{"id":3940,"date":"2024-10-23T16:00:00","date_gmt":"2024-10-23T19:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/visual-merchandising\/"},"modified":"2024-10-23T16:29:00","modified_gmt":"2024-10-23T19:29:00","slug":"visual-merchandising","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/visual-merchandising\/","title":{"rendered":"Visual merchandising: experi\u00eancia de compra completa nas lojas f\u00edsicas"},"content":{"rendered":"\n
O cliente entra na loja e se sente agradavelmente envolvido por um ambiente acolhedor. H\u00e1 um discreto aroma no ar e a ilumina\u00e7\u00e3o, na medida certa, o convida a ficar mais tempo ali. Os produtos, bem organizados, tornam mais f\u00e1cil encontrar o que ele procura. <\/p>\n\n\n\n
Nada disso acontece por acaso. Todos esses detalhes, e muitos outros, fazem parte de uma estrat\u00e9gia chamada visual merchandising<\/strong>, que lan\u00e7a m\u00e3o de conceitos de marketing e comunica\u00e7\u00e3o visual, design e arquitetura para valorizar a marca, favorecer a compra e fidelizar o cliente de lojas f\u00edsicas. <\/p>\n\n\n\n Segundo a Nielsen<\/a>, empresa global de pesquisa e informa\u00e7\u00e3o de mercado, 70% das decis\u00f5es de compra acontecem dentro da loja, o que d\u00e1 bem a medida da import\u00e2ncia desse trabalho. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m de ser uma ferramenta que incentiva o cliente a fazer compras e cria uma experi\u00eancia diferenciada dentro da loja, o visual merchandising<\/em> traz v\u00e1rios benef\u00edcios para os neg\u00f3cios. \u00c9 importante que seja incorporado ao plano de marketing n\u00e3o como uma despesa, mas como investimento.<\/p>\n\n\n\n A\u00a0Americanas<\/strong>, por exemplo, expandiu essa vis\u00e3o oferecendo um leque de solu\u00e7\u00f5es que v\u00e3o al\u00e9m do ambiente f\u00edsico tradicional. Por meio de pain\u00e9is digitais e outros formatos de publicidade, a marca permite que diversas empresas anunciem seus produtos diretamente nas lojas f\u00edsicas da marca, impactando os consumidores no momento exato de sua decis\u00e3o de compra.<\/p>\n\n\n\n Veja algumas dicas para criar um visual merchandising que estimula o cliente a comprar!<\/p>\n\n\n\n Tudo come\u00e7a na vitrine, onde cada aspecto \u00e9 planejado, desde a forma como os produtos s\u00e3o expostos, e quais merecem destaque, at\u00e9 as cores e a luz utilizada. Grandes lojas transformam esse espa\u00e7o em verdadeiros cen\u00e1rios. <\/strong>Festas como o Dia das M\u00e3es<\/a>, o Natal e a P\u00e1scoa s\u00e3o uma boa oportunidade para se destacar dos concorrentes com propostas originais de visual merchandising.<\/p>\n\n\n\n As cores s\u00e3o um dos elementos mais importantes do projeto e devem estar em harmonia com tudo o que remete \u00e0 marca, desde embalagens at\u00e9 a sinaliza\u00e7\u00e3o. Se o objetivo \u00e9 um ambiente jovem e descontra\u00eddo, o amarelo pode ser uma boa op\u00e7\u00e3o. O lil\u00e1s \u00e9 calmante e o verde traz bem-estar. O ideal \u00e9 combinar tons, o que deve ser feito por um especialista. <\/p>\n\n\n\n O apelo visual \u00e9 muito forte, assimilamos 65% da informa\u00e7\u00e3o transmitida dessa forma, mas \u00e9 preciso dos\u00e1-lo bem. Excesso de banners, fotos e itens de decora\u00e7\u00e3o desviam a aten\u00e7\u00e3o do principal, o produto. <\/p>\n\n\n\n Para criar uma ambienta\u00e7\u00e3o visualmente agrad\u00e1vel, m\u00f3veis e equipamentos devem seguir o estilo da marca e a arruma\u00e7\u00e3o da loja precisa ser bem planejada. O cliente deve encontrar sem dificuldade aquilo que busca e se movimentar facilmente pelos espa\u00e7os. Corredores com mercadorias empilhadas no ch\u00e3o causam m\u00e1 impress\u00e3o e dificultam a passagem. Acesso para cadeirantes \u00e9 obrigat\u00f3rio.<\/p>\n\n\n\n O ideal \u00e9 que a loja toda seja visitada. Para estimular a circula\u00e7\u00e3o nas chamadas \u2018zonas frias\u2019, menos procuradas, distribua itens de maior rotatividade nessas \u00e1reas. Pr\u00f3ximo ao caixa, deixe ao alcance da m\u00e3o artigos que podem render compras por impulso como acess\u00f3rios para viagem, bijuteria e itens de maquiagem. <\/p>\n\n\n\n Um aspecto fundamental de todo projeto de visual merchandising \u00e9 a ilumina\u00e7\u00e3o. Os recursos s\u00e3o diversos. L\u00e2mpadas coloridas e de intensidades variadas, por exemplo, criam ambienta\u00e7\u00f5es distintas e destacam produtos. A luz n\u00e3o deve ser excessivamente clara, que cause inc\u00f4modo, nem muito fraca, impedindo que o cliente avalie o produto corretamente. <\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m da vis\u00e3o, o olfato e a audi\u00e7\u00e3o t\u00eam papel fundamental na decis\u00e3o de compra. Estimular todos os sentidos \u00e9 uma das estrat\u00e9gias do visual merchandising. <\/p>\n\n\n\n Ligado ao sistema l\u00edmbico, que est\u00e1 associado \u00e0 mem\u00f3ria e \u00e0s emo\u00e7\u00f5es, o olfato pode ser um aliado poderoso. A cria\u00e7\u00e3o de aromas personalizados, que combinam v\u00e1rias ess\u00eancias, \u00e9 uma forma de permanecer na mem\u00f3ria do cliente. N\u00e3o por acaso, grandes marcas vendem o perfume<\/a> de suas lojas para uso em casa, por meio de difusores. As possibilidades s\u00e3o muitas. Alecrim, hortel\u00e3 e eucalipto t\u00eam propriedades energizantes, mas se a proposta \u00e9 transmitir uma ideia de sofistica\u00e7\u00e3o, verbena, rosas e jasmim s\u00e3o escolhas acertadas. O aroma deve ter uma presen\u00e7a discreta, n\u00e3o pode incomodar.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Quantas vezes n\u00e3o ficamos mais tempo do que pretend\u00edamos em um lugar, s\u00f3 por causa da m\u00fasica? Uma boa playlist pode prolongar a visita do cliente. Mais uma vez, conhecer o p\u00fablico-alvo <\/a>\u00e9 essencial para definir que estilos de m\u00fasica ser\u00e3o escolhidos. Na sele\u00e7\u00e3o, vale incluir faixas usadas em comerciais ou no e-commerce<\/a> da marca.\u00a0<\/p>\n\n\n\nVitrine, a porta de entrada<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
O foco principal deve ser o produto<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
A luz oferece muitas possibilidades<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
Trilha sonora conquista a clientela<\/strong><\/h3>\n\n\n\n