{"id":3862,"date":"2021-08-17T00:00:00","date_gmt":"2021-08-17T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/prova-social\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:48","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:48","slug":"prova-social","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/prova-social\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 prova social para empresas e como ela funciona?"},"content":{"rendered":"\n
*Guest post por Giovanna Parra, da Nuvemshop.<\/em><\/p>\n\n\n\n Sabe quando aquele amigo ou parente te indica um produto porque sabe que, realmente, vale a pena adquirir? Ou, ent\u00e3o, quando voc\u00ea est\u00e1 com d\u00favidas sobre comprar algo pela internet, devido \u00e0 confiabilidade dos sites, e confere os coment\u00e1rios e avalia\u00e7\u00f5es de outros clientes que j\u00e1 adquiriram o produto? Isso \u00e9 chamado de prova social<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n O ser humano precisa de indica\u00e7\u00f5es para realizar uma compra<\/strong>, seja pelo boca a boca, por redes sociais, como o Instagram, Facebook e Twitter, ou, at\u00e9 mesmo, na aba de coment\u00e1rios da sua plataforma<\/a> de e-commerce.<\/p>\n\n\n\n Por isso, ao longo deste conte\u00fado, vamos entender como voc\u00ea pode usar esse fen\u00f4meno a favor do seu neg\u00f3cio. Vamos come\u00e7ar?<\/p>\n\n\n\n Prova social \u00e9 o depoimento das pessoas que j\u00e1 adquiriram seu produto<\/strong>. Segundo Cavett Robert<\/strong><\/a>, consultor de vendas e motiva\u00e7\u00e3o, 95% das pessoas compram com base na opini\u00e3o e na experi\u00eancia de outras pessoas. <\/p>\n\n\n\n \u201cComo 95% das pessoas s\u00e3o imitadoras, e apenas 5% s\u00e3o iniciadoras, elas s\u00e3o convencidas mais pelas a\u00e7\u00f5es dos outros do que por qualquer prova que possamos oferecer\u201d<\/p>\n\n\n\n Quantas vezes voc\u00ea j\u00e1 n\u00e3o observou um cliente novo te seguindo no Instagram depois que um amigo dele postou um stories marcando a sua loja? Ou, at\u00e9 mesmo, quando seu cliente retorna na sua loja levando algu\u00e9m para conhecer?<\/p>\n\n\n\n Isso nos faz pensar que precisamos tratar os clientes muito bem, para que retornem e indiquem a sua marca<\/strong>. A partir da\u00ed, ser\u00e1 poss\u00edvel usar a prova social a favor da sua empresa.<\/p>\n\n\n\n Na maioria das vezes, o ser humano age por impulso<\/strong> na hora da compra e a prova social \u00e9 o gatilho que muitos e-commerces usam para garantir sua venda.<\/p>\n\n\n\n \u00c9 muito importante deixar sua loja online sem problemas em sites como o Reclame Aqui, afinal, isso garante mais confian\u00e7a para o cliente<\/strong> que, antes da compra, percebe que sua nota est\u00e1 com m\u00e9dia confi\u00e1vel nesse tipo de plataforma de avalia\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n Separe sempre um tempo para responder e ajudar pessoas<\/strong> que estiverem com alguma dificuldade ou d\u00favida sobre o seu produto. N\u00e3o h\u00e1 nada mais valioso para um cliente do que ser bem atendido<\/strong>, independentemente de eventuais imprevistos.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m de usar a prova social em seu e-commerce, \u00e9 bem importante trabalhar essa estrat\u00e9gia em redes sociais, como Instagram e Facebook. Confira, a seguir, algumas dicas sobre cada um desses canais:<\/p>\n\n\n\n \u00c9 fundamental que voc\u00ea consiga fazer com que seus clientes te sigam e te marquem no <\/strong>Instagram<\/strong><\/a>, como, por exemplo, em uma foto com seu produto.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m de aumentar o engajamento de sua loja<\/a> online, dessa maneira, voc\u00ea tamb\u00e9m poder\u00e1 compartilhar esses stories<\/strong> e marca\u00e7\u00f5es para mostrar v\u00e1rios casos de prova social para seus seguidores. Quanto mais conte\u00fados indicando seu produto, mais confiabilidade<\/strong> voc\u00ea ter\u00e1 e, consequentemente, mais vendas<\/strong>.<\/p>\n\n\n\n No Facebook<\/a>, \u00e9 legal estimular os clientes a comentarem e avaliarem seus produtos<\/strong>. Al\u00e9m de pedir, voc\u00ea pode oferecer promo\u00e7\u00f5es<\/strong> como, por exemplo, um frete gr\u00e1tis em uma pr\u00f3xima compra, desde que o cliente deixe um coment\u00e1rio em sua p\u00e1gina. Dessa maneira, voc\u00ea aumenta suas provas sociais e ainda estimula o cliente a recomprar com voc\u00ea.<\/p>\n\n\n\n Assim como no Facebook e no Instagram, usar a prova social no seu pr\u00f3prio site de vendas \u00e9 fundamental. Por isso, mantenha sempre uma aba de coment\u00e1rios ou notas<\/strong> em seu site<\/a> ou loja virtual, pois isso influencia novos clientes a adquirirem seu produto, mesmo que seja por impulso.<\/p>\n\n\n\n Sempre sugerimos a cria\u00e7\u00e3o de uma se\u00e7\u00e3o de depoimentos de seus clientes satisfeitos<\/strong> em seu e-commerce, pois, al\u00e9m de trazer credibilidade<\/strong> e confian\u00e7a<\/strong> \u00e0 sua loja, consequentemente isso te ajuda a aumentar as vendas.<\/p>\n\n\n\n A prova social \u00e9 uma t\u00e1tica de persuas\u00e3o de vendas<\/strong>, ou seja, um gatilho mental<\/strong> que faz com que as pessoas comprem os seus produtos com mais confian\u00e7a.<\/p>\n\n\n\nUma prova social \u00e9 uma confirma\u00e7\u00e3o de outras pessoas, atrav\u00e9s de depoimentos e coment\u00e1rios, de que um produto ou marca valem a pena<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n
O que \u00e9 prova social?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Como a prova social pode ajudar as empresas?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Instagram<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Facebook<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Loja virtual<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
5 fatores determinantes para a prova social<\/strong><\/h3>\n\n\n\n