{"id":3785,"date":"2021-07-30T00:00:00","date_gmt":"2021-07-30T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/budget\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:44","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:44","slug":"budget","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/budget\/","title":{"rendered":"Marketing: saiba como definir o seu budget"},"content":{"rendered":"\n
Budget<\/em> \u00e9 uma palavra em ingl\u00eas, que significa or\u00e7amento. E como vendedor, voc\u00ea sabe que todas as \u00e1reas de uma empresa precisam de um controle or\u00e7ament\u00e1rio para um bom desempenho. <\/p>\n\n\n\n No artigo de hoje, vamos falar especificamente sobre o investimento em Marketing e Publicidade. Afinal, essa \u00e1rea \u00e9 fundamental para fazer o seu neg\u00f3cio crescer.<\/strong> <\/p>\n\n\n\n Porque \u00e9 atrav\u00e9s de estrat\u00e9gias de divulga\u00e7\u00e3o que a sua loja conquistar\u00e1 cada vez mais clientes. A publicidade \u00e9 capaz de aumentar a visibilidade dos seus produtos e fortalecer a presen\u00e7a do seu neg\u00f3cio na mente do p\u00fablico.<\/strong><\/p>\n\n\n\n \u00c9 atrav\u00e9s de estrat\u00e9gias de m\u00eddia que voc\u00ea poder\u00e1 determinar o p\u00fablico-alvo ideal e impactar, no momento certo, os consumidores que est\u00e3o buscando pelo seu produto. <\/p>\n\n\n\n Muitos lojistas precisam pensar nas estrat\u00e9gias de marketing sozinhos, afinal, sua opera\u00e7\u00e3o ainda n\u00e3o comporta uma equipe pr\u00f3pria para a \u00e1rea ou a contrata\u00e7\u00e3o de uma ag\u00eancia. Ent\u00e3o, precisam estudar e aplicar as estrat\u00e9gias para entender o que funciona ou n\u00e3o, na base da tentativa e erro.<\/p>\n\n\n\n Como voc\u00ea ver\u00e1 abaixo, o processo como um todo n\u00e3o \u00e9 r\u00e1pido, apesar de din\u00e2mico. Por isso \u00e9 necess\u00e1rio que os an\u00fancios sejam ajustados e existe a necessidade de se fazer testes de otimiza\u00e7\u00e3o para a estrutura de an\u00fancios funcionar de forma plena.<\/p>\n\n\n\n Um erro cometido por muitas marcas, motivadas pelo ideal de resultados r\u00e1pidos, \u00e9 a insist\u00eancia em aplicar a maior parte do investimento em fundo de funil, ou seja, olhando somente para performance e tentando converter uma venda direta antes mesmo de criarem valor para o produto.<\/p>\n\n\n\n Em nossa plataforma de publicidade<\/a> Americanas Advertising, por exemplo, temos solu\u00e7\u00f5es configuradas por palavras chave. Ou seja, neste caso, se um cliente pequeno optar por termos mais generalistas, que costumam ser mais caros e concorridos por grandes ind\u00fastrias, isso pode resultar em baixa performance dos an\u00fancios. Como as grandes empresas poder\u00e3o superar os investimentos das menores, essa estrat\u00e9gia tende a ser uma m\u00e1 aplica\u00e7\u00e3o de um budget limitado de m\u00eddia.<\/p>\n\n\n\n Por isso \u00e9 necess\u00e1rio testar e otimizar. E voc\u00ea consegue fazer isso estudando o comportamento das suas personas<\/a> e avaliando quais s\u00e3o as palavras-chave certas para cada etapa da jornada do cliente at\u00e9 ele finalmente decidir comprar.<\/p>\n\n\n\n O conceito de cauda longa, ou long tail<\/em>, que consiste em express\u00f5es de busca que apresentam maior especificidade e, em vista disso, possuem um n\u00famero menor de buscas, funciona bem para o objetivo de refor\u00e7o da sua marca no inconsciente dos usu\u00e1rios. <\/p>\n\n\n\n Para um vendedor de \u201ccamisetas\u201d, ao inv\u00e9s de anunciar essa palavra generalista, no conceito de long tail<\/em>, ele poderia optar por termos como \u201ccamisetas 100% algod\u00e3o\u201d ou \u201ccamiseta masculina manga longa\u201d, atingindo um p\u00fablico menor, por\u00e9m qualificado para comprar seus produtos.<\/p>\n\n\n\n Tudo \u00e9 um processo<\/strong>, e vamos detalhar logo abaixo.<\/p>\n\n\n\n Neste ponto do processo, o seu budget<\/em> precisa ser dividido de forma estrat\u00e9gica para otimizar os seus resultados em cada etapa da jornada de compra<\/a> do seu cliente – topo, meio e fundo de funil, respectivamente.<\/p>\n\n\n\n N\u00e3o existe uma f\u00f3rmula m\u00e1gica e nem a receita perfeita para a defini\u00e7\u00e3o da divis\u00e3o de budget, mas \u00e9 importante que voc\u00ea saiba o que significa cada etapa do funil para aplicar essa divis\u00e3o de forma mais assertiva.<\/p>\n\n\n\nPor que separar um budget exclusivo para publicidade?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Acerte a balan\u00e7a entre branding e performance<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Separe e otimize seu <\/strong>budget <\/em><\/strong>por etapa da jornada de compra do cliente<\/strong><\/h3>\n\n\n\n