{"id":4180,"date":"2024-10-23T15:30:00","date_gmt":"2024-10-23T18:30:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/posicionamento-estrategico\/"},"modified":"2024-10-23T16:09:41","modified_gmt":"2024-10-23T19:09:41","slug":"posicionamento-estrategico","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/posicionamento-estrategico\/","title":{"rendered":"Posicionamento estrat\u00e9gico: dicas para destacar a sua marca"},"content":{"rendered":"\n

O posicionamento estrat\u00e9gico adotado por sua marca pode dar dire\u00e7\u00e3o \u00e0s suas estrat\u00e9gias e te ajudar a alcan\u00e7ar resultados mais rapidamente. Veja algumas dicas!<\/em><\/strong><\/h2>\n\n\n\n

Definir o posicionamento estrat\u00e9gico<\/strong> de uma empresa \u00e9 essencial para  torn\u00e1-la competitiva no mercado, seja pela inova\u00e7\u00e3o ou qualidade de seus produtos, seja pela excel\u00eancia de seus servi\u00e7os.  Como n\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel se destacar em tudo, a estrat\u00e9gia \u00e9 focar em apenas uma ou duas \u00e1reas e direcionar as a\u00e7\u00f5es da companhia para esse objetivo. <\/p>\n\n\n\n

Para chegar a essa defini\u00e7\u00e3o, alguns aspectos devem ser considerados. Um dos principais \u00e9, sem d\u00favida, o p\u00fablico-alvo<\/a>: conhecer o perfil dele, suas necessidades e vontades torna-se essencial. Estudar a concorr\u00eancia, tamb\u00e9m: quais empresas competem com a sua? Em que aspectos sua organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 melhor e quais as falhas dos concorrentes?\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Antes de elaborar um plano de a\u00e7\u00e3o<\/a>, avalie cuidadosamente a sua organiza\u00e7\u00e3o para identificar pontos fortes, setores em que \u00e9 preciso melhorar, fatores que podem prejudic\u00e1-la e oportunidades a serem aproveitadas. Essa an\u00e1lise pode ser feita por meio da matriz SWOT. Apesar de algumas limita\u00e7\u00f5es, as qualidades da SWOT<\/a> \u2013 manuseio f\u00e1cil, baixo custo e aplica\u00e7\u00e3o em empresas de todos os segmentos \u2013 compensam as falhas. Outro ponto positivo \u00e9 a integra\u00e7\u00e3o de dados, que facilita as tomadas de decis\u00e3o.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

A escolha das \u00e1reas em que a empresa vai focar deve levar em considera\u00e7\u00e3o sua expertise, de modo que seja poss\u00edvel manter a posi\u00e7\u00e3o de lideran\u00e7a alcan\u00e7ada. \u00c9 importante, ainda, prever os recursos necess\u00e1rios. Se o objetivo \u00e9 destacar-se pela rapidez e pontualidade na entrega, por exemplo, o investimento em log\u00edstica ser\u00e1 priorit\u00e1rio. <\/p>\n\n\n\n

Estrat\u00e9gias definem a dire\u00e7\u00e3o<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Ap\u00f3s essa avalia\u00e7\u00e3o cuidadosa, \u00e9 hora de escolher uma estrat\u00e9gia. As preferidas do mercado s\u00e3o:<\/p>\n\n\n\n