00e3o dos clientes para entender o que eles tinham em mente, tatuadores que passaram a compartilhar seus trabalhos e refer\u00eancias.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o demorou muito para que o varejo entendesse que esse tamb\u00e9m poderia ser mais um caminho para criar relacionamento com seus clientes e aumentar as vendas. Lojas de itens de decora\u00e7\u00e3o e m\u00f3veis foram criando perfis, compartilhando ideias utilizando seus pr\u00f3prios itens. Lojas de roupas e acess\u00f3rios seguiram o mesmo caminho\u2026 <\/p>\n\n\n\n

Mas existe oportunidade para uma vasta gama de segmentos: pets, plantas, papelaria, artesanatos\u2026 Primeiro, \u00e9 preciso entender se o seu p\u00fablico se encontra na plataforma, para ent\u00e3o, pensar em como interagir com ele por l\u00e1.<\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico do Pinterest:<\/strong><\/h3>\n\n\n\n