{"id":4073,"date":"2021-10-19T00:00:00","date_gmt":"2021-10-19T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/shopper\/"},"modified":"2024-04-30T16:14:06","modified_gmt":"2024-04-30T19:14:06","slug":"shopper","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/shopper\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 shopper e o que faz esse profissional?"},"content":{"rendered":"\n

O shopper \u00e9 o profissional de compras, um perfil cada mais solicitado e que pode ser contratado por meio de apps de entrega e at\u00e9 do WhatsApp<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Quem vai a lojas, farm\u00e1cias e supermercados certamente j\u00e1 notou a presen\u00e7a de um novo personagem, o shopper<\/strong>. \u00c9 f\u00e1cil identific\u00e1-lo: antes de levar um produto \u00e0 cesta ou carrinho, ele sempre confere a lista no celular. Esse profissional, cada vez mais solicitado, pode ser contratado por meio de aplicativos de entrega ou do WhatsApp<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

A oferta \u00e9 ampla e vai muito al\u00e9m de rem\u00e9dios e alimentos. Cosm\u00e9ticos, aparelhos eletr\u00f4nicos, ra\u00e7\u00e3o para pets e at\u00e9 um jantar completo, absolutamente tudo pode ser pedido pelo celular.  <\/p>\n\n\n\n

Verdade que a pandemia impulsionou fortemente a procura, mas ela resulta, tamb\u00e9m, da busca de comodidade por parte dos consumidores. Com tempo reduzido para o lazer, clientes selecionam cada vez mais o que v\u00e3o fazer com suas horas livres. O tr\u00e2nsito nas cidades grandes e m\u00e9dias tamb\u00e9m contribui para a decis\u00e3o de comprar pelo aplicativo e receber em casa.<\/p>\n\n\n\n

O surgimento do shopper demonstra a sintonia fina do varejo com a sociedade. Sempre antenadas com as mudan\u00e7as de h\u00e1bitos e comportamento, as empresas buscam oferecer cada dia mais facilidades e, assim, fidelizar sua clientela. <\/p>\n\n\n\n

O profissional das compras<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Como qualquer prestador de servi\u00e7o, o shopper precisa conquistar o cliente com um atendimento de qualidade. <\/p>\n\n\n\n

Cientes das exig\u00eancias dos consumidores, empresas de aplicativos investem em treinamentos virtuais e presenciais que ensinam, por exemplo, como escolher um produto, a melhor forma de armazen\u00e1-lo e transport\u00e1-lo e como separar os diversos pedidos. <\/p>\n\n\n\n

Os candidatos tamb\u00e9m participam de treinos pr\u00e1ticos, nos quais aprendem a solucionar dificuldades corriqueiras, como a falta de um item da lista. A regra \u00e9 nunca improvisar e sempre consultar o cliente. Para n\u00e3o atrasar as compras, h\u00e1 shoppers que mant\u00eam frases prontas em seus celulares para serem enviadas nessas situa\u00e7\u00f5es, se necess\u00e1rio. Alguns clientes pedem fotos do item substituto para avalia\u00e7\u00e3o. Essas intera\u00e7\u00f5es s\u00e3o muito importantes e saber se comunicar bem \u00e9 fundamental.<\/p>\n\n\n\n

O momento da entrega pode ser decisivo: um shopper bem apresentado e cordial tem mais chances de fidelizar o cliente. Outro aspecto que conta muito \u00e9 a maneira de embalar os produtos. Caixas amassadas ou rasgadas causam p\u00e9ssima impress\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Uma das regras b\u00e1sicas \u00e9 separar as compras por categoria. Produtos de higiene nunca devem ser misturados a alimentos e os que exigem refrigera\u00e7\u00e3o precisam ser acomodados em sacolas t\u00e9rmicas. Verduras, mais delicadas, exigem aten\u00e7\u00e3o especial.<\/p>\n\n\n\n

\"\"\/<\/figure>\n\n\n\n

Entregar a pizza quentinha e crocante \u00e9 um dos desafios desse trabalho. Log\u00edstica<\/a> cuidadosa e uso de sacolas que mant\u00eam a temperatura do alimento permitem atender aos consumidores mais exigentes. Para contornar essas e outras dificuldades, as empresas investem em treinamento e tecnologia.\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Se algum item estiver danificado ou se n\u00e3o for o que o cliente pediu, a orienta\u00e7\u00e3o \u00e9 pedir desculpas pela falha e reparar o erro o mais rapidamente poss\u00edvel.<\/p>\n\n\n\n

Cada empresa tem uma maneira de trabalhar. Em algumas, o shopper s\u00f3 faz a compra, em outras ele apenas entrega, mas pode tamb\u00e9m comprar e entregar.<\/p>\n\n\n\n

Buscar na loja: outra conveni\u00eancia<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Enviar a lista de compras e esperar que um profissional as entregue em casa \u00e9 apenas uma das op\u00e7\u00f5es oferecidas pelas lojas. O cliente tamb\u00e9m pode comprar pelo site e buscar o produto no endere\u00e7o mais pr\u00f3ximo de sua casa ou trabalho. Esse servi\u00e7o \u00e9 oferecido pelo Ponto de Retirada da Americanas Marketplace<\/a> (Click e Collect).\u00a0<\/p>\n\n\n\n

\u00c9 a solu\u00e7\u00e3o ideal, por exemplo, para quem vive s\u00f3 e n\u00e3o pode aguardar a entrega, ou mora em \u00e1reas de risco que n\u00e3o s\u00e3o atendidas pelas transportadoras. Essa modalidade \u00e9 ideal, ainda, para consumidores que  se sentem mais confiantes indo buscar a compra pessoalmente. Agrada, tamb\u00e9m, \u00e0queles que fazem quest\u00e3o de conferir o conte\u00fado da caixa antes de lev\u00e1-la para casa.<\/p>\n\n\n\n

Para o lojista, s\u00f3 tem vantagens. Ao levar mais consumidores at\u00e9 a loja, o Ponto de Retirada potencializa as vendas. Al\u00e9m disso, a internet leva a marca a milh\u00f5es de consumidores e funciona como uma grande vitrine.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

A conex\u00e3o entre lojas virtuais e f\u00edsicas, tend\u00eancia em expans\u00e3o, acompanha o movimento dos consumidores. Cada vez mais, eles procuram facilidades, mas sem abrir m\u00e3o de qualidade. <\/p>\n\n\n\n

E voc\u00ea est\u00e1 preparado para facilitar a vida dos clientes? Cadastre j\u00e1 sua loja f\u00edsica como um ponto de retirada da Americanas Marketplace!<\/p>\n\n\n\n\n