{"id":4265,"date":"2021-12-10T00:00:00","date_gmt":"2021-12-10T03:00:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/conteudos\/teste-ab\/"},"modified":"2024-04-30T16:14:21","modified_gmt":"2024-04-30T19:14:21","slug":"teste-ab","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.americanasmarketplace.com.br\/blog\/teste-ab\/","title":{"rendered":"Teste A\/B: por que e como fazer para seu e-commerce?"},"content":{"rendered":"\n

O teste A\/B \u00e9 uma t\u00e9cnica de experimenta\u00e7\u00e3o usada para comparar duas ou mais vari\u00e1veis de um mesmo elemento de uma p\u00e1gina, site, e-mail ou campanha. Saiba mais!<\/strong><\/em><\/h2>\n\n\n\n

Existem diversos fatores que influenciam o processo de decis\u00e3o de compra do consumidor. Por exemplo: pre\u00e7o<\/a>, qualidade do item, prazo de entrega, condi\u00e7\u00f5es de pagamento online<\/a> e entre outras condi\u00e7\u00f5es.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Nesse sentido, para aumentar as chances de convers\u00e3o e aproximar do seu p\u00fablico-alvo, muitos e-commerces apostam em estrat\u00e9gias de divulga\u00e7\u00e3o. Uma dessas a\u00e7\u00f5es \u00e9 o teste A\/B<\/strong>. Esse processo requer pesquisa, avalia\u00e7\u00e3o e otimiza\u00e7\u00e3o da performance da sua loja virtual. <\/p>\n\n\n\n

Neste artigo, saiba como aplicar essa t\u00e9cnica no seu neg\u00f3cio e entenda qual a sua import\u00e2ncia! <\/p>\n\n\n\n

O que \u00e9 teste A\/B para seu e-commerce?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

O teste A\/B \u00e9 um experimento realizado com duas ou mais vers\u00f5es de um mesmo elemento a fim de determinar qual das vers\u00f5es apresenta melhores resultados no e-commerce.<\/strong> Por exemplo, um modelo X de uma p\u00e1gina original \u00e9 comparado com um modelo Y da mesma p\u00e1gina, mas com uma altera\u00e7\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Essa situa\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m se encaixa em campanhas de lojas virtuais de modo a entender qual das a\u00e7\u00f5es gera mais engajamento com seu p\u00fablico, ou descobrir qual \u00e9 a melhor linguagem para se comunicar com seus potenciais clientes. A partir disso, \u00e9 poss\u00edvel analisar qual das amostras apresenta uma melhor performance. <\/p>\n\n\n\n

O teste A\/B \u00e9 uma das estrat\u00e9gias de marketing e de produto mais usadas para testar o impacto de pequenos ajustes, como em CTAs, layout de site, bot\u00f5es de compra, arquitetura de dados de uma p\u00e1gina, etc. Por exemplo, se voc\u00ea pretende alterar a cor de um bot\u00e3o de finalizar a compra, \u00e9 poss\u00edvel observar se essa mudan\u00e7a gera resultados positivos ou n\u00e3o. <\/p>\n\n\n\n

Desse modo, o gestor obt\u00e9m hip\u00f3teses e verifica qual experimento \u00e9 o ideal para seu e-commerce. Isso pode aumentar as compras nos seus canais<\/a> de vendas e gerar mais convers\u00f5es.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Esse teste tem dura\u00e7\u00e3o de uma a duas semanas, pois \u00e9 necess\u00e1rio receber uma quantidade de intera\u00e7\u00f5es ou visitantes para avaliar os resultados. Contudo, caso voc\u00ea obtenha uma amostra significativa \u00e9 poss\u00edvel realizar a sua an\u00e1lise. <\/p>\n\n\n\n

A import\u00e2ncia do teste A\/B para o e-commerce<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

A tecnologia do seu e-commerce, log\u00edstica, plataforma, ERP, gateway de pagamento<\/a>…. Tudo isso \u00e9 b\u00e1sico para garantir uma boa experi\u00eancia ao cliente. Mas nada termina por a\u00ed.<\/p>\n\n\n\n

O estudo do desempenho da sua loja virtual \u00e9 fundamental para criar as melhores estrat\u00e9gias de venda e aumentar o seu faturamento. Nesse momento, o teste A\/B oferece grandes vantagens. Afinal, ele serve para entender a melhor a\u00e7\u00e3o ou an\u00fancio para seu neg\u00f3cio online. <\/p>\n\n\n\n

Em um ambiente onde h\u00e1 muitos concorrentes e diversas lojas disputando espa\u00e7o na internet, \u00e9 interessante aplicar essas t\u00e9cnicas para conquistar destaque e atrair mais consumidores para seu e-commerce<\/a>.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

Com os resultados obtidos em um teste A\/B, o empreendedor economiza gastos e aplica campanhas mais efetivas, o que tamb\u00e9m permite que a loja virtual se mantenha atualizada em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s necessidades dos consumidores. <\/p>\n\n\n\n

Por que realizar testes A\/B?<\/strong><\/h3>\n\n\n\n

Esse teste ajuda um e-commerce a entender mais sobre o seu p\u00fablico e suas prefer\u00eancias. Mesmo que voc\u00ea j\u00e1 tenha uma persona<\/a> definida para seu neg\u00f3cio, muitas vezes, fica dif\u00edcil atingir os resultados esperados.\u00a0<\/p>\n\n\n\n

O teste A\/B auxilia na hora de mudar algum aspecto da sua loja online, evitando que essa a\u00e7\u00e3o seja feita apenas por feeling ou opini\u00e3o dos colaboradores. Ele traz dados reais do que realmente funciona no seu com\u00e9rcio eletr\u00f4nico.<\/p>\n\n\n\n

Veja algumas vantagens de realizar testes A\/B: <\/p>\n\n\n\n