{"id":3955,"date":"2021-09-17T00:00:00","date_gmt":"2021-09-17T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/forum-ecommerce-brasil-2021\/"},"modified":"2024-04-30T16:13:56","modified_gmt":"2024-04-30T19:13:56","slug":"forum-ecommerce-brasil-2021","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/forum-ecommerce-brasil-2021\/","title":{"rendered":"F\u00f3rum E-Commerce Brasil 2021: confira os aprendizados do evento"},"content":{"rendered":"\n

Confira os principais aprendizados do F\u00f3rum E-Commerce Brasil 2021. Veja algumas iniciativas importantes no universo do e-commerce<\/strong><\/em><\/h2>\n\n\n\n

Com tema de “Grand Connection”, a edi\u00e7\u00e3o do F\u00f3rum E-Commerce Brasil 2021<\/strong> reuniu grandes nomes do varejo como a B2W Marketplace.<\/p>\n\n\n\n

Totalmente online, o F\u00f3rum E-Commerce Brasil 2021 aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de setembro. A edi\u00e7\u00e3o com tema de \u201cGrand Connection\u201d buscou proporcionar uma experi\u00eancia de troca e networking atrav\u00e9s de chats, sal\u00f5es de neg\u00f3cios e uma plataforma desenvolvida especificamente para incentivar o contato entre os participantes. Foram mais de 20 mil inscritos, 219 palestras e 320 horas de conte\u00fado distribu\u00eddas em tr\u00eas dias de evento<\/a> e dez palcos simult\u00e2neos.<\/p>\n\n\n\n

A B2W Marketplace marcou presen\u00e7a como patrocinadora e palestrante, compartilhando muita informa\u00e7\u00e3o, cases de sucesso de parceiros da plataforma e tend\u00eancias do varejo online, tendo at\u00e9 um palco exclusivo: o \u201cNeg\u00f3cios Para Somar by B2W Marketplace\u201d, apresentado por Alexandre Nogueira, influencer e CEO da Universidade Marketplaces.<\/p>\n\n\n\n

O palco recebeu convidados da UNI B2W Marketplace, ferramenta de capacita\u00e7\u00e3o para lojistas parceiros, do Americanas ao Vivo, iniciativa de live commerce da americanas s.a., da \u00e1rea de sustentabilidade da companhia e do B2WADS, hub de publicidade, entre outros, para falar sobre resultados e oportunidades do e-commerce.<\/p>\n\n\n\n

Confira a seguir uma cobertura completa dos tr\u00eas dias de F\u00f3rum E-Commerce Brasil, fique por dentro de um dos maiores eventos sobre vendas online do ano e aplique os aprendizados ao seu neg\u00f3cio para vender mais na internet.<\/p>\n\n\n\n

Entrevista com Valmir Andrade, Diretor Executivo da americanas s.a.<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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Valmir Andrade, Diretor Executivo da americanas s.a., foi a primeira atra\u00e7\u00e3o do F\u00f3rum E-Commerce Brasil. Convidado para uma conversa sobre o relacionamento da B2W Marketplace com seus lojistas, Valmir trouxe dados e resultados de iniciativas tomadas pela plataforma para impulsionar cada vez mais as vendas dos parceiros.<\/p>\n\n\n\n

\u201cTemos uma conex\u00e3o muito forte com eles\u201d, iniciou ele. \u201cNossa plataforma de marketplace foi constru\u00edda com o prop\u00f3sito de incluir democraticamente todos os lojistas\u201d. E inclui mesmo: na B2W Marketplace, tem espa\u00e7o para vendedores de todos os tamanhos, segmentos e experi\u00eancias. \u201cEles se diferenciam em rela\u00e7\u00e3o ao porte e velocidade de crescimento – tem os pequenos no comecinho, os no est\u00e1gio seguinte do desenvolvimento\u201d, continuou. \u201cIdentificamos suas individualidades e necessidades espec\u00edficas para dar a melhor experi\u00eancia para cada um deles\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Relembrando as atualiza\u00e7\u00f5es feitas em janeiro de 2021 sobre as regras de comissionamento e pol\u00edtica de frete gr\u00e1tis<\/strong><\/a>, Valmir apresentou resultados animadores. \u201cAs regras trouxeram um aumento na taxa de convers\u00e3o nos pedidos feitos pelos clientes, o que traz naturalmente um aumento expressivo de vendas para os lojistas\u201d, pontuou. \u201cObservamos uma redu\u00e7\u00e3o de 50% no cancelamento de pedidos e 1\/3 de pedidos com atraso na expedi\u00e7\u00e3o deixaram de atrasar. O resultado \u00e9 uma experi\u00eancia melhor para clientes e, consequentemente, para os parceiros\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Atualmente, 60% dos parceiros da B2W Marketplace s\u00e3o micro e pequenas empresas. \u201cTemos muito orgulho disso\u201d, disse Valmir. \u201cNos colocamos lado a lado deles para viabilizar vendas e crescimento, oferecendo produtos de log\u00edstica que apoiem sua opera\u00e7\u00e3o e ofere\u00e7am uma entrega muito r\u00e1pida, porque sabemos que isso tamb\u00e9m aumenta suas vendas\u201d. E o ecossistema de solu\u00e7\u00f5es para alavancar o potencial dos lojistas n\u00e3o para a\u00ed. \u201cTemos o cr\u00e9dito com um processo de cess\u00e3o simples e r\u00e1pido para o parceiro impulsionar seus investimentos no desenvolvimento do seu neg\u00f3cio, para comprar estoque, de acordo com os desafios de cada um deles. Temos a Universidade B2W Marketplace, uma plataforma de conhecimento e de conte\u00fado, os produtos de publicidade\u201d, listou. \u201cNossa plataforma traz uma performance de venda e operacional muito boa para os nossos lojistas\u201d.<\/p>\n\n\n\n

E por falar em publicidade, Valmir afirmou que a B2W Marketplace v\u00ea o B2WADS como uma ferramenta estrat\u00e9gica muito importante para o lojista. \u201cTemos uma audi\u00eancia, uma visita\u00e7\u00e3o muito grande. Trabalhamos essa visibilidade para potencializar os neg\u00f3cios dos lojistas, ind\u00fastrias e ag\u00eancias\u201d. A pot\u00eancia \u00e9 clara: \u201cOs parceiros que utilizaram os servi\u00e7os do B2WADS tiveram um crescimento de 62% no GMV em compara\u00e7\u00e3o ao trimestre anterior, um retorno muito significativo para um investimento que \u00e9 baixo\u201d, disse Valmir. \u201cNo segundo trimestre de 2021, verificamos um aumento de mais de 400% em an\u00fancios e de mais de 140% nas contas ativas com B2WADS, o que mostra que quem adere est\u00e1 tendo seu retorno e reinvestindo, um diferencial para impulsionar o crescimento do neg\u00f3cio\u201d, continuou. \u201cA receita do B2WADS cresceu mais de 200% nesse mesmo per\u00edodo, oferecendo mais de vinte solu\u00e7\u00f5es de m\u00eddia, tecnologia e conte\u00fado\u201d, apontou.<\/p>\n\n\n\n

Motivado por oferecer cada vez mais visibilidade para os lojistas parceiros nas maiores marcas da internet, Valmir trouxe o Americanas ao Vivo, iniciativa de live commerce da companhia, como um case cheio de oportunidades. \u201cIdentificamos que a demonstra\u00e7\u00e3o de produtos ao vivo \u00e9 um recurso muito importante para o cliente tomar sua decis\u00e3o de compra. Lan\u00e7amos o Americanas ao Vivo, pioneiro no Brasil, e, como tudo o que fazemos para a Americanas, transformamos em uma oportunidade de neg\u00f3cio para os lojistas, estruturando essa opera\u00e7\u00e3o para o marketplace tamb\u00e9m\u201d. Os resultados vieram. \u201cAs vendas aumentam em sete vezes, uma pot\u00eancia gigantesca\u201d. <\/p>\n\n\n\n

A Universidade B2W Marketplace como ferramenta de desenvolvimento do seu neg\u00f3cio<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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Inaugurando o palco \u201cNeg\u00f3cios Para Somar by B2W Marketplace\u201d, Anderson Cruz, Coordenador da Universidade B2W Marketplace, mostrou ao p\u00fablico do F\u00f3rum E-commerce Brasil 2021 como a ferramenta de capacita\u00e7\u00e3o para parceiros da plataforma pode levar neg\u00f3cios cada vez mais longe, independentemente de sua experi\u00eancia com o universo do e-commerce.<\/p>\n\n\n\n

\u201cAjudamos todos os vendedores, explicando o passo a passo para operar, cadastrar produtos, criar t\u00edtulos e imagens, negociar com fornecedores, configurar frete…\u201d, listou. \u201cTemos o papel de desenvolver nosso parceiro como empreendedor para que venda cada vez mais e opere cada vez melhor, mas, principalmente, cres\u00e7a com a gente\u201d.<\/p>\n\n\n\n

O p\u00fablico da Universidade B2W Marketplace \u00e9 dividido em duas categorias: a de pequenos e m\u00e9dios lojistas, que consomem conte\u00fados introdut\u00f3rios e dicas para alavancar resultados em datas sazonais, e a de grandes lojas, que acessam treinamentos sobre diversos aspectos da opera\u00e7\u00e3o, como performance de atendimento e gest\u00e3o do neg\u00f3cio. \u201cNossa maior preocupa\u00e7\u00e3o e nossa m\u00e1xima \u00e9 que, independentemente da experi\u00eancia ou segmento, nossa conversa \u00e9 sempre com pessoas\u201d, disse Anderson, que mostrou que parceiros que fazem os cursos de prepara\u00e7\u00e3o para sazonalidades chegam a vender at\u00e9 55% a mais em compara\u00e7\u00e3o a per\u00edodos sem capacita\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

Segundo dados apresentados por Anderson, foram mais de 200 conte\u00fados entregues s\u00f3 em 2021, consumidos por mais de 21 mil parceiros. Al\u00e9m disso, 99% dos lojistas que incluem a Universidade B2W Marketplace em sua estrat\u00e9gia afirmam que os cursos s\u00e3o aplic\u00e1veis em seu dia a dia. 96% recomendaria os conte\u00fados a amigos e 99% est\u00e1 satisfeito com os formatos dispon\u00edveis na ferramenta. <\/p>\n\n\n\n

Como o Americanas Ao Vivo est\u00e1 engajando clientes e alavancando as vendas para marcas e parceiros<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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A segunda palestra do dia foi comandada por Raquel Santachiara, Gerente de Marketing e Live Commerce da americanas s.a., que abordou o fen\u00f4meno do live commerce e o futuro do varejo, mostrando por meio de exemplos reais como marcas e parceiros podem crescer substancialmente com esse novo formato.<\/p>\n\n\n\n

Para iniciar a conversa, Raquel definiu: o que \u00e9 live commerce<\/strong><\/a>? \u201c\u00c9 a jun\u00e7\u00e3o do streaming \u2013 a transmiss\u00e3o de dados pela internet \u2013 com o e-commerce\u201d, explicou. A nova forma de comprar e vender revolucionou os h\u00e1bitos do consumidor, cada vez mais exigente. \u201cO live commerce preconiza entreter primeiro e vender depois\u201d, disse Raquel. \u201cN\u00e3o basta ter um produto bacana, \u00e9 preciso engajar o p\u00fablico para que ele tire um aprendizado, descubra uma necessidade e tenha vontade de fazer uma compra enquanto se diverte\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Segundo Raquel, os quatro pilares para vender mais no live commerce s\u00e3o conte\u00fado, entretenimento, produto e intera\u00e7\u00e3o. \u00c9 fundamental que o lojista conhe\u00e7a muito bem o produto ou servi\u00e7o que anuncia. \u201cNingu\u00e9m quer conversar com algu\u00e9m que n\u00e3o sabe sobre o que est\u00e1 falando\u201d, exemplificou. \u00c9 igualmente importante divertir quem assiste. \u201cA inten\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 ser uma palestra. \u00c9 preciso ter <\/strong>gatilhos<\/strong><\/a> para que as pessoas se sintam entretidas e que voc\u00ea apresente o conte\u00fado de um jeito que n\u00e3o pare\u00e7a uma aula, mas uma troca, como um bate-papo\u201d. Em todos os momentos, o produto \u00e9 a estrela. \u201cTenha informa\u00e7\u00f5es sobre ele e entenda como utiliz\u00e1-lo de maneiras criativas\u201d, recomendou.  Por fim, a intera\u00e7\u00e3o \u00e9 a chave para vender mais. \u201cO live commerce \u00e9 a oportunidade de voc\u00ea conversar com sua audi\u00eancia, tirar d\u00favidas e trazer informa\u00e7\u00f5es que o consumidor n\u00e3o encontraria em descri\u00e7\u00f5es e p\u00e1ginas de produtos\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

O Americanas ao Vivo<\/strong><\/a> foi a frente pioneira de live commerce no Brasil, lan\u00e7ada em 2020 com uma live por semana como teste. Logo passou para duas e tr\u00eas transmiss\u00f5es semanais e, desde abril de 2021, realiza cinco, todas transmitidas em um lugar de destaque no app da Americanas. Enquanto as lives acontecem, s\u00e3o registrados mais de 120 mil pedidos.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 apresentaram o Americanas ao Vivo mais de 90 convidados entre celebridades, influenciadores e ONGs, al\u00e9m de mais de 50 lojas parceiras da B2W Marketplace. \u201cSomos muito gratos pelos lojistas terem comprado essa inova\u00e7\u00e3o com a gente\u201d, disse Raquel. \u201cTemos muitas oportunidades para trabalhar as marcas e os produtos dos nossos parceiros porque o Americanas ao Vivo \u00e9 uma vitrine que gera frutos muito interessantes. O c\u00e9u \u00e9 o limite\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Ningu\u00e9m melhor do que um lojista que apresentou o Americanas ao Vivo para endossar os benef\u00edcios do live commerce. Raquel recebeu Gabriel Bollico, lojista parceiro da B2W Marketplace para compartilhar seus resultados. \u201cUm amigo lojista que tinha participado do Americanas ao Vivo me deu a dica e foi uma experi\u00eancia maravilhosa e positiva\u201d, disse. \u201cPercebam o poder de marketing que a Americanas tem, \u00e9 uma exposi\u00e7\u00e3o muito grande e a audi\u00eancia \u00e9 poderosa\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Gabriel incentivou o p\u00fablico a apostar no live commerce como puder. \u201c\u00c0s vezes as pessoas se limitam porque pensam que precisam de uma produ\u00e7\u00e3o gigantesca, mas \u00e9 mais sobre envolvimento\u201d, deu a dica. \u201cPegue seu celular, comece a conversar e a criar uma amizade. A internet permite que voc\u00ea alcance muitas pessoas, n\u00e3o precisa ter o melhor microfone ou a melhor c\u00e2mera\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Raquel finalizou refor\u00e7ando ao p\u00fablico presente no E-commerce Brasil 2021 as oportunidades e a liberdade que o Americanas ao Vivo oferece para os parceiros. \u201cVoc\u00eas ficam livres para sugerir como querem trabalhar, onde vai ser, quem vai apresentar, quais s\u00e3o os produtos e as ofertas. N\u00f3s damos a oportunidade de conversar com o p\u00fablico da Americanas e escolhemos o hor\u00e1rio com o maior pico de audi\u00eancia poss\u00edvel. Sa\u00edmos satisfeitos sabendo que entregamos um conte\u00fado de qualidade proporcionando essa conex\u00e3o entre clientes e lojistas, gerando vendas para eles. \u00c9 muito precioso e mostra o poder do live commerce\u201d, encerrou.<\/p>\n\n\n\n

Favela \u00e9 pot\u00eancia! Como solu\u00e7\u00f5es de microlog\u00edstica geram inclus\u00e3o e renda<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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Andre Biselli, Gerente de Opera\u00e7\u00f5es e Transportes, e Mariana Ara\u00fajo, Coordenadora de Sustentabilidade da americanas s.a., subiram ao palco do F\u00f3rum E-commerce Brasil 2021 para apresentar um projeto inovador de microlog\u00edstica em que a Americanas se fundiu a favelas para levar inclus\u00e3o, renda, capacita\u00e7\u00e3o e empregabilidade, colocando de vez as comunidades no mapa do e-commerce.<\/p>\n\n\n\n

Como democratizar as compras pela internet, fazendo com que pedidos cheguem a favelas at\u00e9 ent\u00e3o n\u00e3o atendidas? A resposta \u00e9 a micromobilidade, os pequenos deslocamentos urbanos que possibilitam a cria\u00e7\u00e3o de modais de entrega mais eficientes e pontos operacionais mais inteligentes embasados em tecnologia.  \u201cDeixar a carga mais pr\u00f3xima do cliente final aproxima, diminui deslocamentos, evita horas de rush<\/em> e grandes concentra\u00e7\u00f5es, permitindo que modais executem melhor o servi\u00e7o\u201d, explicou.<\/p>\n\n\n\n

Os pontos operacionais podem ser os convencionais \u2013 centros de distribui\u00e7\u00e3o urbanos -, darkstores<\/em> \u2013 conceito que aproveita espa\u00e7os ociosos dentro da cidade -, e at\u00e9 cont\u00eaineres em estacionamentos e outras localidades que tornam a distribui\u00e7\u00e3o mais m\u00f3vel e din\u00e2mica.<\/p>\n\n\n\n

J\u00e1 os novos modais, cada vez mais eficientes, foram implementados com uma cidade agitada como S\u00e3o Paulo em mente. \u00c9 a\u00ed que entram meios de transporte criativos como bicicletas, tuc-tucs el\u00e9tricos e at\u00e9 pedestres. A iniciativa possibilita que os compradores das regi\u00f5es contem com novas op\u00e7\u00f5es de envio para os pedidos feitos pela internet e amplia as oportunidades de trabalho para moradores das pr\u00f3prias comunidades, que podem se tornar entregadores. \u201cAssim, mais pessoas podem ter acesso a renda, seja ela principal ou um complemento\u201d, disse Andr\u00e9. \u201cNossa preocupa\u00e7\u00e3o \u00e9 tamb\u00e9m diminuir, mitigar e reduzir a emiss\u00e3o de CO2\u201d, pontuou Mariana. \u201cOs modais s\u00e3o democr\u00e1ticos e geram renda, mas s\u00e3o sustent\u00e1veis\u201d.  <\/p>\n\n\n\n

Mariana explicou que a iniciativa Americanas na Favela \u00e9 uma parceria com o G10 Favelas, a maior organiza\u00e7\u00e3o de favelas do Brasil e presente em 181 comunidades.  \u201cS\u00e3o v\u00e1rias iniciativas de fomento ao empreendedorismo para potencializar as for\u00e7as da favela, levando \u00e0 transforma\u00e7\u00e3o, gerando oportunidades de emprego e educa\u00e7\u00e3o e estimulando a economia local\u201d, disse. \u201cA Americanas na Favela busca desenvolver a\u00e7\u00f5es voltadas para a inclus\u00e3o, capacita\u00e7\u00e3o, gera\u00e7\u00e3o de renda e empregabilidade nas comunidades onde atua, alinhada aos objetivos de desenvolvimento sustent\u00e1vel da ONU\u201d.<\/p>\n\n\n\n

A \u00e1rea de sustentabilidade da americanas s.a. tem como prioridades educa\u00e7\u00e3o de qualidade, trabalho decente e crescimento econ\u00f4mico, redu\u00e7\u00e3o das desigualdades, a\u00e7\u00f5es contra a mudan\u00e7a global do clima e equidade de g\u00eanero. \u201cAtrav\u00e9s da inclus\u00e3o geramos renda, permitindo que essas pessoas tenham trabalho decente e crescimento econ\u00f4mico\u201d, disse Mariana. \u201cComo varejo online, queremos atingir o m\u00e1ximo de brasileiros. N\u00e3o entregar numa favela sempre nos deixou muito desconfort\u00e1veis. Precisamos chegar ao m\u00e1ximo de lares e pessoas, e inclus\u00e3o \u00e9 permitir que essas pessoas possam consumir dentro de suas casas, principalmente num contexto de pandemia. Esse projeto vem para reduzir desigualdades e permitir que a favela tenha o m\u00ednimo, que \u00e9 acesso a servi\u00e7os e ao consumo. Nosso papel como marca e institui\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 estimular o consumo, mas incluir. Colocar a favela como potente, que tem necessidades de consumo e n\u00f3s, como varejo, queremos atend\u00ea-las. Unimos a pot\u00eancia da americanas s.a \u00e0 pot\u00eancia que enxergamos dentro da favela e nessas pessoas\u201d, afirmou.<\/p>\n\n\n\n

A capacita\u00e7\u00e3o \u00e9 um dos principais pontos dessa iniciativa. \u201cAcreditamos na educa\u00e7\u00e3o como uma ferramenta de transforma\u00e7\u00e3o\u201d, falou Mariana. \u201cQueremos transformar a realidade dessas pessoas, gerando empregos, oportunidades e crescimento profissional\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Prova disso \u00e9 a parceria criada com a Labora, plataforma de ensino voltada para a inclus\u00e3o de comunidades em vulnerabilidade. \u201cFechamos mil bolsas de estudo para capacitar os moradores dos territ\u00f3rios onde operamos com a Americanas na Favela\u201d, citou. \u201cA ideia desde o come\u00e7o era entrar incentivando\u201d. O p\u00fablico pode escolher entre trilhas de conte\u00fado com conhecimentos que estejam alinhados a seus prop\u00f3sitos profissionais. \u201cTamb\u00e9m facilitamos o acesso dessas pessoas \u00e0 nossa empresa e processos seletivos em outras companhias do mercado de trabalho. Esse pilar est\u00e1 alinhado ao projeto em toda favela que a Americanas operar. Queremos gerar um impacto de verdade, transformar vidas de fato e gerar muita oportunidade. E \u00e9 a educa\u00e7\u00e3o que vai proporcionar isso\u201d, finalizou.<\/p>\n\n\n\n

P\u00e1scoa omnichannel, ovo com tripla camada e o dobro de resultados<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
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A parceria da Mondelez com o B2WADS, hub de publicidade da americanas s.a,  resultou na maior P\u00e1scoa do Brasil em 2021. Alexandra Bello, General Manager do B2WADS, e Theo Vieira, diretor de e-commerce da Mondelez, contaram como uma estrat\u00e9gia de publicidade multicanal integrada \u00e0s lojas f\u00edsicas, e-commerce e meio de pagamento com cashback resultou em estoques esgotados e n\u00fameros hist\u00f3ricos.<\/p>\n\n\n\n

\u201cA p\u00e1scoa \u00e9 um dos maiores eventos dentro do e-commerce\u201d, iniciou Theo. \u201cComo utilizar o ecossistema de um parceiro t\u00e3o forte quanto a B2W Marketplace, com ferramentas de engajamento, gerando uma experi\u00eancia espetacular para o consumidor, algo t\u00e3o dif\u00edcil no mercado, de uma forma org\u00e2nica?\u201d<\/p>\n\n\n\n

A resposta, disse ele, \u00e9 garantir que o consumidor certo consuma o produto certo no momento certo. \u201cE a Mondelez n\u00e3o consegue fazer nada sem um parceiro como a B2W Marketplace\u201d.<\/p>\n\n\n\n

\u201cConstru\u00edmos uma proposta como essa a quatro m\u00e3os\u201d, explicou Alexandra. \u201cOuvimos o desafio da Mondelez e o planejamento e detalhamento da estrat\u00e9gia foram feitos em conjunto, com a proposta de n\u00e3o s\u00f3 consolidar a marca, mas permear a jornada toda do consumidor\u201d. A proposta foi criar uma estrat\u00e9gia omnichannel, um plano integrado em diferentes canais, unindo o ambiente f\u00edsico ao online e dividido em dois momentos, pr\u00e9 e durante o per\u00edodo da p\u00e1scoa. No pr\u00e9-evento, o objetivo era gerar lembran\u00e7a dos produtos da marca e onde encontr\u00e1-los de forma f\u00e1cil. Quando a data se aproximava, houve um aumento de volume de m\u00eddia, trabalhando o senso de urg\u00eancia e condi\u00e7\u00f5es comerciais acompanhadas de possibilidades de entrega que atendiam \u00e0s necessidades dos clientes mais atrasados.<\/p>\n\n\n\n

Os atributos que fizeram parte dessa estrat\u00e9gia omnichannel foram integrar as vendas do site \u00e0s lojas f\u00edsicas<\/strong><\/a>, armazenar os ovos de p\u00e1scoa nos estoques de 1.800 lojas em todos os estados do Brasil e garantir que at\u00e9 os clientes que deixaram para a \u00faltima hora pudessem escolher entre retirar os pedidos na loja ou receber em casa em at\u00e9 tr\u00eas horas. \u201cNo fim do dia, cada vez mais o consumidor \u00e9 o mesmo\u201d, observou Alexandra. \u201cA estrutura de marketing de vendas e e-commerce est\u00e3o fadadas a estarem cada vez menos separadas e mais conectadas\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Para potencializar tudo isso, foi preciso entender as diferentes jornadas dos v\u00e1rios perfis de consumidor. \u201cQuanto mais voc\u00ea personaliza, mais empatia gera\u201d, apontou Th\u00e9o. \u201cEntendendo as diferentes jornadas \u00e9 poss\u00edvel oferecer uma sele\u00e7\u00e3o mais adequada que faz com que sua taxa de convers\u00e3o aumente, porque traz mais conveni\u00eancia e relev\u00e2ncia\u201d. A customiza\u00e7\u00e3o da jornada trouxe resultados: foram criadas m\u00eddias personalizadas, mandando o cliente certo para o lugar ideal para comprar o produto que precisava. \u201cEssa abertura que o time do B2WADS possibilitou fez toda a diferen\u00e7a\u201d, continuou. \u201c\u00c9 a humaniza\u00e7\u00e3o do modelo de neg\u00f3cios\u201d.<\/p>\n\n\n\n

A Mondelez tamb\u00e9m apostou no live commerce, participando do Americanas ao Vivo em um especial de p\u00e1scoa, e at\u00e9 no Big Brother Brasil, em uma prova tem\u00e1tica. Outra ferramenta importante foi a parceria com a AME para oferecer condi\u00e7\u00f5es exclusivas de cashback<\/strong><\/a> tanto no online quanto no offline. \u201cO cashback \u00e9 uma ferramenta muito poderosa e importante\u201d, afirmou Th\u00e9o.<\/p>\n\n\n\n

Como resultado, a Mondelez teve um crescimento de receita de 157%, share de vendas de 28%, um aumento de mais de duzentas vezes nas buscas por seus produtos e um estoque esgotado. \u201cTivemos a melhor p\u00e1scoa e o maior \u00edndice de retorno dos \u00faltimos dez anos\u201d, disse Th\u00e9o. E, por mais espec\u00edfico que seja o nicho do produto mais vendido da marca, isso n\u00e3o limitou em nada as vendas. \u201cOvos de p\u00e1scoa premium <\/em>t\u00eam um certo limite de mercado, mas o nosso passou. Tenho certeza que outras marcas olham nosso case e v\u00e3o querer replicar. As ferramentas que a B2W Marketplace oferece voc\u00ea n\u00e3o encontra em um blend<\/em> igual\u201d.<\/p>\n\n\n\n

O caminho dos grandes cases no marketplace<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
\"\"<\/figure>\n\n\n\n

Para encerrar o segundo dia do F\u00f3rum E-commerce Brasil 2021, Alexandre Nogueira recebeu Felipe Arsilo, Head de Consultoria da Universidade Marketplaces, para compartilhar tr\u00eas hist\u00f3rias de sucesso nos marketplaces.<\/p>\n\n\n\n

A primeira foi de um parceiro que vende enxovais, que come\u00e7ou no marketplace fazendo cross docking<\/strong><\/a> e com pouco investimento. No modelo de cross docking, o lojista vende sem ter um estoque e, quando o cliente realiza uma compra, o item adquirido sai do fornecedor diretamente para um centro de redistribui\u00e7\u00e3o. A partir dali ele ser\u00e1 encaminhado para o cliente no menor tempo poss\u00edvel. \u201cO modelo viabilizou o come\u00e7o dele e possibilitou que chegasse onde chegou\u201d, disse Felipe. \u201cEle validou seu segmento com pouco dinheiro e, quando come\u00e7ou a enxergar o que ia vender, criou seu estoque pr\u00f3prio, minimizando problemas. Foi uma forma de criar seu neg\u00f3cio usando a for\u00e7a do marketplace\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Com o estoque pr\u00f3prio e o alcance do marketplace, o lojista chegou em seu primeiro marco de faturamento: R$ 250 mil por m\u00eas. A\u00ed, apostou no modelo de fulfillment<\/strong><\/a>, que possibilitou que crescesse sem gastar com uma expans\u00e3o de espa\u00e7o ou de m\u00e3o-de-obra. \u201cEle preservou o principal aspecto, que \u00e9 o custo fixo da empresa\u201d, disse ele. \u201cCome\u00e7ou sem capital usando o conhecimento, entendendo mais do neg\u00f3cio, come\u00e7ou a construir estoque, com uma vis\u00e3o que muita gente n\u00e3o tem: a de se planejar\u201d, elencou Alexandre. \u201cEle vai entrar na Black Friday desse ano e em 2022 com uma opera\u00e7\u00e3o totalmente diferente. N\u00e3o foi s\u00f3 um aumento de vendas, \u00e9 uma opera\u00e7\u00e3o muito mais madura\u201d. Atualmente, o parceiro fatura cerca de R$ 600 mil por m\u00eas.<\/p>\n\n\n\n

O segundo case contou a hist\u00f3ria de um lojista que havia investido muito dinheiro em diversas frentes sem conseguir aumentar o faturamento, mesmo vendendo produtos com muito potencial no mercado automotivo. \u201cEle falou que precisava vender, sen\u00e3o fecharia\u201d, disse Felipe. Por isso, foi estudar e entender o segmento, pesquisando entre concorrentes no marketplace. Como vendiam? Quais pontos n\u00e3o atacavam? O segredo foi compreender como o consumidor buscava pelos produtos n\u00e3o s\u00f3 nas lojas online, mas em sites de busca, redes sociais e YouTube. \u201cEle come\u00e7ou a acelerar e a ganhar tamanho. Virou l\u00edder de seu mercado e alocou seu estoque no fulfillment<\/strong><\/a>, ficando mais competitivo na log\u00edstica, no prazo e pre\u00e7o de entrega. Isso fez com que ele escalasse o neg\u00f3cio sem contratar muitas pessoas\u201d. O resultado: hoje, o faturamento do parceiro passa de R$ 1 milh\u00e3o por m\u00eas.<\/p>\n\n\n\n

A \u00faltima hist\u00f3ria foi de uma loja f\u00edsica de brinquedos com 30 anos de trajet\u00f3ria que tinha o desafio de crescer no varejo online. Cheio de d\u00favidas \u2013 como funciona o e-commerce e a devolu\u00e7\u00e3o de produtos<\/strong><\/a>, por exemplo -, o dono rapidamente usou a expertise conquistada ao longo dos anos para crescer vendendo pela internet.<\/p>\n\n\n\n

O estoque da loja f\u00edsica deu suporte \u00e0s vendas online e ele usou o ecossistema da B2W Marketplace a seu favor, contando com a entrega das maiores marcas<\/strong><\/a> da internet, o fulfillment e B2WADS para expandir o neg\u00f3cio. \u201cEles n\u00e3o pararam e est\u00e3o buscando um aumento de faturamento e uma omnicanalidade maior\u201d, contou Alexandre. \u201cV\u00e3o ter um natal super potencializado, vendendo muito bem dentro da loja f\u00edsica e online e diversificaram o estoque, que j\u00e1 n\u00e3o \u00e9 mais s\u00f3 composto por brinquedos\u201d.  <\/p>\n\n\n\n

\u201cCat\u00e1logo, fulfillment e ADS s\u00e3o os tr\u00eas pilares que possibilitaram esses crescimentos\u201d, finalizou Felipe.<\/p>\n\n\n\n

Case Planeta Beb\u00ea: do zero a R$ 12 milh\u00f5es por m\u00eas com marketplaces<\/strong><\/h3>\n\n\n\n
\"\"<\/figure>\n\n\n\n

No \u00faltimo dia do F\u00f3rum E-Commerce Brasil 2021, Alexandre Nogueira recebeu M\u00e1rcio Gon\u00e7alves para contar o case de como a Planeta do Beb\u00ea passou de importadora do mundo B2B, para o maior vendedor da categoria de beb\u00ea. Em quatro anos, a loja foi do zero a R$ 12 milh\u00f5es de faturamento por m\u00eas com os marketplaces, resultado impulsionado pela B2W Marketplace.<\/p>\n\n\n\n

\u201cEst\u00e1vamos h\u00e1 mais de 30 anos no varejo f\u00edsico importando produtos de marcas internacionais relevantes\u201d, come\u00e7ou M\u00e1rcio. \u201cQuando nosso principal cliente parou de operar, fomos surpreendidos com um telefonema da B2W Marketplace nos convidando para vender na plataforma\u201d. Relutante, M\u00e1rcio topou fazer um teste: anunciar seus produtos por uma semana para ver o desempenho. \u201cFoi uma surpresa, De fato, eu n\u00e3o acreditava no volume, que foi absurdo. Foi a grande virada. De um problema criamos uma oportunidade\u201d.<\/p>\n\n\n\n

As lojas f\u00edsicas continuam \u2013 s\u00e3o cinco -, mas prioritariamente, as vendas da Planeta do Beb\u00ea v\u00eam da B2W Marketplace. \u201cSou muito mais competitivo, mudamos o jogo. O marketplace nos deu a oportunidade de escalar o neg\u00f3cio. De 2017 para c\u00e1, recebemos mais de 60 mil pedidos do m\u00eas, e 95% do nosso faturamento vem da\u00ed\u201d.<\/p>\n\n\n\n

Leia tamb\u00e9m:<\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 marketplace e como aproveitar este canal?<\/a><\/p>\n\n\n\n

Americanas: tudo que voc\u00ea precisa saber sobre a marca mais querida do Brasil<\/a><\/p>\n\n\n\n

Como vender na Americanas?<\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Confira os principais aprendizados do F\u00f3rum E-Commerce Brasil 2021. Veja algumas iniciativas importantes no universo do e-commerce Com tema de […]<\/p>\n","protected":false},"author":30,"featured_media":3965,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[377,601,80,23],"yoast_head":"\nF\u00f3rum E-Commerce Brasil 2021: confira os aprendizados do evento<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Confira os principais aprendizados do F\u00f3rum E-Commerce Brasil 2021. 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