{"id":3785,"date":"2021-07-30T00:00:00","date_gmt":"2021-07-30T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/budget\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:44","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:44","slug":"budget","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/budget\/","title":{"rendered":"Marketing: saiba como definir o seu budget"},"content":{"rendered":"\n

O budget nada mais \u00e9 que o or\u00e7amento dispon\u00edvel para um investimento. Neste artigo ensinamos os passos para definir seu budget de m\u00eddia!<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Budget<\/em> \u00e9 uma palavra em ingl\u00eas, que significa or\u00e7amento. E como vendedor, voc\u00ea sabe que todas as \u00e1reas de uma empresa precisam de um controle or\u00e7ament\u00e1rio para um bom desempenho. <\/p>\n\n\n\n

No artigo de hoje, vamos falar especificamente sobre o investimento em Marketing e Publicidade. Afinal, essa \u00e1rea \u00e9 fundamental para fazer o seu neg\u00f3cio crescer.<\/strong> <\/p>\n\n\n\n

Por que separar um budget exclusivo para publicidade?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Porque \u00e9 atrav\u00e9s de estrat\u00e9gias de divulga\u00e7\u00e3o que a sua loja conquistar\u00e1 cada vez mais clientes. A publicidade \u00e9 capaz de aumentar a visibilidade dos seus produtos e fortalecer a presen\u00e7a do seu neg\u00f3cio na mente do p\u00fablico.<\/strong><\/p>\n\n\n\n

\u00c9 atrav\u00e9s de estrat\u00e9gias de m\u00eddia que voc\u00ea poder\u00e1 determinar o p\u00fablico-alvo ideal e impactar, no momento certo, os consumidores que est\u00e3o buscando pelo seu produto. <\/p>\n\n\n\n

Muitos lojistas precisam pensar nas estrat\u00e9gias de marketing sozinhos, afinal, sua opera\u00e7\u00e3o ainda n\u00e3o comporta uma equipe pr\u00f3pria para a \u00e1rea ou a contrata\u00e7\u00e3o de uma ag\u00eancia. Ent\u00e3o, precisam estudar e aplicar as estrat\u00e9gias para entender o que funciona ou n\u00e3o, na base da tentativa e erro.<\/p>\n\n\n\n

Acerte a balan\u00e7a entre branding e performance<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como voc\u00ea ver\u00e1 abaixo, o processo como um todo n\u00e3o \u00e9 r\u00e1pido, apesar de din\u00e2mico. Por isso \u00e9 necess\u00e1rio que os an\u00fancios sejam ajustados e existe a necessidade de se fazer testes de otimiza\u00e7\u00e3o para a estrutura de an\u00fancios funcionar de forma plena.<\/p>\n\n\n\n

Um erro cometido por muitas marcas, motivadas pelo ideal de resultados r\u00e1pidos, \u00e9 a insist\u00eancia em aplicar a maior parte do investimento em fundo de funil, ou seja, olhando somente para performance e tentando converter uma venda direta antes mesmo de criarem valor para o produto.<\/p>\n\n\n\n

Em nossa plataforma de publicidade<\/a> Americanas Advertising, por exemplo, temos solu\u00e7\u00f5es configuradas por palavras chave. Ou seja, neste caso, se um cliente pequeno optar por termos mais generalistas, que costumam ser mais caros e concorridos por grandes ind\u00fastrias, isso pode resultar em baixa performance dos an\u00fancios. Como as grandes empresas poder\u00e3o superar os investimentos das menores, essa estrat\u00e9gia tende a ser uma m\u00e1 aplica\u00e7\u00e3o de um budget limitado de m\u00eddia.<\/p>\n\n\n\n

Por isso \u00e9 necess\u00e1rio testar e otimizar. E voc\u00ea consegue fazer isso estudando o comportamento das suas personas<\/a> e avaliando quais s\u00e3o as palavras-chave certas para cada etapa da jornada do cliente at\u00e9 ele finalmente decidir comprar.<\/p>\n\n\n\n

O conceito de cauda longa, ou long tail<\/em>, que consiste em express\u00f5es de busca que apresentam maior especificidade e, em vista disso, possuem um n\u00famero menor de buscas, funciona bem para o objetivo de refor\u00e7o da sua marca no inconsciente dos usu\u00e1rios. <\/p>\n\n\n\n

Para um vendedor de \u201ccamisetas\u201d, ao inv\u00e9s de anunciar essa palavra generalista, no conceito de long tail<\/em>, ele poderia optar por termos como \u201ccamisetas 100% algod\u00e3o\u201d ou \u201ccamiseta masculina manga longa\u201d, atingindo um p\u00fablico menor, por\u00e9m qualificado para comprar seus produtos.<\/p>\n\n\n\n

Tudo \u00e9 um processo<\/strong>, e vamos detalhar logo abaixo.<\/p>\n\n\n\n

Separe e otimize seu <\/strong>budget <\/em><\/strong>por etapa da jornada de compra do cliente<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Neste ponto do processo, o seu budget<\/em> precisa ser dividido de forma estrat\u00e9gica para otimizar os seus resultados em cada etapa da jornada de compra<\/a> do seu cliente – topo, meio e fundo de funil, respectivamente.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o existe uma f\u00f3rmula m\u00e1gica e nem a receita perfeita para a defini\u00e7\u00e3o da divis\u00e3o de budget, mas \u00e9 importante que voc\u00ea saiba o que significa cada etapa do funil para aplicar essa divis\u00e3o de forma mais assertiva.<\/p>\n\n\n\n

\"funil<\/figure>\n\n\n\n

Topo de Funil – atraia mais tr\u00e1fego para seu site<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Nesta etapa, os visitantes est\u00e3o em um momento de aprendizado e descoberta de alguma necessidade ou problema.<\/p>\n\n\n\n

Portanto, no topo, o objetivo \u00e9 deixar evidente que seu produto \u00e9 uma das solu\u00e7\u00f5es poss\u00edveis, para isso o ideal \u00e9 que seus an\u00fancios apare\u00e7am com frequ\u00eancia consider\u00e1vel para que a sua marca esteja presente na hora do reconhecimento do problema destes visitantes.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo que a sua estrat\u00e9gia org\u00e2nica<\/a> seja madura, o investimento em an\u00fancios pode fazer com que o seu site seja exibido para buscas em que o mesmo n\u00e3o esteja bem posicionado, fortalecendo seu planejamento de branding com foco em reconhecimento e fortalecimento da marca.<\/p>\n\n\n\n

Uma dica, caso voc\u00ea tenha um or\u00e7amento limitado, \u00e9 investir em termos de busca conhecidos como long tails<\/em> – explicado acima.<\/p>\n\n\n\n

Meio de Funil – momento de gerar mais convers\u00e3o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

No momento anterior \u00e0 tomada de decis\u00e3o, o usu\u00e1rio ainda est\u00e1 buscando avalia\u00e7\u00f5es mais profundas sobre os produtos pr\u00e9-selecionados dentre os que ele j\u00e1 considera boas solu\u00e7\u00f5es para o problema dele.<\/p>\n\n\n\n

Sendo assim, nesta etapa, se o seu produto n\u00e3o for encontrado por este usu\u00e1rio, as chances de convers\u00e3o dos seus an\u00fancios ficam mais baixas. Dados extra\u00eddos de estudos internos indicam que 90% das convers\u00f5es acontecem na primeira p\u00e1gina de buscas, ou seja, quem n\u00e3o \u00e9 visto, n\u00e3o \u00e9 lembrado.<\/p>\n\n\n\n

Para esta etapa, a dica \u00e9 que seu investimento seja direcionado para termos de busca mais espec\u00edficos sobre os seus produtos e seus benef\u00edcios.<\/p>\n\n\n\n

Fundo de Funil – a import\u00e2ncia do pr\u00e9-vendas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Aqui podemos sim dizer que a maior parte do seu budget <\/em>deve ser empregado. Os visitantes est\u00e3o no momento para tomar a decis\u00e3o e est\u00e3o bem engajados com seu produto e marca, o momento ideal para converter.<\/p>\n\n\n\n

Ent\u00e3o o investimento deve ser feito para imprimir cada vez mais o seu an\u00fancio na p\u00e1gina e os seus diferenciais estarem com mais destaque.<\/p>\n\n\n\n

Uma dica de ouro aqui \u00e9 pegar uma parte e dedicar para o remarketing<\/em>, para que os visitantes sejam impactados pelos seus an\u00fancios mais uma vez, ou quantas voc\u00ea preferir e ajustar.<\/p>\n\n\n\n

Ainda visando a performance, a aplica\u00e7\u00e3o de parte do budget no formato de Produtos Patrocinados<\/strong> aumenta consideravelmente as chances de sucesso da estrat\u00e9gia digital, pois neste formato voc\u00ea exibir\u00e1 an\u00fancios de acordo com a navega\u00e7\u00e3o do seu cliente nas vitrines patrocinadas de sites como: Americanas<\/a>, Submarino<\/a> e Shoptime<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

A Americanas Advertising disponibiliza diversas posi\u00e7\u00f5es patrocinadas que s\u00e3o divididas entre as principais p\u00e1ginas dos sites da Americanas Marketplace, como home principal, categoria e muitas outras. Voc\u00ea pode ver todas as op\u00e7\u00f5es de formato neste artigo<\/a>.<\/p>\n\n\n\n

E os resultados s\u00e3o reais<\/strong>. Fizemos uma an\u00e1lise entre lojistas que investem com a Americanas Advertising e os que n\u00e3o investem. Descobrimos que os que anunciam nos formatos de publicidade do marketplace <\/em>Americanas SA t\u00eam at\u00e9 3,8X mais GMV (Gross Merchandise Volume ou Volume Bruto de Mercadorias) e 4X mais pedidos<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n

Al\u00e9m disso, durante nosso estudo entendemos que no m\u00eas de maio, a representatividade das nossas solu\u00e7\u00f5es no GMV da categoria de beb\u00eas, por exemplo, foi de 24%.<\/p>\n\n\n\n

E sabe o que \u00e9 mais curioso? O p\u00fablico fitness, que consome, entre outros produtos, suplementos como whey protein, tamb\u00e9m utilizou as nossas solu\u00e7\u00f5es para finalizar a compra<\/strong>. Por isso, a representatividade da Americanas Advertising no GMV da categoria Suplementos Alimentares foi de 31%.<\/p>\n\n\n\n

\"budget<\/figure>\n\n\n\n

Como definir o <\/strong>budget<\/em><\/strong> ideal?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Pense na sua empresa como um todo. Analise os custos fixos da opera\u00e7\u00e3o, a margem de cada produto, as metas de crescimento e, com base nisso, defina quais s\u00e3o os produtos com maior potencial. Pense tamb\u00e9m em quanto \u00e9 poss\u00edvel destinar aos investimentos em publicidade.<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 importante que voc\u00ea encontre um meio termo entre o ideal e o quanto a sua empresa consegue, realmente investir.  <\/p>\n\n\n\n

Depois de entender a realidade do seu neg\u00f3cio e o seu potencial de investimento, foque em garantir a continuidade das a\u00e7\u00f5es de m\u00eddia, acompanhar de perto os resultados conquistados e realizar otimiza\u00e7\u00f5es sempre que necess\u00e1rio. <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Budget para m\u00eddia no marketplace<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Em algumas plataformas de m\u00eddia no marketplace, como a Americanas Advertising<\/a>, por exemplo, \u00e9 o lojista quem define o valor do investimento. Pensando ainda na sua flexibilidade, paga-se apenas quando clicam no produto e voc\u00ea pode ajustar ou pausar as campanhas a qualquer momento.<\/p>\n\n\n\n

Como o marketplace se responsabiliza pelo marketing externo, em canais como Google e Facebook, o lojista pode separar um budget adicional para investir em m\u00eddia dentro dos sites, ampliando seu <\/strong>branding<\/strong><\/a> e convers\u00e3o de vendas nos espa\u00e7os de navega\u00e7\u00e3o do cliente<\/strong>. Como e quando quiser.<\/p>\n\n\n\n

Uma dica para definir o seu investimento no marketplace \u00e9 pegar 20% do ticket m\u00e9dio dos seus produtos e aplicar para testes e ajustes de campanha por, pelo menos, 3 meses. Assim ser\u00e1 poss\u00edvel entender o resultado para investir mais e melhor nos meses seguintes.<\/p>\n\n\n\n

Por onde come\u00e7ar?<\/strong> <\/h3>\n\n\n\n

Se voc\u00ea j\u00e1 \u00e9 um parceiro da Americanas Marketplace, saiba que voc\u00ea sempre pode contar com a ajuda da Americanas Advertising, nosso hub de publicidade omnichannel, para apostar em solu\u00e7\u00f5es que impactam os clientes de forma estrat\u00e9gica<\/strong>, potencializando as vendas da sua loja com base em intelig\u00eancia de dados. <\/p>\n\n\n\n

O que voc\u00ea ainda est\u00e1 esperando?<\/strong> Acesse a nossa plataforma<\/strong><\/a> e veja os resultados que s\u00e3o poss\u00edveis alcan\u00e7ar com a ajuda das nossas solu\u00e7\u00f5es de an\u00fancio. <\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 AdTech e como funciona?<\/a><\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 jornada de compra?<\/a><\/p>\n\n\n\n

6 m\u00e9tricas de marketing para come\u00e7ar a aplicar agora!<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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