{"id":3774,"date":"2021-07-29T00:00:00","date_gmt":"2021-07-29T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/benchmarking\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:43","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:43","slug":"benchmarking","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/benchmarking\/","title":{"rendered":"Benchmarking: o que \u00e9 e como aplic\u00e1-lo no seu neg\u00f3cio"},"content":{"rendered":"\n

O benchmarking estabelece um ponto de compara\u00e7\u00e3o para seu neg\u00f3cio, com empresas similares e que atuam no mesmo mercado. Saiba mais!<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Voc\u00ea j\u00e1 ouviu falar em benchmarking<\/strong>? A palavra, que vem do ingl\u00eas, significa ponto de refer\u00eancia. Hoje, no mundo dos neg\u00f3cios, quando falamos em fazer um benchmarking, significa que vamos selecionar uma empresa do mesmo segmento e que est\u00e1 inserida na mesma realidade para ser o nosso referencial.<\/p>\n\n\n\n

Tendo este ponto de compara\u00e7\u00e3o, fica poss\u00edvel realizar uma an\u00e1lise estrat\u00e9gica entre o que estamos fazendo (ou gostar\u00edamos de fazer) e a concorr\u00eancia. Assim, podemos identificar boas pr\u00e1ticas, as solu\u00e7\u00f5es e estruturas que foram adotadas\u2026 At\u00e9 mesmo o que foi realizado, mas n\u00e3o gerou os resultados esperados.<\/p>\n\n\n\n

Um ponto muito interessante do benchmarking \u00e9 que ele pode ser feito em quest\u00f5es e setores bem espec\u00edficos, como a implementa\u00e7\u00e3o de uma nova \u00e1rea na empresa. Ou de uma forma abrangente, analisando toda a estrutura do nosso benchmark, ou seja a empresa que vai ser analisada.<\/p>\n\n\n\n

Esta estrat\u00e9gia \u00e9 muito vers\u00e1til, uma vez que ela pode ser usada em diversos segmentos de mercado, ajudando equipes e empresas a encontrarem a melhor solu\u00e7\u00e3o para o neg\u00f3cio, ou poss\u00edvel problema. Al\u00e9m de nos situar em como estamos em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 concorr\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n

Este processo de monitoramento inclui a an\u00e1lise, avalia\u00e7\u00e3o e mensura\u00e7\u00e3o dos dados coletados. Assim, podemos criar uma verdadeira intelig\u00eancia de mercado, que vai beneficiar o neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

Para isso, \u00e9 preciso saber quais dados nos interessam e afetam a empresa e o mercado. Ser objetivo \u00e9 importante! Por isso, precisamos definir os indicadores-chave de performance (KPIs<\/a>) que vamos analisar e acompanhar. Estes s\u00e3o os pontos que vamos acompanhar na empresa refer\u00eancia. <\/p>\n\n\n\n

Os princ\u00edpios do benchmarking<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Mas n\u00e3o basta apenas selecionar e comparar informa\u00e7\u00f5es. A seguir, veja os principais princ\u00edpios \u00e9ticos utilizados no benchmarking, que v\u00e3o garantir uma boa execu\u00e7\u00e3o do processo e resultados. <\/p>\n\n\n\n