{"id":3761,"date":"2021-07-27T00:00:00","date_gmt":"2021-07-27T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/abandono-de-carrinho\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:42","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:42","slug":"abandono-de-carrinho","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/abandono-de-carrinho\/","title":{"rendered":"7 dicas para evitar o abandono de carrinho pelo cliente do e-commerce"},"content":{"rendered":"\n
*Guest post por iSET.<\/em><\/p>\n\n\n\n O abandono de carrinho<\/strong> acontece quando um usu\u00e1rio navega no seu site, seleciona alguns produtos e, no momento de finalizar a compra, ele desiste.<\/p>\n\n\n\n Voc\u00ea sabe por que os abandonos de carrinho normalmente acontecem? Voc\u00ea sabe como resolver esse problema no e-commerce?<\/p>\n\n\n\n Leia o post at\u00e9 o final e confira todas as dicas que separamos para voc\u00ea entender melhor como evitar o abandono de carrinho na sua loja virtual!<\/p>\n\n\n\n Os motivos para ocorrer o abandono de carrinho pelo cliente n\u00e3o se restringem simplesmente ao carrinho de compras em si ou a esta p\u00e1gina. Na verdade, os motivos pela desist\u00eancia podem estar relacionados a qualquer parte do seu site.<\/strong><\/p>\n\n\n\n \u00c9 por isso que para garantir a finaliza\u00e7\u00e3o da compra em uma loja virtual, \u00e9 preciso se certificar de que todo o seu site esteja funcionando bem.<\/a><\/p>\n\n\n\n Primeiramente, \u00e9 preciso ter uma vis\u00e3o geral da sua loja e como ela est\u00e1 fazendo a convers\u00e3o dos visitantes<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n A qualidade do site, a seguran\u00e7a, o atendimento prestado, as op\u00e7\u00f5es de pagamento e o servi\u00e7o de entrega podem ser fatores decisivos para que um consumidor finalize ou n\u00e3o uma compra na sua loja virtual.<\/p>\n\n\n\n Portanto, toda a jornada de compra do visitante, ou seja, o caminho que ele percorre desde o momento em que entra no seu site at\u00e9 a finaliza\u00e7\u00e3o de compra, deve estar bem otimizado, intuitivo e estruturado. Sem erros e bastante claro.<\/p>\n\n\n\n Sendo assim, organize as informa\u00e7\u00f5es de forma simples e objetiva tornando a navega\u00e7\u00e3o o mais fluida poss\u00edvel<\/strong>. N\u00e3o se esque\u00e7a de disponibilizar canais diretos de contato entre o cliente e a loja: isso \u00e9 important\u00edssimo para dar mais seguran\u00e7a aos seus visitantes.<\/p>\n\n\n\n Exiba claramente \u00edcones referentes \u00e0 seguran\u00e7a nas p\u00e1ginas de compra. E tamb\u00e9m crie p\u00e1ginas de informa\u00e7\u00e3o<\/strong> sobre as pol\u00edticas de privacidade da sua loja, entre outras informa\u00e7\u00f5es importantes para os clientes.<\/p>\n\n\n\n Por incr\u00edvel que pare\u00e7a, mesmo depois de j\u00e1 terem inserido o produto no carrinho e clicado no bot\u00e3o \u201ccomprar\u201d ainda h\u00e1 uma grande chance do cliente desistir do pedido. Isso acontece por v\u00e1rias raz\u00f5es, racionais ou n\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n Para evitar esses problemas \u00e9 importante garantir a melhor experi\u00eancia de compra ao cliente se voc\u00ea deseja evitar o abandono de carrinho<\/strong>. Tenha certeza de que ele consiga percorrer cada etapa do processo de compra com muita facilidade e rapidez.<\/p>\n\n\n\n Para isso, \u00e9 preciso tomar uma s\u00e9rie de cuidados e a\u00e7\u00f5es na loja virtual, incluindo algumas que j\u00e1 citamos anteriormente.<\/p>\n\n\n\n Segundo uma pesquisa da Kissmetrics<\/a>, 40% dos visitantes abandonam as p\u00e1ginas que levam mais de 3 segundos para carregar. Ent\u00e3o, \u00e9 fundamental que o<\/strong> seu site seja<\/strong> r\u00e1pido<\/strong>, pois se alguma p\u00e1gina demorar muito para carregar o cliente pode perder a paci\u00eancia e sair. <\/p>\n\n\n\n Outro fator important\u00edssimo s\u00e3o os formul\u00e1rios. Al\u00e9m de serem bem feitos e n\u00e3o gerarem d\u00favidas na hora do preenchimento (preste aten\u00e7\u00e3o nos bot\u00f5es e labels, por exemplo), precisa ser muito bem pensado em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 quantidade de campos.<\/p>\n\n\n\n O valor do frete<\/strong> \u00e9 o principal motivo alegado pelos consumidores para o abandono do carrinho. Por isso, esse \u00e9 um dos pontos mais importantes<\/strong> para se analisar e evitar que o cliente desista de finalizar a compra na sua loja virtual.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 poss\u00edvel notar, em alguns casos, que <\/strong>o valor do frete ultrapassa at\u00e9 mesmo o valor do pr\u00f3prio item, aumentando assim o abandono de carrinho.<\/p>\n\n\n\n Realizar promo\u00e7\u00f5es de frete<\/strong> em sua loja virtual \u00e9 uma pr\u00e1tica muito interessante! Vale a pena pensar em alguma estrat\u00e9gia sobre isso. Muitas empresas viabilizam o \u201cfrete gr\u00e1tis<\/a>\u201d, a partir de um determinado valor em compras, inserido a taxa de entrega no valor cobrado pelo produto, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n Em caso de cobran\u00e7a de outras taxas, deixe-as especificadas claramente para que o p\u00fablico n\u00e3o se sinta lesado e abandone o carrinho por ter tido alguma surpresa negativa.<\/p>\n\n\n\n E, por fim, analise em geral o valor do frete cobrado pela sua loja. Ter v\u00e1rias transportadoras pode baratear esse custo e garantir que o cliente tenha v\u00e1rias op\u00e7\u00f5es de entrega.<\/p>\n\n\n\nO abandono de carrinho pelo cliente pode sinalizar a necessidade de melhoria do e-commerce. Veja algumas a\u00e7\u00f5es que voc\u00ea pode tomar!<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n
1- Explore o potencial do seu site<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
2- Melhore a experi\u00eancia de compra<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
3- Analise o valor do frete<\/strong><\/h3>\n\n\n\n