{"id":4073,"date":"2021-10-19T00:00:00","date_gmt":"2021-10-19T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/shopper\/"},"modified":"2024-04-30T16:14:06","modified_gmt":"2024-04-30T19:14:06","slug":"shopper","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/shopper\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 shopper e o que faz esse profissional?"},"content":{"rendered":"\n
Quem vai a lojas, farm\u00e1cias e supermercados certamente j\u00e1 notou a presen\u00e7a de um novo personagem, o shopper<\/strong>. \u00c9 f\u00e1cil identific\u00e1-lo: antes de levar um produto \u00e0 cesta ou carrinho, ele sempre confere a lista no celular. Esse profissional, cada vez mais solicitado, pode ser contratado por meio de aplicativos de entrega ou do WhatsApp<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n A oferta \u00e9 ampla e vai muito al\u00e9m de rem\u00e9dios e alimentos. Cosm\u00e9ticos, aparelhos eletr\u00f4nicos, ra\u00e7\u00e3o para pets e at\u00e9 um jantar completo, absolutamente tudo pode ser pedido pelo celular. <\/p>\n\n\n\n Verdade que a pandemia impulsionou fortemente a procura, mas ela resulta, tamb\u00e9m, da busca de comodidade por parte dos consumidores. Com tempo reduzido para o lazer, clientes selecionam cada vez mais o que v\u00e3o fazer com suas horas livres. O tr\u00e2nsito nas cidades grandes e m\u00e9dias tamb\u00e9m contribui para a decis\u00e3o de comprar pelo aplicativo e receber em casa.<\/p>\n\n\n\n O surgimento do shopper demonstra a sintonia fina do varejo com a sociedade. Sempre antenadas com as mudan\u00e7as de h\u00e1bitos e comportamento, as empresas buscam oferecer cada dia mais facilidades e, assim, fidelizar sua clientela. <\/p>\n\n\n\n Como qualquer prestador de servi\u00e7o, o shopper precisa conquistar o cliente com um atendimento de qualidade. <\/p>\n\n\n\n Cientes das exig\u00eancias dos consumidores, empresas de aplicativos investem em treinamentos virtuais e presenciais que ensinam, por exemplo, como escolher um produto, a melhor forma de armazen\u00e1-lo e transport\u00e1-lo e como separar os diversos pedidos. <\/p>\n\n\n\n Os candidatos tamb\u00e9m participam de treinos pr\u00e1ticos, nos quais aprendem a solucionar dificuldades corriqueiras, como a falta de um item da lista. A regra \u00e9 nunca improvisar e sempre consultar o cliente. Para n\u00e3o atrasar as compras, h\u00e1 shoppers que mant\u00eam frases prontas em seus celulares para serem enviadas nessas situa\u00e7\u00f5es, se necess\u00e1rio. Alguns clientes pedem fotos do item substituto para avalia\u00e7\u00e3o. Essas intera\u00e7\u00f5es s\u00e3o muito importantes e saber se comunicar bem \u00e9 fundamental.<\/p>\n\n\n\n O momento da entrega pode ser decisivo: um shopper bem apresentado e cordial tem mais chances de fidelizar o cliente. Outro aspecto que conta muito \u00e9 a maneira de embalar os produtos. Caixas amassadas ou rasgadas causam p\u00e9ssima impress\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n Uma das regras b\u00e1sicas \u00e9 separar as compras por categoria. Produtos de higiene nunca devem ser misturados a alimentos e os que exigem refrigera\u00e7\u00e3o precisam ser acomodados em sacolas t\u00e9rmicas. Verduras, mais delicadas, exigem aten\u00e7\u00e3o especial.<\/p>\n\n\n\nO profissional das compras<\/strong><\/h3>\n\n\n\n