{"id":3882,"date":"2021-08-24T00:00:00","date_gmt":"2021-08-24T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/trade-marketing\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:52","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:52","slug":"trade-marketing","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/trade-marketing\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 Trade Marketing?"},"content":{"rendered":"\n

O Trade Marketing \u00e9 uma estrat\u00e9gia focada em melhorar a exposi\u00e7\u00e3o de mercadorias nos canais de venda. Veja como ela pode ajudar a elevar suas vendas!<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Trade Marketing<\/strong> \u00e9 uma estrat\u00e9gia B2B<\/a> focada em explorar a melhor forma de expor mercadorias nos canais de venda, visando estimular o consumo de produtos nos diferentes canais de distribui\u00e7\u00e3o, seja varejo ou atacado, e com o objetivo macro<\/strong> de potencializar as vendas, aumentar o reconhecimento da marca e facilitar a jornada de compra.<\/p>\n\n\n\n

N\u00e3o parece simples, e nem \u00e9. Por ser uma \u00e1rea ampla, o sucesso desta estrat\u00e9gia depende de muitas vari\u00e1veis. E mais do que dar visibilidade, essa \u00e1rea do marketing \u00e9 uma estrat\u00e9gia de posicionamento no mercado.<\/p>\n\n\n\n

Para o entendimento de uma opera\u00e7\u00e3o complexa como a do Trade Marketing, as defini\u00e7\u00f5es de certos termos precisam ser bem esclarecidas. Vamos a eles:<\/p>\n\n\n\n

Ponto de venda:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Tamb\u00e9m conhecido como PDV<\/a>, \u00e9 o local onde os produtos s\u00e3o exibidos e disponibilizados para compra, independentemente da sazonalidade ou promo\u00e7\u00e3o em que sejam oferecidos, seja de forma online ou offline.<\/p>\n\n\n\n

Canais de venda:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

S\u00e3o os tipos de PDV. Supermercados, farm\u00e1cias, e-commerces e marketplaces s\u00e3o exemplos de canais de venda. S\u00e3o os meios pelos quais as empresas negociam a venda de seusprodutos aos shoppers<\/em>.<\/p>\n\n\n\n

Canais de distribui\u00e7\u00e3o:<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Os canais de distribui\u00e7\u00e3o s\u00e3o os meios pelos quais as suas solu\u00e7\u00f5es chegam at\u00e9 as m\u00e3os do cliente. Este processo pode ser feito de forma direta<\/strong>, onde a empresa \u00e9 respons\u00e1vel pela entrega sem intermedi\u00e1rios, ou indireta<\/strong>, quando um intermedi\u00e1rio faz a liga\u00e7\u00e3o entre empresa e consumidor.<\/p>\n\n\n\n

Shopper<\/strong>:<\/p>\n\n\n\n

Na tradu\u00e7\u00e3o literal, \u00e9 o comprador. \u00c9 a pessoa que est\u00e1 no PDV efetuando, de fato, a compra. Nem sempre o shopper <\/em>\u00e9 o consumidor<\/strong>, que, como o pr\u00f3prio nome diz, \u00e9 quem consome o produto.<\/p>\n\n\n\n

Para exemplificar a diferen\u00e7a, quando um pai ou m\u00e3e compram fraldas, eles s\u00e3o o shopper desse produto e o beb\u00ea \u00e9 o consumidor.<\/p>\n\n\n\n

Agora que esclarecemos algumas defini\u00e7\u00f5es, vamos falar mais sobre os principais objetivos do Trade Marketing e como aplicar as estrat\u00e9gias de forma transacional entre o f\u00edsico e o digital de modo a facilitar a jornada do consumidor omnichannel.<\/p>\n\n\n\n

Objetivos do Trade Marketing<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O objetivo macro do trade marketing \u00e9 a venda. Mas para que isso seja atingido de forma plena, outros pontos precisam ser bem administrados.<\/p>\n\n\n\n

O fato de estar presente em v\u00e1rios lugares n\u00e3o justifica um bom trabalho de trade marketing. Para fazer bem feito, \u00e9 necess\u00e1rio que voc\u00ea esteja em locais estrat\u00e9gicos e que fa\u00e7am sentido ao neg\u00f3cio.<\/p>\n\n\n\n

\"trade<\/figure>\n\n\n\n

Fortalecimento de marca<\/strong><\/h4>\n\n\n\n

Este \u00e9 um ponto comum para quem trabalha com marketing de forma geral. O trade marketing influencia diretamente na fixa\u00e7\u00e3o da marca no inconsciente do consumidor.<\/p>\n\n\n\n

Todos queremos uma marca forte e s\u00f3lida. Para empres\u00e1rios, comerciantes, ind\u00fastrias e vendedores, no entanto, seus produtos precisam estar estrategicamente \u00e0 vista dos consumidores.<\/p>\n\n\n\n

Por isso fatores b\u00e1sicos do trade marketing podem fortalecer a marca, e s\u00e3o eles:<\/p>\n\n\n\n