{"id":3761,"date":"2021-07-27T00:00:00","date_gmt":"2021-07-27T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/abandono-de-carrinho\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:42","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:42","slug":"abandono-de-carrinho","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/abandono-de-carrinho\/","title":{"rendered":"7 dicas para evitar o abandono de carrinho pelo cliente do e-commerce"},"content":{"rendered":"\n

*Guest post por iSET.<\/em><\/p>\n\n\n\n

O abandono de carrinho pelo cliente pode sinalizar a necessidade de melhoria do e-commerce. Veja algumas a\u00e7\u00f5es que voc\u00ea pode tomar!<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

O abandono de carrinho<\/strong> acontece quando um usu\u00e1rio navega no seu site, seleciona alguns produtos e, no momento de finalizar a compra, ele desiste.<\/p>\n\n\n\n

Voc\u00ea sabe por que os abandonos de carrinho normalmente acontecem? Voc\u00ea sabe como resolver esse problema no e-commerce?<\/p>\n\n\n\n

Leia o post at\u00e9 o final e confira todas as dicas que separamos para voc\u00ea entender melhor como evitar o abandono de carrinho na sua loja virtual!<\/p>\n\n\n\n

1- Explore o potencial do seu site<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Os motivos para ocorrer o abandono de carrinho pelo cliente n\u00e3o se restringem simplesmente ao carrinho de compras em si ou a esta p\u00e1gina. Na verdade, os motivos pela desist\u00eancia podem estar relacionados a qualquer parte do seu site.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\u00c9 por isso que para garantir a finaliza\u00e7\u00e3o da compra em uma loja virtual, \u00e9 preciso se certificar de que todo o seu site esteja funcionando bem.<\/a><\/p>\n\n\n\n

Primeiramente, \u00e9 preciso ter uma vis\u00e3o geral da sua loja e como ela est\u00e1 fazendo a convers\u00e3o dos visitantes<\/strong>. <\/p>\n\n\n\n

A qualidade do site, a seguran\u00e7a, o atendimento prestado, as op\u00e7\u00f5es de pagamento e o servi\u00e7o de entrega podem ser fatores decisivos para que um consumidor finalize ou n\u00e3o uma compra na sua loja virtual.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, toda a jornada de compra do visitante, ou seja, o caminho que ele percorre desde o momento em que entra no seu site at\u00e9 a finaliza\u00e7\u00e3o de compra, deve estar bem otimizado, intuitivo e estruturado. Sem erros e bastante claro.<\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, organize as informa\u00e7\u00f5es de forma simples e objetiva tornando a navega\u00e7\u00e3o o mais fluida poss\u00edvel<\/strong>. N\u00e3o se esque\u00e7a de disponibilizar canais diretos de contato entre o cliente e a loja: isso \u00e9 important\u00edssimo para dar mais seguran\u00e7a aos seus visitantes.<\/p>\n\n\n\n

Exiba claramente \u00edcones referentes \u00e0 seguran\u00e7a nas p\u00e1ginas de compra. E tamb\u00e9m crie p\u00e1ginas de informa\u00e7\u00e3o<\/strong> sobre as pol\u00edticas de privacidade da sua loja, entre outras informa\u00e7\u00f5es importantes para os clientes.<\/p>\n\n\n\n

2- Melhore a experi\u00eancia de compra<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Por incr\u00edvel que pare\u00e7a, mesmo depois de j\u00e1 terem inserido o produto no carrinho e clicado no bot\u00e3o \u201ccomprar\u201d ainda h\u00e1 uma grande chance do cliente desistir do pedido. Isso acontece por v\u00e1rias raz\u00f5es, racionais ou n\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Para evitar esses problemas \u00e9 importante garantir a melhor experi\u00eancia de compra ao cliente se voc\u00ea deseja evitar o abandono de carrinho<\/strong>. Tenha certeza de que ele consiga percorrer cada etapa do processo de compra com muita facilidade e rapidez.<\/p>\n\n\n\n

Para isso, \u00e9 preciso tomar uma s\u00e9rie de cuidados e a\u00e7\u00f5es na loja virtual, incluindo algumas que j\u00e1 citamos anteriormente.<\/p>\n\n\n\n

Segundo uma pesquisa da Kissmetrics<\/a>, 40% dos visitantes abandonam as p\u00e1ginas que levam mais de 3 segundos para carregar. Ent\u00e3o, \u00e9 fundamental que o<\/strong> seu site seja<\/strong> r\u00e1pido<\/strong>, pois se alguma p\u00e1gina demorar muito para carregar o cliente pode perder a paci\u00eancia e sair. <\/p>\n\n\n\n

Outro fator important\u00edssimo s\u00e3o os formul\u00e1rios. Al\u00e9m de serem bem feitos e n\u00e3o gerarem d\u00favidas na hora do preenchimento (preste aten\u00e7\u00e3o nos bot\u00f5es e labels, por exemplo), precisa ser muito bem pensado em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 quantidade de campos.<\/p>\n\n\n\n

3- Analise o valor do frete<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O valor do frete<\/strong> \u00e9 o principal motivo alegado pelos consumidores para o abandono do carrinho. Por isso, esse \u00e9 um dos pontos mais importantes<\/strong> para se analisar e evitar que o cliente desista de finalizar a compra na sua loja virtual.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 poss\u00edvel notar, em alguns casos, que <\/strong>o valor do frete ultrapassa at\u00e9 mesmo o valor do pr\u00f3prio item, aumentando assim o abandono de carrinho.<\/p>\n\n\n\n

Realizar promo\u00e7\u00f5es de frete<\/strong> em sua loja virtual \u00e9 uma pr\u00e1tica muito interessante! Vale a pena pensar em alguma estrat\u00e9gia sobre isso. Muitas empresas viabilizam o \u201cfrete gr\u00e1tis<\/a>\u201d, a partir de um determinado valor em compras, inserido a taxa de entrega no valor cobrado pelo produto, por exemplo.<\/p>\n\n\n\n

Em caso de cobran\u00e7a de outras taxas, deixe-as especificadas claramente para que o p\u00fablico n\u00e3o se sinta lesado e abandone o carrinho por ter tido alguma surpresa negativa.<\/p>\n\n\n\n

E, por fim, analise em geral o valor do frete cobrado pela sua loja. Ter v\u00e1rias transportadoras pode baratear esse custo e garantir que o cliente tenha v\u00e1rias op\u00e7\u00f5es de entrega.<\/p>\n\n\n\n

\"abandono<\/figure>\n\n\n\n

4- Utilize o \u201cone page checkout\u201d<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Hoje em dia, as pessoas est\u00e3o mais apressadas e, por conta disso, buscam facilidades e agilidade, sobretudo, quando se trata de comprar na internet. <\/p>\n\n\n\n

E \u00e9 isso que o one page checkout<\/a> busca: rapidez, praticidade e sucesso! Com ele, os clientes podem fazer todas as etapas de checkout – ou seja, colocar o produto no carrinho online, fechar a compra e receber a aprova\u00e7\u00e3o de pagamento – em uma s\u00f3 tela.<\/p>\n\n\n\n

O modelo one page checkout evita distra\u00e7\u00f5es que levam ao abandono de carrinhos.<\/strong> Com tanta objetividade, o cliente obt\u00e9m as informa\u00e7\u00f5es essenciais para fechar o neg\u00f3cio, j\u00e1 que em uma \u00fanica p\u00e1gina ele ter\u00e1 uma vis\u00e3o geral de tudo o que \u00e9 preciso para finalizar a compra.<\/p>\n\n\n\n

Se voc\u00ea pretende aumentar suas vendas com uma melhor experi\u00eancia para o cliente, ent\u00e3o, o modelo one page checkout \u00e9 o mais indicado para n\u00e3o deixar o seu p\u00fablico se cansar ou abandonar os produtos da loja virtual.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

5- Ofere\u00e7a pagamento via Pix<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O Pix – plataforma de pagamento instant\u00e2neo, \u00e9 uma nova modalidade de pagamento, criada pelo Banco Central do Brasil, e que surgiu com o objetivo de aumentar a facilidade de transfer\u00eancias banc\u00e1rias entre pessoas e empresas.<\/p>\n\n\n\n

Existem in\u00fameras vantagens de se utilizar o novo meio de pagamento Pix. A primeira \u00e9 que a modalidade <\/strong>est\u00e1 sempre dispon\u00edvel: 24 horas por dia, 7 dias por semana. Al\u00e9m disso, as transfer\u00eancias de valores, realizadas pelo Pix, levam no m\u00e1ximo 10 segundos <\/strong>para serem enviadas e confirmadas, ou seja, s\u00e3o praticamente instant\u00e2neas.<\/p>\n\n\n\n

A seguran\u00e7a do Pix \u00e9 garantida por criptografia, tanto para lojistas quanto para consumidores. Por isso, \u00e9 essencial que voc\u00ea considere oferecer essa forma de pagamento para os seus clientes na loja virtual, j\u00e1 que ela oferece muita agilidade no processo de finaliza\u00e7\u00e3o da compra, podendo evitar o abandono na hora do pagamento.<\/p>\n\n\n\n

Uma forma f\u00e1cil de implementar esse modelo de pagamento \u00e9 contar com uma plataforma de e-commerce que j\u00e1 forne\u00e7a <\/strong>integra\u00e7\u00f5es de pagamento com o Pix<\/strong><\/a>.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

6- Diminua o prazo de entrega<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O prazo de entrega muito alto tamb\u00e9m \u00e9 um fator decis\u00f3rio de compra do seu cliente.<\/strong> \u00c9 comum vermos o prazo de entrega de, por exemplo, 20 dias \u00fateis para pedidos importados ou personalizados, mas quando se est\u00e1 comprando itens comuns, esperamos ver o menor prazo poss\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, fazer uma boa gest\u00e3o de estoque para ter seus produtos mais vendidos sempre dispon\u00edveis, al\u00e9m de diferentes transportadoras para fornecer o melhor prazo de entrega s\u00e3o detalhes mais que essenciais para evitar o abandono de carrinho no e-commerce.<\/p>\n\n\n\n

7- Ofere\u00e7a v\u00e1rias op\u00e7\u00f5es de entrega<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como voc\u00ea deve ter percebido durante o post, garantir boas op\u00e7\u00f5es e velocidade de entrega \u00e9 algo bastante positivo para diminuir o abandono de carrinhos na sua loja virtual.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Hoje em dia, muitos compradores est\u00e3o preferindo realizar compras em lojas com o menor valor de frete e a entrega mais r\u00e1pida.<\/p>\n\n\n\n

Por isso, quanto maior a sua competitividade no valor e prazo para entregar o pedido para o cliente, menor ser\u00e1 sua taxa de abandono de carrinho!<\/p>\n\n\n\n

Espero que esse post tenha te ajudado a entender melhor as motiva\u00e7\u00f5es do abandono de carrinho e como resolver essa realidade que muitas lojas virtuais podem acabar enfrentando.<\/p>\n\n\n\n

Siga nossas dicas para ver essa realidade mudando no seu e-commerce! Boa sorte e boas vendas!<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 e como funciona o Pix no e-commerce?<\/a><\/p>\n\n\n\n

Retira na loja: 7 vantagens da modalidade para sua loja f\u00edsica<\/a><\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 FIFO, LIFO e FEFO?<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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