{"id":4233,"date":"2024-10-22T16:00:00","date_gmt":"2024-10-22T19:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/vitrinismo\/"},"modified":"2024-10-22T16:37:26","modified_gmt":"2024-10-22T19:37:26","slug":"vitrinismo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/vitrinismo\/","title":{"rendered":"O que \u00e9 vitrinismo e como fazer isso?"},"content":{"rendered":"\n
Quantas vezes sa\u00edmos de casa sem inten\u00e7\u00e3o de fazer compras at\u00e9 que, no caminho, uma vitrine desperta nossa aten\u00e7\u00e3o? Em pouco tempo, estamos dentro da loja, comprando algo que n\u00e3o t\u00ednhamos planejado!<\/p>\n\n\n\n
Esse comportamento n\u00e3o \u00e9 obra do acaso, mas de uma t\u00e9cnica chamada vitrinismo<\/strong>, uma das estrat\u00e9gias do visual merchandising<\/a>, que busca oferecer a melhor experi\u00eancia de compra ao cliente, por meio de est\u00edmulos variados como aromas, cores e texturas.\u00a0\u00a0<\/p>\n\n\n\n Dados do Sebrae<\/a>, Servi\u00e7o Brasileiro de Apoio \u00e0s Micro e Pequenas Empresas, d\u00e3o bem a import\u00e2ncia da vitrine para o sucesso do neg\u00f3cio: 80% das compras s\u00e3o decididas enquanto o cliente est\u00e1 diante dela. O tempo m\u00e9dio que a vitrine tem para conquist\u00e1-lo \u00e9 de 2,5 segundos, portanto, \u00e9 fundamental dar toda aten\u00e7\u00e3o ao seu planejamento. <\/p>\n\n\n\n As primeiras vitrines, ainda bastante rudimentares, surgiram no in\u00edcio do s\u00e9culo XIX. N\u00e3o havia qualquer cuidado com o aspecto est\u00e9tico, o objetivo era, apenas, mostrar o m\u00e1ximo de itens. <\/p>\n\n\n\n Foram as grandes lojas de departamento europeias e americanas, como a Harrods, em Londres, e a Macy\u2019s, nos Estados Unidos, que come\u00e7aram a dar import\u00e2ncia \u00e0 apresenta\u00e7\u00e3o das vitrines e ao trabalho de vitrinismo. Hoje, pesquisas demonstram que, se bem planejadas, elas podem aumentar as vendas em at\u00e9 25%!<\/p>\n\n\n\n A diferen\u00e7a de uma vitrine especial se d\u00e1 nos m\u00ednimos detalhes, Por isso, leve em conta fatores como:<\/p>\n\n\n\n Muitos aspectos devem ser considerados no trabalho de vitrinismo. Um dos primeiros \u00e9, sem d\u00favida, com quem queremos falar: com adolescentes, jovens, m\u00e3es ou consumidores maiores de 60 anos? Que imagem pretendemos passar da nossa marca, arrojada, cl\u00e1ssica ou contempor\u00e2nea? <\/p>\n\n\n\n \u00c9 fundamental que voc\u00ea conhe\u00e7a muito bem o p\u00fablico da sua loja antes de qualquer defini\u00e7\u00e3o da sua vitrine. E al\u00e9m de saber quem s\u00e3o esses clientes que compram produtos da sua marca, \u00e9 importante que voc\u00ea conhe\u00e7a seu costume de compra. <\/p>\n\n\n\n Um p\u00fablico mais jovem provavelmente ser\u00e1 impactado por uma vitrine mais moderna, que conversa com as tend\u00eancias do momento. Enquanto um p\u00fablico mais maduro dar\u00e1 sua aten\u00e7\u00e3o para um vitrine mais arrojada e moderna. <\/p>\n\n\n\n Entenda tamb\u00e9m o que leva esse grupo de pessoas a comprar na sua loja e use isso como vantagem na sua estrat\u00e9gia de vitrinismo. Se o pre\u00e7o dos seus produtos \u00e9 o que chama aten\u00e7\u00e3o, deixe isso em evid\u00eancia na vitrine. J\u00e1, se o que o seu sortimento variado \u00e9 o que atrai o p\u00fablico, aposte em uma vitrine que destaque essa variedade de itens na sua loja. <\/p>\n\n\n\n Com um p\u00fablico-alvo<\/a> bem definido, \u00e9 hora de ver a disponibilidade de or\u00e7amento que voc\u00ea tem para investir na sua vitrine e escolher um tema.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m das festas, que naturalmente mobilizam todo o com\u00e9rcio, como Natal, P\u00e1scoa e Dia das M\u00e3es<\/a>, outras datas tamb\u00e9m podem servir de inspira\u00e7\u00e3o. Na Semana do Meio Ambiente, por exemplo, folhas e outros elementos da natureza podem ser incorporados \u00e0 decora\u00e7\u00e3o da sua vitrine.\u00a0<\/p>\n\n\n\n Qualquer que seja o motivo ou tema selecionado, \u00e9 importante que o resultado final esteja de acordo com o esp\u00edrito da marca e que mantenha a ess\u00eancia da sua loja. <\/p>\n\n\n\n Outra pergunta fundamental \u00e9: que produtos ir\u00e3o para a vitrine? O primeiro crit\u00e9rio para essa escolha \u00e9 a qualidade, afinal, voc\u00ea vai querer chamar a aten\u00e7\u00e3o do consumidor para o que voc\u00ea tem de melhor na sua loja. <\/p>\n\n\n\n Lembre-se de n\u00e3o encher demais ou de menos a vitrine e de eleger um item para ser o destaque, como uma novidade do mercado, por exemplo. Pode ser um livro que acaba de ser publicado, um brinquedo<\/a> novo ou um aparelho eletr\u00f4nico de \u00faltima gera\u00e7\u00e3o.\u00a0<\/p>\n\n\n\n E para garantir que a sua vitrine n\u00e3o fique lotada ou vazia demais, conhe\u00e7a muito bem o seu espa\u00e7o dispon\u00edvel. Com esse entendimento, fica ainda mais f\u00e1cil preencher a sua vitrine de forma inteligente, isto \u00e9, garantindo o preenchimento dela com uma boa dist\u00e2ncia entre os produtos, para que um n\u00e3o se sobreponha ao outro e os clientes consigam visualizar tudo de forma clara. <\/p>\n\n\n\n Se o destaque do vitrinismo estiver alinhado com um tema , nesse caso, o pre\u00e7o n\u00e3o importa muito. Mesmo se o item for caro, sua posi\u00e7\u00e3o na vitrine \u00e9 capaz de torn\u00e1-lo mais interessante aos olhos do consumidor. <\/p>\n\n\n\n Por\u00e9m, um bom plano para impulsionar as suas vendas \u00e9 alinhar suas a\u00e7\u00f5es promocionais com as estrat\u00e9gias de vitrinismo. Assim, se a sua loja estiver fazendo uma promo\u00e7\u00e3o imperd\u00edvel, que merece destaque na sua vitrine, n\u00e3o perca tempo! Crie uma vitrine focada nessa a\u00e7\u00e3o, chame a aten\u00e7\u00e3o dos consumidores e veja os seus resultados crescerem! <\/p>\n\n\n\nNo vitrinismo, cada detalhe conta<\/strong>!<\/h3>\n\n\n\n
P\u00fablico<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Temas<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Produtos<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Espa\u00e7o<\/strong><\/h4>\n\n\n\n
Estrat\u00e9gia<\/strong><\/h4>\n\n\n\n